.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 1 de julho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 272
Porto Alegre sentirá saudades da Copa

A Copa do Mundo acabou para Porto Alegre nesta segunda-feira com um eletrizante Alemanha 2 x 1 Argélia, que teve gols somente na prorrogação, como se fosse uma concessão das seleções ao público para curtirem mais um pouco de Copa do que somente 90 minutos e acréscimos de cada etapa regular. Foram 5 jogos realizados no Beira-Rio e a despedida foi, com o perdão do trocadilho, gigante. Sempre digo aquilo de "futebol sem gol é igual a namoro sem beijo" e outras variantes, mas o 0 x 0 do tempo normal foi possivelmente o mais legal que apareceu nos últimos tempos - bem mais divertido, por exemplo, que os 90' de Costa Rica x Grécia, mesmo cada país indo uma vez às redes, porque aí falamos da emoção e da qualidade da partida. Como cantaria Verônica Sabino na versão que Zé Rodrix fez na década de 80 para um tema dos Beatles, este Mundial me marcou demais.

O bom é que todos os jogos passaram longe do tédio, do desinteresse, da chateação. França 3 x 0 Honduras foi o mais desnivelado tecnicamente deles, claro, mas entrou para a história como a primeira partida com o recurso eletrônico validando um gol, o segundo francês, e ainda por cima com um brasileiro apitando (o mesmo Sandro Meira Ricci de ontem). Holanda 3 x 2 Austrália foi uma das disputas mais bacanas da fase de grupos, com duas viradas. Argélia 4 x 2 Coreia do Sul parecia que seria o "patinho feio" da história, como diriam - ou não - as tias Carmen e Aléssia quando me ensinavam na escola Maria Montessori, mas também foi uma partida gostosa de acompanhar. Argentina 3 x 2 Nigéria teve Messi mandando bem demais, mas Musa não deixou por menos, e não poderia ser de outro que não Rojo o tento decisivo no estádio vermelho da capital gaúcha.

Ontem, Alemanha x Argélia teve ataque o tempo todo, com os alemães preocupando e os argelinos engrossando o caldo a ponto de Neuer ter que dar não uma e nem duas, mas cinco vezes de líbero. Pena que não teve Klose em campo, vai que o homem deixasse registrado aqui o recorde histórico de gols em Copas se marcasse? Mas nem por isso foi uma jornada menor em grandiosidade e em êxtase. Foi uma despedida memorável de uma Copa pela qual muitos temiam devido às bagunças fora do campo, mas que felizmente ocorre redondinha do primeiro ao último, com pouquíssimos senões e muitíssimos "se-sins" (não existe isso no dicionário e acabei de criar, perdão aos Aurélios e Houaisses). Porto Alegre sentirá saudades. Eternas. Os irmãos Young definiriam estes dias mundialistas como AC/DC: Antes da Copa e Depois da Copa. Ver futebol ganha outro sentido depois disso. Não, não é só pela Copa em si. É por isso, por ser aqui no Brasil e por estar tão boa quanto está.

"Revival" de 1982 a caminho

A Alemanha fará uma quarta-de-final europeia contra a França na sexta-feira, à 1 da tarde, no Rio de Janeiro. Será um "revival" de uma eletrizante semifinal no Mundial de 1982, que precisou dos pênaltis para definir o adversário da Itália. 1 x 1 no tempo normal, vem a prorrogação. Os franceses abrem dois gols de diferença. Resolvido? Não. Os alemães diminuíram ainda na metade extra inicial e chegaram à igualdade na metade extra final. Os pênaltis tiveram uma defesa do arqueiro francês, mas o goleiro alemão Schumacher pegou dois e foi decisivo. Não foi daí que saiu o campeão na Espanha, bem sabem que os italianos triunfaram, mas foi uma partida campeã. Mesmo com a França passando muito aperto para excluir a Nigéria somente nos minutos finais, nestas que têm sido as oitavas do coração quase saltando pra fora da boca, dá para esperar um duelo muito bom no Maracanã.

