.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 14 de maio de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 234
Cruzeiro: exemplos a repetir e descartar

A missão do Cruzeiro esta noite é a mesma do Grêmio na fase anterior: ganhar por 1 x 0 para forçar os pênaltis ou vencer por dois ou mais gols de diferença para ser semifinalista da Copa Libertadores. O San Lorenzo, lógico, quer um "bis" das oitavas-de-final também nestas quartas. A Raposa certamente terá um Mineirão cheio a apoiar, mas terá que se superar que nem contra o Cerro Porteño para atingir a penúltima parte da competição.

E há exemplos a seguir e descartar. Nos anos 2000, foram sete quartas-de-final com brasileiros perdendo a ida fora de casa e necessária reviravolta diante dos seus domínios. Somente dois exemplos devem ser descartados: os do Santos em 2008, quando levou 2 x 0 do América no México e venceu por apenas 1 x 0 em SP, e do Fluminense em 2012, quando levou 1 x 0 do Boca Juniors na Argentina e empatou por 1 x 1 no Rio de Janeiro.

Nos demais casos, o representante do Brasil foi à semifinal sempre com sofrimento: em 2002, quando o gol fora não era critério de desempate, o São Caetano fez 2 x 1 no Peñarol em SP após tomar 1 x 0 no Uruguai e avançou por 3 x 1 nos pênaltis; em 2006, o Internacional sofreu 2 x 1 da LDU no Equador e marcou 2 x 0 aqui em Porto Alegre, enquanto o São Paulo tomou 1 x 0 fora e devolveu o escore em casa contra o Estudiantes para batê-lo por 4 x 3 nos pênaltis; em 2007, o Grêmio sofreu 2 x 0 do Defensor no Uruguai e triunfou por 2 x 0 aqui na aldeia pampeana para avançar com 4 x 2 nas penalidades; e em 2012, deu Santos nos pênaltis por 4 x 2 contra o Vélez Sarsfield na volta na Baixada Santista após 1 x 0 para cada um dos mandantes.

Boa sorte, Cruzeiro, e que o Brasil mantenha sua tradição de mais de duas décadas com presença na semifinal.

Também hoje, o Nacional vai à Argentina defender a vantagem de 1 x 0 sobre o Arsenal obtida no Paraguai.

Baixada mundialista

Ainda com poréns a ser resolvidos devido aos atrasos em suas obras, a Arena da Baixada terá um amistoso de reinauguração entre Atlético Paranaense e Corinthians. O Coringão terá equipe mista e o usará para reestrear Elias, o que pode em amistoso, mas não ainda em jogo oficial, aí só depois da Copa do Mundo.

Destaques da Copa do Brasil

Menos de 400 torcedores na Arena Pernambuco para o dobro a nada do Náutico, insuficiente para fazer frente aos 3 x 0 iniciais do América de Natal, que é quem enfrentará o Fluminense na terceira fase. Também ontem, virada de 2 x 1 do Avaí sobre o ASA e os catarinenses aguardam hoje por Palmeiras ou Sampaio Corrêa (vantagem de 2 x 1 do Bolívia Querida). Internacional e Cuiabá duelam aqui em Porto Alegre após empate por 1 x 1 na capital do Mato Grosso e o vencedor jogará contra Chapecoense ou Ceará, que iniciam seu embate no oeste catarinense. O Novo Hamburgo saberá hoje seu próximo adversário: Atlético Goianiense, que joga por 0 x 0, ou ABC. Depois de empate sem gols, Bahia e América Mineiro estarão frente a frente em Salvador para definir o oponente seguinte do Corinthians. Por fim, Botafogo/PB x Santa Cruz resolverá (hoje mesmo?) o próximo inimigo do Santa Rita.

Três do Brasileirão

A Série A começa hoje sua rodada do próximo fim de semana com um Goiás x Botafogo antecipado para a TV não ficar sem jogo local no Rio de Janeiro e que acontecerá em Juiz de Fora por ser a última perda de mando de campo esmeraldina, a Série B teve ontem Edno em destaque ao abrir o placar para a Ponte Preta e ser expulso logo em seguida para alegria do pouco depois empatado Oeste, e ainda na segunda-feira teve uma vitória na bacia das almas do Fortaleza sobre o Águia pela Série C com fatura única a dois minutos do encerramento.

Acaba a "Série B da UEFA"

Quando muitos de vocês lerem esta tardia edição, já saberão se a Liga Europa terá sido vencida pelo Sevilla, que ganhou o torneio em 2006 e 2007, ou pelo Benfica, que tenta a primeira conquista continental desde a Copa dos Campeões da Europa de 1962, quando o então treinador húngaro Béla Guttmann se demitiu após ter recusado um pedido de aumento salarial e "amaldiçoou" os encarnados dizendo que eles não venceriam taças europeias pelos 100 anos seguintes. O Benfica perdeu a Liga Europa do ano passado para o Chelsea. Reviravoltará agora?

