.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 16 de junho de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 257
O que você não leu neste PB nos últimos dias

Obs.: coluna publicada às 4h45 de domingo para segunda-feira, com explicação nas linhas derradeiras.

Que a segunda-feira da Copa do Mundo terá Alemanha x Portugal, Irã x Nigéria e Gana x Estados Unidos, este numa Arena das Dunas que ainda não tem liberação por completo do Corpo de Bombeiros e sediada numa Natal que, infelizmente, teve decretado estado de calamidade pública por causa da forte chuva dos últimos dias.

Que Gana x EUA acontecerá pela terceira Copa seguida, nas duas anteriores os africanos vencendo por 2 x 1.

Que Argentina x Bósnia foi o jogo mais fraco da competição até agora, mas cujos três gols têm um significado especial: o contra de Kolasinac o autogol mais rápido em Mundiais, saído com apenas 2 minutos e somente 21 segundos mais rápido que o do Gamarra no Paraguai x Inglaterra de 2006; o do Messi foi seu primeiro em Copas desde o feito oito jogos e 8 anos antes, nos 6 x 0 sobre a Sérvia; e o de Ibisevic foi o primeiro dos bósnios na história do torneio, ainda que anotado tardiamente para fins de impedimento do êxito argentino.

Que os 3 x 0 da França sobre Honduras tiveram o mico dos hinos não executados antes do apito inicial devido a problemas no sistema de som e o primeiro gol realmente comprovado pela nova tecnologia da FIFA, felizmente dado contra ao arqueiro Valladares pois foi ele que colocou lá dentro e não Benzema, o dono do jogo.

Que a virada por 2 x 1 da Suíça sobre o Equador teve o epílogo mais emocionante até o momento com um ataque equatoriano sendo detido por aquela tal de fração de segundo a mais que impede vários gols de saírem e cujo devido e merecido castigo saiu no contra-ataque suíço aos 47 minutos do segundo tempo.

Que a Costa do Marfim começou a virar sobre o Japão para derrotá-lo por 2 x 1 depois que Drogba foi pro campo, ainda que não necessariamente participando diretamente dos lances.

Que os 2 x 1 sobre a Inglaterra representaram a primeira vitória da Itália após sete jogos sem vencer, cinco deles amistosos e dois pelas Eliminatórias da Europa, no primeiro jogo de Pirlo antes da despedida da Azurra, além de ter o inusitado caso do fisioterapeuta Gary Lewin se machucando ao celebrar o tento inglês.

Que a virada por 3 x 1 da Costa Rica sobre o Uruguai representou a primeira zebra do Mundial, embora lembrar que os uruguaios não tiveram vida tão fácil assim nas Eliminatórias não torne tão surpreendente tal resultado.

Que Armero e sua dança foram um ponto alto do êxito da Colômbia sobre a Grécia por 3 x 0.

Que a vitória do Chile sobre a Austrália na arena de Cuiabá, sem liberação total dos bombeiros, teve participação "brasileira" do colorado Aranguiz na jogada do primeiro gol e do palmeirense Valdivia anotando o segundo, além do ex-gremista Beausejour fazer o terceiro.

Que a Holanda aplicou sobre a Espanha um show para jamais ser esquecido na primeira reprise em fase de grupos da final da edição anterior, só não sendo pior para La Roja que os 6 x 1 do Brasil em 1950, minimizando o fato de Casillas atingir 461 minutos sem ser vazado para superar Zubizarreta e ter seu bloqueio furado pelo baita voo do Van Persie naquele que achei, até agora, o gol mais sensacional da competição.

Que o México precisou fazer três vezes para valer uma e ganhar de Camarões por 1 x 0, em tarde chuvosa que comprovou que o bandeirinha que anulou os dois gols do Giovani dos Santos precisa ir num bom oculista.

Que o primeiro gol contra do Brasil em Copas e primeiro contra em jogo inaugural não deram sorte à Croácia pois Neymar, em sua quinquagésima jornada pela Seleção, empatou após tomar justo amarelo e virou num pênalti inventado sobre Fred, sendo ampliado o escore no bico beleza pura do Oscar.

