.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 9 e 10 de agosto de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 296
Reencontros

O domingo do Campeonato Brasileiro nos reserva três: Luiz Felipe Scolari com o Grêmio, Robinho com o Santos e Kaká com o Morumbi. Ingredientes que tornarão o dia inevitavelmente interessante, esperando-se que aqueles que serão seus protagonistas façam desempenhos à altura das expectativas, pelo que seus times agradecerão.

Felipão vem do tombaço na Copa do Mundo, com o Brasil levando 10 gols e fazendo 1 nos dois últimos jogos. Se mostrou arrogante em entrevistas coletivas, uma postura antipática que pegou muito mal, além de não reconhecer erros. Mas não consigo "demonizá-lo" por isso, sinceramente. Entrou para a história por dirigir a Seleção na sua maior fiasqueira, mas ainda é e para sempre será o treinador da Copa do Mundo de 2002 e da Confederações de 2013. Nos clubes, participou da campanha que rebaixou o Palmeiras em 2012, embora fosse demitido antes do fim e Gilson Kleina não obtivesse melhora. Porém, ganhou a Copa do Brasil no mesmo ano. Quer dizer: alguma coisa boa ele conseguiu extrair nos dois regressos, mas ela desandou a ponto da consequência ser danosa. Se há alegria e esperança do torcedor do Grêmio, que o recepcionou efusivamente, é pela torcida de que ele traga de volta a era vencedora além do Mampituba, sumida da realidade azul desde a Copa do Brasil de 2001.

Robinho vai pela terceira vez para o Santos. Estourou naquele Brasileirão de 2002, num time que jogou pois não havia outro para atuar. Arrebentou no mata-ou-morre e destroçou justamente o Corinthians naquela finalaça com duas viradas e drible até no Carlos Simon. Não venceu a Libertadores, mas emplacou outra Série A, com direito à aflição do sequestro da mãe até a última rodada. Voltou em 2010 e participou do surgimento com força de Ganso e Neymar para ganhar Paulista e Copa do Brasil. Na Europa, jamais foi o mesmo que na Caldeira do Urbano. Ou seja: o Robinho do Velho Continente não pode ser tão considerado pois as memórias dele no Peixe são ótimas. Se assim será novamente agora, eu não sei. Mas que a perspectiva oferecida é positiva, não dá para negar.

Kaká deveria reestrear no São Paulo atuando no Morumbi. Não foi nem contra a Chapecoense e nem diante do Criciúma que ele jogou, mas sim na derrota para o Goiás, onde fez bem seu papel. O problema não é tanto com ele. O time em si não é tão bom assim e Muricy Ramalho atravessa sua pior fase, não conseguindo tirar algo a mais da equipe. O peso nas costas dele acaba aumentando, ainda mais que o Tricolor levou bastante gente ao Morumba contra os catarinenses, mas como cantaria Gloria Estefan naquela trilha com Malu Mader na capa do LP, "five points get in the way". Não sei se necessariamente só sua presença melhorará a equipe, mas que dá um auxílio muito válido, dá. E o próprio Kaká quer mostrar serviço, mostrar que seu futebol não ficou no passado.

Estes elementos tornam atrativo o domingo da divisão principal. Tomara que isto renda jornadas interessantes.

Prévia do Brasileirão

Criciúma x Cruzeiro (13° x 1°) - O Tigre vem da primeira derrota em casa após 5 partidas sem derrota ali e a Raposa não perde há 5 rodadas. Os catarinenses ganharam dos mineiros uma única vez, em casa, em 1994.

Bahia x Goiás (19° x 8°) - O Tricolor foi eliminado da Copa do Brasil, mas ao menos quebrou a seca de 10 jogos sem êxito. O Esmeraldino não ganha fora há 3 visitas e tem apenas 1 vitória nas últimas 6 atuações.

Fluminense x Coritiba (2° x 17°) - O Tricolor atravessa ótima fase, com 4 vitórias seguidas, 3 delas na Série A, e não perde como mandante há 5 partidas - e quando falo "mandante", é porque tecnicamente não conta assim o amistoso com a Itália, mesmo sendo em Volta Redonda, pois ali a Squadra Azurra é que foi considerada a "dona do campo". O Coxa não perde há 3 partidas e sua última visita quebrou uma série de 5 fracassos fora.

