.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 9 de setembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 17
O abecedário da confusão

Quem tiver lido a "24 Horas" desta segunda-feira até umas 8 da noite e voltar agora a esta edição notará que ela está diferente em seu "abre". Foi um remendo que procurei fazer ao ter a atenção observada pelo conviva Victor Hoffmann para os dados de ABC 2 x 1 Santa Cruz na Arena das Dunas, tudo por causa de uma confusão que o próprio alvinegro potiguar originou e espero crer que eu não tenha sido o único a achar isso.

Está assim na postagem do perfil oficial do clube no Twitter às 18h01 de sábado: "Público pagante: 4.664. Público não pagante: 1.025. Sócios: 1.355. Público total: 5.689." O que é que vou pensar diante disso assim como está colocado? Que os associados estão à parte dos pagantes e dos não pagantes, já que 4.644 + 1.025 + 1.355 dá 7.024. Acontece que estes 1.355 estão dentro dos 4.644 e, aí sim, estes somados aos 1.025 fecharão 5.689. O grande problema está aí: para quê diferenciar os associados se eles são tão pagantes quanto aqueles que não possuem tal condição? Ainda mais citando primeiro os pagantes e depois os não pagantes? Ninguém faz isso, nem nenhum perfil de clube de futebol e nem nenhum veículo de imprensa que informa os dados de renda e público dos jogos. Pagou? Não importa se é torcedor comum ou sócio, todos contam no mesmo balaio!

De qualquer maneira, feito está o reparo, mas seria de bom grado que o ABC não repetisse mais essa forma de informar estes dados tão importantes e ainda mais com a separação de pagantes e não pagantes, algo que nem sempre clubes e veículos de imprensa fazem ao passarem somente um ou outro. Dando um exemplo claro: nos jogos em Pernambuco, é informada sempre por todo mundo apenas a plateia total e não também a pagante, que só dá para ver no dia seguinte ou quando publicada for no site da CBF a súmula do jogo.

Desde que comecei os levantamentos de públicos nesta "24" às segundas e sextas, procuro sempre especificar isso quando as fontes informativas colaboram. Lembro muito bem de uma postagem no Twitter que me abriu os olhos para isso e na qual pensei bastante quando iniciei esta parada, postagem essa do Mauro Naves para um torcedor do Grêmio que reclamou dele não mencionar o jogo com o Atlético Goianiense como o de casa mais cheia no Brasileiro de 2012 ao levar 46 mil torcedores, ao que o repórter da Globo esclareceu se referir apenas aos 23 mil pagantes no Olímpico (naquela noite houve uma promoção onde sócios e torcedores compravam um bilhete e podiam levar um acompanhante, além de mulheres entrarem de graça). Esclarecido, gente boa?

Líder por mais uma rodada

É o Joinville na Série B após aplicar trinca a nada no Paraná na noite desta segunda-feira, em antecipação que teve como justificativa o amistoso do Brasil, mas que bem sabemos que foi por causa da televisão para dar uma desafogada nos seus canais pay-per-view. Os catarinenses somam 39 pontos e não perderão a liderança nesta rodada quase toda cheia de terça pois o trio que divide a segunda posição está com 35.

Um destes é o Ceará, que receberá um América Mineiro de ida confirmada ao STJD na segunda da semana que vem para ser julgado pela alegada irregularidade do lateral esquerdo Eduardo - uma denúncia do JEC, lembre-se. Também com 35 pontos estão Avaí, que visitará o Bragantino, e Vasco, que reestreia Joel Santana diante do Luverdense. A noite ainda tem Santa Cruz x Portuguesa, Sampaio Corrêa x Icasa, América de Natal x Oeste e Vila Nova x Náutico. Antes, o fim de tarde traz Ponte Preta x Atlético Goianiense e Boa Esporte x ABC.