Que a FIFA vai zerar os cartões amarelos após as quartas-de-final por medo de algum craque perder a final, numa amostra de que a promoção do espetáculo na hora decisiva vale mais que a correção e a aplicação da lei.

Que Zagallo não esteve na abertura no Itaquerão por precaução médica, mas que pode ir até Brasília para Brasil x Camarões.

Que Eto'o ficará parado 10 dias devido a uma lesão no joelho direito, o que deve tirá-lo de Camarões na partida contra o Brasil, o que é melhor para a Seleção, mas pior para o espetáculo em si.

Que Marc Wilmots renovou para seguir treinando a Bélgica até 2018.

Que é um excesso de capricho a Arquidiocese do Rio de Janeiro pedir à TV italiana para tirar do ar a imagem do Cristo Redentor com a camisa da Itália por isso não chegar a ser ofensivo.

Que é mostra de estupidez aguda um torcedor argentino ter sido agredido em Belo Horizonte só porque segurou a bandeira do seu país, mostra de que a rivalidade Brasil x Argentina extrapola limites muitas vezes.

Que sempre tem alguns babacas querendo apatifar e estragar tudo, caso dos que agrediram jornalistas e fotógrados em protestos em BH e São Paulo, além dos que fizeram um quebra-quebra aqui em Porto Alegre.

Que a tragédia na boate Kiss parece não ter deixado lições na sra. Ana Fagundes, que disse não achar justa a Fan Fest daqui de Porto Alegre não acontecer só porque faltou a assinatura de um engenheiro.

Que causou bastante o jornal 24asa publicar fotos de jogadores da Croácia pelados, pelados e nus com as mãos nos bolsos (quais?) no hotel em que estão em Mata de São João.

Que foi inaugurado em Santos o Museu Pelé, com mais de 2.500 objetos e peças do Atleta do Século 20.

Que a semifinal do i-n-t-e-r-m-i-n-á-v-e-l Campeonato Paraibano começou com Campinense 2 x 0 Auto Esporte e Botafogo 2 x 1 CSP, que terão suas voltas disputadas no meio de semana.

Que o Rio Branco chegou aos 44 títulos no Acre ao passar pelo Atlético numa final com uma lamentável decisão de múltiplos pênaltis desperdiçados ao ter 10 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, com 32 gols pró e 11 contra.

Que o Coritiba levou a Copa Foz do Iguaçu 100 anos ao bater o Atlético nos pênaltis em Atletiba de times B.

Que a CBF confirmou que quatro jogadores do Brasília estavam irregulares na final da Copa Verde, o que abre total brecha para o Paysandu buscar via STJD o título da competição após perdê-lo no campo, embora soe estranho que apenas agora, depois de dois meses, estas irregularidades venham à tona.

Que publicou Lauro Jardim que o STJD decidiu que o foro devido para julgar o enrosco da Portuguesa no ano passado é a Justiça do Rio de Janeiro, mais especificamente a 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca.

Que o Criciúma perdeu 3 pontos no Brasileirão pela escalação irregular do Cristiano diante do Goiás.

Que a Justiça Federal de Minas Gerais quebrou o sigilo bancário do Atlético Mineiro entre janeiro e fevereiro deste ano por não estarem na sua conta os 18 milhões de "dilmas" da venda do Bernard.

Que o Cruzeiro fechou cinco amistosos nos States, contra Miami FC nos dias 22 em Boston e 24 em Lawrence, América do México no dia 27 em Dallas, Tigres em 3 de julho em Houston e Chivas no dia 6 em El Paso.

Que mensagens no memorial montado pelos torcedores do Internacional ao Fernandão borradas pelo chuvarão que deu as caras aqui em Porto Alegre a sexta-feira inteira, o que seria evitado se houvesse alguma proteção.

Que várias contratações aconteceram dentro e fora das quatro linhas: o ex-colorado Giuliano pelo Grêmio, Henrique pelo Fluminense, Souza pelo Santos e Richarlyson pelo Vitória, além dos treinadores Márcio Goiano pelo Vila Nova e Mazola Jr. pelo Bragantino.

Que morreu em Curitiba o ex-atacante Tico, aos 36 anos, ex-Avaí, Paraná, Bahia, São Caetano e Santa Helena.

