.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 26 de junho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 267
Copa dos gols de todos, sem exceções

A Copa do Mundo no Brasil tem sido tão boa que ontem tivemos algo que não acontecia havia 16 anos: todos os países participantes marcando ao menos um gol que fosse. O tento do Irã na derrota para a Bósnia levou a este índice, que atingido foi na 42ª de 64 partidas. Das 44 realizadas até esta quarta-feira, somente cinco não tiveram abertura de contagem. Logo, as 129 faturas rendem uma média de 2,93 por jornada. Não é bom demais?

Acarajé x churrasco

Não é apenas a Copa da Bahia. Também é a Copa do Rio Grande do Sul. Tem chovido gols e mais gols tanto em Salvador quanto aqui em Porto Alegre. A metrópole nordestina teve 21 gols em 4 partidas (média de 5,25) e ainda terá mais duas, indo até quartas-de-final. A capital sulista assistiu 19 proezas em 4 jogos (média de 4,75) e terá apenas mais um, parando nas oitavas. Fonte Nova e Beira-Rio, palcos que são alegria pura neste Mundial.

A Copa ontem

Argentina 3 x 2 Nigéria - Messi(dependência) e Musa (que não é a mor) dobraram e brilharam no Gigante, mas num Beira-Rio pintado de azul pela invasão argentina a Porto Alegre, tem muito sentido o gol decisivo ser de Rojo (vermelho). Mais uma partida legal aqui na aldeia pampeana, mais uma vitória apertada dos tangueiros, mas os 100% no Grupo F foram assegurados. Mesmo perdendo, os nigerianos também passaram de fase. O estádio teve várias personalidades presentes, a mais destacada de todas indubitavelmente Josep Guardiola. Outra presença curiosa foi a do atacante gremista Barcos, que se misturou à torcida de seu país no estádio colorado.

Bósnia 3 x 1 Irã - A lógica prevaleceu na primeira vitória bósnia em Copas e última partida de Carlos Queiroz no comando iraniano, do qual se despediu após o último apito. Bósnia, cujo destino poderia ser diferente não fosse aquele erro grave da arbitragem ao não validar um gol legal quando estava 0 x 0 com a Nigéria antes dessa ir às redes e conquistar a pontuação que lhe permitiu avançar às oitavas mesmo caindo para a Argentina.

França 0 x 0 Equador - Vontade dos dois selecionados não faltou. Pontaria é o que faltou, isso sim. Mas não fez falta no caso francês pois só uma tragédia enorme a tiraria do Mundial, tão improvável quanto impossível. Por sua vez, os equatorianos não seguiram os co-irmãos de continente e são os únicos sul-americanos já eliminados. Dá pra dizer que o Equador perdeu a classificação não ontem, mas sim naquela derrota para a Suíça, pois era mais que esperada a primeira posição da França no Grupo E e a condição de "saco de pancadas" de Honduras.

Suíça 3 x 0 Honduras - Shaqiri foi "loco, loco, loco", como diria Nelson Piqué, ao executar a primeira trinca solo desta competição. Obviedade das obviedades no último jogo tanto da Arena da Amazônia quanto de Luiz Suárez à frente dos hondurenhos. É o quarto treinador que pediu o boné ao encerramento desta primeira fase, juntado a Cesare Prandelli na Itália, o já citado Carlos Queiroz no Irã e também Alberto Zaccheroni no Japão.

A Copa hoje

Alemanha x EUA ganhará olhares especiais pelo receio de "jogo de compadres", já que um empate levará ambos às oitavas-de-final, aí não importando neste Grupo G o que der em Portugal x Gana, embora só mesmo milagre classifique portugueses ou ganeses. A fase inicial acabará com a já garantida Bélgica duelando com a Coreia do Sul, que não deve pegar o segundo lugar do Grupo H pois esse está mais para a Argélia diante da Rússia. Mas a mesma coisa eu imaginava da Costa do Marfim anteontem e, no entanto, quem passou foi a Grécia...

Oitavas-de-final

Sábado - Brasil x Chile (13h, Belo Horizonte) e Colômbia x Uruguai (17h, Rio de Janeiro)
Domingo - Holanda x México (13h, Fortaleza) e Costa Rica x Grécia (17h, São Lourenço da Mata)
Segunda - França x Nigéria (13h, Brasília) e a definir (17h, Porto Alegre)
Terça - Argentina x Suíça (13h, São Paulo) e a definir (17h, Salvador)

Suárez fica ou sai?

Deve sair hoje uma definição sobre Luis Suárez seguir ou deixar o Uruguai nesta Copa após a mordida (que não consegui confirmar com os integrantes do Yahoo se foi de amor pois a reportagem não os localizou) no Chiellini. Que é um ato antidesportivo absolutamente grosseiro e malvado digno de um gancho muito pesado, isso ninguém duvida e ninguém contesta - a não ser, claro, os próprios uruguaios ao quererem atenuar a situação para limpar a barra do seu principal jogador, o que nós do Brasil nem deveríamos estranhar por aqui ter quem tentasse salvar a pele do Fred ao afirmar a sério ter achado pênalti naquela invenção na estreia diante da Croácia. (Atualização das 11:00: e não é que a FIFA pegou pesado pra valer, com "PE" maiúsculo? Nada mais e nada menos que 9 jogos de suspensão a Suárez na seleção uruguaia e, de quebra, 4 meses de suspensão do futebol no todo. Só pode voltar a jogar em outubro, portanto. Acho que nem aquele mais indignado com a mordida esperaria tal punição.)

