.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 7 de maio de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 229
Os eleitos de Felipão para a Copa



Dos 23 convocados de Luiz Felipe Scolari no fim desta manhã, apenas seis já disputaram uma Copa do Mundo: o goleiro Júlio César (2006 e 2010), os laterais Daniel Alves e Maicon (ambos 2010), o zagueiro Thiago Silva (2010), o meia Ramires (2010) e o atacante Fred (2006). Todos os demais jogarão a sua primeira: os goleiros Jefferson e Victor; os laterais Maicon, Marcelo e Maxwell; os zagueiros David Luiz, Dante e Henrique; os meias Luiz Gustavo, Paulinho, William, Oscar, Hernanes e Fernandinho; e os atacantes Hulk, Bernard, Neymar e Jô - este chamado um dia depois de saber que ficará parado duas semanas devido a uma contusão no joelho direito.

Raposa na Argentina

Começa em Buenos Aires a caminhada do Cruzeiro para ser semifinalista da Copa Libertadores. São adversários vindos de classificações suadas. Os azuis mineiros só garantiram na finaleira a vaga diante do Guaraní num 2 x 0 da volta que pode passar uma impressão equivocada de facilidade. O San Lorenzo precisou dos pênaltis e das duas intervenções do endinheirado Torrico para excluir o Grêmio. Em termos específicos de Libertadores, não é nada boa a trajetória cruzeirense no país vizinho: 2 vitórias, 2 empates e 8 derrotas. Mas ganhar na Argentina não é algo quase que eventual. Vários triunfos aconteceram ali, só que por outras competições, como a Supercopa e as Copas Mercosul e Sul-Americana. O discurso talvez seja repetitivo, mas continua valendo: empate com gol é uma boa, vencer seria ótimo demais e, se for perder, que seja por um gol de diferença e estufando as redes.

Em muitas participações, o Cruzeiro não jogou quartas-de-final pois o regulamento levava de uma fase de grupos até a semifinal. Portanto, será a quinta vez que os atuais campeões brasileiros e duas vezes vencedores da Copa Libertadores jogarão esta antepenúltima fase. As outras: em 1997, contra o Grêmio (2 x 0 e 1 x 2); em 2001, com o Palmeiras (3 x 3 e 2 x 2, com 3 x 4 nos pênaltis); e duas diante do São Paulo, uma em 2009 (2 x 1 e 2 x 0) e outra em 2010 (0 x 2 e 0 x 2). Aliás, para os que teimam em usar indevidamente o termo "revanche" em algumas situações, esses Cruzeiro x São Paulo em duas quartas seguidas se enquadram perfeitamente no contexto pois os mineiros ganharam as duas num ano e os paulistas deram o troco no ano seguinte vencendo as duas. Contra o San Lorenzo, dois embates na Argentina pela Mercosul de 1998, com queda de 2 x 1 e empate por 1 x 1.

Também hoje, as quartas-de-final mostrarão o primeiro confronto entre Nacional do Paraguai e Arsenal.

Destaques da Copa do Brasil

Uma prolongada decisão por penalidades máximas teve 16 cobranças em Campinas após o empate por 1 gol entre Ponte Preta e Paraná (o quinto seguido dos campineiros contando CB e Série B). Somente um erro: o pego pelo Roberto, que classificou a Macaca para enfrentar o ganhador de Vasco x Treze. Tá mais para os cariocas após 2 x 1 na ida em Campina Grande. Outro carioca possivelmente pegue um potiguar na próxima fase pois ficou bem mais para o América de Natal ser adversário do Fluminense do que o Náutico após 3 x 0 ontem.

A quarta-feira apresentará mais quatro voltas além do Vasco x Treze já destacado: J. Malucelli x Novo Hamburgo, vantagem gaúcha de 1 x 0; Ceará x Parnahyba, tá 1 x 0 pros cearenses; Santa Cruz x Lagarto, 1 x 0 para os pernambucanos naquele que será o primeiro jogo dos Aflitos em cinco meses (o último foi América de Natal x Oeste na Série B) - e portões fechados por causa da barbárie da sexta-feira passada; e São Paulo x CRB, que está 2 x 1 para os alagoanos, que querem dar uma de ASA contra o Palmeiras e CSA diante do Santos.

Outras cinco pelejas serão de ida pela segunda fase. Será que Bragantino x Figueirense, ASA x Avaí, ABC x Atlético Goianiense, América Mineiro x Bahia e Sampaio Corrêa x Palmeiras terão volta ou acabarão hoje?

