.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 3 e 4 de maio de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 226
A falência do ser humano

Morte em estádio de futebol é algo infelizmente comum no Brasil, tão comum que não chega mais a surpreender quando sabemos de alguma outra, embora chocados sempre fiquemos. Mas torcedor morrer ao ser atingido por um vaso sanitário eu nunca tinha sabido. Não até ontem à noite, quando deu um quebra-pau entre organizados do Santa Cruz e do Sport após o empate tricolor com o Paraná, de cuja torcida a rubro-negra é aliada. Até por essa briga envolver organizados, não dá pra tomar os envolvidos por santinhos. Mesmo assim, chegar a tal ponto de matar alguém atirando um vaso sanitário só reforça o que pus no título: é a falência do ser humano. Falei que não surpreendia mais morte em estádio de futebol, embora chocasse. Refaço: choca e, sim, ainda surpreende. E o autor deste assassinato tem que ser punido com rigor máximo. Crime hediondo assim extrapola tudo.

Um jogo com muita história

Esses dias eu olhava jogos antigos entre eles e pensava: como Flamengo x Palmeiras já rendeu tantas histórias especiais ao longo dos anos, alegres para um lado e para o outro. Como esquecer os 4 x 1 palmeirenses no Maracanã em 1979? E o troco flamenguista com 6 x 2 um ano depois no mesmo local? Ou então 1999? Ano mágico entre estas duas esquadras com idas e voltas sensacionais tanto na Copa do Brasil boa pros paulistas quanto na Copa Mercosul conquistada pelos cariocas. Nos tempos atuais mesmo essa história ganhou outro elemento importante: o empate em Volta Redonda na reta final de 2012 rebaixou o Verdão, ainda mais que o gol do Mengão foi de seu ex-artilheiro Vagner Love. Por causa disso, não tivemos Flamengo x Palmeiras em 2013. Volta o clássico RJ/SP a ser editado neste domingo, no principal atrativo da terceira rodada do Brasileirão. Não sei se será uma partida memorável, até não acredito nisso. Mas se der pra ser bem divertida, contente ficarei.

O fim de semana tem ainda dois duelos entre baianos e cariocas, o "embalo de sábado à noite" de Fluminense e Vitória no Rio de Janeiro e o da "jovem tarde de domingo" de Bahia e Botafogo em Salvador. Por sua vez, os paulistas enfrentarão o Sul, cada um contra um time de cada estado: o Santos diante do Grêmio, que apenas uma vez o venceu na Caldeira do Urbano; o São Paulo contra o Coritiba, que não toma gol há quatro partidas; e o Corinthians visitando a Chapecoense, salvo engano meu, num confronto inédito. Os outros dois catarinenses estrearão novos técnicos no clássico, o Criciúma de Wagner Lopes versus o Figueirense de Guto Ferreira. Aqui na aldeia pampeana, o Internacional receberá o Sport. Por fim, Centro-Oeste no caminho mineiro, o Atlético em casa diante do Goiás e o Cruzeiro diante do punido Atlético Paranaense em Brasília. Por causa da Libertadores contra o San Lorenzo às 22h das duas próximas quartas-feiras, Raposa reserva no Mané Garrincha.

Destaques das Séries B e C

A segunda divisão prosseguiu a terceira rodada na sexta-feira com o empate de Santa Cruz e Paraná e a vitória apertada do Joinville sobre o Icasa. Programados para este sábado estão Vasco x Atlético Goianiense (mais uma vez São Januário com portões fechados), Ceará x Náutico, Ponte Preta x Luverdense, Boa Esporte x América Mineiro e o clássico América x ABC em Natal, além dos noturnos Vila Nova x Avaí e Sampaio Corrêa x Oeste.

Na terceira divisão, metade da rodada em cada dia: sábado com Guaratinguetá x Caxias, Macaé x São Caetano, Duque de Caxias x Mogi Mirim, CRB x Paysandu e Guarani x Madureira; e domingo com Juventude x Tupi, Treze x ASA, CRAC x Botafogo da Paraíba, Águia x Salgueiro e Fortaleza x Cuiabá. Será a estreia dos alagoanos CRB e ASA, cujo clássico da primeira rodada ficou para o mês que vem devido tanto à decisão estadual perdida pelo Galo da Pajuçara para o Coruripe quanto por jogar a volta na Copa do Brasil contra o São Paulo.

Curtinhas

*"Banal"? "Um cara que lançou uma banana"? "Tempestade em copo d'água"? Não faz isso comigo, Pelé...

