.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 20 de agosto de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 6
Esquentou a chapa na segunda divisão

Antes de começar a noitada cheia da Série B, a dúvida era se ao seu término teríamos um líder apenas ou ainda os dois já vindos. A liderança dupla, mas a chapa esquentou pois agora temos 6 times separados por 3 pontos. O Ceará pisou no tomate diante de sua gente, o Vasco inventou de perder para o lanterna em "casa" e, com isso, só tiveram por agradecer Avaí, América Mineiro, Joinville e Ponte Preta, os mais sortudos nessa brincadeira. Eis:

Ceará 1 x 2 ABC - Todos os gols foram dos potiguares, inclusive o contra de Marlon para os cearenses. Foi aos 46 minutos do segundo tempo que o Alvinegro de Natal confirmou tanto a primeira vitória após 5 fracassos (4 na Bêzona) quanto a primeira como visitante depois de 4 atuações (3 na Série B). Foi a primeira vez na temporada que o Vozão perdeu duas vezes seguidas, além de perder a primeira como mandante após 4 pelejas, 2 neste nacional. Detalhe: as duas derrotas como mandante no torneio foram justamente no Presidente Vargas. Logo, se a ideia é tê-lo como um alçapão que encurrale o adversário e ponha bafo na sua nuca, o tiro sai pela culatra.

Vila Nova 2 x 1 Vasco - Pensei que fosse pegadinha ou algo assim quando li que o Tigre tinha dois gols de frente. Mas como assim? O lanternaço da Série B, que vive um ano desastroso? E contra uma equipe que só tinha caído uma vez nas últimas 3 dezenas de porfias? Incrível, mas verdadeiro. O Cruzmaltino até diminuiu num gol contra - e que consertem esta barbeiragem acintosamente criminosa se derem o tento pro Carlos César pois seu chute foi na diagonal e só parou nas redes por desviar em Gabriel. Mas é gol contra. Contra!!! E já fiquei enfurecido!!! (rs) Fanfarronices à parte, os goianos emendaram 2 vitórias pela primeira vez em 2014 e os cariocas sofreram a primeira derrota em 8 visitas, 6 pela segundona, além de agora terem duas baixas nas últimas 32 presenças. Um efeito suspensivo (rá!) pôs Kléber Gladiador no jogo. Para a próxima atuação, o Gigante da Colina poderá estrear Maxi Rodríguez, ex-Grêmio, já com nome constando devidamente no BID da CBF.

Portuguesa 1 x 3 Avaí - O Leão da Ilha tá bonito fora de casa. Exclua aquela derrota pro Palmeiras na Copa do Brasil e são 6 visitas sem derrota na Série B, além de 3 rodadas de invencibilidade. Um golaço de Revson de fora da área foi o mais bonito no resultado horroroso para a Lusa, que está há 7 rodadas sem saber o que é conquistar 3 pontos e nem o fator campo obtém mais, sem vitória que está no Canindé há 3 mandos.

América Mineiro 2 x 0 Luverdense - Quarta vitória seguida do Coelho como mandante e 100% de aproveitamento no Independência nesta Série B (aquela derrota pro Náutico foi em Muriaé). Dos últimos 7 mandos, o Coelho só perdeu 1 e ganhou todos os outros. Dentro de casa, ele é exemplar. O problema é quando visita os adversários, é uma irregularidade que precisa ser consertada na busca pelo retorno à Série A. Para os próximos jogos, um novo atleta será Renan Oliveira, que chega do Sport. Por sua vez, o Verdão do Norte perdeu pela segunda vez seguida.

Joinville 2 x 1 Boa Esporte - O gol decisivo saiu a 10 minutos do fim em pênalti que não me convenceu de todo, sinceramente. Edigar Júnio dominou no peito e não no braço, mas me pareceu mais cercado que propriamente derrubado por Thiago Carvalho. Pelo sim, pelo não, o JEC obteve seu segundo sucesso seguido na Arena e tem excelente saldo de apenas 1 derrota em 18 mandos neste 2014. Os bovetas não perdiam fora de casa havia 3 confrontos e tiveram quebrada uma invencibilidade de 6 disputas, 5 delas vencidas.

