.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 23 e 24 de agosto de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 9
Duelo de ex-selecionáveis

O técnico que achava que lideraria o Brasil na última Copa do Mundo e aquele que efetivamente o comandou estarão frente a frente neste domingo aqui em Porto Alegre. Mano Menezes está muito bem no Corinthians em termos de resultados, mas o futebol da equipe ainda não é totalmente confiável. Luiz Felipe Scolari retornou ao Grêmio, mas o time ainda não engrenou para subir no Campeonato Brasileiro. Este, que é um dos principais clássicos interestaduais do país, é um dos grandes atrativos deste fim de semana. Mas tem mais.

Teria um "revival" de 2002 no Morumbi. Teria se Robinho defendesse o Santos, mas é dada como certa a ausência dele por lesão, daí não enfrentando novamente Kaká pelo São Paulo. No ano que dou como referencial, a fase classificatória teve vitória são-paulina, mas as oitavas-de-final tiveram sucesso alvinegro, fundamental naquela arrancada para o título. Ao mesmo tempo, o Maracanã promete muita tensão quando o Sport tentar mais um sucesso no torneio. Chance boa para isso ele tem por visitar um Fluminense de ambiente conturbado não só pelos resultados desfavoráveis das últimas partidas, mas pelo conflito com torcedores organizados na volta ao Rio de Janeiro após a derrota pra Chapecoense, que quase rendeu uma greve dos atletas prometida por Fred.

Antes disso tudo, o sábado começará a rodada com três pelejas. Outro clássico interestadual desafiará Atlético Mineiro, que anda instável, e Internacional, que teve quebrada no meio de semana a série de 5 vitórias seguidas. O Botafogo tenta voltar às boas e recebe a Chapecoense, que parece gostar de complicar para clubes da "ponte aérea". O "embalo de sábado à noite" promete muito pois tem um Palmeiras que não ganha na Série A desde "mil novecentos e guaraná de rolha" contra um Coritiba que vem de vitória, mas que tenta triunfar como visitante. Tem a combinação que citei na coluna de quinta-feira para o Verdão sair dos quatro últimos, mas é difícil demais.

O domingo terá também o Criciúma, que precisa demais ganhar, versus o Flamengo, que tá em evolução neste retorno do Vanderlei Luxemburgo, que tem apenas uma derrota até aqui. Superstição vale? Essa única derrota do Fla do Luxa foi justamente em Santa Catarina. Outro representante deste estado, o Figueirense vai ao Nordeste duelar com o Vitória, que tem Ney Franco de volta após a demissão do Jorginho. A outra metade soteropolitana vem ao Sul. O Bahia pega o Atlético Paranaense, que ainda não terá torcida por cumprir perda de mando.

E o líder Cruzeiro, que não perderá esta condição nem se tudo der errado na rodada por ter 5 pontos a mais que os vice-líderes? Vai ao paraíso verde plano do Brasil, como diria o corintiano roxo (rs), desafiar o Goiás.

Ops, a liderança isolada escapou...

Um frangão do Martin Silva aos 44 minutos do segundo tempo tirou a vitória do Vasco, que desta maneira não será líder isolado da Série B neste fim de semana, e salvou a pele do Icasa, que por pouco não perdeu diante de sua gente e que ainda não foi julgado por aquele episódio de tentar a Série A via justiça comum pois o STJD adiou para esta segunda-feira os processos dele e de outros quatro clubes que buscaram o mesmo meio.

Líder antes da bola rolar no sábado é o América Mineiro ao fazer prevalecer a qualidade de mandante em trinca com autoridade sobre a Ponte Preta, que não repetiu o bom momento anterior. Se um mineiro venceu, o outro perdeu de novo. O Boa Esporte não foi páreo para o Oeste do estreado treinador Roberto Cavalo. Destaque para Serginho, que abriu o placar no primeiro minuto e que o ampliou num gol sensacional de fora da área.

O sábado tem como atrativos Portuguesa x Ceará, Avaí x Santa Cruz, Náutico x América de Natal, Paraná x Bragantino, Atlético Goianiense x Sampaio Corrêa, Luverdense x Joinville e ABC x Vila Nova.

