.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 19 de junho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 260
A bitoca da Copa



Muito obrigado, do fundo do coração, ao Alef de Lima pelo oferecimento deste registro maravilhoso, eh, eh, eh...

O Brasil está classificado

Não, eu não estou de porre. Não, não enchi a cara com as bebidas mais fortes possíveis. Não, não estou de pileque. Sim, eu sei muito bem que, na letra fria dos números, o Brasil não está classificado por antecipação para as oitavas-de-final ao somar 4 pontos, mesma pontuação do México e um ponto acima da Croácia. Mas vamos falar um português mais claro e cristalino que a água que bebemos (mineral, por favor): a Seleção Brasileira está classificada. Sim, existe uma possibilidade matemática de cair fora, mas é tão irreal quanto a nota de R$ 3,50 e eu ser casado com a "musa-mor". O que garante os brasileiros na próxima fase? Camarões, ora pois.

Os africanos já não tinham ido bem na estreia e só levaram 1 x 0 do México graças à arbitragem muito falha. Mas ontem o mesmo não aconteceu e a Croácia fez picadinho de camarão sem dó e nem piedade ao triturá-los por 1, 2, 3, 4 x 0. Isso deixou enervados os ânimos dos perdedores, os empurrões de Assou-Ekoto em Moukandjo e vice-versa que o digam. Depois de ser a sensação de 1990, Camarões disputou 14 partidas nas Copas seguintes e ganhou apenas uma vez, contra a Arábia Saudita, em 2002. Isto posto, meu nobre (Momento Fernando Gomes), o Brasil só não fará escore na segunda-feira em Brasília se fizer a pior atuação da sua vida. E não acontecerá.

Em tempo: tá que às vezes dá o contrário do que digo antes, mas seria bruxaria demais algo assim. (risos)

A Espanha virou Ex-panha

Tudo que é bom chega ao fim um dia. O fim da maior seleção que a Espanha já teve, dona da Europa em 2008 e dona do mundo em 2010, chegou no mesmo Maracanã que nada positivo lhe é, como já não tinha sido no ano passado e em 1950 ao tomar duas lambadas do Brasil. Foi um selecionado que jogou demais, que teve atletas num momento excepcional e que está para sempre gravado num lugar bonitaço e honradíssimo na galeria dos mais-mais do futebol, mas não dá mais. É preciso mudar ou... mudar de vez (Momento Fernando Vannucci). A tunda de laço aplicada pela Holanda já tinha sinalizado isso e a derrota para o Chile reforçou, naquela que é a terceira eliminação em fase de grupos do campeão anterior nas quatro Copas disputadas nos anos 2000.

Dá para dizer, brincando descontraidamente e regionalizando ao máximo a treta, que de hoje em diante não mais serão bem aceitos gaúchos em território espanhol. (eh, eh, eh) Justifica-se: o caminho para o êxito chileno teve início com Vargas, ex-Grêmio, e selada foi a sorte da peleja com Aranguiz, do Internacional. Depois de 10 jogos e 2 empates e 8 derrotas, finalmente o Chile ganhou da Espanha - e logo num Mundial de Seleções. Se dentro de campo tudo funcionou muito bem na volta ao Maracanã depois do episódio do foguete no Rojas em 1989, fora dele vários torcedores chilenos sem ingresso pisaram legal no tomate e aprontaram algo muito feio naquela baderna na sala de imprensa. Sempre tem uma laranja podre no meio de uma fruteira saudável e saborosa.

Por falar em laranja: Porto Alegre virou Amsterdã nesta quarta-feira, rendendo lindas imagens a "Orange Square" no Largo Glênio Peres e o deslocamento pelo viaduto da Borges de Medeiros até o Beira-Rio, que viveu uma tarde gelada na temperatura e quente, muito quente, no brilhante sol que iluminou os jogadores de Holanda e Austrália para proporcionarem uma das partidas mais divertidas e emocionantes deste Mundial. Sem caráter oficial nessa visita, o rei Willem-Alexander e a rainha Máxima sorriram, ficaram aflitos e, ao cabo e ao rabo, sorriram de vez.

