.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 31 de julho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 290
Desta vez, o Vozão "ganhou ganhando"

Porto Alegre é a cidade das derrotas inacreditáveis, ao menos nestes últimos dias. Depois da "revirada" do Coritiba sobre o Grêmio no domingo passado, tivemos nesta quarta-feira o Ceará tomando o empate do Internacional aos 46 minutos e meio do segundo tempo e desempatando no lance imediatamente seguinte, com atuação destacada de Ricardinho, que fez um gol e deu passe para o primeiro. São derrotas que, da maneira que acontecem, são inacreditáveis e, por isso mesmo, memoráveis para seus ganhadores. O Vozão agora está com uma boa vantagem para a volta e se apoia no retrospecto de 4 partidas sem perder para o Colorado, pra quem jamais perdeu atuando na capital cearense. Sinucaça de bico para os gaúchos, que jogaram muito mal e foram batidos com inteira justiça. E se em 1994 o Ceará "ganhou perdendo" ao levar 2 x 1 no Beira-Rio e passar de fase graças ao gol fora de casa depois de vencer por 1 x 0 no Nordeste, repetiu o escore ao "ganhar ganhando" e tem tudo para avançar de novo.

Vale histórico após 10 anos

Aos 46 minutos da etapa final, o Novo Hamburgo fez o gol que lhe deixou na frente do ABC no agregado e rendeu uma passagem inédita para as oitavas-de-final da Copa do Brasil, agora só esperando o sorteio das oitavas no dia 19. Vale dos Sinos fazendo história 10 anos depois do então semifinalista 15 de Novembro de Campo Bom. Já para os potiguares é um banhaço de água gelada não apenas ser excluído, mas o ser da maneira como foi.

Interioranos de SP superados

Não dava para ser um dia bom para a Ponte Preta. Depois de oficializar cinco saídas do elenco, está fora da CB pois o Vasco dobrou em casa e fechou com folgado 4 x 1 no agregado, em noite onde o clima político rolou solto na chegada à Colina por causa da eleição que nem Deus sabe que dia que acontecerá, tantas as mudanças.

Enquanto isso, o Bragantino trocou o fator campo pelo fator grana ao jogar em Ribeirão Preto e, evidentemente, o São Paulo teve maioria absoluta de apoio para arrancar com 2 x 1 de frente. Rogério Ceni completou 600 êxitos pelo clube e poderia converter o pênalti mandrake anotado pelo apitante, mas deixou Alexandre Pato batê-lo.

Jogos desta noite

Depois de vencer o Grêmio e salvar a pele do Celso Roth, o Coritiba inicia a terceira fase em casa diante de um Paysandu que ganhou nesta semana a Copa Verde em primeira instância no STJD devido às irregularidades dos atletas do Brasília. Também no Paraná, o Londrina encara um Santos que mandará 9 atletas da base a campo.

Verdão vitorioso

Não se repetiu na Copa Euro-Americana o ritmo do Campeonato Brasileiro e o Palmeiras superou a Fiorentina na competição entre continentes organizada pela DirecTV. Ricardo Gareca estreou o argentino Allione na meiúca, e o uruguaio Victorino, que chegou ao Palestra em janeiro e ainda não havia atuado por causa de lesões diversas (fora que não jogava oficialmente desde setembro do ano retrasado, quando pertencia ao Cruzeiro). A cuidar se o Verdão manterá a positividade no marcador também na divisão principal. O Bahia, que ontem anunciou Márcio Araújo como seu novo treinador, é o oponente do próximo domingo. Chance boa demais para levar 3 pontos.

Campeão inédito outra vez

Corinthians em 2012, Atlético Mineiro em 2013 e quem em 2014? Grandes coisas o Bolívar ir às redes aos 46 do segundo tempo se o San Lorenzo resolveu a questão na Argentina com os 1, 2, 3, 4, 5 x 0. Os argentinos terão pela frente o Nacional do Paraguai, na primeira decisão entre as duas piores campanhas da fase de grupos. São clubes que cruzaram os caminhos de brasileiros: o Nacional enfrentou o Galo no Grupo 4 e o San Lorenzo deixou Grêmio nas oitavas-de-final e Cruzeiro nas quartas-de-final para trás. É ver quem conquistará a Libertadores.

Curtinhas

*Em torno de 8 mil torcedores foram à Arena olhar Luiz Felipe Scolari de volta ao Grêmio após 18 anos. Já dizia o poeta: tem coisas que a razão não explica. A paixão do tricolor por Felipão é uma delas. É uma devoção que não há como ignorar e que não tem 7 x 1 que abale. Eu não contrataria ele para treinar nenhum time agora, depois do que vimos na Copa do Mundo. Mas todo o ambiente positivo ao seu regresso anuncia dias muito interessantes.