Que completou 65 anos na sexta-feira o Inter de Lages, que foi campeão da elite de Santa Catarina em 1965.

Que o Brasil fechou dois amistosos para depois da Copa do Mundo, ambos em setembro e ambos nos Estados Unidos: no dia 5, contra a Colômbia, em Miami; e no dia 9, diante do Equador, em Nova Jersey.

Que Fàbregas trocou o Barcelona pelo Chelsea e que Sagna foi do Arsenal para o Manchester City.

Que o Independiente venceu o Huracán e assegurou retorno à divisão principal da Argentina.

Que chegou aos 70 anos na última quinta-feira Nelson Acosta, jogador tricampeão uruguaio pelo Peñarol de 1973 a 1975 e, como treinador, vencedor de três Chilenos, sendo dois pelo Cobreloa e um pelo Everton.

Que morreu aos 88 anos o ex-goleiro Grosics, da Hungria campeã olímpica de 1952 e vice mundial de 1954.

Que Joseph Blatter e José Maria Marin, entre outros, agradecem ao Congresso da FIFA por rejeitar a limitação de idade e mandatos para dirigentes, desta feita, nada de teto máximo de 70 anos de idade e reeleições.

Que é decepcionante Franz Beckenbauer ser suspenso pela FIFA de qualquer atividade do futebol por 3 meses por não cooperar na investigação sobre possíveis irregularidades na escolha do Qatar para a Copa de 2002.

Que a NFL está de luto pelo falecimento de causas naturais, aos 82 anos, de Chuck Noll, que ganhou quatro Super Bowl na década de 70 treinando o Pittsburgh Steelers.

Que o Los Angeles Kings conquistou a Copa Stanley da NHL com 3 x 2 sobre o New York Rangers apenas na segunda prorrogação, fechando em 4 vitórias a 1 a finalíssima.

Que Fabiana Murer estabeleceu a melhor marca de 2014 no salto com vara ao ganhar a etapa de Nova York da Liga Diamante com 4,80 metros, acima dos 4,70 de Jennifer Suhr e Yarisley Silva.

Que completou 45 anos no último sábado Steffi Graf, esposa do Andre Agassi e uma das maiores tenistas da história, a única a ganhar os quatro Grand Slam e a Olimpíada no mesmo ano (1988), vencendo quatro Abertos da Austrália, cinco US Open, seis Roland Garros, sete Wimbledon e dois ouros em Jogos Olímpicos.

Que é merecidíssima a estátua de saibro dada pela Nike a Rafael Nadal pelos 9 títulos de Roland Garros.

Que Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya ganharam o ATP de Queens, seu primeiro título neste ano após três vices, com 2 x 1 (4/6, 7/6 - 7/4 e 10/4) sobre Jamie Murray, irmão do Andy, e John Peers.

Que chegou aos 75 anos na última quarta-feira um dos maiores craques da Fórmula 1: Jackie Stewart, três vezes campeão de Fórmula 1 em 1969, 1971 e 1973, obtendo 27 vitórias, 43 pódios e 17 poles entre 1965 e 1973.

Que Michael Schumacher foi transferido da UTI para uma sala de reabilitação no hospital de Grenoble.

Que o Maccabi Tel Aviv, adversário do Flamengo em setembro pelo título mundial masculino de basquete, se sagrou campeão israelense pelo saldo de pontos diante do Maccabi Haifa após 81 x 77 na ida e 82 x 84 na volta.

Que publicou o "Painel" da Folha que a CBB quer trazer ao Brasil o Mundial Masculino de 2019 ou 2023.

Que, depois de vitórias por 111 x 92 e 107 x 86, o San Antonio Spurs marcou 104 x 87 para conquistar seu quinto título da NBA (os outros em 1999, 2003, 2005 e 2007, todos com o mesmo treinador Gregg Popovich) e impedir o tricampeonato do Miami Heat, além de consagrar Tiago Splitter como o primeiro brasileiro campeão da liga mais poderosa do basquete profissional, que este catarinense de Joinville disputa pelos Spurs desde 2010.

Que anunciou aposentadoria da seleção feminina de vôlei a líbero Fabi, que conquistou dois ouros olímpicos em 2008 e 2012, cinco títulos no Grand Prix, dois na Copa dos Campeões e um pan-americano.