De salvaguarda

Diego Cavalieri (Fluminense), Miranda, Filipe Luís (ambos Atlético de Madrid), Rafinha (Bayern de Munique), Lucas Leiva (Liverpool), Lucas Moura (Paris Saint Germain) e Alan Kardec (São Paulo). Se der qualquer bode com um dos 23 chamados iniciais, um destes sete será acionado pelo Luiz Felipe Scolari... ou não.

Convocações da Copa

A maioria dos selecionados têm divulgado listas prévias, diferentemente do Brasil e de algumas pouquíssimas, que preferem já confirmar os 23 eleitos de cara. Duas dessas pouquíssimas são aí mencionadas.

Uma delas é a Suíça, cujo treinador Ottmar Hitzfeld convocou: os goleiros Benaglio (Wolfsburg), Sommer (Basel) e Burki (Grasshopper); os defensores Von Bergen (Young Boys), Djourou (Hamburgo), Lang (Grasshopper), Schar (Basel), Lichsteiner (Juventus), Rodriguez (Wolfsburg), Senderos (Valencia) e Ziegler (Sassuolo); os meias Inler, Behrami, Dzemaili (todos Napoli), Barnetta (Eintracht Frankfurt), Fernandes (Freiburg), Stocker (Basel) e Shaqiri (Bayern de Munique); e os atacantes Drmic (Bayer Leverkusen), Gavranovic (Zurich), Mehmedi (Freiburg), Xhaqa (Borussia Monchengladbach) e Seferovic (Real Sociedad). Os suplentes são Hitz (Augsburg), Klose (Wolfsburg), Widmer (Udinese), Derdiyok (Leverkusen), Frei (Basel), Kasami (Fulham) e Schwegler (Frankfurt).

Outra de dias atrás é Honduras. Chamados foram por Luis Suárez estes atletas: os goleiros Valladares, Escober (ambos Olimpia) e López (Real España); os defensores Figueroa (Hull City), Bernárdez (San Jose Earthquakes), Osman Chávez (Quingdao Jonoon), Montes (Motagua), Peralta (Glasgow Rangers), Beckeles (Olimpia), Izaguirre (Celtic) e Juan Carlos García (Wigan); os meias Najar (Anderlecht), Wilson Palacios (Stoke City), Espinoza (Wigan), Garrido (Olimpia), Boniek García (Houston Dynamo), Mario Martínez (Real España), Marvin Chávez (Colorado Rapids) e Jorge Claros (sem clube); e os atacantes Costly (Real España), Bengston (New England Revolution), Rony Martínez (Real Sociedad de Honduras) e Jerry Palacios (Alajuense).

Curtinhas

*Sérgio Corrêa da Silva no comando da arbitragem brasileira em substituição a Antônio Pereira da Silva, que foi para a Escola Nacional de Arbitragem. Oremos. Enquanto isso, Fernanda Colombo Uliana ficará de fora dos jogos a seguir do Brasileirão e passará por uma reciclagem para evitar os erros de São Paulo x CRB e Atlético Mineiro x Cruzeiro. Mas só ela? Tem uma fila bem razoável de auxiliares que também precisavam retreinar...

*Muito mal a postura do Flamengo na dispensa do Jayme de Almeida ao trocá-lo pelo Ney Franco. O episódio todo foi conduzido de uma maneira muito ruim, sobretudo por deixar Jayme sem saber direito das coisas.

*Carlos Amadeu, do sub-20, assumiu o comando interino da casamata do Vitória até que outro técnico chegue.

*Botafogo rescindindo o contrato com a Telexfree. Demorou para perceberem a gelada que era tal patrocinador.

*Botafogo, que não tem mais o volante Renato, que voltou pro Santos, pelo qual venceu o Brasileirão de 2002.

*Bahia x Fluminense, no dia 24, será em Barueri. Opção dos tricolores baianos, já que os estádios de Salvador estão reservados para a Copa do Mundo. Três dias antes, o Bahia visitará o Flamengo em Macaé.

*Luto no Sport com a morte de Sílvio Guimarães, presidente bicampeão pernambucano em 2009 e 2010, além de vice-presidente no 2008 do título da Copa do Brasil. Seu pai é Haroldo Praça, que fez o primeiro gol da Ilha do Retiro, em 1937. Uma perda muito sentida no dia dos 109 anos do rubro-negro. 66 anos, AVC.

