.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 16 de julho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 278
Noite de Brasileirão e Recopa

Antes da Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro teve a 9ª rodada com estes escores: Coritiba 3 x 0 Goiás, São Paulo 2 x 1 Atlético Mineiro, Vitória 0 x 1 Sport, Cruzeiro 3 x 0 Flamengo, Grêmio 0 x 0 Palmeiras, Corinthians 1 x 1 Botafogo, Chapecoense 2 x 1 Bahia, Fluminense 1 x 1 Internacional, Santos 2 x 0 Criciúma e Figueirense 1 x 3 Atlético Paranaense. Antes ainda da Copa, foi recuperado o pendente Sport 1 x 0 Bahia.

Agora, chegamos à décima rodada. E quais são os compromissos de retomada e as posições das equipes na Série A? Três pelejas às 19h30 de hoje: Grêmio (6° com 15) x Goiás (7° com 15) aqui em Porto Alegre; Sport (9° com 14) x Botafogo (13° com 9) no Recife; e Coritiba (17° com 7) x Figueirense (20° com 4) em Curitiba.

Mais três na "Sessão das Dez": Criciúma (14° com 8, tendo três pontos tirados no STJD por escalação irregular contra o Goiás na segunda rodada) x Fluminense (2° com 16) em Criciúma; Bahia (16° com 8) x São Paulo (4° com 16) em Salvador; e Flamengo (19° com 7) x Atlético Paranaense (12° com 13) em Macaé.

Outras três serão nesta quinta-feira, duas às 19h30: Santos (10° com 14) x Palmeiras (11° com 13) em Santos; e Corinthians (3° com 16) x Internacional (5° com 16) em São Paulo. Dois clássicos lamentavelmente simultâneos. Para completar às 21h, tem Cruzeiro (1° com 19) x Vitória (18° com 7) em Belo Horizonte.

Só tem um jogo que não acontecerá ainda agora, remarcado para 6 de agosto que foi: Chapecoense (15ª com 8) x Atlético Mineiro (8° com 14). Adiamento originado pela Recopa Sul-Americana, que o Galo começará fora de casa contra o Lanús, revivendo a final da Conmebol de 1997, onde venceu na Argentina e empatou em casa.

Esta será a décima segunda Recopa com a presença do Brasil. Descontemos as três sem o Brasil, todas com presença do São Paulo, com bicampeonato diante de Cruzeiro em 1993 e Botafogo em 1994 e derrota para o Corinthians no ano passado. Especificamente Brasil x Argentina, será a quinta Recopa. Os brasileiros se deram bem no Grêmio x Independiente de 1996, no Cruzeiro x River Plate de 1998 e no Internacional x Independiente de 2011, enquanto os argentinos só chegaram na frente no Boca Juniors x São Paulo de 2006.

Outras quatro Recopas tiveram brasileiros. Duas ganhas: 2007, Internacional x Pachuca; e 2012, Santos x Universidad de Chile. Duas perdidas: 1992, Colo-Colo x Cruzeiro; e 2009, LDU x Internacional.

Recomeçou a Série B

A décima primeira rodada marcou o duelo de primeiro e segundo colocados. Posições invertidas ao último trilar de apitante com a paulada aplicada pelo Joinville no Ceará, que tomou 3 ainda na etapa inicial e só diminuiu na finaleira, quando nada mais dava pra fazer. O JEC teve dois do Marcelo Costa, um dos "dobradores" da noitada cheia. Outro foi Fabrício no quatrilho de virada do Vasco sobre o Santa Cruz em Cuiabá, com a estreia do Kléber Gladiador tendo um gol dele surgido de um pênalti inventado pois Carlos César tropeçou e não foi derrubado. Dois também de Max nos 4 x 2 do América de Natal diante do Bragantino, que empatava até 27 do segundo, e ainda do Misael para o Luverdense, que trincou o ABC para permanecer 100% em Lucas do Rio Verde.

