.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 7 de agosto de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 294
Regra mantida ou uma nova exceção?

Pergunta que fica no ar para elucidar este mistério chamado Copa Libertadores em sua inédita decisão iniciada nesta quarta-feira no Paraguai. O San Lorenzo saiu na frente e, embora a finalíssima seja a única parte do torneio onde gol fora não é critério de desempate (o que é brabo pois uma mesma competição possui dois regulamentos distintos, mas isso tem que ser discutido e alterado antes dela pois depois não adianta chorar), a vantagem se foi pelos ares quando o Nacional arrancou um empate caído dos céus a 20 segundos do último trilar de apitante. Não há um dos duelistas na frente do outro, o equilíbrio é levado para a volta na Argentina na semana que vem.

Aí fica a pergunta: a regra será mantida ou teremos uma nova exceção? Esta é a 15ª Libertadores empatada na ida decisiva - e só conto as finais com duas partidas e não aquelas com três. Em 11 destas finais que agrupo, o campeão foi o visitante do primeiro jogo: Independiente em 1964 e 1972, Boca Juniors em 1978, Nacional do Uruguai em 1980, Grêmio em 1983, Colo-Colo em 1991, Cruzeiro em 1997, Once Caldas em 2004, São Paulo em 2005, Santos em 2011 e Corinthians em 2012. As finais ganhas por gremistas em 1983, são-paulinos em 2005 e corintianos em 2012 iniciaram com 1 x 1. São as inspirações para o San Lorenzo confirmar aquela que noto ser para muitos a lógica. Nas outras três decisões, o visitante triunfante foi o da segunda partida: Peñarol em 1982, Boca Juniors em 2000 e Estudiantes em 2009. São estes que o Nacional tentará copiar fora do Paraguai.

Outra coisa que fica para quarta que vem, quando Sandro Meira Ricci dirigirá a peleja definitiva: o Nacional tentará sua primeira vitória fora de casa nesta Libertadores. Sim, ele passou o certame inteiro sem ganhar uminha que fosse longe dos seus domínios. Foram 3 empates (um deles com o Atlético Mineiro) e 3 derrotas. Por sua vez, o San Lorenzo terminou sua passagem como visitante sem também uma vez que fosse obter os 3 pontos. Foram 3 empates (um deles com o Cruzeiro) e 4 derrotas (uma para o Grêmio, nos 90 minutos, e outra para o Botafogo).

Os destaques da Copa do Brasil

Jogando bem e arrancando muitos elogios, o Fluminense do Cristóvão Borges não quis saber nem do América de Natal e nem dos mais de 25 mil fãs na mundialista Arena das Dunas para praticamente se classificar para as oitavas com um 3 x 0 sólido e consistente, com direito a dobra do Cícero e mais um baita tento do Conca, que tá não digo comendo, mas sim devorando a bola depois da Copa do Mundo com uma fome pra lá de insaciável. Os potiguares terão que marcar quatro de diferença no Maracanã ou três a partir de 4 x 1. Esquece. Nem considere tal possibilidade. Mais fácil a Emmily Virgílio pedir à InterTV Cabugi para gravar uma reportagem sobre potiguares no Rio Grande do Sul com o único pretexto de me conhecer pessoalmente (risos) que o Mecão derrubar o Flu.

Dois paulistas passaram de fase após boas vantagens nas idas. Foi chato pra dedéu o prélio no Municipal de Sampa City e não teve chocolate, mas teve Mouche (espero que tenham entendido o péssimo trocadilho infame). Mais uma vitória do Palmeiras, a segunda no Pacaembu, o que mostra que sua ronha é só no Brasileirão mesmo. Eliminado em queda dupla, o Avaí teve quebrada uma invencibilidade de quatro pelejas como visitante.

Enquanto isso, o Corinthians irritou demais seus torcedores com um futebol fraco, mas nem isso foi capaz de tirá-lo da CB pois os 3 x 0 em Itaquera eram tão, mas tão sólidos, que mais fácil seria Clara Albuquerque virar garota-propaganda deste PB (quem me dera, quem me dera...) que dar Bahia. Até deu, mas não por mérito próprio e sim graças à patetada do Guilherme Andrade. Serviu para fechar a incômoda seca de 10 jogos. Por sua vez, o Coringão teve quebrada uma sequência positiva de 9 partidas no geral e 13 enquanto visitante.

Surpreendente e divertida emoção teve a jornada santificada nordestina. O Santa Rita mandou a pugna em Maceió e saiu na frente, tomou a virada do Santa Cruz, mas revirou para ganhar por 3 x 2, o que lhe permite empatar em Pernambuco, mas não dá garantia de facilidade pois basta o escore mínimo para os recifenses avançarem.

