.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 25 de junho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 266
A mini-Copa América da Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2014 é a Copa das Américas, ninguém discute isso. Mas caiu de um lado das oitavas ter quatro sul-americanos envolvidos em duas partidas que cruzarão diretamente (Brasil x Chile às 13h e Colômbia x Uruguai às 17h, ambas no sábado). Os ganhadores delas se enfrentarão numa quarta-de-final, o que já assegura um país da América do Sul na semifinal do torneio. Por sua vez, um lado contrário das oitavas terá dois Europa x América do Norte (Holanda x México às 13h e Costa Rica x Grécia às 17h, ambos no domingo). Passarem dois da Concacaf não acredito porque aposto nos holandeses superando os mexicanos, mas os costarriquenhos têm ótimas chances contra os gregos. A Argentina já está garantida na segunda fase, Estados Unidos estão muito bem cotados, Equador já não ponho fé. Vivemos a Copa das Américas com uma mini-Copa América, algo que não acredito que muitos apostassem antes e que só deixa mais legal um Mundial de altas doses de emoção.

A Copa ontem

Grécia 2 x 1 Costa do Marfim - O que será que foi pior: os marfinenses jogarem fora uma classificação que eu jurava que obteriam tendo dois resultados a favor ou o apitante equatoriano Carlos Vera inventar o pênalti que leva os gregos às oitavas? Samaras não é derrubado por Sio, um dos ângulos mostra claramente que o grego é que leva sua perna à do marfinense e depois "se tropeça-se" nele mesmo para cair. O resultado foi a segunda vaga mudando de mãos aos 47 minutos do segundo tempo. Sabri Lamouchi pediu as contas na Costa do Marfim.

Colômbia 4 x 1 Japão - Cuiabá se despediu da Copa assistindo a história ser escrita com o ingresso nos últimos 5 minutos do goleiro Mondragón, agora o atleta mais velho a jogar em Copas com 43 anos, um acima do Roger Milla por Camarões em 1994 - ano justamente do primeiro de três Mundiais do colombiano (o outro foi 1998). Até pareceu ter emoção quando os japoneses empataram na ida para o intervalo, mas a Colômbia foi exemplar na construção do marcador e Martinez e Rodriguez comandaram o fecho dos 100% neste Grupo C.

Costa Rica 0 x 0 Inglaterra - Sem gols e sem emoções, o "oxo" serviu para os ingleses consumarem a péssima passagem pelo Brasil com somente um mísero pontinho obtido e deixar os costarriquenhos na liderança do Grupo D e tomando apenas 1 gol, mas contra 4 anotados. Teve até "olé" para humilhar os súditos da Elizabeth.

Uruguai 1 x 0 Itália - A partida em si ficou aquém do esperado sobretudo no primeiro tempo bem fraco, exceção às duas defesas do Buffon no mesmo lance. A metade final mudou na expulsão do Marchisio, à qual talvez coubesse cartão amarelo, mas cujo vermelho não é condenável devido à solada desnecessária na canela do oponente. A tensão da última meia hora fez valer o espetáculo. Os italianos só saíram pro ataque após serem vazados pelas costas do Godín, o que aumentou o nível de tensão, mas aí só um "milagre milagreiro" os salvaria e isso não aconteceu. Classificação gigante da Celeste, embora provável que Suárez a desfalque contra a Colômbia pois é muito justo e merecido que tome um gancho bonitaço pela inexplicável mordida no Chiellini, sua terceira em um adversário nos últimos anos contando jogos de clubes. Joga muito, sim, mas perder a cabeça assim não vale. A Squadra Azurra buscará um novo treinador pois Cesare Prandelli pediu as contas. Foi o último jogo de Natal.

A Copa hoje

Argentina x Nigéria e Irã x Bósnia na hora do almoço e França x Equador e Suíça x Honduras no fim da tarde.

Curtinhas da Copa

*Multada a Federação do Chile pela FIFA pela invasão de torcedores à sala de imprensa do Maracanã.

*O gol sobre a Croácia foi o primeiro de Chicharito Hernandez pelo México após exatamente 1 ano e 1 dia.

Curtinhas fora da Copa

*Uma doença rara chamada amiloidose atacou os rins de Giba, que morreu aos 52 anos. Ele foi lateral direito do Guarani nos anos 80 e defendeu o Corinthians de 1989 a 1993, sendo campeão brasileiro de 1990. Treinando, foi campeão alagoano de 1998 pelo CSA e paulista da A2 e brasileiro da Série C pelo Paulista em 2001. Triste!

*Hoje tem o primeiro Botafogo x Campinense decisivo do i-n-t-e-r-m-i-n-á-v-e-l Campeonato Paraibano.

*Os titulares do Cruzeiro venceram o Miami Dade por 2 x 1 em amistoso realizado ontem à noite nos States.

*Na China, o Atlético Mineiro bateu hoje o Jiangsu Shuntian por 5 x 3. 4 só do André e um do Diego Tardelli.

*Renovado até o fim deste ano pelo Internacional o contrato do quase quarentão zagueiro Índio.