Atlético Paranaense x Botafogo (10° x 16°) - Mais uma peleja com portões fechados, o que deixará a parada um pé no saco, pedindo perdão pela falta de cordialidade gentil na expressão, ainda que necessária esta punição por muito grave aquilo que ocorreu em Joinville. O Furacão vem de 2 derrotas, enquanto o Fogão só venceu uma vez e nada mais nas últimas 12 visitas entre Brasileirão, Libertadores e Carioca. Ramirez pode estrear nos cariocas.

Santos x Corinthians (6° x 4°) - Com a volta de Robinho, o Peixe quer manter a invencibilidade mandante de 4 partidas, embora só tenha vencido 1 das últimas 4. O Timão vem do término da positividade de 9 jogos gerais e 13 visitas. Este ano, o alvinegro praiano atropelou o paulistano no Estadual por 1, 2, 3, 4, 5 x 1. Nas últimas 7 vezes que eles se enfrentaram, o empate é tendência: 5 vezes. Cada time ganhou só uma neste período.

Flamengo x Sport (20° x 5°) - O Mengão é mandante e, na última vez assim, interrompeu uma sequência de 4 fracassos. Porém, tem apenas 2 vitórias nas últimas 16 presenças entre Brasileiro, Libertadores e Carioca, o que é uma vergonha. Já o Leão vem da primeira derrota após a sequência invicta de 7 partidas, 6 na Série A.

Internacional x Grêmio (3° x 11°) - O Colorado não perde em casa há 3 jogos na Série A, mas batido foi na Copa do Brasil. O Tricolor tem somente 1 vitória nas últimas 7 rodadas. Abel Braga e Luiz Felipe Scolari já duelaram 3 vezes, todas em 1995, com dois êxitos gremistas e uma igualdade. Abelão ganhou poucos Gre-Nais: 4 em 17, com 8 empates e 5 derrotas. Porém, 2 destas 4 vitórias foram neste ano de 2014, incluindo o agregado de 6 x 2 na decisão do Gauchão. Felipão tem retrospecto bem melhor no clássico: 7 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Uma das vitórias rendeu o título estadual de 1995. Em Brasileiros, 3 vitórias e 1 empate. O Internacional não perde o jogo maior do Rio Grande do Sul há 8 enfrentamentos, mas a última vez que o Grêmio saiu vencedor foi coincidentemente em agosto de 2012, no último Gre-Nal realizado no Beira-Rio, que agora volta a recebê-lo.

Atlético Mineiro x Palmeiras (9° x 14°) - O Galo não perde em casa há 6 partidas, 5 na Série A, e o Verdão não vence no Brasileirão há 7 rodadas, embora venha do sucesso contra o Avaí na Copa do Brasil.

São Paulo x Vitória (7° x 15°) - O Tricolor não vence na Série A há 3 rodadas e só ganhou uma vez nas últimas 4 atuações, esse triunfo pela Copa do Brasil. O Leão não perde há 3 rodadas e venceu nas 2 últimas.

Chapecoense x Figueirense (12° x 18°) - Espera-se que o encontro deles desta vez tenha redes estufadas, o que não aconteceu em nenhum dos lados no Catarinense. A Chape está invicta há 4 mandos de campo, enquanto o Furacão do Estreito prima pela irregularidade ao ter 3 sucessos e 3 tombos nas últimas 6 atuações.

Quem detém o VV?

VV: Vozão Visitante. Tá no teu caminho? Trema nas bases que é treta na certa. O Atlético Goianiense vinha da excelente sequência de 4 vitórias, mas nem isso foi capaz de deter Magno Alves, cuja dobra não apenas deixou o Ceará mais líder ainda da Série B como também invicto no geral há 6 jogos, sendo 3 nesta segundona, e o mais expressivo ainda, há 9 partidas sem derrota fora de casa, 6 delas nesta Bêzona. Além de fazer bem seu tema de casa, o alvinegro cearense também atazana os mandantes. Vencê-lo nesta circunstância se torna uma façanha.