Desagradou os dois

Chega de asterisco no Campeonato Brasileiro, disputada foi a peleja pendente entre Chapecoense e Atlético Mineiro. Os catarinenses abriram o placar no fim da etapa inicial, mas tomaram a igualdade no último lance da metade complementar. Jaílton deu a alegria, "Jaéra" jogou o balde de água fria. Tá, foi Leonardo Silva, mas não dá para fazer trocadilhos com os nomes reais de ambos. (risos) A igualdade desagradou ambos por travá-los no que objetivavam. A Chape está com 15 pontos em 12° lugar, apenas 4 pontos acima do primeiro "rebaixável" Coritiba, e o Galo foi aos 19 em 9°, a 5 pontos do quarto colocado Corinthians. O Verdão do Oeste não perde em casa há 4 jogos, mas deixou de emplacar a quarta vitória seguida diante de sua gente. O Atlético só ganhou uma das últimas 4 visitas e nem foi na divisão principal nacional, mas sim contra o Lanús na Recopa Sul-Americana.

Fim de semana antecipado

É no Grupo B da Série C, que abre a rodada do próximo fim de semana com uma antecipação esta noite para movimentar a serra da aldeia pampeana. Juventude e Caxias estarão frente a frente numa data que não é lá das melhores para um clássico (quinta, 9 da noite), mas talvez a exposição nacional numa data sem qualquer outro concorrente futebolístico valha a pena e chame mais torcedores para curtirem o cotejo. O Papo vem de 3 derrotas nesta terceira divisão e não ganha no Jaconi há 3 partidas, enquanto o Bepe não só está invicto há 5 rodadas, como saiu vitorioso em 4 delas. Nos dois Ca-Ju já realizados, deu Caxias 2 x 1 no Gauchão e 0 x 0 nesta C.

Curtinhas

*O calendário do futebol brasileiro para 2015 reservará uma pré-temporada de 7 a 31 de janeiro e não terá torneios de clubes disputados nas mesmas datas das Eliminatórias da Copa de 2018, mas eles permanecerão normais durante a Copa América, com o Brasileirão tendo três rodadas simultâneas e outra um dia depois da final. Além disso, falam que a seleção olímpica terá um número de amistosos semelhante ao da principal. Como fatalmente muitos jovens hoje titulares dos seus clubes serão chamados, no fim das contas o prejuízo seguirá o mesmo.

*Ficou assim o calendário: Estaduais de 1° de fevereiro a 3 de maio; Copa do Nordeste de 4 de fevereiro a 29 de abril; Copa Verde de 8 de fevereiro a 6 de maio; Copa do Brasil de 25 de fevereiro a 25 de novembro; Libertadores de 11 de fevereiro a 5 de agosto; Sul-Americana de 19 de agosto a 9 de dezembro; Série A de 10 de maio a 6 de dezembro; Série B de 9 de maio a 28 de novembro; Série C de 17 de maio a 22 de novembro; Série D de 12 de julho a 15 de novembro; Copa América de 11 de julho a 4 de julho; e Mundial de 9 a 19 de dezembro.

*Algo bom é que a Copa São Paulo de Juniores poderá ter atenção preferencial justamente na principal das horas, que é a do vamos ver decisivo. Até agora, seus jogos eram "comando" enquanto não começavam os profissionais e estes chegavam na hora do mata-ou-morre júnior, que ficava relegado não a segundo e sim a terceiro ou quarto plano, o que era brabo pois o melhor momento não recebia a atenção devida. E tem mais: 25 de janeiro de 2015 será um domingo. Final às 10 da manhã só se a Globo quiser exibi-la no "Esporte Espetacular", embora não haja necessidade pois daria para colocá-la às 5 da tarde, já guardando a faixa dos Estaduais. É perfeito isso!

*Elano saindo do Flamengo. Não deixará saudades nos rubro-negros. Você gostaria de tê-lo no seu time?

*Palmeiras multado, Corinthians absolvido. O principal: nada de punição efetiva a ambos por causa das cadeiras quebradas na Arena de Itaquera. Foi igual à absolvição a Internacional e Flamengo na agressão ao André Santos, que ainda ganhou um carimbo de "mentiroso" da forma como os clubes se defenderam para salvar suas peles. É por essas e outras que nem me preocupo com quantidade máxima de jogos de punição, como leio uns e alguns fazerem toda vez nessas horas. Extremos punitivos assim não acontecem nem em pesadelo, que dirá na real?

*A seleção da Major League Soccer ganhou do Bayern de Munique em amistoso por 2 x 1 e Josep Guardiola não gostou nada a ponto de nem cumprimentar o técnico ianque por achar que o jogo foi violento demais. Hm...

*Quinta-feira de apresentação do David Luiz como novo zagueiro do Paris Saint Germain.

