.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 10 de setembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 18
Bafo na nuca do Joinville

A rodada cheia desta terça-feira na Série B começou um dia antes com a vitória do Joinville sobre o Paraná, que o manteve na liderança independentemente do que acontecesse ontem, mas não representou alívio pois o trio dos segundos colocados fez sua parte e novamente temos os quatro primeiros separados por apenas 1 ponto. Quem se deu mal é a turma do quinto lugar em diante, com insucessos que deixaram em 5 pontos a distância entre o último dos que subirão e o primeiro dos excluídos. A seguir, um resumo da extensa jornada da segundona:

Bragantino 1 x 4 Avaí - Vitória categórica do Leão, que não perde há 7 rodadas e que é um visitante chatonildo pra dedéu, para azar daqueles aos quais desafia. São 8 atuações fora de casa sem derrota nesta Bêzona, as últimas 3 vencidas. Os catarinenses só perderam 1 das últimas 9 visitas e nem foi na Série B e sim para o Palmeiras na Copa do Brasil. O Massa Bruta emenda 3 pelejas de seca, sendo 2 na B, na qual venceu apenas 1 das últimas 4 rodadas. Primeira derrota como mandante dos interioranos paulistas depois de 4 jornadas.

Ceará 5 x 2 América Mineiro - Alguns duelos dos últimos dias me fazem pensar se não é verdade aquela tese, em geral considerada sem nexo, de que 2 x 0 é um "placar perigoso". O Ceará deixou o América empatar, mas fez mais 3 e ganhou o jogo. O Vozão se reabilitou após 2 derrotas no geral e só tem 1 derrota nas últimas 4 rodadas da Série B, estando há 4 partidas gerais na base do perde-ganha como mandante, mas invicto no Castelão nesta segunda divisão ao ter 5 vitórias e 1 empate. O Coelho não vence há 3 rodadas e tem 9 visitas sem vitória.

Vasco 2 x 0 Luverdense - Reestreia positiva do Joel Santana na volta à casamata após quase 1 ano e meio. São 2 vitórias emendadas pelo Cruzmaltino depois de 4 partidas de seca e primeiro êxito diante de sua gente depois de 2 fracassos (1 na B). O Verdão do Norte não ganha fora há 3 atuações e só venceu 1 das últimas 6 rodadas.

Ponte Preta 3 x 4 Atlético Goianiense - O enfrentamento mais malucamente doido da terça-feira e possivelmente da semana toda, de fazer quem o assistiu até agora seguir boquiaberto e sem sacar o que houve. Os paulistas saíram perdendo, viraram e ampliaram, mas os goianos reagiram e reviraram com 3 tentos dos 37 aos 42 minutos do segundo tempo. I-na-cre-di-tá-vel. A Macaca não caía em casa havia 4 partidas e perdeu o primeiro de 11 mandos nesta Bêzona. O Dragão não se dava bem havia 4 rodadas e vinha de 2 derrotas como visitante.

Sampaio Corrêa 3 x 2 Icasa - Os cearenses começaram atrás e tomaram a frente, mas os maranhenses foram à igualdade para revirarem aos 49 minutos da etapa final, em mais uma vitoriaça desta rodada. O Bolívia Querida não perde há 5 rodadas, embora só vencesse 2 delas, e tem 11 partidas gerais de invencibilidade em casa, com apenas 1 derrota em 11 mandos nesta Série B, logo no primeiro deles. O Verdão do Cariri perdeu as últimas 3 rodadas, não ganha há 6 e só venceu 1 das últimas 8. Parece piada, mas é sério: o Icasa só vai bem em casa, pois fora é uma negação. 8 partidas de seca, 5 derrotas seguidas fora e só 1 visita vitoriosa em 11 nesta B.

Boa Esporte 0 x 0 ABC - Os mineiros não perdem há 3 rodadas e tem 5 jogos de invencibilidade em casa, 4 deles vitoriosos. Os potiguares não caem há 3 partidas gerais, mas só ganharam 1 das últimas 4 rodadas desta Bêzona, além de acumularem 3 visitas fracassadas e só vencerem 1 dos últimos 8 jogos fora de casa.