*América Mineiro x Náutico, no dia 31 deste mês, acontecerá em Muriaé, na Zona da Mata.

*Waldemar Lemos substitui Sidney Moraes no Vila Nova. Seu último clube foi o ABC, ainda em 2013.

*E essa do guri que teve que virar do acesso uma camisa da Seleção Brasileira pois a OAS, que administra a Arena das Dunas, proibiu uniformes que não fossem do América de Natal no empate com o Atlético Goianiense? Tem umas frescuras que são inexplicáveis, sinceramente - que nem ontem, por exemplo, proibirem chinelos nas arquibancadas em Oeste x Ponte Preta. Confundem combate à violência com bobajada absoluta.

*O Museu do Futebol no Pacaembu ganhará o nome de Gylmar dos Santos Neves, assim aprovado na Câmara de Vereadores de São Paulo. Inicialmente, a ideia era dar o nome de João Jorge Saad, fundador da Band, ao local. Mas é muito mais justo e merecido o reconhecimento ao histórico arqueiro de Santos, Corinthians e Seleção.

*Rio Ferdinand deixou o Manchester United após 12 anos. Ele venceu Mundial e Liga dos Campeões em 2008, três Supercopas da Inglaterra, duas Copas da Liga Inglesa e seis Campeonatos Ingleses.

*John Terry mais um ano no Chelsea, pelo qual completará 17 temporadas. São 621 atuações pelo clube, no qual ganhou uma Liga dos Campeões da UEFA, cinco Copas da Inglaterra e três Campeonatos Ingleses.

*Estatística do New York Times para mostrar quão globalizado está o Campeonato Inglês, sobretudo algumas equipes: se fossem contados apenas os gols marcados por atletas nascidos na Inglaterra, o campeão da recém fechada temporada seria o Liverpool, o vice seria o Southampton e o pódio seria completado pelo Manchester United, enquanto o Manchester City seria o antepenúltimo, à frente somente de Newcastle e West Bromwich.

*Uma ideia bem interessante, mas ainda mais curiosa quando se vê a lista da Inglaterra para a Copa do Mundo e se nota que, contando os 23 pra valer e os 7 de salvaguarda, apenas dois atletas atuam em outros países - e um deles na Escócia, que é Reino Unido da mesma maneira. Meio que cria uma "pane mental" esse choque de contrastes, ainda que um paralelo esteja no City, que, mesmo campeão nacional, só teve dois convocados.

*Dois reparos necessários em nacionais europeus: na Alemanha, é o Greuther Furth que jogará com o Hamburgo a repescagem antidescenso; e isso acontecerá também em Portugal, lá entre Olhanense e Desportivo Aves.

*A terça-feira marcou os 100 anos do nascimento de Joe Louis, falecido em 1981 e um dos maiores boxeadores de todos os tempos, campeão dos pesados em 26 lutas disputadas de 1937 a 1948.

*Natação: suspensa por um ano e quatro meses a russa Yuliya Efimova, campeã mundial no ano passado nos 50 e nos 200 metros. Foi pega no exame antidopagem por usar um hormônio esteróide.

*Basquete: o Paulistano ganhou por 88 x 71 do São José no primeiro jogo semifinal do Novo Basquete Brasil. A segunda partida está marcada para depois de amanhã, também em Sampa City.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Rádio Guaíba ficou fora do ar durante toda esta terça-feira e explicou isso em comunicado que rodou durante os intervalos na segunda-feira e que ouvem aqui, mas não falava mais claramente o que motivara tal retirada do sinal do AM 720 e do FM 101,3. Precisou uma notícia do Coletiva.net explicar: alteração de situação jurídica sem autorização do órgão competente. Foi na troca de controle do empresário Renato Ribeiro para a Record em 2006, que precisava ser reportada ao Ministério das Comunicações, que aplicou a suspensão.

*Repórter acidentado ao vivo? Foi ontem de manhã na Rádio Gaúcha. Escutam aqui Felipe Daroit passar seu boletim do trânsito aqui em Porto Alegre quando um carro que estava atrás colidiu com a viatura da emissora. Isso tudo no ar. Felizmente, o repórter não se feriu gravemente, o mesmo ocorrendo com o motorista Alcinei Ramos.

*Leio no Notícias da TV que o "Roda Viva", da Cultura, ficou em quinto lugar no "Ipobre" de Sampa City com 1,6 ponto, contra 1,1 do "RedeTV! News" e do "Superpop". Entrevistado: o governador do Acre, Tião Viana. Depois, tem gente que fala brincando (muitos a sério) que "o Acre não existe". Muito prestigiado quem "não existe".

