.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 22 de maio de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 240
Uma sapatada tricolor no Maracanã

"Mas de qual tricolor se os dois são assim?", perguntará o leitor. Se fosse pelo primeiro tempo, seria o tricolor paulista, sua que era a vantagem antes do intervalo. Mas depois dele, o tricolor carioca veio com tudo, passou o carro geral pra cima do adversário, virou, ampliou e fechou com um marcador clássico incontestável, numa vitória para ser lembrada por muitos anos. Rogério Ceni foi um personagem marcante do jogo pois abriu o marcador em pênalti existente, mas depois soltou duas bolas que permitiram gols em rebotes. Um deles foi do Walter, que fez a dobra na virada para 3 x 2 ao meter bonitaço de três dedos no canto direito. A mudança de atitude da parte do Flu de uma etapa para a outra foi enorme e Cristóvão Borges foi saudado pelos jogadores nas entrevistas após o último apito. Em tempo: sabe Ganso, que falei na segunda que tinha tido contra o Flamengo sua melhor atuação em muito tempo? Alguém notou ele ontem no mesmo Maracanã? Tirando uma falta pra fora na etapa final, não. A sapatada do Fluzão rendeu ao futebol carioca sua única vitória neste meio de semana nas Séries A e B.

Trocou de time e a história se repetiu

Ney Franco não dirige mais o Vitória e sim o Flamengo. Mas nem assim a escrita acaba. O rubro-negro carioca já tinha a dianteira do escore em Macaé quando houve um pênalti no Alecsandro não marcado na metade inicial. O mesmo Alecgol perdeu o segundo gol num cabeceio pertinho do segundo pau, chance daquelas que não dá pra perder. O castigo veio a cavalo na troca do sinal amarelo para vermelho, como diria o turfista para o guarda de trânsito. 46 do segundo e a falta pra lá de cavada foi mandada nas redes com direito a Titi dando um empurrão nos oponentes da barreira. Parece algo familiar? E é mesmo: Ba-Vi de dois domingos atrás, último jogo do Ney no Vitória e o que Talisca foi ontem é o que Pará foi naquela ocasião. Eu posso com isso??? (rs) Agora é de sete jogos a escrita do treinador contra o Bahia, quatro deles empatados e três perdidos.

Calmantes necessários em Caxias

O que será que deu em Grêmio e Botafogo para ficarem com ânimos tão esquentadinhos assim? Algumas faltas bem duras de parte a parte, não a ponto de defini-las como "cirurgia a céu aberto sem anestesia", mas também nada digno de gentilezas como Professor Girafales dando flores para Dona Florinda. (pronto, cumpri minha cota semanal de colocar "Chaves" na conversa de algum jeito) O pecado da arbitragem foi não dar cartão vermelho ao Emerson pelo cotovelaço na nuca do Ramiro, em prejú duplo para o Barcos: tomou o amarelo do apitante por bater boca e ainda um tabefão de um botafoguense no meio do "arranca-costelas". Nem depois do jogo a coisa acalmou e Emerson tentou dar uma "camisetada" no segurança gremista, mas acertou Carlos Alberto, que teve nesta "camisetada" o principal momento de sua estreia na equipe. Bola rolando? Perigou não ter pois choveu bastante em Caxias do Sul, mas teve. Zeballos abriu e Rodriguinho e Maxi Rodriguez viraram para os gaúchos.

Justiça injusta, se é que me entende

Não foi pênalti do Dida no Keirrison nem aqui e nem na Conchinchina. Injusto qualquer time marcar através de irregularidade, mas injusto seria o Coritiba perder por ter tido mais chances que um Internacional que estava na frente num castigo após uma chance daquelas desperdiçada pelo Zé Love. Quando o Coxa tentava mais, Otávio teve a possibilidade de resolver tudo e jogou fora. Aí, o castigo foi dos paranaenses nos gaúchos com esta falha da arbitragem. Último invicto da Série A, o Colorado não perde há 19 partidas (14 vencidas e 5 empatadas).

Empatou e por pouco não perdeu

Um joguinho bem ruinzinho no Canindé. Até os gols saírem, o momento mais legal tinha sido uma defesaça do Weverton num cabeceio mortal do Guerrero - que, mais tarde, sofreu um pênalti que ainda não me convenceu, sinceramente, mas que foi convertido pelo Jadson. Só que não foi do Corinthians a vitória pois a persistência do Douglas não deixou. Ele furou na primeira, acertou na segunda para o Atlético Paranaense empatar e, se não fosse o travessão, acertaria a terceira e renderia a virada rubro-negra. Nada que aliviasse a vida do Coringão.

Bicicleta que tirou o trem do trilho

Um lindo gol de bicicleta do Silvinho deu ao Criciúma os três pontos no clássico catarinense que aumentou o bafo na nuca da Chapecoense - não tão ruim quanto a cotovelada do Emerson no Ramiro, mas tão incômoda quanto. (rs) Nem foi preciso tanto esforço ou uma atuação próxima do memorável para o Tigre vencer. Bastou fazer algo bem básico e contar com um desempenho abaixo da crítica da Chape, que decepciona neste início de elite.