*Muitos tomam este convencimento de tirar Felipão do casulo e recolocá-lo no Grêmio num momento difícil como artifício eleitoral, já que o clube terá eleição presidencial em setembro. Pode até ser, claro que dependendo do fator campo. Mas não será para reeleger Fábio Koff, ele disse que não concorrerá. Mas sua chapa será forte.

*Uma coletiva marcou o adeus do Ronaldinho Gaúcho, cujo destino é incerto e não sabido. Seja qual for, não acho que repetirá a mesma sintonia de união carismática que teve com o Atlético Mineiro. Baita parceria.

*O Botafogo levou para Brasília o clássico do dia 17, contra o Fluminense, apostando que lucrará bastante com a torcida do Centro-Oeste. Depende do preço que cobrar pelos bilhetes. Torcedor é apaixonado, mas não bobo.

*Oficializada a mudança de 16 para 20 clubes na Copa do Nordeste em 2015, com as chegadas de dois do Piauí e dois do Maranhão, regiões inexplicavelmente fora do torneio há duas décadas. Isto fará a fase de grupos agora ter cinco quadrangulares, dos quais passarão o primeiro colocado de cada um e os três melhores segundos.

*Estes são os classificados: os pernambucanos Sport, Náutico e Salgueiro; os baianos Vitória, Serrano e Bahia; os cearenses Fortaleza e Ceará; os alagoanos Coruripe e CRB; os potiguares América e Globo; os paraibanos Botafogo e Campinense; os sergipanos Confiança e Socorrense; os maranhenses Sampaio Corrêa e Moto Club; e os piauienses River e Piauí. Acontecerá em setembro o sorteio das cinco chaves.

*Marcelo Veiga demitido pela Portuguesa após 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Ele não "aconteceu" por lá.

*Tem dirigentes que se agarram tanto nos seus cargos que só saem deles quando trocam a vida pelo além. Se parecer cruel demais, peço perdão, mas certas pessoas não merecem palavras mais carinhosas, e uma delas é Julio Grondona. Não é porque ele morreu aos 82 anos, vítima de complicações cardíacas, que automaticamente se torna uma boa pessoa. Bom gestor da Associação de Futebol Argentino ele não foi nestes 35 anos. E aqui no Brasil, tão certo quanto 2 mais 2 ser igual a 4, tem muito "candidato" a Grondona. Ô, se tem...

*Com a morte de Grondona, foi adiado o começo do Campeonato Argentino, que seria neste fim de semana.

*Antes do falecimento dele, na terça à noite a AFA decidiu em reunião extraordinária rasgar o regulamento do Argentino que acabou há mais de 2 meses. O Vélez Sarsfield estava classificado para a Libertadores, mas pelo saldo de gols. Agora, isso não vale mais. Ele e o Boca Juniors, empatado em pontos, jogarão uma partida extra valendo a classificação. Única possibilidade disso não acontecer: ambos se classificarem no torneio cujo início foi adiado com a partida do chefão da entidade. Nem vou falar mais nada, é uma sacanagem demais da grossa.

*Ex-Barcelona, Fàbregas estreou no Chelsea com um gol de falta nos 3 x 1 amistosos sobre o Vitesse.

*Quinta-feira dos 45 anos de Antonio Conte, grande personagem da Juventus dentro e fora das quatro linhas. Jogando, venceu uma Intercontinental, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Europa, cinco Italianos, uma Copa da Itália e quatro Supercopas da Itália. Treinando, levou três Italianos e duas Supercopas da Itália.

*Tênis: o WTA de Washington registrou o novo saque mais rápido da história dos torneios femininos. Nos 2 x 0 (7/6 e 6/1) sobre Ana Ivanovic, Sabine Lisicki sacou a 210,8 quilômetros por hora, superando os 208 que Venus Williams disparou em peleja do Aberto dos Estados Unidos ainda em 2007. Paulada com "PA" maiúsculo.

*Basquete: hoje tem amistoso da seleção masculina principal do Brasil. É contra Angola.

*Desfalcaço pra Argentina no Mundial que começa em 30 de agosto: Manu Ginóbili. O San Antonio Spurs não permitiu sua convocação pois o armador se recupera de uma micro fratura. Teve acordo da FIBA com a NBA.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que a Record liderou em Salvador na segunda-feira das 7h30 às 8h40, com o "Bahia no Ar" anotando 8,5 pontos de média e 10 de pico, versus 7,7 da TV Bahia (Globo), 2,4 da Aratu (SBT) e 1 da Band.

*Leio no Flávio Ricco que será na próxima segunda-feira a volta da agora grávida Ticiana Villas Boas ao "Jornal da Band", que nestes dias de suas férias tem Paula Valdez ao lado do Boris Casoy, que cobre até o comecinho do mês que vem as férias do Ricardo Boechat e que é substituído no "Jornal da Noite" por Caroline Nogueira.