*Os noticiários do SBT começaram nesta semana a série de reportagens "Brasileirinhos", que acompanhará seis mães entre RS, SP, RJ, DF e PB cujos filhos têm nascimento previsto para o período da Copa do Mundo. Entre elas está uma repórter da própria emissora em Brasília, Lívia Monteiro.

*Leio no Flávio Ricco que o retorno do Carlos Nascimento ao vídeo na cobertura das férias do Joseval Peixoto no "SBT Brasil" ainda não significa uma volta pra valer, até por recomendação médica de vida mais regrada. Suas funções ainda serão ajustadas com o diretor Marcelo Parada, mas uma delas será mediar os debates eleitorais.

*Leio no NaTelinha que o "Domingo Show" deu a liderança pra Record em Belém no dia 20 de abril, marcando 15 pontos, contra 13 da Liberal (Globo) e 5 do SBT. Os paraenses estão com Geraldo Luís e não abrem mão.

*Atriz de várias novelas da Globo nos últimos 20 anos, a também cantora Isabel Fillardis agora atuará na Record, onde aparecerá em breve no seriado "Plano Alto", que tem estreia prevista para o segundo semestre.

*Leio no Fernando Oliveira que acabou a parceria da Globo com Mauricio de Sousa. A "Turma da Mônica" não passa mais na emissora, que pode ser mostrada em outros canais desde que Mauricio feche com outros.

*Morreu Hans Ruedi Giger, aos 74 anos, por consequências de ferimentos sofridos em uma queda. Ele criou o monstro que marcou época em "Alien - O Oitavo Passageiro", o que rendeu o Oscar de efeitos visuais.

*Completando 45 anos hoje Cate Blanchett, bonitérrima atriz vencedora do Oscar principal por "Blue Jasmine" e coadjuvante por "O Aviador", além de fazer as trilogias "O Senhor dos Aneis" e "O Hobbit" e também "Elizabeth", "Não Estou Lá", "O Curioso Caso de Benjamin Button" e "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal".

*Quarta-feira dos 70 anos de George Lucas, produtor da saga "Star Wars", diretor de quatro filmes ("Guerra nas Estrelas", "A Ameaça Fantasma", "O Ataque dos Clones" e "A Vingança dos Sith") e roteirista dos outros dois ("O Império Contra-Ataca" e "O Retorno de Jedi"). Também dirigiu "Loucuras de Verão" e produziu os quatro filmes de Indiana Jones, sendo roteirista de todos com exceção do último, o já citado acima na menção à Cate Blanchett.

*Além disso, George Lucas também jogou como lateral direito em vários clubes brasileiros, como o Grêmio. (rs)

*Quem chegou aos 75 anos nesta terça-feira foi Harvey Keitel, ator de obras como "Caminhos Perigosos", "Taxi Driver", "Thelma & Louise", "Cães de Aluguel", "Mudança de Hábito", "Tempo de Violência" e "Fogo Sagrado".

*Também ontem, duas datas interligadas pelo "Late Show" da CBS dos EUA (exibido aqui no Brasil pela Record News): os 50 anos do comediante Stephen Colbert, que sucederá David Letterman em sua aposentadoria, e os 20 anos da última aparição do mestre Johnny Carson na TV, justamente neste programa do Letterman.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Ex-Gazeta, Manchete e SBT, atuante na Rede Globo desde 1992 e há quase três anos no "Jornal das 10" da Globo News (inicialmente apresentadora em São Paulo e depois âncora principal no Rio de Janeiro), Mariana Godoy completa 45 anos nesta quarta-feira. Um de seus desempenhos mais duradouros foi comandar o "Bom Dia SP" nos anos 2000. O tópico resgata aqui o início da edição especial de 30 anos, exibida em 2007 e que teve plateia com convidados especiais, imagens de arquivo e a presença de ex-componentes do jornal.

Bela do Dia: Iran Angelo de Souza

Iran Angelo de Souza, esposa do atacante Hulk, em clique publicado no GloboEsporte.com. É claro que este short não é esta bonita loira que veste.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Em "homenagem" ao sono profundo que tem me atrapalhado nos últimos dias, por mais necessário que seja meu bem estar físico pois isso tem prejudicado o andamento do site, aqui está uma canção com "sleep" no título, que já coloquei na seção e que vale repeteco: "Last Night I Didn't Get To Sleep At All", com The 5th Dimension.

Arremate

Série B: remarcado Sampaio Corrêa x Avaí para 7 de junho, às 16h20, e não mais para dia 6, às 19h30.

"24 Horas" volta antes que a bola role neste jogo! Se não tiver chuvarada de novo.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.