*Acabou a carreira do apitante Howard Webb, que esteve nas Copas do Mundo de 2010 e 2014 e nas Eurocopas de 2008 e 2012. Foi ele que dirigiu a decisão vencida pela Espanha sobre a Holanda e não deu vermelho pro De Jong naquele coice memorável. Howard será diretor técnico do órgão gerenciador da arbitragem inglesa.

*Encontrado morto o homem não identificado que foi considerado suspeito de roubar e vazar os registros médicos do Michael Schumacher no hospital de Grenoble. Ele gerenciava a cia. de helicópteros Rega e foi enforcado na prisão onde estava em Zurique após ser preso anteontem por causa deste vazamento relacionado ao ex-piloto.

*Por falar nisso: nunca mais teremos nenhuma efetiva novidade sobre o estado do Schumacher, não? Positivas, de preferência. São mais de 8 meses que o acidente dele aconteceu e tudo é interrogação de lá para cá.

*Basquete: será a mexicana Monterrey que receberá no ano que vem o Pré-Olímpico Masculino das Américas.

*Paralímpico: Daniel Dias nadando muito no ParaPan-Pacífico de Pasadena para estabelecer um recorde mundial nos 50 metros nado borboleta S5 e marcar 33s98, baixando o tempo que era seu mesmo de 34s15.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Quem gosta do saudoso Haroldo de Andrade, lenda maior da comunicação do rádio do Rio de Janeiro, tem um compromisso daqueles nesta quinta-feira: a sessão de autógrafos de "Bom Dia, Pai", livro a ser lançado pelo filho Haroldo de Andrade Jr., que é apresentador da Super Rádio Tupi e que tem comunicado todas as manhãs (na mesma faixa clássica do pai em seus anos de Rádio Globo) em substituição a Francisco Barbosa enquanto este concorre a deputado federal. O evento será das 4 da tarde às 10 da noite na Saraiva do Norte Shopping.

*Não é porque Rogério Forcolen saiu, o que desde ontem faz com que o "Balanço Geral RJ: Manhã" tenha como apresentadora a retornada Lívia Mendonça, que a Record do Rio de Janeiro ficou menos gaúcha, já que no time de repórteres continuam as damas Evelyn Bastos (alguns dias fora do ar por quebrar acidentalmente o braço direito) e Priscilla Casagrande e o cavalheiro Leonardo Lara. Ficou foi menos colorada com a saída do Forcolen, isso sim, enquanto Evelyn e Priscilla são gremistas e Leonardo admito não saber se é vermelho ou azul.

*O carro com uma equipe de reportagem da Record foi alvo de dois tiros nesta madrugada aqui em Porto Alegre, ela mesma noticiou agora pela manhã no "Rio Grande no Ar". Estavam o repórter Rafael Machado, o câmera e o auxiliar/motorista. Por volta das 3 e meia, eles se dirigiam à delegacia do Morro da Cruz por causa da pauta que cobriam: o roubo do carro oficial da Casa Militar do Rio Grande do Sul, que atenderia a primeira-dama Sandra Genro e que foi tomado por um homem armado ao render dois seguranças, mas que foi recuperado após algumas horas. Foi cobrindo este assunto que Rafael e a equipe da Record sentiram o barulho de dois tiros na viatura, só conseguindo parar pra ver o que tinha ocorrido quando avistaram um carro policial. Todos estão bem, felizmente.

*Desde esta semana, não é mais a RBS a única TV aberta com produção local em HD aqui em Porto Alegre. Era. Não é mais. A partir da última segunda-feira, também o SBT passou a transmitir em 16:9 e alta definição com o "SBT Manhã Rio Grande", não apenas no vivo do estúdio, mas também nas gravações dos repórteres. O HD se faz presente também no "SBT Rio Grande" e no "SBT Esporte" na hora do almoço. A Record, que eu achava que adotaria este recurso e até agora não o fez, só aparece em HD no "Fala Brasil" quando da entrada ao vivo da Gisa Guerra com informações daqui do Rio Grande do Sul. A Bandeirantes também não adotou o HD até agora, embora alguns VTs exibidos no "Jornal da Band" sejam em 16:9 e tenha havido uma transmissão regional ao vivo neste formato, que foi a do Miss Rio Grande do Sul no fim do ano passado diretamente de Passo Fundo.

*Uma pérola oferecida pelo site da Bandeirantes em chamada para o "Agora é Tarde" de terça para quarta-feira. O título: "ele deu a volta por cima". O subtítulo: "Rafael Ilha conta como saiu do fundo do poço". No corpo do texto: "recentemente, foi preso com armas na fronteira do Paraguai, juntamente com a sua mulher". Bom, talvez eu seja preciosista ao extremo, mas quem supera problemas como esses do ex-Polegar não tem recaídas assim a ponto de parar na cadeia por portar armas na fronteira do Brasil com outro país. O autor desse texto é um brincalhão. Rafael tem várias chances de se endireitar e seguir um bom caminho, mas não as aproveita. Uma pena.