Desta vez não teve W.O.

Foi por pouco que o Barueri não repetiu a ausência de campo na Série D, mas como a direção chegou ao acerto com os jogadores na própria sexta-feira, lá foram eles enfrentar o Tombense e derrotar os mineiros. Entendo...

Os destaques da Europa

Começa neste fim de semana o Campeonato Espanhol. Neymar é ausência do Barcelona contra o Elche neste domingo, enquanto Real Madrid e Atlético de Madrid só estrearão na segunda-feira, respectivamente diante de Córdoba e Rayo Vallecano. Os rivais citadinos decidiram a Supercopa da Espanha nesta sexta e os atleticanos levaram a melhor por solo a nada, proeza do Mandzukic logo na segunda volta do ponteiro na etapa inicial.

Quem começou bem foi o Bayern de Munique no Campeonato Alemão ao fazer dobro a solo no Wolfsburg, com toques de Alemanha campeã mundial, já que contou com um gol do Müller e outro do Robben.

E na França, a rodada começou com "oxo" do Paris Saint Germain (sem Ibrahimovic) com o Evian.

Curtinhas

*Fechados os primeiros amistosos da Seleção Sub-21, ambos nas mesmas datas dos da seleção do Dunga, mas em horários distintos (12h50 ambos): contra Catar, no dia 5, e Líbano, no dia 9 do mês que vem.

*Brandão detido por algumas horas e intimado a ir ao tribunal de Paris. A cabeçada no Thiago Motta saiu cara.

*Estádio do Shakhtar Donetsk, a Donbass Arena foi alvo de duas bombas ali detonadas neste sábado, ainda bem que não resultando em feridos, mas nem por isso menos triste esta situação que é reflexo dos conflitos no leste da Ucrânia, conflitos tão sérios que o Shakhtar tem que jogar esta temporada entre Kiev e Lyiv.

*Natação: Michael Phelps obteve seu primeiro ouro no primeiro torneio internacional que disputa desde os Jogos Olímpicos de Londres. Foi no revezamento 4 x 200 metros livre no Pan-Pacífico de Gold Coast, na Austrália.

*Basquete: confirmada a Arena da Barra para receber os dois Flamengo x Maccabi Tel Aviv do Mundial de Clubes nos dias 26 e 28 de setembro. Se cada time ganhar um jogo, a diferença de pontos resolverá o campeão. Pena a coisa necessitar disso. Seria tão custoso e complicado apelar pra obviedade de uma terceira partida?

*Depois de fazer 88 x 84 na Eslovênia, a seleção masculina treinada pelo Rubén Magnano enfrentaria o Irã neste sábado, numa prévia do Mundial na Espanha por ser este um de seus adversários no Grupo A.

*Enquanto isso, a seleção feminina do Luiz Augusto Zanon levou 66 x 48 da Turquia na amistosa Copa Zafer.

*Vôlei: os homens do Brasil fizeram 3 x 1 na Bulgária em amistoso (25/21, 23/25, 25/22 e 25/20) e enfrentarão Itália e Sérvia nas últimas preparações para o Mundial que começará no mês que vem na Polônia.

*As gurias brasileiras estão a uma vitória de conquistar o Grand Prix depois de aplicarem 3 x 0 na Rússia (25/12, 25/21 e 25/20). O tira-teima é contra o Japão, anfitrião das finais, na manhã deste domingo. Quem ganhar, fatura.

*Corrida decisiva na Fórmula Indy neste domingo, mas admito estar em dúvida sobre a etapa de Sonoma pois eu tinha que ela teria pontuação dobrada, o que é apontado em vários sites que noticiam sobre a mesma, só que outros mais falam em pontos dobrados somente na corrida final. Pelo sim, pelo não, tá tudo nas mãos do Will Power com seus 602 pontos e tudo muito fora do alcance do Hélio Castroneves com apenas 563.