*Também no "guru", leio que a Bandeirantes deixou a Record do Rio de Janeiro sem chefe de jornalismo pois Rodrigo Mariz deixou a estação carioca para compor o time do Luiz Bacci no novo "Tá na Tela".

*Desagradável este caso com Ricardo Leandro Moreno, operador técnico do SBT que foi baleado no abdômen quando estava com a equipe que se localizou perto do Allianz Parque para filmar o trânsito em São Paulo para o "Notícias da Manhã". Felizmente, ele passa bem. Terceiro caso policial na capital paulista com gente do SBT, os dois anteriores com as repórteres Vanessa Hadi, do "Okay Pessoal!!!", e Juliana Franceschi, do esporte.

*SBT, que pegou muita gente de surpresa na noite desta quarta-feira ao noticiar inicialmente como chamada em seus perfis nas redes sociais e depois no próprio "SBT Brasil", em vivo do Peterson Izidoro, uma triste notícia do humor televisivo: a morte com apenas 35 anos de Fausto Fanti, o Renato do grupo "Hermes e Renato", que nos anos 2000 fez muito sucesso na MTV, depois passou pelo "Legendários" da Record, voltou pra MTV e agora já filmava para estrear no FX. Foi seu colega de atração Adriano Pereira, o Joselito, que o encontrou sem vida em seu apartamento, com o corpo caído no banheiro e um cinto amarrado no pescoço. Depois do SBT divulgar esta informação, os demais veículos de rádio, web e televisão também a confirmaram.

*Até pelo choque causado pela informação surgida praticamente num piscar de olhos, muitos fãs de "Hermes e Renato" se assustaram e se entristeceram demais com a partida de um de seus principais atores. A MTV Brasil como todos conhecemos, que acabou recentemente pois o controle do canal passou a ser da Viacom e não mais da Abril, teve neste humorístico um dos pontos mais bem-sucedidos em mais de duas décadas. Quando os componentes se transferiram para o programa do Marcos Mion na Record, o título não foi junto pois permaneceu com a estação musical, daí eles trocaram para "Banana Mecânica". É... Que Fausto descanse em paz.

*Informado pela conterrânea autora Letícia Dornelles em seu perfil no Facebook: está de saída da TV Globo o jornalista Luís Erlanger, que chegou à emissora em 1995, após trabalhar por muitos anos no jornal O Globo. Na televisão, foi diretor editorial da Central Globo de Jornalismo até 2000, quando passou ao comando da Central Globo de Comunicação. Ano passado, ele foi pra direção da Central Globo de Análise e Controle de Qualidade. Erlanger, que lançou em 2014 o livro "Antes Que eu Morra", tocará projetos culturais, pelo que disse a Letícia.

*Leio no Flávio Ricco que a Globo vai tirar Jack Bauer do ar mais cedo. "24 Horas: Viva um Novo Dia" deixará a programação em 24 de agosto, ficando a dúvida se exibirão "maratonas" para exibir todos os episódios ainda inéditos ou se picotarão os mesmos para encurtar a transmissão. (Atualização das 12:05: o atento conviva David Lima me lembra que já passaram 4 episódios pois foram duas sessões duplas, admito que não me lembrei disso na hora de escrever, passou batido por mim. Logo, faltam 8 para ser transmitidos e, sendo mantido o ritmo da sessão dupla até o fim, serão mais 4 domingos e, consequentemente, a exibição acabará no dia 24 mesmo.)

*70 anos em dose dupla hoje: aniversário da atriz Geraldine Chaplin, filha de Charlie e atuante em filmes como "Doutor Jivago" e a cinebiografia "Chaplin"; e falecimento do escritor Antoine de Saint-Exupéry, que nasceu em 1900 e cuja obra mais lembrada é "O Pequeno Príncipe", que lançou exatamente um ano antes de morrer.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Giselle Batista

Giselle Batista, atriz. Leio no Flávio Ricco que ela participará de "Boogie Oogie", novela nova das 6 a ser estreada pela Globo na próxima segunda-feira. Mais um motivo para eu assisti-la: esta bela guria.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Completa 50 anos hoje Jim Corr, guitarrista do The Corrs, cujas gurias cantam aqui "Radio" à acústica.

Clipe do Dia II

Grande guitarrista de jazz, Stanley Jordan celebra 55 anos. Curta aqui sua leitura de "Stairway To Heaven".

Arremate

Deve se lembrar: o Ceará só não foi pro intervalo em vantagem pois Dida catou um pênalti do Magno Alves.

"24 Horas" volta antes que o Internacional se vire nos trinta no Nordeste para classificar!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.