Holanda saindo na frente com mais um tento maravilha do Robben, Austrália empatando logo no lance seguinte em bombaça beleza pura do Cahill - que, suspenso, não jogará a última rodada e se despede das Copas ao jogar sua terceira e marcar pela quinta vez em 8 atuações. Socceroos virando o marcador num pênalti bem discutível naquilo de ter intenção ou não, Laranja Mecânica empatando num descuido fatal que Van Persie castigou do jeito devido. Castigo que decidiria tudo quando Leckie perdeu uma chance de ouro para desempatar e Depay mandou de fora para vencer a mão mole de Ryan e decretar o sucesso europeu, ainda que os oceânicos jogassem bem.

Foi a primeira vitória holandesa neste confronto após duas quedas e uma igualdade, mas sem qualquer facilidade sequer próxima ao tempo segundo diante de La Roja porque os australianos mostraram uma evolução bem boa, não suficiente para conseguir melhor sorte, mas muito longe de passar vergonha ou apenas passear para fazer número. Foi um oponente que soube valorizar o sucesso da Holanda e proporcionar um almoço apetitoso. Ficou de registro preocupante a lesão no rosto do Martins Indi, que parou no Mãe de Deus, mas que ficará bem.

Com isso, a terceira rodada na próxima segunda-feira valerá apenas para confirmar o primeiro lugar do Grupo B, sendo o empate favorável à Holanda contra o Chile em São Paulo. Já Espanha e Austrália "se limitar-se-ão-se" a um mero "amistosaço de-luxe" em Curitiba. E quer saber? Hoje, hoje, tô mais por uma vitória australiana. Sério.

A Copa hoje

Colômbia x Costa do Marfim antes e Japão x Grécia depois serão as duas metades do pão cujo recheio promete ser muito interessante ao apresentar Uruguai x Inglaterra em Sampa City, ambos obrigadíssimos a ganhar.

Curtinhas fora da Copa

*Trios fixos de arbitragem nas competições oficiais da CBF, que divulgou ontem esta novidade. Será uma boa?

*Quem quer um atacante no seu time? Lulinha não é mais do Criciúma, oficializada que foi a rescisão.

*Botafogo finalista do i-n-t-e-r-m-i-n-á-v-e-l Campeonato Paraibano ao vencer de novo o CSP, agora aguardando por Auto Esporte ou Campinense, que resolverão sua sorte na outra semifinal, prevista para hoje à noite.

*Leio no GloboEsporte.com que disse o advogado Alberto Maia, do Paysandu, que o Brasília foi denunciado no STJD pelo subprocurador geral Alessandro Kioshi Kishino pelas quatro escalações irregulares na decisão da Copa Verde. Então, é cuidar quando rolará o julgamento e se o resultado do campo será alterado pelo tribunal.

*Basquete: Rúben Magnano convocou o Brasil para o Mundial na Espanha, de 30 de agosto a 14 de setembro. Estão nessa lista os armadores Larry Júnior (Bauru) e Marcelinho Huertas (Barcelona), os alas Leandrinho (Phoenix Suns), Marcelinho Machado e Marquinhos (ambos Flamengo), os alas/pivôs Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Guilherme Giovannoni (Uniceub), e os pivôs Nenê Hilário (Washington Wizards) e Tiago Splitter (San Antonio Spurs). Mais dois jogadores ainda poderão ser integrados a estes já chamados.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Daniel Castro que Ana Paula Padrão assinou anteontem à noite com a Bandeirantes para apresentar a competição "Master Chef", que a colocará no terreno do entretenimento pela primeira vez, e também participar do jornalismo geral em algumas vezes, seja pontualmente nos noticiários e nas entrevistas do "Canal Livre".

*Leio no Flávio Ricco que sabem qual será o convidado do próximo "Domingo Show"? Russo, que saiu da Globo após 46 anos e cuja situação não ficou legal por causa disso, conforme relatos. A Record não perde a viagem.