América de Natal 0 x 2 Ponte Preta - Não deu para o Mecão, que é outro que não melhora por ter o torcedor ao seu lado. Terceira derrota seguida na arena mundialista e primeira na Bêzona após dois êxitos. A Macaca chegou às 3 vitórias consecutivas e às 4 jornadas sem queda. Ela não vencia como visitante havia 4 jogos, 3 nesta B.

Bragantino 2 x 1 Atlético Goianiense - Como foi Série B e não contra um dos grandes paulistas, a bola rolou no Nabizão mesmo. Claro que me refiro à transferência da porfia com o Corinthians na quarta que vem, pela Copa do Brasil, para a arena de Cuiabá por crescerem o olho pra cima do dindin da Fiel do Centro-Oeste. Foi a segunda vitória seguida no geral do Massa Bruta e o Dragão agora abre o olho por ter 2 derrotas nas últimas 3 atuações.

Náutico 3 x 2 Oeste - O Timbu perdia por dobro a solo, mas chegou à trinca vencedora e emendou 2 triunfos seguidos no torneio. O Rubrão não vence tanto há 4 rodadas quanto há 4 pugnas enquanto desafiante.

Sampaio Corrêa 0 x 0 Santa Cruz - Custou caro para Lisca "oxar" no Castelão. Seu emprego no Sampaio já era após apenas 5 partidas (1 vitória, 2 empates e 2 derrotas) e o novo técnico é Vinícius Saldanha, que era diretor de futebol da agremiação. O Bolívia Querida está sem sorrir há 4 jogos e nem o fato de não perder diante da torcida há 9 mandos, 8 deles nesta segundona, adiantou pra salvar o "Doido". O Tricolor não perde há 3 partidas, 2 delas na Série B, mas ganhou apenas uma vez nas últimas 4 jornadas, 2 delas pela segunda divisão. (Atualização das 22:40: o Sampaio desmentiu ter demitido Lisca e ele permanece na casamata maranhense.)

Paraná 1 x 0 Icasa - No enfrentamento dos desprovidos de tutu na carteira e na conta bancária, melhor para os tricolores paranaenses, que venceram a terceira seguida em casa, mas que hoje podem entrar em greve se não pagarem os salários atrasados. Greve quem também ameaça são os alviverdes do Cariri, que entraram ontem na Capanema com uma faixa de protesto e que têm 3 derrotas nos últimos 4 jogos e 6 visitas seguidas sem ganhar. Leio no ESPN.com.br que o Verdão será julgado depois de amanhã no STJD por entrar na justiça comum para ter vaga na Série A deste ano, aquele enrosco do Figueirense onde tiveram um delay monstro. Mas seja o que for que decidirem, não será definitivo pois ainda caberá recurso no Pleno. Mesmo assim, é bom o Icasa abrir o olho.

Após 17 de 38 rodadas, o cenário nos traz: em 1°, Ceará e Vasco com 31; em 3°, Avaí com 30; em 4°, América Mineiro e Joinville com 29; em 6°, Ponte Preta com 28; em 7°, Luverdense com 27; em 8°, Atlético Goianiense com 25; em 9°, ABC, Boa Esporte, Náutico e Sampaio Corrêa com 24; em 13°, América de Natal com 23; em 14°, Santa Cruz com 23 e um jogo a menos; em 15°, Paraná com 19; em 16°, Icasa com 18; em 17°, Bragantino com 16 e um jogo a menos; em 18°, Oeste com 16; em 19°, Portuguesa com 13; e em 20°, Vila Nova com 11.

A penúltima rodada do turno tem estas porfias programadas para o fim de semana: na sexta-feira, América Mineiro x Ponte Preta, Oeste x Boa Esporte e Icasa x Vasco; no sábado à tarde, Portuguesa x Ceará, Avaí x Santa Cruz, Náutico x América de Natal, Paraná x Bragantino e Atlético Goianiense x Sampaio Corrêa; e no sábado à noite, Luverdense x Joinville e ABC x Vila Nova. Reina a expectativa sobre os endividados Icasa e Paraná.