*Fórmula 1 retomada neste fim de semana após um mês de pausa com a Bélgica recebendo mais um capítulo da briga entre Nico Rosberg, que tem 202 pontos, e Lewis Hamilton, com 191. Os dois puxam a primeira fila, Keke Júnior na quarta pole position consecutiva. Sebastian Vettel e Fernando Alonso vêm a seguir e a terceira fila tem Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas. Quanto ao Felipe Massa, restou largar na nona posição.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Começa neste domingo a fase semanal do anteriormente diário "Mãos e Mentes", programa de entrevistas do Túlio Milman na TVCOM aqui do Rio Grande do Sul. Exibição às 11 da noite, depois do "Bate-Bola".

*Leio no NaTelinha que a TV Serra Dourada (SBT) teve 11 programas na liderança do "Ipobre" em Goiânia na terça-feira desta semana. Na faixa nobre, os principais destaques: "Chiquititas" com 20,2 pontos das 19h45 às 20h30, contra 16,9 da Anhanguera (Globo) com "Geração Brasil" e "Jornal Nacional"; "SBT Brasil" com 16,2 pontos das 19h às 19h45, contra 15 da Anhanguera com "Jornal da Anhanguera" e "Geração Brasil". Também ficaram em primeiro lugar as novelas da tarde "Esmeralda", "Meu Pecado" e "A Feia Mais Bela", o "Jornal Serra Dourada" no começo da noite, o "SBT Manhã", o "Bom Dia & Cia.", o "Casos de Família" e o "Cine Espetacular".

*Agradável surpresa da Record neste sábado: "Fala Brasil" apresentado pela lindíssima Salcy Lima, chamada de Belém para fazer o segmento esportivo por 3 semanas enquanto Manuela Queiroz forma a dupla principal com Carla Cecato nas férias da Roberta Piza. Três horas da Salcy em rede nacional, que beleza! E estreou muito bem na bancada do "Fala", gostei muito do que vi. Com ela esteve Natália Leite, que já compõe o rodízio de sábado.

*Leio no Flávio Ricco que José Roberto de Toledo sairá da RedeTV! ao fim deste mês após 4 anos de presença no seu jornalismo como comentarista do "RedeTV! News" e um dos apresentadores recentes do "É Notícia".

*Sábado de debate na TV Band e rádios Bandeirantes e BandNews (matriz de Sampa City e filiais e afiliadas paulistas) com os candidatos ao governo de São Paulo começando às 22h15. A dúvida é o atual governador Geraldo Alckmin, que foi internado nesta sexta-feira no Instituto do Coração com uma infecção intestinal. A assessoria garantiu sua presença no debate do SBT na próxima segunda, às 17h45, conforme noticiado no "Jornal do SBT" de sexta para sábado. A mediação do debate da Band será do Boris Casoy e, no terceiro bloco, perguntas serão feitas por jornalistas da casa: Fábio Pannunzio, Sandro Barboza e Rafael Colombo.

*Ainda sem emissora desde que saiu da Band, Luciano Faccioli aparecerá neste domingo no SBT, mas só como convidado especial do "Programa Silvio Santos" no quadro "Jogo das 3 Pistas", ele contra a cantora Rosemary.

*Sabe aquela postagem do William Bonner no Twitter, com risadas para a montagem que fizeram o colocando como "Meu Malvado Favorito" por causa das perguntas duras para os presidenciáveis no "Jornal Nacional"? Leio no Lauro Jardim que o apresentador a apagou. Mas fez por vontade própria ou por determinação da Globo?

*Globo, que leio no Notícias da TV que não terá um novo programa na faixa das 23h a partir do outro domingo. No deste fim de semana, acabará "24 Horas - Viva um Novo Dia" com os dois últimos episódios em sequência. Na semana seguinte, o "Fantástico" será sucedido pelo "Domingo Maior", que desta maneira entrará mais cedo para Rio de Janeiro, São Paulo e emissoras sem programação regional. Nestas semanas de Jack Bauer, os semanais locais entraram mais tarde, por volta da meia-noite e meia. A exceção foi pra RBS TV, que colocou tanto aqui na aldeia pampeana o "Teledomingo" quanto o "Estúdio SC" logo após o "Show da Vida" e, depois sim, "24".