Vila Nova 0 x 1 Náutico - Do que é que adiantaram aquelas 3 vitórias seguidas se o Tigre agora pôs tudo a perder ao somar 3 derrotas consecutivas? Aliás, os vermelhos goianos estão horrorosamente desastrosos em todo este ano no Serra Dourada: 1 vitória, 2 empates e 10 derrotas. É "vontade" demais de voltar para a Série C, Deus me livre. O Timbu voltou a ganhar após 2 partidas, agora não perde há 2 e tem 2 vitórias nas últimas 3 visitas.

Santa Cruz 1 x 0 Portuguesa - Apenas aos 41 minutos da metade final o Tricolor pôde comemorar a segunda vitória nas últimas 3 rodadas. Só 1 derrota nas 7 últimas rodadas. Invencibilidade caseira de 4 jogos (3 na B) e apenas 1 derrota nos últimos 12 mandos de campo em geral. A Lusa emendou 2 derrotas e só ganhou 1 das 11 últimas rodadas. Visitante, a rubro-verde é pífia, como diria Mauro Cezar Pereira: 1 vitória em 11 atuações.

América de Natal 0 x 1 Oeste - Tá mal o Mecão, heinhô? 4 pelejas sem vitória, 3 delas na Série B, na qual não triunfa há 5 rodadas e tem só 1 sucesso nas últimas 8 rodadas. O Rubrão ganhou 3 das últimas 4 rodadas, não vencia como visitante havia 5 porfias e tem apenas 2 vitórias em 11 jogos fora de casa nesta competição... mas as 2 obtidas justamente contra a dupla do Rio Grande do Norte. Logo, se eu estivesse hoje em Natal e usasse nas ruas aquela camisa do Oeste que ganhei há alguns anos numa disputa de A2 Paulista em um concurso do BandSports respondendo via e-mail uma pergunta do Adhemar, eu só ganharia olhares atravessados e cara feia.

Depois de 21 de 38 rodadas, temos: em 1°, Joinville com 39; em 2°, Avaí, Ceará e Vasco com 38; em 5°, Ponte Preta com 34; em 6°, América Mineiro com 33; em 7°, Sampaio Corrêa com 32; em 8°, Boa Esporte, Luverdense e Náutico com 31; em 11°, Santa Cruz com 30 e uma partida a menos; em 12°, ABC e Atlético Goianiense com 28; em 14°, Paraná com 26; em 15°, Oeste com 25; em 16°, América de Natal com 24; em 17°, Bragantino com 20 e um jogo a menos; em 18°, Icasa com 19; em 19°, Portuguesa com 17; e em 20°, Vila Nova com 14.

A próxima rodada começa na sexta-feira com Icasa x Joinville, Náutico x Ceará e Oeste x Sampaio Corrêa às 7 e meia, depois vindo Luverdense x Ponte Preta aos 10 pras 10. No sábado, a sessão das 4 e 10 apresenta Atlético Goianiense x Vasco (bola rolando em Brasília), Paraná x Santa Cruz, ABC x América de Natal e América Mineiro x Boa Esporte, às 9 sendo Avaí x Vila Nova e Portuguesa x Bragantino os "embalos de sábado à noite".

Os destaques da Série A

Sul em peso na sessão das 7 e meia, seja no confronto regional entre Grêmio e Atlético Paranaense ou seja na presença catarinense do Figueirense recebendo o Fluminense e do Criciúma visitando o Palmeiras. A terceira catarinense atuará às 9 em mais um duelo sulista, Chapecoense visitando o Coritiba. Também às 9 da noite, o Sport recebe o Santos não na Ilha e sim na mundialista arena de São Lourenço da Mata. Na sessão das 10, o único enfrentamento de local habitual é Vitória x Internacional no Barradão. Os outros mandantes preferiram lucro em outras praças, daí o Botafogo receber o São Paulo em Brasília e o Goiás pegar o Flamengo em Cuiabá.