*Enquanto o "Programa do Jô" continua com reprises pelo homem seguir internado no Sírio-Libanês, em São Paulo, leio no Flávio Ricco que a Globo deverá promover algum mexe na programação da madrugada por serem bons os resultados de audiência com seriados inéditos quando ocupam as férias do Jô Soares, quem sabe até para oferecer uma alternativa aos similares do Rafinha Bastos na Band e do Danilo Gentili no SBT.

*"Mais Você" desta quarta abrindo com um barraco entre dois membros da equipe técnica, com discussão e até ameaça de pancadaria... mas era tudo armado para encaixar na pauta do dia, que era sobre barracos e gente que curte uns e alguns. Quem viu pensou que era verdade e se espantou. Precisava fazer algo assim, Globo???

*O Viva passará a reprisar o "Planeta Xuxa" a partir de 7 de setembro, às 21h30 dos domingos. Sim, sinto falta da TV paga desde que deixei de tê-la no ano passado por não ter condição financeira para mantê-la. Mas não, não é uma novidade assim que lamentarei deixar de assistir. Lamentaria era topar com ela no meu caminho, isso sim.

*Em tempo: lembram do Campeonato Brasileiro de 1997, que teve jogos transmitidos por Globo e Bandeirantes às 21h40 dos sábados? Foi esta mulher a causadora de tudo. Esta madame gerou as "noitadas de boate" do futebol naquele ano pois o "Planeta" ocupava a faixa das 16h. Dá até pra dizer que foi por causa disso que a notícia mais chocante daquele ano no mundo, que foi o acidente que vitimaria a Princesa Diana, não foi informada com vinheta do plantão, repassada inicialmente que foi dentro do futebol naquele momento exibido, que teve Galvão Bueno em Fluminense x Santos para São Paulo e Oliveira Andrade em Sport x Vasco para o Rio de Janeiro.

*Quinta-feira que vem, tem "O Menino de Ouro" na Globo. Não, ela não tirou Luiz Bacci da Bandeirantes. Não, ela não tirou do SBT o reality show de futebol das manhãs de domingo. É a comédia dramática britânica estrelada em 2005 por Toni Collette e Richard E. Grant, que passará na "Sessão da Tarde". Mas o trocadilho é inevitável.

*A saideira: completa 70 anos hoje David Rasche, ator que é mais lembrado por "Na Mira do Tira", série cômica policial produzida de 1986 a 1988 e aqui no Brasil estreada pela Globo e reprisada pela Manchete (na qual a vi) e pelo TCM. Seu detetive Hammer era impagável e a abertura ao som de Danny Elfman muito boa. No cinema, ele fez o presidente dos Estados Unidos em "Sentinela", que vi há algum tempo no "Corujão". David tem ligação com o Brasil. Em 2010, ele estrelou "Olhos Azuis", que José Joffily rodou em Pernambuco e no Rio São Francisco.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bianca Naves

Bianca Naves, nutricionista. Vi esta linda moça dia desses na Record, no quadro "Além do Peso" no "Programa da Tarde". Dos serviços de alguém como ela acho que ainda precisarei, além do peso que sinto estar há muito tempo - não no nível dos competidores do show televisivo, também não é pra tanto, mas para exemplo positivo estou longe demais.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Não digo que seja a primeira vez porque minha memória é tão ruim que talvez eu já tenha indicado alguma nestes quase 11 anos que a "24 Horas" completará na segunda-feira, quando aberta será sua 12ª temporada. Certo é ser uma "raridade rara" este tópico trazer música gospel, mas a dica vale a pena até por envolver uma madame que gosto muito de ver no vídeo todas as manhãs e da qual já falei algumas vezes no "Sintonia PB", que é Raquel Rocha, a doce mineirinha que reporta as coisas de Belo Horizonte na Rede Record ao vivo no "Fala Brasil", séria nas más notícias e lindamente sorridente nas amenas e boas. Além do jornalismo, ela é cantora gospel do grupo Ministério Unidade. Já tinha olhado de outra vez um vídeo dela cantando e me agradou sua voz melodiosa, o que reforcei agora. Canal UHF da capital mineira pertencente à Igreja Batista da Lagoinha, a Rede Super lançou ontem o clipe de "Sara o Brasil", que assistem aqui. Não é só noticiando que Raquel manda bem. Cantando também.

Arremate

Hoje tem julgamento do recurso do Criciúma no Pleno do STJD. Perde 3 pontos pelo "Caso Cristiano" ou não?

"24 Horas" volta depois que soubermos se o Tigre recuperará os pontos ou os perderá de vez!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.