Que o Brasil jogou duas vezes fora de casa contra o Irã pela Liga Mundial e que perdeu por 3 x 2 na sexta (25/18, 25/27, 25/20, 17/25 e 9/15) e venceu por 3 x 2 no domingo (25/19, 25/17, 23/25, 23/25 e 15/10).

Que publicou o NaTelinha que a Aratu/SBT ficou em segundão em Salvador na hora do almoço com atrações próprias na segunda-feira passada, marcando 6 pontos com o "Que Venha o Povo" (contra 3 da Record), 7 com o "Na Mira" (acima dos 6 da Record) e 9,3 com o "Universo Axé" (acima dos 8,9 da Record).

Que o Grupo Bandeirantes promoveu mudanças aqui no Rio Grande do Sul ao ter Renato Martins comandando não apenas as rádios Bandeirantes AM e BandNews FM, mas também a Ipanema FM, pra qual foi contratado como gerente de programação Thadeu Malta, que deixou a Ulbra, onde atuava na Mix FM de Porto Alegre.

Que fez sucesso no Twitter na quinta-feira passada um print da Galinha Pio, que a Record colocou no "Balanço Geral RS" para adivinhar o resultado de Brasil x Croácia, dando uma de Polvo Paul em 2010, o que é uma nítida fanfarronice que acaba cabendo para um programa como é o "Balanço" - e ela foi na comida do prato brasileiro.

Que a repórter Camila Martins, da RBS TV, agora não é mais vista nos noticiários gerais e sim novamente reportando no "Vida e Saúde", aos sábados, que foi o programa pelo qual chegou à emissora gaúcha.

Que Bruna Essig, ex-Pampa e Band/RS, agora é repórter do SBT em Santa Catarina.

Que o repórter Jorge Talmon, sabe lá Deus por qual motivo, não parecia estar numa boa ao devolver pra âncora Cintia Lima assim que foi chamado por ela no "CETV" da TV Verdes Mares.

Que Sabina Simonato levou numa boa o lance divertido do beijo do croata durante o "SPTV" da Globo.

Que também foi levada numa boa por Lília Teles a bandeira da Argentina jogada em seu rosto quando gravava uma passagem para o "Fantástico" deste domingo.

Que Flávia Freire voltou ao vídeo, após um mês da saída do "Bem Estar", em reportagem do "Jornal da Globo" sobre um taxista que achou 40 ingressos para jogos da Copa do Mundo e os devolveu aos donos.

Que publicou o Notícias da TV que o "SBT Brasil" agora terá Rachel Sheherazade ao lado do Joseval Peixoto de segunda a quarta-feira e do Carlos Nascimento às quintas e sextas, o que é algo diferente.

Que publicou o NaTelinha que o "Bora Viajar?", programa de turismo da TV Cidade (Record Ceará), passará a ser exibido em todo o país pela Record News, que já mostra o também regional "A Bahia que a Gente Gosta".

Que a Record sabe que Marcelo Rezende é seu principal campeão de audiência, por isso o mantendo até 2020.

Que publicou Janaína Nunes que um nome cotado na Record para assumir uma das duas edições do "Balanço Geral SP", ficando Reinaldo Gottino em outra, é o da Fabíola Gadelha, repórter do "Cidade Alerta" em Manaus.

Que publicou Daniel Castro que será logo depois da Copa do Mundo, com um programa semelhante ao "Balanço" que apresentava na Record paulista (misturando jornalismo e entretenimento, mas agora com plateia) - algo que o Brasil não acompanhava, mas que será familiar para os paulistanos -, que Luiz Bacci estreará na Band.

Que já está valendo a programação nova da CNT, com apenas duas horas de conteúdo próprio, das 22h à meia-noite, isso devido à Igreja Universal dominar nada mais e nada menos do que 22 horas diárias.

Que Andressa Urach foi ridícula ao aparecer nua com a camisa de Portugal pintada no corpo para chamar a atenção do Cristiano Ronaldo, o que prova que a RedeTV! é uma piada de mau gosto para ter gente como essa cidadã em seus quadros (só mesmo jornalismo geral e departamento de esportes valem a pena ali).