Dia decisivo para a Lusa

Ter perdido para o Boa Esporte aos 48 minutos do segundo tempo pode não ter sido o que de pior aconteça para a Portuguesa nesta semana. Hoje, talvez com menos atenção que o devido por causa da convocação do Brasil para a Copa, tem o julgamento no STJD do abandono de campo em Joinville. Fala-se até que a rubro-verde possa ser excluída da Série B por causa disso. Mas provavelmente a história não acabe hoje pois role prorrogação.

Uma dos Estaduais

Sai hoje o adversário do Remo na final do segundo turno da segunda fase do Campeonato Paraense. O Paysandu pode empatar ou até perder por um de diferença. O São Francisco tem que ganhar por dois ou mais de diferença.

Galo campeão juvenil

Com mais de 17 mil torcedores no Independência, o Atlético Mineiro empatou com o Grêmio e faturou a Copa do Brasil Sub-17 por ter vencido a ida em Gravataí, na região metropolitana daqui de Porto Alegre. A campanha dos alvinegros apresentou 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com 20 gols marcados e 7 sofridos.

Duas europeias

Na Inglaterra, o Manchester United ganhou do Hull City em sua despedida do Old Trafford nesta primeira Premier League em muitos anos na qual não obteve vaga em nenhuma competição continental. Foi o último jogo de Vidic, que vai pra Internazionale em 2014/2015. O sérvio disputou 299 jogos em 9 temporadas, com 21 gols e 15 títulos. Técnico improvisado, Ryan Giggs se colocou em campo no quarto derradeiro de peleja.

E na Itália, o Napoli confirmou sua presença na próxima Liga dos Campeões ao trincar o Cagliari e contar com um tombaço da Fiorentina, que marcou três vezes e levou quatro do Sassuolo. Assim, Fiorentina confirmada na Liga Europa e no Sassuolo dois pontos acima do antepenúltimo Bologna. Faltam duas rodadas.

Curtinhas

*Duas partidas do Brasileirão sem clubes locais confirmadas para Minas Gerais: Goiás x Botafogo, quarta que vem, será em Juiz de Fora; e Flamengo x Figueirense, no dia 29, acontecerá em Uberlândia.

*Boxe: morreu Jimmy Ellis, detentor do cinturão da AMB de 1968 a 1970 e que ganhou uma vez e perdeu outra de Muhammad Ali. 40 vitórias (24 nocautes), 12 derrotas e 1 empate. Mal de Alzheimer, 74 anos.

*Basquete: Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder, eleito jogador mais valioso da temporada regular da NBA.

*Vôlei: antes de mais nada, uma correção de bobagem aqui escrita na segunda-feira (uma de tantas). Nada de semifinal no sábado e final no domingo. O Mundial Masculino terá semifinal na sexta-feira e final no sábado, isso sim. Corrigida esta idiotice que aprontei, digo que o Sada/Cruzeiro ganhou mais uma ao aplicar 3 x 0 sobre o iraniano Matin Varamin (25/22, 25/16 e 25/21). Esta noite, o time fecha a fase inicial contra o Belgorie Belgorod.

*Hoje inicia o Mundial Feminino. Estreias do Molico/Nestlé contra o Hisamitsu e do SESI diante do Volero Zurich. Competição realizada na Suíça, essa sim, com semifinais no sábado e finalíssima no domingo. Aí sem engano.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O Rádio de Verdade publicou ontem a nova grade de programação da Rádio Globo do Rio de Janeiro para começar ainda neste mês de maio - e a emissora confirmou em boletim da assessoria enviado hoje. Alexandre Ferreira vai para a madrugada e ocupará o espaço nacional da meia-noite às 3, que era do Beto Brito, que foi dispensado.

*Outra novidade será o "Manhã da Globo" acabar não mais à 1 da tarde e sim uma hora mais cedo para dar lugar ao novo humorístico "Alegria ao Meio-Dia", com Tino Júnior, Maurício Menezes, Hélio Júnior e Sérgio Ricardo. Às 2 horas, chegará o novo "David da Tarde", com David Rangel, até as 5 horas. No mais, tudo continuará como já está, incluindo "imexíveis" como Antônio Carlos, Padre Marcelo e o "Globo Esportivo".

*Leio no Flávio Ricco que o SBT teve nos últimos dias duas reuniões importantes de seus homens de frente com Rachel Sheherazade para procurar mantê-la na emissora, incluindo promessas de novos projetos. Mas continua de pé aquele rumor da Bandeirantes mesmo depois da indireta nela aplicada pelo Ricardo Boechat anteontem?

