.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 10 e 11 de maio de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 232
Uma rodada de clássicos

A quarta jornada do Campeonato Brasileiro aponta um domingo de quatro clássicos, o que gera uma atenção a mais para estes jogos, se talvez nem tanto pelos times atuais, mas sim pelo histórico que tais duelos trazem. Pena que três destas pedidas serão simultâneas, dificultando o acompanhamento ao vivo de quem quer vê-las.

Fluminense x Flamengo é uma pedida sempre muito legal e traz um Flu necessitado de recuperação e um Fla motivadíssimo. São Paulo x Corinthians será na "Arena Rogério Ceni" por causa do show do One Direction (?) no Morumbi - e sem Alexandre Pato no Tricolor e Jadson no Coringão, sendo maior a perda corintiana. Já Atlético Mineiro x Cruzeiro trará um Galo sem Ronaldinho Gaúcho e Jô, além de prováveis outros desfalques, contra um Cruzeiro que poupará todos os titulares (exceto Fábio) devido à Libertadores e que, mesmo assim, tentará pela primeira vez após três empates e três derrotas vencer o jogo maior de Minas Gerais no Independência desde a reinauguração. Claro, tem também o belíssimo atrativo da bandeirinha Fernanda Colombo Uliana. Depois desses três clássicos, tem Bahia x Vitória às 6 e meia, ambos ganhadores na rodada anterior do Brasileirão.

Mas tudo tem um começo. No caso desta rodada, três partidas no sábado: Internacional x Atlético Paranaense no Gigante mundialista em simultâneo a Palmeiras x Goiás. O Verdão de SP, que terá nas próximas rodadas o adquirido por empréstimo Bernardo, egresso do Vasco, será treinado interinamente pelo auxiliar Alberto Valentim enquanto não chega um substituto pra valer do Gilson Kleina. Valentim já trabalhou com Ricardo Drubscky, que comanda o Verdão de GO, isso quando ambos estavam no já citado Furacão. O "embalo de sábado à noite" terá Botafogo x Criciúma. O Fogão não terá Marcelo Mattos, que passará por uma cirurgia no quadril.

Além dos quatro clássicos, o domingo terá outras três pelejas. Uma delas às 4 da tarde: Chapecoense x Grêmio, que deve registrar um excelente público na Arena Condá, ainda mais que Chapecó é a mais gaúcha das cidades catarinenses. Outras duas são às 6 e meia: Coritiba x Sport e Figueirense x Santos. O Furacão do Estreito, por sinal, devolveu o avante Willie ao Vitória antes mesmo de estreá-lo. Problemas cardíacos ocasionam isso.

Digno de um belo gancho

Luiz Flávio de Oliveira tinha que ficar umas quantas semanas sem apitar, de preferência visitando tudo quanto fosse oculista para melhorar sua visão. Não há explicação e nem justificativa para marcar um pênalti inventado de maneira ridícula, patética e pífia (Mauro Cezar feelings) como esse que o Icasa anotou para ganhar do Vila Nova, na única partida de sexta-feira pela Série B. Foi o único lance que vi dessa partida e claro que depois o Tigre tinha mais 72 minutos para reviravoltar. Mas não falo de resultado causado por esta marcação e sim que ela não deveria existir, grosseira que foi a encenação de Zulu. Nem o Troféu Internet do Silvio Santos ele ganharia.

Praticamente toda esta quarta rodada é no sábado, oito jogos marcados para este dia, seis deles passados 20 minutos das 4 da tarde. O Vasco fará diante do Oeste sua última partida de portões fechados em São Januário, depois tendo três perdas de mando de campo a cumprir, no mínimo a 100 km de distância do Rio de Janeiro. Portões fechados é o que teria na Arena Pernambuco, mas o Santa Cruz conseguiu liberação para ter torcida diante do Luverdense. Sem técnico após a saída do Lisca (o histórico furo de reportagem do taxista no Twitter), o interino Sérgio China liderará o Náutico fora de casa contra um Joinville que não perde em sua Arena há 15 jogos e que levou os pontos da partida abreviada contra a Portuguesa. Ponte Preta x ABC, América de Natal x Atlético Goianiense e Sampaio Corrêa x Avaí completam esta faixa. Como sempre, dois "embalos de sábado à noite" a Série B tem todas as semanas, desta vez sendo Ceará x Paraná e Bragantino x América Mineiro.

Destaques da Série C

A CBF acabou confirmando o CRAC como substituto do Betim (Ipatinga) e, com isso, o jogo dele com o CRB em Coruripe está assegurado pra este domingo, que terá também Mogi Mirim x Madureira, Cuiabá x Treze e Guarani x Macaé. Antes, o sábado apresenta Caxias x São Caetano, Duque de Caxias x Juventude, Paysandu x ASA, Tupi x Guaratinguetá e Botafogo/PB x Salgueiro. Na segunda-feira, Fortaleza x Águia fechará a rodada.