América do Sul x Europa

A combinação da tabela e dos confrontos já confirma: dê o que der, a semifinal da terça-feira da semana que vem em Belo Horizonte obrigatoriamente terá um sul-americano diante de um europeu. Tomara que seja o Brasil, se jogar bem mais do que tem jogado para superar uma Colômbia que está 100% até agora e que promete um teste bastante forte. As duas possibilidades de semi para os brasileiros permitiriam reencontros históricos, tanto com os alemães por remeter à exitosa final de 2002 quanto sobretudo com os franceses porque seria a oportunidade de um troco bonitaço pra cima deles após três sucessos consecutivos deles em 1986, 1998 e 2006, este último rendendo de Roberto Assaf a ótima frase: "eu não aguento mais perder para a França em Copa do Mundo!" Mas são quartas com boas possibilidades dos dois lados nos dois encontros. Certo é que a semi será boa demais.

Américas x Europa?

Já é certo Holanda x Costa Rica à 1 da tarde de sábado em Salvador, mas daí sairá o oponente de quem na semifinal de quarta que vem, em São Paulo? Na própria capital paulista acho que passa a Argentina diante da Suíça e vou de Bélgica diante dos Estados Unidos na capital baiana. Teríamos americanos x europeus.

Curtinhas da Copa

*Com 54 partidas realizadas, já temos 150 gols marcados. A 10 jogos do fim, a marca está 5 gols acima da atingida nas 64 de 2010, o que é mais um sinal de que assistimos um Mundial de Seleções muito bom.

*Suspenso por um jogo por dar um soco em Pinilla no intervalo de Brasil x Chile, Rodrigo Paiva disse que "quem for carinhoso comigo, não vai se arrepender". Hmmm... Só eu não vou com a cara dele? Acho que não.

*Aliás, se Suárez tomou 9 jogos da seleção e 4 meses do futebol em si pela reincidência de mordidas na dada no Chiellini, o assessor de imprensa da CBF deveria ser suspenso pelo soco até o início da Copa de 2018.

*Suárez, que só uma semana depois pediu desculpas pela mordida no Chiellini, que as aceitou. Dizem que não foi algo espontâneo e sim uma pressão indireta de clubes interessados em contratá-lo, Barcelona entre eles.

*O uruguaio teria um convite para jogar no futebol de Kosovo, que não é filiado à FIFA, nestes 4 meses. Não sei se é verdade isso, mas se for, que não pense duas vezes e aceite. Melhor isso do que ficar parado.

*Robben disse que se jogou no lance em que teria sofrido dois pênaltis em um no primeiro tempo de Holanda x México. Por um lado, mostra que o apitante acertou. Por outro, dá razão a quem diz não ser pênalti o no fim.

*A federação de Camarões investigará uma acusação de resultados arranjados da sua seleção na Copa. Ih...

*Karagounis anunciou sua aposentadoria da seleção da Grécia, que defendeu por 15 anos e pela qual venceu a Eurocopa de 2004. Na Copa no Brasil, ele não marcou nenhuma vez e não cobrou pênalti contra a Costa Rica.

*Loira linda que encantou muitos e tantos na Copa, a mexicana Vanessa Huppenkothen disse ao UOL que está solteira e que busca um namorado. Vai surgir mais pretendente que torcedor no estádio na final do dia 13.

Curtinhas fora da Copa

*A CBF divulgou a tabela detalhada da Série D do Campeonato Brasileiro, que terá início em 20 de julho com todos os jogos neste dia à exceção de Ituano x Brasil de Pelotas, que abrirá o certame um dia antes.

*Vale recapitular as partidas pois faltava definir algumas equipes e, agora, não falta mais: o Grupo A1 abrirá com Rio Branco (AC) x São Raimundo (RR), Santos (AP) x Princesa do Solimões e Ariquemes x Atlético Acreano. Esta é a única chave com seis times, com as demais tendo cinco.