"Mineiros pelotenses" estragadores de festas

Com uniforme que faria um vivente da aldeia pampeana pensar à primeira vista que seria o Esporte Clube Pelotas em campo, o Cruzeiro foi amplamente superior a um Sport bem enfraquecido e que não deixou Magrão celebrar suas 500 atuações de uma melhor maneira do que buscar duas vezes a pelota no seu alvo. Triunfo que deixou a Raposa na liderança dupla com o Grêmio - pode ser tripla esta noite se o Goiás ganhar no Centro-Oeste. Nem a defesa mais bonita da peleja foi do arqueiro pernambucano e sim do Fábio em arremate do Neto Baiano. Segue a escrita do Leão ter vencido os cruzeirenses em Belo Horizonte somente uma única vez, em 1978.

As atrações desta noite

Araraquara receberá Palmeiras x Figueirense, última partida dos paulistas antes da casamata receber seu novo treinador, ontem definido: o tangueiro Ricardo Gareca, que venceu três Argentinos pelo Vélez Sarsfield, além de um Peruano com o Universitario e de uma Copa Conmebol com o Talleres (aquela que o CSA jogou fora tomando 3 x 0 na volta após fazer 4 x 2 na ida). Será o primeiro argentino a dirigir o Verdão desde Filpo Nuñez em 1978. Por sua vez, o Furacão do Estreito tentará "fazer o crime" em outro grande de SP depois do Corinthians. Goiás x Santos marca dois regressos: do Esmeraldino ao Serra Dourada, após cumprir perdas de mando de campo, e do volante Renato ao Peixe, no qual foi campeão nacional de 2002 e 2004. Por sua vez, Feira de Santana receberá Vitória versus Atlético Mineiro, num "revival" da semifinal do Campeonato Brasileiro de 1999.

Curtinhas

*Marca "Pagode" registrada pela FIFA até o fim deste ano. Essa Lei Geral da Copa permite absurdos assim.

*Anula aquilo de Corinthians x Cruzeiro. Será em Corinthians x Botafogo, daqui a dois domingos, mais um teste da Arena de Itaquera, invertido que foi o mando de campo apenas deste jogo numa licença concedida pela CBF.

*Idiotas sem um pingo de vergonha na cara quebraram muitas cadeiras da Arena Corinthians no último domingo. Só não digo que é inacreditável uma coisa dessas pois, infelizmente, incidentes semelhantes já aconteceram em outros estádios. Não é "privilégio" de um ou dois clubes ter canalhas patifes nas arquibancadas. Baaahhh!!!

*Sandro Meira Ricci dizendo na súmula que Grêmio 1 x 0 Fluminense "não teve marcadores". Cochilou demais o apitante brasileiro na Copa do Mundo. Como é que pode um jogo ter gol e não ter marcadores?

*Confirmada a Recopa Sul-Americana entre Atlético Mineiro e Lanús: ida na Argentina dia 16 e volta em Belo Horizonte no dia 23, ambas as porfias às 10 da noite e ambas no mês de julho.

*Acabou a quarta passagem de Marcelo Veiga no Bragantino, substituto que é do técnico Argel na Portuguesa.

*Paraná sem diretor executivo de futebol. Roque Júnior caiu fora do clube após somente 5 meses

*Festa em Medellín. 4 x 2 nos pênaltis sobre o Junior Barranquilla após vitória por 2 x 1 no tempo normal rendeu ao Atlético Nacional sua décima quarta conquista no país, igualando o Millonarios como maior vencedor de lá.

*Histórico: o primeiro gol da seleção do Kosovo, anotado que foi por Bunjaku. Tá que a Turquia o venceu por 6 x 1 em amistoso realizado em Mitrovica, mas não deixa de ser um registro legal para a posteridade.

*NBA: San Antonio Spurs abrindo 2 x 0 na final do Oeste ao derrotar o Oklahoma City Thunder por 112 x 77.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Depois de sair da Rádio Globo, Beto Brito lançou aqui - inicialmente em teste - a WebRádio Planeta Rei, que tem programação musical o dia todo e ainda o programa "Planeta Rei" ao vivo diariamente das 22h às 2h.

*A greve dos ônibus em São Paulo levou a TV Globo a promover mudanças específicas no canal 5 da capital nesta quarta-feira. O "SPTV" começou às 11h35, fazendo com que o "Encontro com Fátima Bernardes" fechasse mais cedo apenas para os paulistanos. O "Globo Esporte" foi dividido metade em futebol e metade em notícias da falta de busão. O principal ainda viria: plantão às 14h05, interrompendo no meio uma matéria do "Vídeo Show". Plantão espichado pois acabou apenas às 16h05, cancelando para Sampa City a "Sessão da Tarde". A seguir, "Caras & Bocas", "Malhação" e "Meu Pedacinho de Chão" mais cedo e mais curtas, enquanto "Geração Brasil" foi ao ar mais tarde e mais curta. Motivador? "SPTV" maior ao começar às 18h40 e terminar às 19h50.