Os destaques da Série A

Oito jogos abrindo este meio de semana. A sessão das 7 e meia terá Sport x Palmeiras na Arena Pernambuco, o Verdão desesperado com "DE" maiúsculo para ganhar uminha que seja no Brasileirão e dar uma aliviada na barra do Ricardo Gareca. O Santos receberá na Caldeira do Urbano o Atlético Paranaense e ficará cara a cara de novo com Doriva, que só trocou de rubro-negro, treinador que foi do Ituano no título paulista. Tem ainda os alvinegros no Scarpelli e o Figueirense diante de um Botafogo que vem de ótimo resultado no clássico em Brasília, mas ainda sem tranquilidade devido à tormenta da falta de grana, ainda mais agora que o lateral direito Lucas foi à Justiça para ser liberado para defender outro clube e receber um tantão de dinheiro não pago, como 3 meses de salários atrasados e 6 de direitos de imagem. Emerson Sheik tá suspenso pelo STJD e, agora, também contundido.

Os baianos terão uma noite versus sulistas às 9 horas, embates que movimentaram a fuga da zona de descenso. O Coritiba recebe o Vitória para tentar acabar com a zica no Major, enquanto o Criciúma visitará um Bahia que de fato não terá Romagnoli no seu elenco por acertada a rescisão contratual que permitirá sua permanência no San Lorenzo - que era o que ele queria, daí não sendo negócio mantê-lo. Voltando aos jogos: a sessão das 10 terá a Chapecoense contra um Fluminense que perdeu o rumo da história e dois clássicos interestaduais, sendo um aqui na aldeia pampeana com Internacional x São Paulo e outro no Rio com Flamengo x Atlético Mineiro. Aqui em Porto Alegre, quem for ao Gigante terá como atrativo a preliminar Inter x Veranópolis pela Copa Fernandão.

Destaques pelo mundo

Enquanto a Supercopa da Espanha começou empatada com o Real Madrid saindo na frente na proeza inicial do James Rodríguez pelo clube e tomando a igualdade do Atlético de Madrid, mandante da volta depois de amanhã, o último mata-ou-morre pré-grupos da Liga dos Campeões terá hoje Lille x Porto como principal atrativo e abriu com empates tanto o "oxado" Besiktas x Arsenal quanto o igual em um tento Napoli x Athletic Bilbao.

Curtinhas

*Zito deixou a Santa Casa de Santos após um mês internado, mas continua em tratamento pois os equipamentos necessários para tanto foram levados para sua residência. O lendário capitão do mais glorioso Santos de todos os tempos se recupera de um acidente vasculhar hemorrágico cerebral. Ele fez 82 anos há duas sextas-feiras.

*Novo atacante no Flamengo: Elton, que treinava no Corinthians e que saiu do Al Nasser, pra onde foi Hernane.

*Após sair da Chapecoense, Rodrigo Gral segue em Santa Catarina e jogará a terceirona no Juventus de Seara.

*Criciúma adquirindo o meia Cléber Santana, embora desminta. Quem confirma é o Avaí, de onde o atleta saiu.

*Júlio Werner retornado à Europa, assinado por duas temporadas com o Benfica. Boa sorte pra ele em Portugal.

*Renovado até 2018 o contrato de José Pekerman, que fechará 6 anos treinando a seleção da Colômbia.

*Rejeitados pela comissão de apelação da FIFA os recursos do Barcelona, que efetivamente está suspenso e proibido de fazer novas contratações até a janela de transferências no começo de 2016 devido a irregularidades na contratação de muitos atletas menores de idade, mais precisamente não 1, nem 2 e nem 3, mas sim 9.

*Fórmula 1: domingo tem GP da Bélgica. A Caterham anunciou que André Lotterer dirigirá o carro que até agora era guiado por Kamui Kobayashi, que permanece compondo a equipe, segundo pronunciamento da mesma.

*Natação: começa hoje na Austrália o Pan-Pacífico de Gold Coast, que será o primeiro evento internacional com a presença de Michael Phelps desde que deixou de nadar após a Olimpíada de Londres no ano retrasado. Inscrito ele está nos 100 metros livre, nos 100 costas, nos 100 borboleta, nos 200 livre e nos 200 metros medley.

*Jogos Olímpicos da Juventude: mais um ouro para o Brasil, este no taekwondo com Edival Marques na categoria cadete em peso até 63 quilos. Na final, ele bateu o mexicano Jose Ruben Nava Rodriguez por 7 x 6.