Ganhou e... é isso

Brasil marcando 1 x 0 no Equador em gol no primeiro tempo. Sem maiores considerações da minha parte até pela falta de entusiasmo com esta pugna renhida, tanto que confesso tê-la acompanhada num distanciamento com "DI" maiúsculo. Na real, não sei nem se a Seleção tinha que voltar a campo ainda neste 2014 após a forma como encerrou a Copa do Mundo, embora seus patrocinadores não estejam nem aí para isso. Era deixar a poeira baixar um pouco e voltar com tudo a partir de 2015 para recolocar o trem nos trilhos. Mas como não é assim que a banda toca a música, cuidemos o clássico com a Argentina no dia 11 do mês que vem, em Pequim, pelo dito Superclássico das Américas. Ainda bem que esse será de manhã, terei todo o dia para melhorá-lo após isso.

Destaques pelo mundo

Em outros amistosos, observação para a dobra do Peru no Catar com uma fatura do corintiano Guerrero. Já nas eliminatórias da Eurocopa, a Itália ganhou da Noruega, a Holanda perdeu para a República Tcheca na reestreia oficial do Guus Hiddink e saiu o primeiro gol de Andorra em 4 anos, embora o País de Gales levasse a vitória.

Ainda o "Caso Aranha"

A manhã de terça-feira ferveu com tudo. Primeiro, quem se deslocava pela Avenida Goethe nas primeiras horas topava com esta faixa com os dizeres "quem julga o STJD?", em nítida referência às postagens com injúrias raciais do auditor Ricardo Graiche no seu não mais existente perfil no Facebook. E no fim da mesma manhã, a surpreendente presença da Patrícia Moreira na Rede Globo em tentativa de justificativa no "Encontro", mas com situação mais enrolada ainda tanto pela Fátima Bernardes não fazer perguntas que permitissem que sua barra fosse um pouco mais aliviada quanto pelas respostas só reforçarem a impressão negativa deixada por aquela mal sucedida coletiva da semana passada quanto por algumas respostas serem o ó do borogodó, sendo gentil fora de hora, como dizer que torcia pro Inter e que mudou para o Grêmio para ganhar uma bicicleta aos 7 anos. Bah!!!

Fim de uma era na Fórmula 1

Anunciada no início desta quarta-feira a saída de Luca di Montezemolo da presidência da Ferrari após 23 anos, sendo seu lugar assumido por Sergio Marchionni, administrador do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles). É o fim de uma era na Fórmula 1, já que foi sob o comando de Luca que a Ferrari quebrou a seca de títulos. No campeonato de escuderias, exatamente metade das 16 conquistas vermelhas foram na gestão de Luca: um hexa de 1999 a 2004 e um bicampeonato em 2007 e 2008. No mundial de pilotos, mais de um terço dos 15 títulos: o penta de Michael Schumacher de 2000 a 2004 e mais Kimi Raikkonen em 2007.

A torcida está valendo

Quando muitos de vocês lerem esta coluna, já terão acontecidos os jogos importantes do Brasil nos Mundiais Masculinos, tanto o do vôlei contra a Bulgária na abertura da segunda fase quanto especialmente o do basquete diante da Sérvia pelas quartas. O vôlei ainda terá mais partidas pela frente. No basquete, é hoje ou nada mais.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Fechados nesta quarta-feira 25 anos de um dos empresários mais importantes da comunicação do Rio Grande do Sul e do Brasil: Breno Caldas, que nasceu em 1910 e que é filho do fundador da Empresa Jornalística Caldas Júnior, de cuja histórica sede do Correio do Povo fui vizinho de 2000 a 2004, embora só a visitasse anos depois ao já residir em outros bairros de Porto Alegre. Breno assumiu a empresa em 1935 e pôs em circulação a Folha da Tarde, fundando a Rádio Guaíba AM em 1957, a TV Guaíba em 1978 e a Rádio Guaíba FM em 1980. Ele saiu do comando da Caldas Júnior em 1984, no auge da crise que levou até mesmo à suspensão temporária do CP.