Que publicou Flávio Ricco que a TV da Editora Abril, que por muitos anos transmitiu a MTV e que atualmente mostra a Ideal TV, foi vendida para o grupo Spring, que montará um novo canal com nova programação.

Que completou 45 anos neste domingo a reinauguração da TV Cultura de São Paulo pela Fundação Padre Anchieta, que passou a administrar o canal lançado originalmente pelos Diários Associados em 1960.

Que completou 45 anos no sábado Marcos Pasquim, cuja última produção inédita foi "Saramandaia" e que atualmente é revisto na Globo, mesmo durante o período da Copa do Mundo, em "Caras & Bocas".

Que publicou Patrícia Kogut que o Viva atendeu pedidos de assinantes e tirou as barras laterais para manter o 4:3 original das produções antigas que mostra para colocar o SD original em modo expandido, o que deforma as imagens pois o canal agora é em HD, algo inexplicável para um canal basicamente de antiguidades.

Que a última quarta teve três datas: 15 anos da morte de DeForest Kelley, nascido em 1920 e intérprete do Dr. McCoy em "Jornada nas Estrelas" no seriado e nos seis filmes da tripulação original da Enterprise; 35 anos da morte de John Wayne, nascido em 1907 e maior caubói de todos os tempos do faroeste no cinema; e 55 anos de Hugh Laurie, o "Dr. House" de 2004 a 2012 e astro de filmes como "Para o Resto de Nossas Vidas".

Que o sábado foi dos 45 anos da morte de Cacilda Becker, nascida em 1921 e histórica no teatro brasileiro.

Que o mesmo dia registrou os 95 anos do nascimento de Gene Barry, que morreu em 2009 e que fez o filme "A Guerra dos Mundos" e os seriados "Bat Masterson", "A Lei de Burke" e "Chefe Burke".

Que o domingo apontou os 25 anos da morte de Victor French, nascido em 1934 e parceiro de Michael Landon em "Os Pioneiros" e, especialmente, "O Homem Que Veio do Céu", marcante seriado dos anos 80 do qual destaco aqui um pequeno trecho gravado no fim dos anos 90 de um repeteco na saudosa TV2 Guaíba.

Que o mesmo dia foi dos 65 anos do nascimento de Jim Varney, falecido em 2000 e que estrelou as comédias do personagem Ernest, além de ser o patriarca da divertida comédia pastelão "A Família Buscapé".

Que o domingo foi dos 60 anos de James Belushi, irmão do John e astro de filmes como "Inferno Vermelho", "K9: um Policial Bom Pra Cachorro" e "Milionário num Instante", além da série "O Jim é Assim" de 2001 a 2009.

Que também fechou 85 anos o nascimento do saudoso Marcos Miranda, conterrâneo de Bagé que morreu em 1988 e que dublou Mentor em "He-Man", Roy Scheider em "O Show Deve Continuar", Clark Gable em "...E o Vento Levou", Kirk Douglas em "Cactus Jack, o Vilão" e Dean Martin nas comédias ao lado de Jerry Lewis, além de William Shatner nos três primeiros filmes de "Jornada nas Estrelas" e no seriado "Carro Comando", do qual mostro aqui um episódio completo em gravação feita a partir de exibição na Sony no fim dos anos 90.

Que domingo também foi de celebrar 80 anos de Rubén Aguirre, o eterno Professor Girafales do "Chaves".

Que a segunda-feira é dos 35 anos da morte de Nicholas Ray, nascido em 1911 e diretor de filmes como "Juventude Transviada", "Johnny Guitar", "No Silêncio da Noite" e "O Rei dos Reis", entre outros.

Que morreu na quarta-feira passada, aos 92 anos, o humorista Max Nunes, nome fundamental do gênero em atrações como "Balança, Mas Não Cai", "Faça Humor, Não Faça Guerra", "Satiricom", "Planeta dos Homens", "Viva o Gordo", "Jô Soares Onze e Meia" e "Programa do Jô", além de compositor ao lado de Laércio Alves de um grande sucesso cantado por Dalva de Oliveira: "Bandeira Branca", que destaco aqui.