*Globo mais flexível para mudanças regionais em situações pontuais nos últimos anos, não apenas ontem em São Paulo, mas também em vários casos recentes no Rio de Janeiro, sobretudo em operações policiais. Há algumas semanas, por exemplo, teve um "RJTV" espichadaço que iniciou ainda às 10 da manhã, lembrem.

*Leio no Flávio Ricco uma tremenda surpresa daquelas: Luiz Bacci trocando a Record pela Bandeirantes, a ser assinado este compromisso nas próximas horas após negociações vindas desde o começo da semana. Mas como assim??? Diz o "guru" que a ideia da Band é tê-lo em um novo programa que seria exibido às 14h (portanto, depois de "Os Donos da Bola" no canal 13 de São Paulo) para anteceder o "Brasil Urgente" - e, se for assim, começaria local paulistano e passaria a ser nacional às 15h. Consultado, o vice jornalístico Douglas Tavolaro disse ter ouvido apenas rumores e que não acredita que Bacci deixe a Record, na qual apresenta o "Balanço Geral SP" às 12h de segunda a sexta e o "Cidade Alerta" para todo o Brasil aos sábados. Cuidemos o que surgirá.

*Leio na Patrícia Kogut que a CNT está dispensando a maioria de seus funcionários após a venda de 22 horas diárias de programação para a Igreja Universal. O "Notícias & Mais" acabará no dia 6 do mês que vem, tendo somente mais duas semanas e meia no ar e deixando disponíveis na área Adriana de Castro e Leão Lobo.

*Mudando completamente de assunto: leio na Zero Hora que o Cinemark do Barra Shopping Sul, aqui em Porto Alegre, mostrará filmes clássicos em alta definição ao longo de mais de um mês. Serão estas obras: "Taxi Driver" em 31 de maio e 1º e 4 de junho; "Tempo de Violência" em 7, 8 e 11 de junho; "Laranja Mecânica" em 14, 15 e 18; "Os Embalos de Sábado à Noite" em 21, 22 e 25; "Nos Tempos da Brilhantina" em 28 e 29 de junho e 2 de julho; e "Bonequinha de Luxo" em 5, 6 e 9 de julho. Sessões às 23h55 de sábado, às 12h30 de domingo e às 19h30 de quarta-feira. O único problema é o ingresso ser um assalto a mão armada: 14 "dilmas". Eita nóis!!!

*Nascia há 75 anos hoje completados Paul Winfield, ator falecido em 2004 e indicado ao Oscar por "Lágrimas de Esperança", além de atuante em filmes como "O Exterminador do Futuro" e "Jornada nas Estrelas 2".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Onde você estava em 22 de maio de 1979? Eu, por exemplo, nem existia ainda. 25 anos atrás, a Rede Globo estreava "Carga Pesada", com as aventuras de Pedro e Bino, encarnados por Antônio Fagundes e Stênio Garcia. A primeira versão durou até 2 de janeiro de 1981. Duas décadas depois, a produção foi retomada não como uma refilmagem e sim como continuação de abril de 2003 até setembro de 2007. Acompanhe aqui um baita achado: o primeiro episódio de "Carga Pesada", chamado "Adeus Dequinha", que passou às 22h daquela terça-feira, logo depois do "Globo Repórter" - na época, a novela das 8 ("Pai Herói") começava às 20h15. O vídeo foi gravado da EPTV de Ribeirão Preto em 1995, quando cinco episódios foram repetidos à tarde no "Festival 30 Anos".

Bela do Dia: Carolina Padrón

Carolina Padrón, jornalista venezuelana da ESPN latinoamericana. Não é uma Juliana Veiga ou uma Marcela Rafael, para citar as damas apaixonantes da ESPN Brasil (rs), mas é suspirante e pra lá de cativante.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Nascido em 1947, Zé Rodrix faleceu há 5 anos completados nesta quinta-feira. Parceiro de Sá e Guarabyra, teve como maior sucesso solo este aqui: "Soy Latino Americano", que destaco direto do "Globo de Ouro" em 1976.

Clipe do Dia II

55 anos de Morrissey, vocalista do The Smiths de 1982 a 1987. Aqui está a solo "Everyday is Like Sunday".

Clipe do Dia III

Um dos maiores cantores franceses de todos os tempos, Charles Aznavour celebra 90 anos nesta quinta. Sua voz é inconfundível e eternizou vários sucessos. Separei para o tópico quatro deles: começo aqui com "The Old Fashioned Way", extraída de cena do filme "O Último dos Dez"; continuo aqui com a bela "La Boheme"; avanço aqui para "Que C'est Triste Venise", que conheci há muitos anos pela Rádio Atlântida FM, já que era a trilha do personagem meteorologista Trevisan du Temps no "Sítio do Papaeu Amarelo", engraçadíssimo humorístico feito por Eron Dal Molin e Celso Santana; e termino aqui com "She", linda canção de amor que anos depois ganharia outra bonita leitura através do Elvis Costello - canção que para sempre me faz lembrar da Ana Paula Padrão.

Arremate

Pela "quadragésima sétima" vez só neste ano, Remo x Paysandu. Começa a final do segundo turno paraense.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem ficará em vantagem para a pugna de epílogo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.