*Leio no NaTelinha que Rogério Forcolen na RedeTV! é vero, mas não em Pernambuco e sim no Rio de Janeiro mesmo, dentro de um plano do novo líder jornalístico Franz Vacek de deixar as emissoras próprias da rede mais fortes regionalmente ao terem em breve o lançamento de novos programas de informação local e prestação de serviço provavelmente na concorridíssima faixa do meio-dia - e, se assim efetivamente acontecer, seriam quatro das cinco principais redes abertas com jornalismo regional na hora do almoço (a exceção sendo a Band, que é toda esportiva nesta faixa). Afirma o NT que o contrato será assinado até depois de amanhã. Cuidemos.

*Leio no Notícias da TV que a Paty mais clássica do "Chaves" aparecerá na Bandeirantes na próxima terça-feira. Luiz Bacci, o diretor Rodrigo Branco e um cinegrafista viajarão até o México para entrevistar Ana Lilian de la Macorra, a intérprete da rival da Chiquinha no fim dos anos 70. O desembarque acontece na manhã do sábado e o retorno a São Paulo será na tarde de domingo. Bacci também tenta marcar uma entrevista com Rubén Aguirre, o eterno Professor Girafales, que esteve internado até poucos dias atrás, e também fará uma visita ao Mausoléos del Ángel, cemitério onde estão enterrados Ramón Valdés (Seu Madruga) e Angelines Fernández (Dona Clotilde).

*De vez em quando, a Globo tem colocado seriados inéditos para tapar buraco nas madrugadas em que só o "Corujão" não preenche a faixa até o "Telecurso". Não vi se passou nos últimos dias, apenas nesta madrugada percebi um desses que começou a passar: "Dra. da Máfia", que é sobre uma residente médica que também presta serviços para um mafioso. Durou pouquinho essa produção, só 1 temporada de 13 episódios.

*Um "Nóis Erra, Nóis Corrige" na saideira (obrigado, Ricardo Haertel): não é do falecido Jimi Jamison o vocal do clássico maior do Survivor, "Eye of The Tiger", e sim de Dave Bickler, que saiu da banda após o imortal tema de "Rocky 3" devido a problemas nas cordas vocais que necessitaram de cirurgia, daí chegando Jimi pro seu lugar e, anos depois, Dave voltando e sendo de novo substituído por Jimi, que gravou "Burning Heart", do "Rocky 4". Mas ressalte-se que não são tããão diferentes assim as cantorias deles, verdade seja dita. Eu mesmo admito que a vida toda pensei que a voz de "Eye..." e de "Burning..." fosse a mesma. Mas "me enganei-me". Paciência.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camilla Castro

Camilla Castro, cantora goiana que conheci por menção do Jô Soares no fim da sua entrevista desta madrugada com Roberto Leal. Elogiada esta lindindinha foi pelo Jô, que gostou muito das pernas dela. Com razão.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Falecido em 2005, Robert Wise nasceu há 100 anos hoje completados. Diretor de obras como "Marcado Pela Sarjeta", "Quero Viver!", "O Canhoneiro do Yang-Tsé" e "Jornada nas Estrelas - o Filme", ele venceu o Oscar de filme e diretor pelas duas obras destacadas no tópico. Uma é "Amor, Sublime Amor", da qual o elenco chega aqui cantando "America". E a outra é "A Noviça Rebelde", vista aqui com "The Sound of Music" na voz da Julie Andrews. "Noviça" já assisti, há muito tempo, mas assisti. "Amor..." infelizmente nunca pude ver até hoje.

Arremate

Michael Schumacher em tratamento não mais no hospital de Lausanne e sim em sua casa na Suíça.

"24 Horas" volta esperando ter melhoras médicas do multicampeão alemão para destacar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.