O Icasa teve dois do Henry Kanu nos últimos 20 minutos de peleja para derrubar o América Mineiro e chegar à segunda vitória nas últimas 6 porfias. O Coelho é o oposto do Ceará como visitante ao não ganhar assim há 6 jornadas, 5 delas na Série B. Enquanto isso, a Ponte Preta teve o escore mínimo favorável que interrompeu a incômoda série de 7 jogos sem ganhar, 5 deles na Bêzona. O Bragantino é outro que contraria o que tem feito o Vozão, pois não vence fora há 7 partidas, 6 delas nesta B, e só tem um único sucesso nos últimos 10 jogos.

O sábado reserva Santa Cruz x Náutico, ABC x Vasco, Paraná x Vila Nova, Boa Esporte x América de Natal e Oeste x Avaí. Sendo esta edição de fim de semana publicada muito tardiamente, desenvolverei melhor o assunto sobre estas pugnas ao repercuti-las na próxima coluna. O clássico pernambucano merece a maior atenção.

Destaques das outras divisões

O principal programa da Série C no fim de semana é o clássico paraibano entre Treze e Botafogo, enquanto vale cuidar na Série D o Boavista recebendo o Londrina, que depois visitará o Santos pela Copa do Brasil.

Bola rolando na Europa

Depois do Paris Saint Germain estrear no Campeonato Francês empatando com o Reims e ter dois tentos do Ibrahimovic, embora ele perdesse uma penalidade máxima, o fim de semana traz duas Supercopas: a Inglesa, com Manchester City versus Arsenal, e a Portuguesa, com Benfica diante do Rio Ave.

Curtinhas

*Novo Hamburgo eliminado da Copa do Brasil pela escalação irregular do Preto na volta com o ABC. Ainda cabe recurso no Pleno do STJD, mas tanto parece difícil uma reversão quanto é preciso correr para resolver isso.

*A Copa do Brasil terá suas oitavas-de-final sorteadas às 11h de daqui a duas terças-feiras, mas dá no mesmo dizer que cairá no dia 18, véspera da primeira convocação do Dunga. Às 14h, tem o sorteio dos mandos.

*Pode não rolar Samuel no Goiás. Ele atuaria pela terceira equipe diferente no mesmo ano e isso não pode.

*Mais um adversário que o Vasco não enfrentará no estádio costumeiro do seu oponente: o Vila Nova, que levou o jogo entre eles no dia 19 para o Bezerrão, no Gama. O outro que cito é o Oeste na Arena da Amazônia.

*Oficial: Juan Ángel Napout é o novo presidente da Conmebol. O antecessor Eugenio Figueredo agora será um dos vice-presidentes da FIFA, ocupando a vaga do falecido Julio Grondona.

*Não mais Drogba na Costa do Marfim, renunciada por ele foi a seleção. Marcou 61 gols em 103 partidas por 12 anos e disputou três Copas do Mundo, sendo vice-campeão da Copa Africana de Nações duas vezes.

*O goleiro Reina deixou o Liverpool após 9 anos e assinou por 3 temporadas com o Bayern de Munique.

*Destaques do último mata-ou-morre pré-grupos da Liga Europa, sorteado pela UEFA nesta sexta-feira: Tottenham versus o cipriota AEL e Internazionale contra o islandês Stjarnan, clube do coração de Reinaldo Andrade, um conhecido meu das redes sociais que é apaixonado por futebol e que curte especialmente o alternativo.

*Basquete: depois de levar 85 x 80 da Argentina, o Brasil jogará contra o México neste domingo pelo Torneio das Três Nações, encerrando a preparação para o Mundial Masculino, no qual estreará contra a França no dia 30.

*Vôlei: após aplicar 3 x 0 na Coreia do Sul (25/16, 25/12 e 25/15) e 3 x 0 na Rússia (25-15, 25-21 e 25-17), o Brasil terá pela frente os Estados Unidos no domingo para fechar esta rodada tripla no Grand Prix.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Mosca acertada por um chute certeiro ao vivo na televisão. Aconteceu na Bandeirantes de Curitiba e assistem aqui. Amado Osman apresentava o "PR Acontece" e, ao perceber a varejeira, não fez jus ao nome. Então, tá...

*Leio no NaTelinha que Rodolpho Gamberini será participante especial do debate presidencial que acontecerá no dia 16 do mês que vem na TV Aparecida, trabalhando nos bastidores do programa. Mas não será ele o mediador? Será, isso sim, o padre Josafá Moraes, também jornalista e diretor geral da emissora católica.