Golaço de virar vinheta

Foi o do Paysandu no sucesso na Paraíba contra o Botafogo. Só um gol, verdade, mas a pintura de bicicleta do Bruno Veiga valeu por 3 ou 4 de tão bonita que foi. O Belo parou em 21 pontos na terceira posição do Grupo A da Série C e o Papão agora tem 19, entrando na briga pela classificação para as quartas-de-final por estar somente a 1 ponto do quarto colocado Salgueiro. Os bicolores obtiveram a vitória depois de saberem que será depois de amanhã que a polêmica da Copa Verde terá o recurso do Brasília julgado pelo STJD, o que mobiliza o povo pois sairá daí um dos 8 brasileiros na Copa Sul-Americana do ano que vem. No campo, deu Brasília. E agora?

Custava admitir isso?

É noticiado pelos veículos de imprensa que foi um atraso de 11 horas na reapresentação pós-folga que levou a comissão técnica da Seleção Brasileira a desconvocar Maicon, embora oficialmente nada seja admitido até agora e sim informalmente. Custava admitir ser esta a razão? Isso parece programa do João Kléber, que alardeia uma gravidade em dimensões estratosféricas e, quando tu percebes, a coisa é no máximo risível. Foi esse silêncio exagerado e incompreensível que gerou histórias, hipóteses e invenções malucas na internet, uma delas com envolvimento do Elias, que se irritou tanto que decidiu acionar na Justiça os criadores dessas histórias.

Enquanto isso, um empate em 2 gols com o Líbano fechou o trio de amistosos da Seleção de Novos (que é como este PB está chamando a equipe dirigida pelo Alexandre Gallo e convencionalmente nominada Brasil Sub-21).

Curtinhas

*O STJD absolveu Marcelo Moreno pela cotovelada no santista Bruno Uvini, o que aliviou a barra do Cruzeiro, e também absolveu Guerrero pelo encontrão no apitante da derrota para o Bragantino em Cuiabá, o que saiu de bom tamanho para o Corinthians. Nas duas situações, não acho erradas as absolvições por não serem lances de deliberada agressividade. Se rolasse punição, 1 jogo ficaria de bom tamanho. Mas assim também tá valendo. O lance do Guerrero tomo como acidental, diferentemente daquele do Petros, para mim claramente intencional.

*Acontecimentos muito importantes marcados para a próxima semana: na quinta-feira, a audiência que poderá punir o auditor Ricardo Graiche pelas postagens racistas no seu não mais existente perfil no Facebook; e no dia seguinte, o recurso do Grêmio contra a expulsão da Copa do Brasil pelo racismo contra o Aranha.

*Racismo contra goleiro agora denunciado na Série D. Goleiro do Operário de Várzea Grande, Igor Lemos tomou cartão vermelho por chutar a bola na direção da torcida do mandante Tombense, que ele acusou tê-lo chamado de "macaco" e outras ofensas racistas. Diferentemente de Wilton Ferreira Sampaio no Grêmio x Santos da Arena, Antônio Carvalho Schneider relatou a injúria racial na súmula desta partida em Minas Gerais, assim como Igor registrou ocorrência logo após deixar o estádio, ao contrário do Aranha, que demorou um dia para fazê-lo.

*O que torna este caso da Zona da Mata mineira bem diferente do daqui de Porto Alegre é o fator televisão. Um Grêmio x Santos ao natural já puxa grande interesse e tem cobertura de filmagem reforçada. Valendo vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil, mais ainda. Também por isso teve mais câmeras de olho nas arquibancadas a ponto de pegar aquele grupo de gremistas imitando macacos e a palavra dita pela torcedora Patrícia. Mas Série D não tem isso até por não ter qualquer televisionamento fixo e sim apenas rádio e filmagem jornalística de uma só câmera na maioria das partidas, o que me parece o caso desta vitória do Tombense sobre o Operário.

*Série D, que já classificou por antecipação 5 times para as oitavas-de-final: Londrina, Jacuipense, Brasil de Pelotas, Ituano e Confiança. As outras 11 vagas são disputadas por 21 equipes nas duas rodadas finais.