A noite foi também dos pênaltis perdidos. Três, na verdade. Um mostrou Cléber Santana detido por Márcio, mas o Avaí do desperdiçador se deu bem por virar e ganhar em casa do Atlético Goianiense. Outro foi executado por Thiago Silvy, mas João Carlos defendeu e manteve a vantagem do Boa Esporte, aberto num bizarro gol contra do João Paulo e determinante para o Vila Nova seguir horrorosamente ridículo, com 9 derrotas e 2 empates. Por fim, Dodó cobrou e Paes se impôs para manter o "oxo" do seu Oeste com o Icasa. Noite sem gols no interior de SP, diga-se de passagem, pois também Ponte Preta e Portuguesa não estufaram as redes. Ao menos um gol saiu tanto em Minas, do América no Paraná, quanto em Pernambuco, do Náutico no Sampaio Corrêa.

Passadas 11 rodadas, estamos assim na classificação: em 1°, Joinville com 23; em 2°, Luverdense e Ceará com 21; em 4°, América Mineiro com 20; em 5°, ABC, Avaí, Vasco* e Ponte Preta com 17; em 9°, América de Natal, Sampaio Corrêa e Santa Cruz com 16; em 12°, Náutico* com 15; em 13°, Icasa com 12; em 14°, Boa Esporte e Oeste* com 11; em 16°, Atlético Goianiense* com 10; em 17°, Bragantino e Portuguesa com 10; em 19°, Paraná com 9; e em 20°, Vila Nova com 2. O asterisco indica equipes com uma partida a menos que as demais.

A próxima rodada começa na sexta-feira com Portuguesa x Paraná, ABC x Joinville, América Mineiro x Oeste e Avaí x Ponte Preta. Sábado, teremos Vasco x América de Natal, Luverdense x Atlético Goianiense, Ceará x Icasa, Vila Nova x Santa Cruz e os "embalos noturnos" Bragantino x Sampaio Corrêa e Náutico x Boa Esporte.

Curtinhas da Copa do Mundo

*Alemanha campeã justa com um grande gol armado pelo Schurrle e finalizado pelo Super Mario Gotze, que saiu do banco de reservas para se eternizar na história mundialista. A Argentina perdeu gols feitos com Higuain, Messi e Palacio. Ambos os selecionados tiveram boas chances, mas os argentinos ratearam demais.

*Romero completou 485 minutos sem levar gol e é o terceiro goleiro de maior invencibilidade em Copas, atrás somente dos 502 do inglês Shilton de 1982 a 1986 e dos 517 de Zenga em 1990.

*Décima final entre sul-americanos e europeus, com o terceiro título da Europa e o primeiro dela aqui na América do Sul. Terceiro Mundial seguido com prorrogação na decisão, porque só 90 minutos não bastam.

*Bateu direitinho a escrita dos 24 anos separando um tetracampeonato: Brasil de 1970 a 1994, Itália de 1982 a 2006 e Alemanha de 1990 a 2014. Agora não temos mais tricampeões, pois dos tetra salta direto para os bi.

*Sem considerações sobre os 3 x 0 da Holanda, a não ser que o Brasil levar 10 gols em 2 jogos é vexatório.

*102 gols sofridos pela Seleção Brasileira em Copas, 14 só neste ano. Anfitrião mais vazado da história, acima dos 11 da Suíça em 1954. Em duas Copas, Júlio César tomou 18 gols, mais que os 15 de Taffarel em três.

*E pensar que Thiago Silva disse antes do Mundial que não levariam nenhum gol. Imagina se diz o contrário.

*Luiz Felipe Scolari fora da Seleção, comenta-se que tirado dela ao invés de "se retirar-se a si mesmo". Seja de qual jeito for, não dava para mantê-lo treinando o Brasil. Não depois dessas duas pauladaças aqui em casa.

*Carlos Alberto Parreira disse que a CBF é o Brasil que deu certo. Fora da Seleção, manterá esta opinião?

*Rodrigo Paiva demitido. Após 12 anos, acabou o reinado do homem da comunicação da CBF. Também caíram fora Flávio Murtosa, Paulo Paixão, José Luiz Runco, Carlos Pracidelli e Thiago Larghi. Dispensa em alta escala.

*Quem dirigirá o escrete contra a Colômbia em 5 de setembro em Miami, o Equador no dia 9 em Nova Jersey, a Argentina em 11 de outubro em Pequim e a Turquia em 12 de novembro em Istambul, interrogação?

*Não sei qual técnico será contratado, mas se vier um estrangeiro - mas um estrangeiro bom, top de linha, e não qualquer um só por não ser brasileiro e não falar "brasileirês" -, ao menos valerá como tentativa de sacudida.