*Completa 50 anos neste domingo a atriz Luciene Adami, conterrânea daqui de Porto Alegre e que tem bastante tempo que não vejo na televisão, sendo sua última aparição pra cá mesmo em "Mulheres em Transe", exibido na série de especiais de dramaturgia regional que a RBS TV mostra ao meio-dia e meia dos sábados (tomando uma parte do horário destinado originalmente aos noticiários regionais, aqui no RS sendo reduzido para 20 minutos o "Jornal do Almoço" neste dia da semana). Na televisão, Luciene participou de produções de Manchete, Globo, SBT, Record e Cultura. No cinema, esteve em vários curtas-metragens nas décadas de 80 e 90.

*O domingo é dos 65 anos de Joe Regalbuto, que interpretou o jornalista Frank Fontana de 1988 a 1998 na ótima série "Murphy Brown, a Repórter", que aqui no Brasil passou na Record, na Rede Família e na Sony.

*Aniversário de Shelley Long neste sábado, 65 anos desta comediante. Ela atuou em "Cheers" de 1982 a 1987, um pecado tremendo um dos maiores seriados cômicos da TV norte-americana em todos os tempos nunca ter passado em TV aberta aqui no Brasil. Entre 1994 e 2001, reprisou a personagem em três episódios de "Frasier", que é um derivado de "Cheers". Shelley fez comédias de destaque no cinema especialmente nos anos 80, entre elas "Corretores do Amor", "Que Sorte Danada..." e uma das minhas prediletaças, que é "Um Dia a Casa Cai".

*A saideira: sábado dos 80 anos de Barbara Eden, eternamente "Jeannie é um Gênio" em nossos corações de 1965 a 1970 e para todo sempre em mil e um canais de televisão, abertos e fechados, sucesso que é até hoje esta produção legal demais em duo com Larry Hagman, que ela reencontraria ao fazer "Dallas" em 1990 e 1991.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Este domingo, 24 de agosto, marca os 30 anos das estreias de "Chaves" e "Chapolin" no SBT. É creditado que as estreias aconteceram no programa "Bozo", mas alguns fãs das séries CH dão versões diferentes. Certo parece ser o consenso sobre a data da primeira aparição de Chespirito e cia. para o telespectador brasileiro. Assista a seguir o primeiro episódio de cada série: o do guri do 8 está aqui e é "O Caçador de Lagartixas", em segunda versão com a Chiquinha; e o do Polegar Vermelho está aqui e é "Aristocratas Vemos, Gatunos Não Sabemos".

Bela do Dia: Andressa Quintanilha

Andressa Quintanilha, Miss Cidade de São Paulo em 2013. O pessoal do jornalismo "celebridando" afirma que ela é a nova guria do Emerson Sheik. Se dentro de campo a fase dele no Botafogo pode não ser a melhor, nota-se que fora dele tá com tudo.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Completa 65 anos neste sábado Rick Springfield, ator que protagonizou de 1994 a 1997 a série de ação "Maré Alta", que passou na Record e no SBT na nossa TV aberta. Ele também é cantor e aqui está em "Jessie's Girl".

Clipe do Dia II

Lembre aqui de "Ursinho Blau Blau", com Absyntho, cujo vocalista Sylvinho faz 50 anos neste sábado.

Clipe do Dia III

O Quarteto em Cy agora é trio, já que infelizmente morreu Cybele Ribeiro de Sá Leite, uma das fundadoras deste excepcional conjunto vocal. 74 anos, isquemia pulmonar. O grupo tem este nome pois todas as componentes são irmãs com nomes começando em Cy: Cybele, Cylene, Cynara e Cyva. Elas têm 5 décadas de uma linda carreira e já atuaram com craques da nossa MPB, incluindo Tom Jobim, homenageado aqui com "Desafinado".

Arremate

Troféus dos mundiais masculino e feminino de vôlei roubados no Rio de Janeiro. Mais uma pouca vergonha.

"24 Horas" volta antes que recuperem os troféus e tranquem no xilindró estes meliantes!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.