*O Grupo A2 inicia com Guarany de Sobral x River e Remo x Moto Club, folgando o Interporto. Grupo A3 traz Baraúnas x Central e Coruripe x Jacuipense, folgando o Campinense. Grupo A4 começa com Porto x Globo e Vitória da Conquista x Ipatinga, folgando o Confiança. O Grupo A5 dá largada com Villa Nova x Brasiliense e Itaporã x Anapolina, folgando o Estrela do Norte. O Itaporã substitui o desistente CENE.

*O Grupo A6 abre com Luziânia x Tombense e Goianésia x Operário, folgando o Barueri. Grupo A7 iniciando com Ituano x Brasil e Cabofriense x Guarani de Palhoça, folgando o Maringá. Por fim, o Grupo A8 arrancará com Metropolitano x Boavista e Pelotas x Penapolense, folgando o Londrina.

*Negociações nos clubes: o São Paulo receberá Kaká por empréstimo de 6 meses, depois defendendo o Orlando City, que o adquiriu após a saída do meia-atacante do Milan; o Flamengo terá o volante Canteros, anunciado pelo seu agora ex-clube Vélez Sarsfield; e o Vitória fechou com o meia Marcinho, do Qatar Sports Club.

*Completa 120 anos hoje a fundação do Club de Regatas Botafogo, que se fundiria em 8 de dezembro de 1942 com o Botafogo Football Club, surgido em 1904. Nasceria aí o Botafogo de Futebol e Regatas.

*Fechados dois amistosos pelo Sampaio Corrêa antes da retomada da Série B, ambos com o River. Um será no domingo que vem, no Piauí, e outro na quinta-feira da semana que vem, em São Luís.

*Falecido em 2008, Admildo Chirol nasceu há 80 anos completados nesta terça-feira. Técnico de clubes como Botafogo, Vasco e Fluminense, lançou Roberto Dinamite na equipe vascaína. Foi preparador físico da Seleção Brasileira nas Copas de 1970, 1974 e 1978, além de irmão mais novo do jornalista Achilles Chirol.

*Tênis: a eliminação de John Isner faz com que os EUA estejam fora de Wimbledon já nas oitavas-de-final pela primeira vez desde 1911 - portanto, há nada mais e nada menos que 103 anos. Caçarola!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Observação bem legal feita no "Jornal Gente" desta manhã: hoje, Silvania Alves completa 20 anos na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Uma das razões para eu ser ouvinte assíduo há 15 para 16 anos é justamente ela, dona de uma voz maravilhosa e que oferece uma graça especial a todos os programas que apresenta, sobretudo o imperdível "Você é Curioso?" ao lado do Marcelo Duarte nas manhãs de sábado e também o "Bandeirantes a Caminho do Sol" de sábado para domingo, de seleção musical repetidíssima, mas que ouço por causa dela.

*Uma enorme surpresa na noite desta segunda-feira aqui em Porto Alegre: naquele que seria o primeiro dia do "Sucesso", com apresentação de Fernanda Ponciano (pois "Bibo Nunes Show" é vetado por 3 meses pela lei eleitoral pois Bibo será candidato a deputado federal), a TV Urbana decidiu romper o contrato de locação do horário a duas horas do programa começar. A transmissão aconteceu somente pela internet e deu para notar na Fernanda, nos componentes e nos convidados uma indignação pelo que aconteceu, como veem aqui. Promete Bibo dar maiores informações e explicações sobre o episódio no decorrer desta terça-feira. Falta saber também o que justificará Airton Neves, proprietário da TVU, para tirar o programa do ar.

*Depois de voltar a ganhar seus comentaristas, o "Jornal da Massa" novamente os perdeu, ao menos por três meses. Não, a afiliada do SBT no Paraná não os afastou outra vez. Eles tiveram que se afastar pois serão candidatos nas eleições, Ogier Buchi a governador e Paulo Eduardo Martins a deputado federal.

*Leio no Rádio de Verdade que também teve afastamento duplo na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro: Francisco Barbosa e Pedro Augusto concorrerão a deputado estadual e, com isso, Haroldo de Andrade Júnior assumiu o horário das 9 da manhã ao meio-dia, enquanto Heleno Rotay agora ocupa a faixa das 13h15 às 17h.