Uma dos Estaduais

Sai neste sábado o adversário do Piauí na finalíssima. O River precisa ganhar e o 4 de Julho joga pelo empate.

Um ou dois campeões?

Um campeão nacional é certo que o fim de semana europeu apresentará: Manchester City ou Liverpool na Inglaterra. Eu queria que fossem os Reds, que receberão o Newcastle, mas depois de protagonizarem com o Crystal Palace a maior entregada de rapadura de 2014, dá logo a taça pros Citizens contra o West Ham que é mais fácil a Duquesa de Cambridge atuar como Lady Kate num humorístico da BBC do que isso acontecer.

Outro campeão pode ser o Atlético de Madrid na Espanha, desde que faça mais pontos contra o Málaga que o Barcelona diante do Elche. Barça perdeu? Atlético empata. Barça empatou? Atlético ganha. Barça venceu? Aí só na última rodada mesmo, quando ambos "se enfrentar-se-ão-se a si mesmos". Quem fica na dependência de um milagre é o Real Madrid, que só chegará vivo no epílogo se derrotar o Celta e o Atlético perder.

México na Copa do Mundo

Miguel Herrera chamou 23 jogadores para enfrentarem Camarões em 13 de junho, Brasil no dia 17 e Croácia no dia 23. Eis: os goleiros Corona (Cruz Azul), Ochoa (Ajaccio) e (Toluca); os defensores Aguilar, Rodriguez (ambos América), Guardado (Bayer Leverkusen), Layun (América), Rafa Márquez (León), Moreno (Espanyol), Reyes (Porto) e Salcido (Tigres); os meio-campistas Fabián (Cruz Azul), Herrera (Porto), Medina (América), Montes, Peña, Vázquez (todos León) e Brizuela (Toluca); e os atacantes Peralta (Santos Laguna), Pulido (Tigres), "Chicharito" Hernández (Manchester United), Jiménez (América) e Dos Santos (Villarreal).

Curtinhas

*Alexandre Gallo chamou o Brasil para o Torneio de Toulon, que acontecerá de 22 de maio e 1º de junho, antes disso cortando quatro nomes para a lista definitiva. Porém, antes mesmo disso ela poderá ser mudada pois tem vários jogadores das equipes principais no Brasileirão e, neste torneio, não é obrigatória a liberação dos atletas.

*Os convocados: os goleiros Ederson (Rio Ave), Jacsson (Inter) e Marcos (Fluminense); os laterais Auro (São Paulo), Douglas Santos (Udinese), Gilberto (INT) e Wendell (Grêmio); os zagueiros Dória (Botafogo), Jubal, Paulo Ricardo (ambos Santos), Marquinhos (Paris Saint Germain) e Wallace (Cruzeiro); os meias Ademílson, Lucas Evangelista, Rodrigo Caio (todos SPA), Alison, Lucas Silva (ambos CRU) e Jean Deretti (GRE); e os atacantes Leandro (Palmeiras), Luan (GRE), Lucas Piazon (Chelsea), Mosquito (Atlético Paranaense) e Thalles (Vasco).

*Será às 5 e meia da tarde o amistoso Fluminense x Itália, no Cidadania, no dia 8 do mês que vem (domingo).

*Mais dois amistosos preparatórios confirmados para junho, o primeiro com torcida e o segundo sem: dia 8, às 8 da noite, tem Croácia x Austrália no Pituaçu; e dia 12, Bélgica x Estados Unidos em São Paulo.

*Novo Basquete Brasil: o Paulistano avançou à semifinal com 86 x 77 na quinta e decisiva partida contra Franca, enquanto o Mogi das Cruzes deixou o Limeira para trás com 75 x 70, numa reabilitação extraordinária tanto na série, já que perdera as duas primeiras, quanto nesta sexta, quando perdia por 5 minutos a 90 segundos do fim.

*Uma semifinal será Flamengo x Mogi das Cruzes, com os cariocas mandando primeira, segundo e quinto jogos. A outra terá Paulistano x São José, com três mandos de quadra para o clube de Sampa City.

*Vôlei deles: o Sada/Cruzeiro não será bicampeão mundial pois levou 3 x 1 do Al-Rayyan (21/25, 25/18, 25/21 e 25/12), que decidirá o título contra o Belgorod, que fez 3 x 1 no UPCN, que brigará pelo terceiro com os mineiros.

*Vôlei delas: torcida por uma final brasileira neste domingo no Mundial, já que uma semifinal contará com Volero Zurich x Molico/Nestlé (as osasquenses levaram 3 x 2 do Dinamo Kazan com 25/11, 25/19, 20/25, 23/25 e 16/14) e a outra terá Kazan x SESI (as paulistas fizeram 3 x 0 no GS Petroliers com 25/18, 25/2 e 25/6).

*Fórmula Indy: sábado da primeira realização do Grande Prêmio de Indianápolis, em traçado misto e que será uma de duas etapas neste município norte-americano, somando-se às tradicionalíssimas 500 Milhas. A primeira pole position é de Sebastian Saavedra. Tony Kanaan e Hélio Castroneves começarão em nono e décimo.