Que na sexta-feira quem faleceu aos 91 anos foi Marlene, rainha da era dourada e gloriosa do rádio e que registro aqui ao som de "Tome Polca", música de 1950 que foi incluída no filme "Adiós Problemas".

Que na sexta chegou aos 60 anos a ex-chacrete Rita Cadillac, que cantou aqui "É Bom Para o Moral".

Que o sábado foi dos 20 anos sem Henry Mancini, nascido em 1924 e que trago aqui no tema de "Peter Gunn".

Que o domingo foi dos 50 anos de Courteney Cox, a eterna Monica de "Friends" entre 1994 e 2004, atualmente vista na série "Cougar Town" e estrela dos quatro filmes de terror "Pânico", antes disso tudo sendo a fã que se destaca no clipe de "Dancing In The Dark", do Bruce Springsteen, que apresento aqui.

Que a segunda-feira é dos 65 anos de Russell Hitchcock, vocalista do Air Supply em inúmeros temaços, entre eles "Lonely Is The Night", que está aqui e que foi tema de Cássia Kiss e Lúcia Alves em "Barriga de Aluguel".

E por que causa, motivo, razão ou circunstância demorou tantos dias para este Papo de Bola voltar a publicar inéditas da "24 Horas" e do "Papo de Mídia"? Razões variadas: problemas de saúde na família que me deixaram muito preocupado e sem atenção devida para outras coisas, mas graças a Deus o temor que havia já passou pois uma providência devida em tempo hábil foi tomada; incomodações pessoais que me fizeram perder o foco já com a Copa em andamento em dias chuvosos onde precisei sair a contragosto por necessidade e isso só me foi ruim em vários sentidos; cansaço extremo no meio da madrugada, que é o período no qual bem sabem todos que este site acessam que gosto de escrever por gostar de editar tudo com calma e tranquilidade graças à "paralisação" do noticiário sem ter que mudar tudo várias vezes, embora eu ache que durante a Copa tenha que atualizar estas colunas mais cedo que o habitual devido ao primeiro jogo de cada dia iniciar às 13h; em algumas madrugadas dar falta de energia elétrica e isso demorar a ponto de eu não aguentar ficar sentado na cadeira esperando a volta da luz por estar cansado e ir pra cama dormir - e isso demoraria mesmo; e no caso específico deste fim de semana, preferir retomar o site nesta segunda-feira pois o domingo é um dia em que nunca tive uma audiência próxima do relevante ou minimamente digno numericamente falando em comparação ao restante da semana.

Tudo isso não deveria acontecer justamente numa Copa do Mundo aqui no Brasil, que tem se mostrado tão legal dentro de campo, com partidas bacanas e muitos gols, mas que não consegui acompanhar até agora com aquela concentração e atenção devidas, merecidas e necessárias, o que prejudicou o andamento deste PB e também de outros espaços onde tenho publicado (como o NaTelinha, por isso pedindo desculpas ao Fabrício Falcheti por não honrar nestes dias o compromisso com ele assumido, o que me envergonha por mostrar incapacidade da minha parte), além do andamento de algumas ideias que queria executar e não pude até agora, fora outras coisas que infelizmente não sei se ainda neste Mundial conseguirei recuperar durante os outros jogos que aqui acontecerão. Mas aconteceu. Não é a primeira e infelizmente não será a última "bola nas costas" que o destino me apronta. É algo a que já estou habituado em mais de 11 anos nessa brincadeira. Mas sou que nem o boneco João Bobo, que toma um tabefe, cai e levanta para onde estava. O que ganho com isso? Por enquanto, nada de prático, seja qual for o sentido. Só que gosto disso, mesmo que não tenha representado nenhuma melhora significativa em minha vida. E não queria deixar assuntos anteriores de fora daqui por considerá-los válidos nem que seja para arquivo.

Bela do Dia: Ana Paula Mendes

Ana Paula Mendes, apresentadora da InterTV (Globo) de Cabo Frio. Lindindinha de marca maior, cheia de graça e simpatia.

Torcendo para ter acabado essa última "bola nas costas" que me complicou demais na última semana a ponto de me permitir voltar ao andamento regular da bagaça, retomo o PB nesta segunda-feira com as edições regulares da "24" e do "PM" regressando amanhã ao modelo habitual. Seguir em frente é o que resta.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.