*A continuação da rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2016 teve quina da Espanha na Macedônia e dobra da visitante Inglaterra sobre a Suíça. Hoje, atenções para República Tcheca x Holanda e Noruega x Itália.

*Sabe aquilo de Pirlo aposentado da seleção italiana? Anula. Ele voltou atrás a pedido de Antonio Conte.

*Futebol usando tecnologia? Joseph Blatter disse que a FIFA pode testar isso numa próxima competição entre jovens, tipo o Mundial de Juniores na Nova Zelândia em 2015. Seria dado aos técnicos o direito em uma ou duas vezes por tempo de, em interrompido o jogo, desafiar a arbitragem para contestar uma marcação que tomarem como errada e esta ser revisada com recurso eletrônico para ter uma inversão ou deixar tudo como está.

*NFL: deu pra bola de Ray Rice no Baltimore Ravens, que acabou o contrato do running back sem entrar em detalhes, mas sabendo-se que a causa é um soco que ele deu na noiva em um cassino de Atlantic City. Bem feito - e ainda foi pouco. Homem que agride mulher é tudo de ruim e só pode ser visto como alguém ruim.

*Tênis: Patrícia Lucchesi (por onde anda?) diria naquele comercial de lingerie que o primeiro Grand Slam a gente não esquece. Marin Cilic que o diga ao conquistar o US Open com duplo 6/3 sobre Kei Nishikori, que já chegou longe demais ao fazer história enquanto representante de um país como o Japão, que não vai longe nos maiores torneios. Cilic é o segundo croata campeão de Slam, o outro sendo Goran Ivanisevic em Wimbledon 2001.

*Handebol: Taubaté eliminado do Super Globe (mundial masculino) ao perder por 37 x 27 para o El Jaish do anfitrião Qatar. Resta à equipe do Vale do Paraíba tentar a quinta posição no torneio.

*Marque na agenda uma hora do almoço poliesportiva de Brasil em quadra para jogos importantes amanhã nos dois Mundiais Masculinos: aos 20 minutos para o meio-dia, início da segunda fase do vôlei contra a Bulgária; e à 1 da tarde, tem a Sérvia nas quartas-de-final do basquete. Programas muito atrativos na faixa vespertina.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que a Rádio Gaúcha tenta organizar um debate pela internet somente entre Ana Amélia Lemos e Tarso Genro, sem convidar os outros 8 candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, o que não é proibido por não se aplicarem à rede mundial de computadores as regras válidas para rádio terrestre (AM, FM e ondas curtas) e televisão, mas que desagradou os assessores dos excluídos e não é totalmente bem aceito pelos dos próprios candidatos especificados. Por mais que no fundo do fundo seja mesmo Ana Amélia ou Tarso que fature o pleito aqui na aldeia pampeana com todo o respeito aos outros postulantes, não acho correto se isso acontecer. Não estamos ainda em segundo turno para ter debate só com dois candidatos, nem sabemos se terá o segundão.

*Veem aqui a primeira chamada do novo apresentador que em breve será anunciado pra valer pela TV Record do Rio de Janeiro, mas que mesmo com voz distorcida e imagem escurecida dá para perceber que é Tino Júnior, conforme noticiou na semana passada o Rádio de Verdade. Tino deixou o Sistema Globo de Rádio, onde estava na Beat98 FM e anteriormente na Rádio Globo, para estrear como apresentador de televisão no canal 13. Resta saber qual programa Tino apresentará. Atualmente, a Record Rio tem Lívia Mendonça no "Balanço Geral RJ: Manhã", o importado goiano Alysson Lima temporariamente no "RJ no Ar", Gustavo Marques temporariamente no "Balanço Geral RJ" (enquanto Wagner Montes é candidato) e Ernani Alves no "Cidade Alerta Rio".