*Record, que leio no mesmo "guru" Ricco que terá novamente Gugu Liberato no seu vídeo não como contratado direto e sim em acerto com sua empresa GGP, que produzirá atrações de temporada para exibição na emissora. A primeira delas será um reality show que o próprio Augusto apresentará às terças e quintas no ano que vem.

*Andressa Urach expulsa do treino de Portugal. Convenhamos: essa palhaça tá passando da conta e quer causar a qualquer custo. Até parece que isso fará, por exemplo, a RedeTV! subir o "Ipobre" do "Muito Show".

*Acabou ontem a reprise de "A Próxima Vítima" no Viva. Dos dois finais exibidos pela Globo, prevaleceu o original da exibição inédita, com o assassino da trama sendo Adalberto (Cecil Thiré), enquanto no repeteco do "Vale a Pena Ver de Novo" o criminoso fora Ulisses (Otávio Augusto). A partir de semana que vem, as faixas da 1h45 e das 14h30 serão preenchidas pelo seriado "As Cariocas", que a Globo mostrou em 10 episódios em 2010.

*5 anos hoje da morte do ator Perry Salles, nascido em 1939 e do qual esta "24" lembrou em 6 de março.

*Nascia há 95 anos nos Estados Unidos a lendária crítica de cinema Pauline Kael, que faleceu em 2001 e que escreveu para The New Yorker de 1968 a 1991, sendo considerada a mais respeitada deste meio.

*A saideira da série "o tempo passa, o tempo voa": sabem quem completa 60 anos nesta quinta-feira? Kathleen Turner, que foi uma das loiras mais incendiárias dos filmes dos anos 80, desfilando sua boniteza sensual em obras como "Corpos Ardentes", "Médico Erótico", "Crimes de Paixão", "Peggy Sue, Seu Passado a Espera", "O Turista Acidental" e as parcerias com Michael Douglas em "Tudo Por uma Esmeralda", a continuação "A Joia do Nilo" e "A Guerra dos Roses". Na década de 90, memorável foi sua atuação em "Mamãe é de Morte". Nos últimos anos, ela esteve em filmes como "Marley e Eu" e em 10 episódios do seriado televisivo "Californication".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carol Abranches

Carol Abranches, modelo que foi apontada como "caso" do Neymar. Baita ensaio dela no Paparazzo.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Nascia há 75 anos Al Wilson, que morreu em 2008 e que teve como sucesso máximo este aqui: "Show and Tell".

Clipe do Dia II

Falecido em 1982, o grande trovador e cantador popular da música gauchesca Gildo de Freitas nasceu há 95 anos fechados nesta quinta-feira. Aqui está sua apresentação de "Eu Reconheço Que Sou Grosso" em gravação feita pelo postador de um "Galpão Crioulo", da RBS TV, no ano seguinte à partida do artista.

Clipe do Dia III

Um dos maiores gênios da música brasileira em todos os tempos. Um cracaço no sentido mais vencedor possível. Chico Buarque sabe. Sabe muito. Sabe tudo. E hoje é dia de celebrá-lo no seu aniversário de 70 anos. Separei apenas 10 canções que não são necessariamente, não todas elas, as mais importantes que já fez, mas que ajudam a dar um panorama da sua obra ao longo de cinco décadas. Só um pouco do muito que nos deu.

Vamos lá: de 1967, "Quem Te Viu, Quem Te Vê"; de 1968, "Roda Viva" (com MPB4); de 1976, "Meu Caro Amigo"; de 1978, "Apesar de Você"; de 1980, "Bye Bye, Brasil"; de 1981, "Piruetas" (com Os Trapalhões); de 1984, "Vai Passar"; de 1989, "O Futebol"; de 1993, "Paratodos"; e de 2006, "Ela Faz Cinema".

Arremate

Amanhã pela manhã tem os primeiros treinos da Fórmula 1. Domingo é dia de Grande Prêmio da Áustria.

"24 Horas" volta antes da sessão classificatória que definirá o pole position!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.