*Petkovic deixou o Atlético Paranaense, onde coordenava a base e treinou o sub-23 no estadual deste ano.

*Quem também saiu do Furacão foi o atacante Cristian, anunciado nesta manhã pelo Náutico.

*Bruno Fornaroli, campeão uruguaio pelo Danubio no início deste mês, é o novo atacante do Figueirense.

*Depois de sair do Criciúma, Lulinha voltou ao Ceará e reforçará de novo a dianteira alvinegra.

*América Mineiro sem um de seus goleiros. Matheus está saindo. Dizem que jogará no português Braga.

*Bravo agora é goleiro do Barcelona, que reforça o setor carente após as saídas de Valdés e Pinto.

*O time B do Real Madrid, que jogará a Série C da Espanha em 2014/2015, será treinado por Zidane.

*Morreu o torcedor que tomou um tiro antes da decisão Napoli x Fiorentina da Copa Itália no mês passado.

*50 anos hoje de Johnny Herbert, piloto da Fórmula 1 de 1989 a 2000 e que venceu 3 Grandes Prêmios.

*Tênis: a vitória por 3 x 1 sobre Martin Klizan (4/6 e triplo 6/3) foi a 700ª de Rafael Nadal na carreira.

*Basquete: após 94 x 79 no Real Madrid, que lhe dá a vantagem de 2 x 1 na melhor-de-cinco, o Barcelona só precisa de mais uma vitória para ser campeão espanhol. Marcelinho Huertas defende o time catalão.

*Handebol: o Brasil pega a Guatemala pelo Pan-Americano Masculino após iniciar bem com 28 x 17 nos EUA.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Portaria do Ministério das Comunicações estabelece datas para o desligamento do sinal analógico de televisão, em processo iniciado no fim de 2015 e concluído em 2018. Um desligamento-piloto acontecerá na goiana Rio Verde em 29 de novembro do ano que vem. Para 2016, o fim dos canais analógicos ocorrerá em 3 de abril em Brasília, 15 de maio em São Paulo, 25 de junho em Curitiba, Florianópolis e aqui em Porto Alegre, 26 de junho em Belo Horizonte, 28 de agosto em Goiânia e 27 de novembro no Rio de Janeiro. É a era digital chegando de vez.

*Foi no "Café com Jornal" de hoje que Luiz Bacci fez sua primeira participação ao vivo em um programa da Bandeirantes, na qual já tinha dado as caras em matérias gravadas de atrações como "Pânico" e "CQC".

*Quarta-feira de uma memória triste que acabou pouco repercutida à ocasião: os 5 anos do adeus à musa loira Farrah Fawcett, nascida em 1947 e que ditou tendência com sua Jill em "As Panteras".

*Nascia há 90 anos na data de hoje Sidney Lumet, que morreu em 2011 e que dirigiu "Mulher Daquela Espécie", "Um Dia de Cão", "Rede de Intrigas", "O Mágico Inesquecível", "O Veredicto" e "A Manhã Seguinte".

*A perda de agora: faleceu ontem aos 98 anos, conforme sua filha reportou ao New York Times, o ator Eli Wallach, que participou de obras como "Sete Homens e um Destino", "Três Homens em Conflito" (era o "Ugly" do título original), "Querem Me Enlouquecer", "O Poderoso Chefão 3" e "O Amor Não Tira Férias".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Ana Paula Evangelista

Ana Paula Evangelista, modelo brasileira que reside em Milão. Só assim para a Itália aparecer positivamente nesta coluna depois da eliminação.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

São 5 anos sem Michael Jackson. Até hoje, uma partida que não é bem assimilada pelo que sabemos que ainda poderia nos proporcionar e que ganhou a mesma mística sobre não ser verdadeira que, 4 décadas depois, cerca a suposta existência de Elvis Presley. Inúmeros sucessos em apenas 50 anos de vida. Separei cinco para o tópico: começo aqui com "I Can't Help It", que conheci a partir do falecimento dele e que virou das minhas favoritas no ato; continuo aqui com "Say Say Say", baita dueto com Paul McCartney; prossigo aqui com "Man In The Mirror", dos seus melhores temas com tom humanitário; avanço aqui para "Remember The Time", mais um daqueles videoclipes com superprodução que tão característicos eram; e termino aqui com "Love Never Felt So Good", gravada como demo em 1983 e lançada este ano em "Xscape", álbum com sobras inéditas de estúdio.

Momento Raridade Rara

Assista aqui trechos jornalísticos informando a morte de Michael Jackson naquele 25 de junho de 2009, incluindo um plantão do "SBT Brasil" com Carlos Nascimento e o começo do "Jornal da Record" com Janine Borba e Marcos Hummel. Também veja aqui o "Jornal Nacional" da Globo naquela noite, com William Bonner e Fátima Bernardes, além de vivos da Giuliana Morrone e VTs de Rodrigo Bocardi e Lília Teles.

Arremate

Eu avisei: ao manifesto de torcida pela Itália, Mick Jagger decretou a classificação do Uruguai. Ele não falha.

"24 Horas" volta antes que saibamos qual será o próprio selecionado vítima do "rolling stone"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.