*Léo Dias publicou, mas Rogério Forcolen desmentiu que esteja de transferência para a RedeTV! do Recife. Leio no NaTelinha que ele garantiu continuar no Rio de Janeiro, tanto negociando com duas emissoras de TV quanto acertando um programa na Fluminense AM, aí marcando sua estreia no rádio carioca e retorno a um meio onde teve atuação muito constante aqui na aldeia pampeana, a última delas no extinto "Balanço da Tarde" na Guaíba.

*Leio no Flávio Ricco que Doris Giesse gravou o "Jogo das 3 Pistas" no "Programa Silvio Santos", mas que não é garantido que o SBT mostre este quadro feito por ela com Cléo Brandão, a eterna musa do esporte da Band e atualmente na equipe jornalística de eleições do próprio SBT. Tudo porque Doris reclamou demais nas redes sociais (e seu marido Alex Solnik mais ainda) do Patrão ter mostrado para o auditório as fotos dos ensaios que as duas fizeram na década de 90 para a Playboy. Teria Silvio ido longe demais no seu lado "safadinho"?

*Terça-feira dos 50 anos de Ailton Graça, atualmente visto na Globo como Xana Summer em "Império". É um ator recente em televisão e cinema, está em ambos apenas desde 2003. Mas antes, fez muitos anos de teatro.

*Para quem não viu, assista aqui (gravação do Renato JG, um fã de TV digital em Curitiba) a nova vinheta do "Corujão" estreada nesta madrugada pela Globo. Das vinhetas novas da emissora, me parece a melhor delas.

*Reclama Flávio Ricco que o Telecine Action terminou "A Outra Face" no domingo e, quando subiam os créditos finais, eles ficaram espremidos num canto enquanto a tela foi dividida para exibidos serem anúncios de outras atrações, só depois disso chegando o restante dos créditos em tela cheia. Infelizmente, não é algo novo e nem exclusivo do Telecine isso que relata o "guru". Vários canais fechados têm praticado essa tática desagradável e horrorosa. Os abertos só não adotarão isso pois nem exibem direito os créditos finais de filmes e seriados.

*A saideira: desde ontem, muita gente aqui da aldeia pampeana está reclamando de um nítido plágio que está sendo praticado em Sampa City. O Estado de S.Paulo publicou aqui uma reportagem sobre a peça "Let's Duet - Homenagem a Malitchewsky", que estreou no teatro Tucarena e cuja autoria é dos humoristas Daniel Tauszig, Leonardo Padovani e Gustavo Miranda Ángel. Acontece que, para quem assiste o vídeo incluído na matéria do Estadão, vê a foto publicada e lê o relato da produção, fica escancarada a "inspiração" na clássica "Tangos & Tragédias", que por 3 décadas foi um sucessaço aqui no Rio Grande do Sul e também fora dele com a dupla formada por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, este infelizmente falecido em fevereiro deste ano. Ainda bem que o YouTube tem um montão de vídeos de "Tangos & Tragédias" em várias de suas apresentações e também em muitos momentos na televisão, incluindo duas entrevistas ao "Jô Soares Onze e Meia" do SBT nos anos 90.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Giovanna Pires

Giovanna Pires, eleita ontem a Miss Centenário do Palmeiras em votação no site oficial do clube. Se o time dentro das quatro linhas não está numa fase tão das melhores, em termos de miss o nível segue elevado.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Uma das cantoras atuais que mais gosto, Ana Carolina completa 40 anos nesta terça-feira. Separei três temas dela: de 2003, "Encostar na Tua"; de 2006, "Rosas"; e de 2012, "Irrepetível (Me Sumerjo)", com Alejandro Sanz.

Arremate

Sem barba, alguma falta de fôlego ao falar, mas foi bem legal voltar a ver Jô Soares firme e forte no vídeo.

"24 Horas" volta antes que eu diga algo a ponto do Bira ter um incontrolável acesso de riso!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.