*Vôlei: a seleção masculina faz contra a França, hoje, e diante da Polônia, amanhã, amistosos preparatórios para o Mundial na Polônia, que começa sábado da semana que vem. O Brasil estreia dia 1°, contra a Alemanha.

*(Modo irritado ligado) Pra quê ganhar o que não vale e perder quando vale? Do que é que adiantou vencer 9 jogos na classificatória se a primeira derrota nas finais complica o título, tchê??? (modo irritado desligado) Esqueça o tom pouco amistoso destas palavras (rs) e saiba que as gurias do Brasil começaram mal as finais do Grand Prix ao tomarem 3 x 2 da Turquia (25/18, 25/23, 21/25, 19/25 e 15/12). Na próxima madrugada, é a China a oponente.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no José Luiz Prévidi que a Rádio Guaíba está com muitas reformulações e o comentarista e apresentador esportivo Nando Gross está à frente delas todas, gerente geral de jornalismo que passou a ser. Algumas destas alterações: a coordenação jornalística geral agora é do comentarista esportivo Carlos Guimarães; saíram da casa Gerson Pont, que era gerente de programação e agora apresenta na FM Cultura, e Maria do Carmo Bueno; esta foi substituída temporariamente por Ieda Risco no "Guaíba Revista", mas vem aí novidades tanto nesta atração vespertina quanto pra Ieda, que deve fazer um novo jornalístico à noite; o "Correspondente Banco Renner" terá a apresentação de uma dupla e não mais solo como foi a vida toda; Felipe Vieira, do matinal "Guaíba Cidades", fará um novo espaço das 16h às 17h; e Jurandir Soares passa a ser comentarista dos matinais da emissora e segue apresentando aos sábados o semanal de assuntos internacionais "O Mundo na Guaíba".

*Diz o Prévidi que todas as mudanças lideradas pelo Nando tem respaldo do Grupo Record em São Paulo, onde ele esteve recentemente conversando com seus diretores. Não há um prazo estipulado para surgirem resultados destas mudanças, mas até o fim do ano uma identidade a Rádio Guaíba terá. Fiquemos atentos.

*Horário político aqui em Porto Alegre é aquele negócio: quem não tem TV paga e nem internet e quer fugir das promessas politiqueiras e dos candidatos inacreditáveis tem a lavoura salva pela TVCOM, que continua própria no 36 UHF das 20h30 às 21h20 pois não é uma emissora aberta e sim um canal fechado com licença para transmitir ao vivo em UHF num determinado período (15h à 1h). Logo, só o "TVCOM Tudo +" da Regina Lima salva o povo.

*Depois da polêmica trazida a público pelo Grupo Bandeirantes sobre as mensagens em tom de pressão enviadas pelo assessor de imprensa do governador gaúcho, desculpas formais foram pedidas pelo funcionário do Tarso Genro. Foi um "mal entendido", nas palavras do Guilherme Gomes, dizendo que não pressionou ninguém, mas que se equivocou ao falar em "nova relação" do governo com o grupo e que a contestação era mesmo sobre ser divulgada uma pesquisa do Instituto Methodus, que afirma errar bastante nas avaliações do atual governo (afirma o Methodus que Ana Amélia Lemos tem 42% das intenções de voto contra 31% do Tarso).

*O jornalista disse ao jornal O Globo que foi "traído pela própria ingenuidade" e que conversa seguidamente com a direção da Band em mensagens privadas, mas que se manifestou sobre um ponto de vista jornalístico e que não era uma posição oficial da campanha e que não deveria ser divulgada. Guilherme afirmou a O Globo que pressão quem recebeu foi ele, acusando o diretor geral Leonardo Meneghetti de questionamentos sobre uma redução no volume de anúncios comerciais oficiais nos veículos do grupo e dizendo que ele afirmou em mensagem que "acho que teremos 4 anos duros de relacionamento". Enquanto a Band/RS não fez referência a esta acusação feita pelo Guilherme e reprisou o dito no "Band Cidade" da TV de que pressões ou ameaças não funcionarão nunca, o coordenador eleitoral Carlos Pestana disse que este episódio não teve relação com o candidato à reeleição.