*Leio no Lauro Jardim que o péssimo "Ipobre" do "Fantástico" em Sampa City no último domingo, ao só marcar 14 pontos (dois acima da Record e três a mais que Silvio Santos), rendeu um cutucão no Twitter sabe de quem? Do seu ex-repórter e atual político Hélio Costa, que disse que, na época dele e de Boni, José-Itamar de Freitas e Maurício Sherman, a Globo marcaria 70 pontos fácil, fácil. Outros tempos, né... Nada mais na Rede Globo chega sequer perto disso nos dias atuais nem digo em média e sim em pico, fora que há uma maior concorrência dos outros canais. Mas claro que ficar tão perto de perder a liderança acende um sinal amarelo fortíssimo.

*Belo Horizonte: leio no NaTelinha que o "MG Record" teve seu melhor índice na segunda-feira ao marcar 13 pontos médios e 15 de pico, mesmo competindo com o primeiro capítulo de "Geração Brasil".

*Divulgou a Record/RS algumas audiências nacionais no último fim de semana aqui em Porto Alegre: no sábado, "Programa da Sabrina" com 6,2 pontos e 11,4% de participação e "Legendários" com 5,2 e 12,4%; e no domingo, "Domingo Show" com 7,7 e 17%, "Hora do Faro" com 7,4 e 14,3% e "Domingo Espetacular" com 7,9 e 13%.

*Leio no Ricardo Feltrin que a Igreja Universal fechou a compra de 22 horas diárias da programação da CNT, dobrando seu espaço atual - o que não é legal no sentido de ser bacana (independentemente de ser Universal, Mundial, Católica ou qualquer igreja), mas é legal no sentido de não haver nenhuma lei que proíba isso, o que é um problema flagrante da televisão brasileira e que já fazia a CNT "inexistir" há muitos anos por vender em torno de uns 90% da sua programação para igrejas, televendas e leilões de joias. O que já estava péssimo tende a ficar ainda pior. E pensar que um dia essa foi a Rede OM, que surgiu com tanto investimento e pompa... Publicou o Feltrin que devem ser demitidos 100 funcionários pela CNT, um quarto desses apenas em São Paulo. Bah!!!

*Leio no Flávio Ricco que parece ter ficado no passado um período mais turbulento na RedeTV! pois os salários normalmente têm sido pagos no quinto dia útil de cada mês e, em maio, a grana caiu na conta já no dia 5. Bom.

*Otaviano Costa oficializado pela Globo apresentador do "Vídeo Show" junto com Zeca Camargo, leio no Notícias da TV. De todas as mudanças recentes na emissora, essa que atingiu o Zeca foi a pior de todas para todos, seja para ele por não se encaixar neste programa e seja para a própria atração por ficar menos legal do que já estava.

*60 anos hoje da diretora e roteirista Amy Heckerling, que realizou filmes como "Picardias Estudantis", "Johnny, o Gângster", "Férias Frustradas 2" (ou "Loucas Aventuras de uma Família Americana na Europa"), "Olha Quem Está Falando" (filmes 1 e 2 mais a série de TV), "As Patricinhas de Beverly Hills" e "Nunca é Tarde Para Amar".

*A saideira: aprovado pela Câmara dos Deputados o projeto de lei que permite publicação das tão controversas biografias não autorizadas, de autoria do deputado Newton Lima (PT de SP). Agora, o Senado analisará o texto. Depois, é só Dilma Rousseff sancionar o projeto e o terror ser tocado pra cima de quem tem algo a esconder. (rs)

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gizeli Miranda

Gizeli Miranda, nova gerente comercial da Rádio 730 de Goiânia. Uma graça de moça, não?

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

95 anos do nascimento de Eva Perón, a eterna primeira dama Evita, que morreu em 1952. Quando recordei dos 60 anos de sua morte, destaquei a canção a seguir na interpretação de Julie Covington. Hoje, vou para a muito repercutida Madonna cantando aqui "Don't Cry For Me Argentina" no filme onde interpretou Evita.

Clipe do Dia II

A quarta-feira é dos 75 anos de Jimmy Ruffin, cantor que é irmão mais velho do já falecido David Ruffin, que foi vocalista dos Temptations e voz principal do sucessaço "My Girl". Aqui está "Hold On (To My Love)".

Arremate

Romário escrachando os dirigentes da CBF, os quais chamou de "ladrões, safados e cretinos". Eita nóis!!!

"24 Horas" volta antes que o Baixinho detone verbalmente mais um pouco essa cambada!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.