*44 milhas de "dilmas" para a Seleção pelo quarto lugar. Tomando 10 gols em duas partidas, não merecia levar nem sequer 44 centavos. Ou de outra: eles é que tinham que pagar 44 milhões para todos nós como desculpa.

*Somente Holanda e Costa Rica acabaram invictas a Copa. Até a Costa Rica foi mais digna que o Brasil.

*Holanda, primeira seleção na história dos Mundiais a usar todos os 23 convocados ao menos uma vez por uns minutos que fosse quando Louis van Gaal, agora já voltado pro Manchester United, trocou Cillessen por Vorm.

*Messi melhor do Mundial no Brasil? Piada é bom e eu gosto, mas só quando bem contada e com graça. Claro que ele foi decisivo em alguns jogos da Argentina, mas para ser o principal jogador da competição, em absoluto. Apesar de não ter faturado na semifinal e nem jogar a finalíssima, eu ficaria com Robben como meu eleito.

*171 gols nesta Copa de 2014, igualando a de 1998. Média de 2,67 por partida. Ah, esses 7 x 1 da Alemanha...

*Média de 53.592 torcedores por jogo nesta Copa, só perdendo para os 68.991 de 1994. Muito bom, hein!

*Se entregou à Justiça carioca Raymond Whelan, da Match. Segue a investigação da máfia dos ingressos.

Curtinhas fora da Copa

*Numa crítica em nome do Bom Senso FC, Paulo André criticou dirigentes que não largam o osso de jeito algum no nosso futebol, com tantos e tantos anos à frente de federações estaduais. Três exemplos: José Gama Xaud há 40 em Rondônia, Carlos Orione há 33 em Mato Grosso e Delfim Peixoto Filho há 29 em Santa Catarina.

*Condenado o Bahia a jogar duas vezes com portões fechados no Campeonato Brasileiro pela lotação acima do devido contra o Santos, em Feira de Santana. A pena ainda não valerá amanhã, contra o São Paulo. Portanto, deverá cumprir contra Internacional, no dia 26 deste mês, e Goiás, em 9 de agosto.

*Também condenado, mas na Série C e em três jogos com portões fechados, o Paysandu pelas bombas jogadas por sua torcida no campo do Mangueirão contra o Fortaleza. Papão, que ainda não sabe se ficará ou não com o título da Copa Verde pois o STJD adiou o julgamento para analisar novos documentos do Brasília.

*10 dias de folga pro Fred? O Fluminense também é uma baita mãe com um filho que não merecia tal benefício.

*Renovado pelo Corinthians o compromisso do Cássio até o fim de 2018. Completará 9 temporadas no clube.

*Depois de ganhar amistosos contra Caxias e Juventude, a Chapecoense virou a "asa negra da serra gaúcha".

*Um jogo da primeira rodada da Série D será remarcado. O Atlético Acreano não enfrentará mais no próximo domingo o Ariquemes, que desistiu do torneio e cuja vaga por Rondônia agora passa pro Genus.

*Triste: morreu em acidente automobilístico na ERS-409, entre Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, o avante Éder Machado, que defendia o Brasil de Pelotas e que tinha apenas 31 anos. Ele não tinha carteira de motorista.

*Edinho libertado da cadeia em Santos graças a um habeas corpus, mas um novo julgamento daqui a um mês e meio poderá levá-lo de novo ao xilindró. Triste ver o filho do Pelé se meter numa encrenca que o deixa assim.

*Lens proibido de jogar a Série A do Campeonato Francês, egresso que é da Série B, por não oferecer garantias financeiras, mesmo tendo um azerbaije investindo bastante grana. Por enquanto, pele do Sochaux salva.

*Antonio Conte deixou a Juventus após ser tricampeão italiano. Futuro treinador da seleção italiana? Ou não? Enquanto isso, o novo técnico da Velha Senhora será Massimiliano Allegri, que saiu do Milan em janeiro.

*Completou nesta terça 60 anos Mario Kempes, argentino campeão mundial em 1978 e vencedor do Argentino de 1981 pelo River Plate e da Copa do Rei de 1979 e de Recopa e Supercopa da Europa de 1980 no Valencia.