*Debates quem fez foram as Bandeirantes de Rio de Janeiro e Brasília nesta terça-feira, com os encontros na TV tendo como incremento uma janela com uma pessoa fazendo tradução para a linguagem dos surdos de tudo que era falado no programa. Mediadores regionais em ambos os encontros: o debate fluminense foi com Sérgio Costa, que já tinha ancorado o de Minas Gerais duas semanas antes, e o debate candango com Rodrigo Orengo, que é conterrâneo daqui da aldeia pampeana e que participa das rádios Bandeirantes e BandNews direto do DF.

*Leio no Flávio Ricco que debate quem também fará será o SBT, na próxima segunda-feira, às 6 da tarde (bah, que horariozinho sem vergonha para um programa como este, que deveria ser apenas e tão somente à noite, com todo o respeito). O encontro dos candidatos ao governo de SP será mediado pelo Carlos Nascimento e, claro, só será assistido nas emissoras paulistas, enquanto a rede nacional ficará com a programação habitual ("Chaves"), assim como já ocorrera há dois anos num debate entre candidatos à prefeitura de Sampa City.

*Desde esta terça-feira, o SBT mostra "Chapolin" em seu site durante o horário político, dois episódios completos às 13h com reprise às 20h30. A grande curiosidade na exibição inicial foi vazar a abertura dublada em português de "Aristocratas Vemos, Gatunos Não Sabemos", com locução que não passou nem mesmo nas TVs fechadas - nem mesmo no TLN, canal da Televisa. Foi uma legítima "raridade rara" pois Marcelo Gastaldi anuncia o herói ainda como Polegar Vermelho e não como Chapolin, além de anunciar os nomes de todos os atores do episódio, algo que é comum na versão original em "mexicanês", mas que a dublagem Maga não costumava fazer... até este exemplo surgir de surpresa ontem. Só faltou rolarem os créditos finais, mas aí seria pedir demais do SBT.

*Não são episódios diretos e retos que passam. Eles têm apresentação da sedutoramente irresistível Nadja Haddad, que tem a companhia de Henrique Lascalla, funcionário da emissora que responde pelas séries "CH".

*Destaque para a concorrência nem pensar. Assim fez a Globo nesta madrugada. A chamada do "Programa do Jô" nos intervalos comerciais chamava as reprises do dia, mas omitiu aquela que abriu a atração: uma dada em 2007 pelo Marco Luque. Mas só porque ele faz o "CQC" na Bandeirantes? Convenhamos, Globo, que bobagem!

*Plim-Plim, que anuncia para a "Tela Quente" da segunda-feira que vem "Getúlio", filme lançado neste ano com Tony Ramos interpretando Getúlio Vargas, cuja morte fechará 60 anos no próximo domingo.

*Saideira triste para quem assiste o "Saturday Night Live" na TV fechada: morreu o locutor do elenco e dos convidados da noite na abertura. Don Pardo tinha 96 anos e a causa não tinha sido confirmada até esta coluna ser publicada. Ele esteve em 38 temporadas do show e se ausentou apenas da sétima, tendo mais tempo de "SNL" que o próprio criador e produtor executivo Lorne Michaels, que dele saiu por 5 anos. Don se aposentou em 2004, após 60 anos seguidos de trabalho na NBC, e seguiu gravando as narrações da sua residência no Arizona, já que bem sabem que o "Saturday Night Live" é apresentado diretamente de Nova York. Grande perda!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Juliana Boller

Juliana Boller, atriz da Globo, no ar em "Império". É filha da Suzy Rêgo e do José Mayer na novela. Baita gatinha, hã?

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Quarta-feira dos 35 anos do cantor e pianista Jamie Cullum, um dos ótimos nomes da atualidade, que oferece boa música a quem o acompanha e a satisfação é garantida. O primeiro tema dele que escutei está aqui e surgiu em 2003: "Singin' In The Rain", o clássico de "Cantando na Chuva", em versão aqui no Brasil conhecida por integrar a trilha sonora de "Senhora do Destino", novela da Globo, e ser tema da personagem da Marília Gabriela.

Arremate

Atualização das 11:20: Novo Hamburgo punido no Pleno do STJD e permanece o ABC na Copa do Brasil.

"24 Horas" volta depois que o Vasco enfrentar os potiguares! (ah: soube dessa pelo Rodrigo Giacomet)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.