Curtinhas fora da Copa

*Botafogo com uma mão e quatro dedos da outra na taça do i-n-t-e-r-m-i-n-á-v-e-l Campeonato Paraibano após trinca a nada no Campinense, que precisa devolver ou superar essa diferença de gols para faturar em casa.

*A Chapecoense definiu dois amistosos para bem pertinho da retomada do Campeonato Brasileiro, ambos aqui na aldeia pampeana e ambos na serra contra a dupla caxiense, dia 10 com o Caxias e dia 12 com o Juventude.

*O Fluminense emprestou Martinuccio para o Coritiba e o Bahia adquiriu Marcos Aurélio junto ao Internacional.

*Vôlei: a seleção feminina do Brasil fechou quatro amistosos contra os EUA como preparação para o Grand Prix. Partidas a ser realizadas nos dias 5, 6, 11 e 12 do quase chegado mês que vem.

*Handebol: após os 54 x 12 na Guatemala, o Brasil joga hoje contra o anfitrião Uruguai no Mundial Masculino.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Daniel Castro que Luciano Faccioli deixará amanhã a TV Bandeirantes após um acordo entre as partes para abreviar o compromisso originalmente firmado até outubro do ano que vem, o que deixará livre para negociar com outros canais o apresentador, que ficou sem função na casa ao término do "Primeiro Jornal", ao passo que a colega de ancoragem Patrícia Maldonado foi realocada no departamento de esportes.

*Antes de sabermos disso, Faccioli tinha dado entrevista ao "Mulheres" na TV Gazeta de São Paulo. Depois, falou também ao Fernando Oliveira no R7, afirmando que incomoda deixar de trabalhar mesmo que recebendo normalmente seu salário e contando que, quando estava na Record com boa fase de "Ipobre" no matutino "SP no Ar", recebeu seis propostas, sendo três da Band, duas do SBT e uma da RedeTV!.

*Leio no Flávio Ricco que foi gravado anteontem por Denise Barbosa o piloto de um quadro sobre economia que fará em breve no "Jornal Hoje". Da Globo News pra TV Globo, para alegria do aquático Flávio e minha também.

*Luciano Huck bombardeado na internet por anunciar um quadro do seu "Caldeirão" no qual poderiam se inscrever cariocas solteiras que quisessem namorar um desses estrangeiros que vieram assistir a Copa do Mundo. Muita gente disse muitas e nada boas sobre o homem, como acusá-lo de incentivar o turismo sexual, chamá-lo até de "cafetão" e citar o artigo 227 do Código Penal na indução de alguém a satisfazer a lascívia de outrem. Cacilda...

*Proibida na Justiça a venda da Playboy que traz na capa Patrícia Jordane, modelo de lábios extremamente carnudos que diz ter tido um caso com Neymar. Ele conseguiu esse veto na 3ª Vara Cível de São Paulo pois a publicação estampou seu nome na capa de maneira que considera mentirosa e indevida. Entendo...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Heloise Ornelas

Heloise Ornelas, jornalista da Band no Rio de Janeiro. Sua voz é escutada em VTs rodados nas várias edições do "Band na Copa" ao longo dia. Sua face bonita é olhada através deste PB.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Quinta-feira dos 30 anos de Luiza Possi, aqui vista com a mãe Zizi Possi num dueto para "João e Maria".

Clipe do Dia II

35 anos hoje para Luka, a conterrânea do "Tô Nem Aí", mas que destaco aqui com a legal "Sem Resposta".

Clipe do Dia III

Completa 50 anos o lançamento nos Estados Unidos de "A Hard Day's Night", clássico álbum dos Beatles com as músicas do filme por nós do Brasil conhecido por "Os Reis do Iê-Iê-Iê". Destaques absolutos: primeiro aqui, o tema-título; depois aqui, a balada "And I Love Her"; e fechando aqui, "Can't Buy Me Love".

Clipe do Dia IV

São 80 anos celebrados nesta quinta pelo pianista Dave Grusin, compositor de várias trilhas para cinema, em especial para obras de Sydney Pollack. Três temas: este aqui é "An Actor's Life", tema de "Tootsie"; este aqui é "Depois dos Temporais", união com Ivan Lins e Lee "Captain Fingers" Ritenour; e este aqui é "Power Wave".

Momento Raridade Rara

Outra música boa de Dave Grusin na linha do jazz contemporâneo é "Kitchen Dance", que na década de 80 era usada pela TV Globo de São Paulo no encerramento e na abertura da programação, quando um locutor passava toda a grade do dia seguinte na madrugada e do dia que começava na manhã. Assista aqui um destes vídeos, em saída do ar em março de 1989. O locutor é Dedé Gomes, hoje voz noticiarista da Rádio Bandeirantes.

Arremate

Prepare-se para o chororô nas redes sociais nesta sexta-feira, quando não teremos um só jogo da Copa.

"24 Horas" volta antes que retorne aquele que resolvi denominar #BrasileirãoDaDepressão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.