*Luto olímpico: morreu aos 90 anos Alice Coachman, de complicações decorrentes de um AVC. Primeira mulher negra a ganhar medalha de ouro em Olimpíadas, vencendo o salto em altura em Londres, em 1948.

*Fórmula Indy: depois do oitavo lugar na etapa de Iowa, Hélio Castroneves foi aos 471 pontos nesta temporada, contra 462 de Will Power, o décimo segundo. Ganhador no sábado, Ryan Hunter-Reay foi aos 439. Tony Kanaan terminou em terceiro, atrás de Josef Newgarden. Próximo fim de semana, a Indy correrá em Toronto.

*Judô: ouros para Mayra Aguiar, Sarah Menezes, Victor Penalber, Rafael Silva e Charles Chibana. Proveitosa e exitosa a passagem brasileira pela etapa na russa Tyumen do Grand Slam.

*Handebol: campeãs mundiais em Maceió. O Brasil fará amistosos contra a Argentina na quinta e no sábado.

*Natação: Ian Thorpe revelando ser homossexual em entrevista na Austrália. Seria isso, negar por tanto tempo ser gay, que teria causado a depressão que o fez até ser achado vagando pelas ruas de Sydney este ano.

*Bruno Fratus ganhando ouro nos 50 metros livre do Grand Slam Athens Bulldogs, que teve ainda Michael Phelps faturando os 100 metros costas, prova que não disputava há dois anos e meio.

*Vôlei: com 3 x 2 (22/25, 27/25, 23/25, 25/23 e 15/11), o Brasil perdeu pela quarta vez para os Estados Unidos. Quatro amistosos da seleção feminina e quatro vitórias das ianques. Só amistosos, ainda bem.

*Basquete: a Liga de Desenvolvimento terá 24 equipes competindo este ano de agosto a dezembro. Serão oito times de SP: Bauru, Campinas, Franca, Limeira, Mogi das Cruzes, Paulistano, Pinheiros e Rio Claro. Cinco do RJ: Botafogo, Flamengo, Macaé, Tijuca e Tittas. Dois de MG: Minas e Praia Clube. Dois de SC: Blumenau e Joinville. Dois de PE: Náutico e Sport. Outros quatro estados e a capital federal com um representante cada: Grêmio Náutico União pelo RS, Círculo Militar pelo PR, Anápolis por GO, Brasília e Basquete Cearense.

*Pau Gasol trocando o Los Angeles Lakers, onde venceu duas NBA, pelo Chicago Bulls. Emplacará de novo?

*Liga Futsal: dado o pontapé inicial na edição de 2014. Após perder o Campeonato Catarinense há poucos dias, o Jaraguá venceu o campeão estadual e nesta segunda-feira mandante Joinville por 4 x 3. A terça-feira apontou a estreia da atual bicampeã nacional Intelli. 4 x 1 no Minas e festa da torcida em Orlândia.

*Fórmula 1: anunciada pela McLaren a renovação, por "múltiplos" anos, do contrato de Nico Rosberg. Boa.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Retornado das férias, o "Jovem Pan Morning Show" agora pode ser acompanhado não apenas no AM e FM de São Paulo, mas também em vídeo pelo site da rádio, repetindo o exemplo de atrações como o "Pânico".

*Ao menos aqui no Rio Grande do Sul, a Seleção Brasileira fez o "Domingo Maior" ter cerca de 35 a 40 minutos a menos. "Os Mercenários" começou por volta de 23h55, depois do "Teledomingo", mas mal o filme começou e a tela ficou preta. Quando voltou, estava em ponto nitidamente adiantado em relação ao interrompido e, menos de 2 minutos, foi pro intervalo, quando entrou ao vivo Pedro Bassan (simultâneo na Rede Globo e na Globo News) para informar a queda do Luiz Felipe Scolari - e dando a hora certa, 0h04, para reforçar. A RBS TV preferiu continuar em rede com a Globo e o "Domingo Maior" acabou à 1h10 também pros gaúchos.

*Uma arte errada do "Jornal da Globo" fez Christiane Pelajo corrigir o erro e pedir desculpas na virada de segunda para terça, quando mostraram o Beira-Rio na identificação de Grêmio x Goiás na Arena do Grêmio. É...