*Fórmula 1: domingo de corrida na Espanha com Lewis Hamilton na pole position e Nico Rosberg completando a primeira fila. Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas chegam na segunda, Romain Grosjean e Kimi Raikkonen formam a terceira, Fernando Alonso e Jenson Button iniciam na quarta e Felipe Massa e Sebastian Vettel estão na quinta.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Mudança no interior paulista com uma afiliada da Rede Globo migrando uma repórter de uma para outra cidade: Daniela Golfieri sai da TV TEM de São José do Rio Preto após 17 anos e vai para a TV TEM de Sorocaba.

*Leio na Keila Jimenez que, após substituir a mamãe Mariana Ferrão no "Bem Estar", Flávia Freire voltará à previsão do tempo e ao rodízio do "SPTV" e do "Jornal Hoje" aos sábados na Globo, isso a partir de junho.

*Ex-apresentadora da Globo e da Record em Brasília e da Record News em São Paulo nos fins de semana, Tatiana Flores começa aos poucos um novo projeto para voltar à ativa profissionalmente após deixar a Record em março de 2013: esta página oficial, que terá uma webTV para tratar de entretenimento e qualidade de vida.

*O "Hoje em Dia" da Record teve Adriana Araújo como convidada nesta sexta-feira e ela contou uma história que talvez poucos do grande público soubessem: que sua filha Giovana, de 15 anos, teve que passar por nada mais e nada menos que 10 cirurgias devido a diferenças físicas, chegando a passar 9 meses numa cadeira de rodas no ano passado. A apresentadora do "Jornal da Record" contou que sempre levou a filha com ela nos seus destinos profissionais (Belo Horizonte e Brasília na Globo e São Paulo, Nova York e outra vez SP na Record), só ficando distante dela no Pan-Americano de Guadalajara em 2011 e na Olimpíada de Londres em 2012.

*Leio na Keila Jimenez que, ainda em data a definir, o SBT passará a transmitir "Programa Silvio Santos", "Programa do Ratinho" e atrações infantis em alta definição - tudo com a devida autorização do Patrão. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas quando o mesmo acontecerá com o jornalismo, ainda que mal pergunte?

*Mais SBT: leio no Notícias da TV que "Ô... Coitado!", que tem passado na faixa das 6 e meia da tarde na sessão "Quem Não Viu Vai Ver" (com as exceções de Minas Gerais e Bahia, com programação local, e aqui do Rio Grande do Sul, com mais "Chaves"), será substituído a partir do dia 19 por "Meu Cunhado", que foi gravada entre 1999 e 2000, mas que estreou apenas em 2004 e que teve a exibição suspensa quando do falecimento do Ronald Golias um ano depois - ainda há episódios inéditos depois desses anos todos, por incrível que pareça.

*Acostumado a comentar e reportar as coisas daqueles que fazem a televisão, José Armando Vannucci teve nesta sexta-feira seu dia de protagonista em uma atração televisiva. Ele, que é colunista de TV na Rádio Jovem Pan, substituiu Ronnie Von na apresentação do "Todo Seu" na Gazeta de São Paulo, do qual participa sempre.

*65 anos neste domingo de Bete Mendes, atriz vista pela última vez em "Flor do Caribe" e que já trabalhou num caminhão de novelas na Globo e em outras emissoras, isso desde ainda "Beto Rockfeller" na Tupi.

*A saideira: 70 anos neste sábado de Jim Abrahams, diretor de comédias divertidíssimas como "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu...", "Super Confidencial", "Cuidado com as Gêmeas" e "Top Gang: Ases Muito Loucos".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Isabela Formagio

Isabela Formagio, candidata da Portuguesa no "Belas da Torcida" do UOL Esporte. É a moça que mais me chamou a atenção até agora. O nome é delicioso de pronunciar e a guria é uma loirinha irresistível e cativante.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Falecido em 1987, o mestre da dança Fred Astaire nasceu há 115 anos completados neste sábado. De um dos seus clássicos, "Desfile de Páscoa", apresento aqui ele em "Steppin' Out With My Baby".

Clipe do Dia II

Sábado de fechar 60 anos o lançamento de um clássico do rock'n'roll: "Rock Around The Clock", com Bill Haley e Seus Cometas, que curtem aqui e que tem a sonoridade típica dos anos 50, mas avançada pra época.

Clipe do Dia III

Cantor e compositor com seis décadas de préstimos para a música brasileira, Carlinhos Lyra completa 75 anos neste domingo. Destaco aqui uma apresentação sua ao vivo cantando "Minha Namorada".

Arremate

Brasil oficializado candidato a receber os Mundiais de Clubes de 2017 e 2018. Seria uma boa recebê-los?

"24 Horas" volta antes que saibamos se o Brasil derrotará Japão e Emirados Árabes Unidos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.