*Leio no Daniel Castro que Luciano Faccioli recusou um convite da RedeTV! para apresentar um jornal matinal pois teria sondagem de outro canal, que o colunista afirma ser a Record, que poderia recontratá-lo, ainda que contrário ao vice jornalístico Douglas Tavolaro por este não gostar de sua saída em 2010 para a Bandeirantes com um contrato em vigência. Além disso, o salário na RedeTV! seria metade do que ganhava até agora. Mas apenas 10% do salário oferecido a ele e recusado me serviria demais e serviria bastante a muita gente, isso é certo.

*Leio no Flávio Ricco que dois repórteres da Record emprestaram uma minicâmera a pichadores que foram detidos na noite de quinta-feira ao entrarem num prédio no Jardim Colina, em São Paulo. Pra quê isso? Pra quê colaborar com estes transgressores de regras ao invés de denunciá-los para mandá-los para o xadrez?

*Acabou a substituição da Zileide Silva. Segunda para terça, Christiane Pelajo voltará ao "Jornal da Globo".

*45 anos neste sábado de Andréa Veiga, que foi paquita no "Clube da Criança" e no "Xou da Xuxa", além de fazer filmes da Meneghel e atuar em produções de dramaturgia nas próprias Manchete e Globo.

*Domingo dos 85 anos de Daisy Lúcidi, atriz que nos últimos anos é presença constante nas novelas da Globo, atualmente vista em "Geração Brasil". Viúva de Luiz Mendes, apresenta o "Alô, Daisy!" na Rádio Nacional.

*Domingo dos 100 anos do nascimento de Ken Annakin, falecido em 2009 e diretor de "Os Intrépidos Homens em Seus Calhambeques Maravilhosos" e "Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras".

*Domingo dos 55 anos de Rosanna Arquette, atriz de filmes como "Procura-se Susan Desesperadamente".

*A saideira: o sábado marca os 45 anos de um dos assassinatos mais brutais, chocantes e horripilantes de todos os tempos. Grávida de 8 meses e estrela do cinema, com apenas 26 anos, Sharon Tate foi assassinada pelos maníacos da família Manson. A história dá ânsia de vômito de tão terrível. Casada com o diretor Roman Polanski, Sharon atuou em filmes engraçados como "Não Faça Ondas" e "A Dança dos Vampiros".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Sábado dos 40 anos da morte de Heron Domingues. Nascido em 1924 em São Gabriel, este conterrâneo daqui da aldeia pampeana iniciou como locutor na Rádio Gaúcha, onde noticiou o bombardeiro a Pearl Harbor. Foi para o Rio de Janeiro em 1944 e se popularizou como a principal voz do "Repórter Esso", o rádiojornal fundamental do seu tempo e que parava o país quando entrava no ar. Depois, Heron foi para a televisão e apresentou o "Telejornal Pirelli" na TV Rio e jornais na Rede Globo, onde também fez o "Só o Amor Constrói", programa de homenagens que passava nas noites de domingo e no lugar do qual entraria em 1973 um certo "Fantástico".

Três registros com Heron Domingues estão no tópico: de 1955, o "Repórter Esso" que anunciou o falecimento de Carmen Miranda; de 1973, trechos do primeiro "Só o Amor Constrói" em homenagem a Francisco Cuoco; e de 1994, uma homenagem do "Vídeo Show" nos 20 anos de sua morte, com direito a cenas suas na TV Globo.

Bela do Dia: Andressa Almeida

Andressa Almeida, repórter da RPC TV em Curitiba. Os olhos são o que mais se destacam neste belo conjunto.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Madrugada de sábado para domingo com uma reprise 5 estrelas na Globo depois das 3 horas: a de "Quase Famosos", ótimo filme que é uma autobiografia do diretor Cameron Crowe quando repórter musical. Em meio às aventuras da banda fictícia Stillwater e à linda presença de Kate Hudson com a personagem Penny Lane, uma trilha sonora excelente e cheia de música boa. Uma amostra está aqui: "Tiny Dancer", com Elton John.

Arremate

Domingo de atletismo em Belém com o GP Brasil. O jamaicano Asafa Powell é o grande nome da disputa.

"24 Horas" volta depois que soubermos se ele terá desempenhado bem no Mangueirão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.