*Leio no Flávio Ricco que a Record liberará em breve Marcelo Rezende para fazer reclames dentro do "Cidade Alerta", mas sendo exceção das exceções, já que o departamento de jornalismo não é liberado para veicular comerciais dentro dos noticiários. Rezendão ficará uma semana de folga ao término do "Cidade" desta sexta e, por toda a semana que vem, a apresentação será da manauara Fabíola "Rabo de Arraia" Gadelha.

*Segunda-feira, talvez por causa da decisão da Copa do Mundo, José Luiz Datena apresentou o "Brasil Urgente" direto da Bandeirantes do Rio de Janeiro, mas quem assiste o programa em todo o país nem perceberia isso se não houvesse tal identificação pois a versão regional do Fábio Barretto usa o mesmíssimo cenário virtual de SP e não um cenário físico, igual à de Belo Horizonte, onde Datenão esteve na semana passada.

*Leio no Daniel Castro que "Tá na Tela", o programa do Luiz Bacci a estrear em 4 de agosto na Band, terá uma equipe de 40 profissionais, incluindo repórteres como Silvana Kieling, que era figurinha carimbada do "Domingo Legal" nos tempos do Gugu no SBT. Disse o DC que dois repórteres de emissoras da Globo no interior de São Paulo foram contratados, mas esses ele não nomeou. Quais seriam estes repórteres e de quais praças?

*Leio no Fernando Oliveira que, com o "Tá na Tela" indo das 15h30 às 17h, o "Brasil Urgente" perderá meia hora de duração e o "Sabe ou Não Sabe" entrará às 14h15. Consequências fora de Sampa City: meia hora a menos do Datenão nas regiões com "Brasil Urgente" local e programa do André Vasco nacional só a partir das 15h.

*Leio na Keila Jimenez que o TBS mostrará episódios do "Pânico na Band" produzidos em 2013. Transmissão a partir do mês que vem. Horário: o mesmo da propaganda eleitoral na TV aberta. Dependendo dos candidatos, ainda mais se for os para deputado federal e estadual, mais negócio será ficar no Horário Político mesmo.

*Luciano Huck comparando na Globo os 7 x 1 da Alemanha no Brasil às tantas mortes no 11 de setembro nos Estados Unidos. É por essas e outras que não assisto o "Caldeirão" e nem vou com a cara deste vivente.

*Diferentemente das outras novelas das 11, "O Rebu" não passará às quartas-feiras. Logo, fica de segunda a sexta com exceção da quarta. Nada mais de capítulo curtinho e muito tardio devido ao já tardio futebol.

*Completa 40 anos nesta quarta a morte de Oduvaldo Vianna Filho, que nasceu em 1936 e que criou "A Grande Família" em 1972, na Globo. Foi a partir do seu falecimento que a versão original perdeu força até sair do ar.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Fernanda Penido

Fernanda Penido, modelo. Conforme os jornalistas do ramo de "celebridandos", é nela que Daniel Alves passou a colar as figurinhas do álbum da Copa do Mundo. E qual vivente não faria igual nesse loirão?

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

75 anos nesta quarta de Denise LaSalle, que em 1985 cantou este popaço aqui: "My Toot Toot".

Clipe do Dia II

Nascido em 1908, o maestro austríaco Herbert von Karajan morreu há 25 anos fechados nesta quarta. Desde a primeira vez que vi, no "Concertos Internacionais" da Rede Globo (que passava tarde da noite e que admito que via por esperar a "Sessão Comédia", mas o que era bom pois me ajudou a gostar de música clássica), ainda hoje acho o "Bolero" de Ravel na sua condução a melhor de todas as versões, o que podem conferir aqui.

Clipe do Dia III

Um câncer no ovário vitimou com apenas 51 anos a escritora, ativista dos direitos dos homossexuais e também cantora e compositora Vange Leonel. Pecado isso. No começo dos anos 90, duas músicas na sua voz rodaram bastante no rádio: essa aqui é "Esse Mundo", tema da personagem de Sílvia Buarque em "Perigosas Peruas"; e especialmente essa aqui, que é "Noite Preta", o inesquecível som de abertura da novela "Vamp".

Arremate

Nota de Sepp Blatter para a Copa: 9,25. Nota de Edu Cesar para o PB nesta Copa: 0,25, só porque se fardou.

"24 Horas" volta antes que dê uma de Cláudio Cabral (R.I.P.) outra vez numa autocrítica!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.