*Ainda no Rio, Wagner Montes já saiu do ar na Record por concorrer a deputado estadual. Gustavo Marques foi para o "Balanço Geral RJ" e é substituído nestes 3 meses por Alysson Lima, da Record Goiás, no "RJ no Ar".

*Outro que já não aparece na Record é Celso Russomanno, candidato a deputado federal por São Paulo. Sua "Patrulha do Consumidor" no "Programa da Tarde" agora é apresentada pelo repórter Carlos Cavalcante.

*Leio no Flávio Ricco que a Record renovou por 3 anos o contrato da Carla Cecato. Bem eles fizeram.

*Fernando Rocha quebrando acidentalmente um dedo do pé da Mariana Ferrão durante um jogo de futebol em um campinho no estúdio do "Bem Estar". A Globo ainda não apresentou denúncia no STJD contra Fernando. (risos)

*Mesmo com Alemanha x Argélia indo para a prorrogação, a Globo mostrou "Meu Pedacinho de Chão" às 19h35, com os noticiários regionais às 20h05, "Geração Brasil" às 20h15 e "Jornal Nacional" às 20h15.

*Leio no Daniel Castro que a Globo tirou Maurício Sherman do comando do "Zorra Total", agora comandado por Maurício Farias, que já responde pelos demais humorísticos da casa com exceção da "Grande Família".

*Leio no NaTelinha que o Viva informou que mostrará "Pecado Capital" (a regravação de 1998) no lugar de "História de Amor" a partir de 10 de novembro. Ainda não é agora que rolará "O Dono do Mundo", então.

*Sônia Abrão chamando um reclame de clínica de implantes dentários após falar da mordida do Suárez e de chamar José Mujica, presidente do Uruguai, de treinador da seleção. Ah, RedeTV!. Ah, RedeTV!!!

*Muitas datas fechadas em 0 ou 5 no dia de hoje. Às vezes quase não tem ou não tem. Às vezes tem muitas.

*60 anos nesta terça do diretor teatral Gerald Thomas, que quase não gosta de polêmicas. (risos)

*Nascia há 115 anos Charles Laughton, ator oscarizado por "Os Amores de Henrique VIII" e visto também em obras como "O Corcunda de Notre Dame", "Testemunha de Acusação" e "Spartacus". Ele morreu em 1962.

*80 anos do nascimento de Sydney Pollack, morto em 2008 e diretor de filmes como "Uma Vida em Suspense", "Nosso Amor de Ontem", "Tootsie", "Entre Dois Amores", "A Firma" e "A Intérprete", entre outros.

*Falecida em 2013, Karen Black chegaria aos 75 anos. Ela fez "Sem Destino" e "Cada um Vive Como Quer".

*Edward Dmytryk morreu há 15 anos completados nesta terça. Nascido em 1908, dirigiu filmes como "Até a Vista, Querida", "O Aventureiro de Hong Kong", "Minha Vontade é a Lei" e "Alvarez Kelly".

*Morria há 5 anos Karl Malden, que nasceu em 1912 e que venceu um Oscar de coadjuvante por "Uma Rua Chamada Pecado". Entre 1972 e 1977, ele estrelou com Michael Douglas "São Francisco Urgente".

*10 anos sem Marlon Brando. A "24" lembrou dele em 3 de abril, quando dos 90 anos de seu nascimento.

*A saideira: o Google decretou o fim do Orkut em 30 de setembro. É o "disco de vinil" das redes sociais.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bianca Muller

Bianca Muller, atriz. Com esse ar de moleca sensual, ela aparecerá em cenas quentes em "O Rebu", novela das 11 que estreará em breve na Globo. Gatinha, vem com tudo!

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Comemora 65 anos John Farnham, cantor australiano que fez sucesso na década de 80 com este temaço aqui: "You're The Voice", que foi trilha da novela global "O Outro" (LP que trazia Malu Mader na capa).

Arremate

20 anos da adoção do Real, tão necessário para o dia-a-dia de cada um de nós. Eu que o diga...

"24 Horas" volta antes que acabem um dia meus problemas neste terreno!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.