*Fernando tá fora da seleção de Portugal na Copa do Mundo. Ele defendeu o Brasil no Sul-Americano de 2007.

*Agora presidido por Karl Hopfer, o Bayern de Munique renovou por mais cinco anos com o goleiro Neuer.

*Sábado dos 90 anos do nascimento de Ken Tyrrell, falecido em 2001 e fundador da escuderia Tyrrell, que correu na Fórmula 1 de 1970 a 1998, campeã de construtores em 1971 tendo François Cevert e Jackie Stewart, um dos maiores craques das pistas e piloto campeão tanto daquele ano quanto também de 1973.

*Morreu aos 56 anos, num acidente de trânsito, o inglês Nigel Stepney, que era mecânico da Ferrari em 2007, quando foi acusado de espionar sua própria escuderia para favorecer a McLaren, um escândalo da época.

*Suspenso por um ano o velocista Tyson Gay por ser pego em exame antidopagem no ano passado. Ele poderá voltar a competir no próximo mês porque período de punição já estava contando, mas devolveu para o Comitê Olímpico Internacional a medalha de prata ganha com os EUA no revezamento 4 x 100 dos Jogos de Londres.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O "Supercine" da Globo neste sábado para domingo mostrará o documentário "Senna", dirigido em 2010 por Asif Kapadia e que venceu como melhor documentário o Festival de Sundance no ano seguinte.

*Duas pedidas interessantes no "Corujão" na próxima semana: o sempre clássico "Duro de Matar" de terça para quarta e um que até hoje não vi e não sei se é bom ou não, "Comer, Rezar, Amar", de quinta para sexta.

*Deu no Hollywood Reporter: vem aí "Um Tira da Pesada 4", novamente com Eddie Murphy como Axel Foley, com filmagens a partir do segundo semestre deste ano e estreia em março de 2016. Mas será que cola? Eu já tinha achado meio tardio o terceiro filme, sete anos depois do segundo. Imagina um quarto 22 anos depois? Tá que a proposta seja de mostrar Foley desde o início da vida para mostrá-lo a um novo público, contudo...

*Saideira: 5 anos neste domingo sem Dom DeLuise, comediante nascido em 1933 e visto em filmes como "Banzé no Oeste", "A Última Loucura de Mel Brooks", "Desta Vez Te Agarro" e "Quem Não Corre Voa".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Sábado que marca os 15 anos da morte de Darcy Pedrosa, dublador nascido em 1930 e um dos maiores deste ramo. Sua voz é ouvida em atores como Jack Nicholson, Anthony Hopkins, Gene Hackman e Chuck Norris, além de Jack Palance em "Acredite Se Quiser", Ricardo Montalban na dublagem original de "A Ilha da Fantasia" e de John Hillerman em "Magnum". Destaco aqui (postagem de puig2) Darcy dublando Nicholson como Coringa em "Batman". Nesta sequência, são ouvidas também as vozes de Vera Miranda, Antônio Patiño e Isaac Bardavid.

Momento Raridade Rara II

Se não nos deixasse em 2005, Ronald Golias completaria 85 anos neste domingo. Um dos humoristas mais engraçados do Brasil, causa risadas até hoje com seus tipos e seus personagens. Duas memórias dele estão na coluna "Papo de Mídia" deste fim de semana por envolverem cronistas esportivos. Outras duas apresento agora: de 1967 (postagem de speedmerchants), um "Show do Dia 7" na Rede Record com o aniversário de Bronco; e de 1991 (postagem de sbtonline), a "Escolinha do Golias" no SBT com participação de Hebe Camargo.

Momento Raridade Rara III

Morreu na quinta-feira aos 76 anos, de câncer, o jornalista, escritor e professor potiguar Rodolfo Konder, que foi combatente da ditadura militar e preso em 1975 junto com Vladimir Herzog, sendo o primeiro a denunciar que o então diretor de jornalismo da TV Cultura tinha sido assassinado pelos torturadores - o que só recentemente foi reconhecido oficialmente, até então prevalecendo a farsa do suicídio. Publicou vários livros, trabalhou em diversas revistas e atuou em emissoras de rádio e TV, tendo apresentado no próprio canal 2 de São Paulo o "Roda Viva" e o "Jornal da Cultura". Destaco aqui Rodolfo em 2012, com Antônio Abujamra, no "Provocações".

Momento Raridade Rara IV

Na mesma última quinta-feira, celebrou 70 anos talvez o mais tradicional repórter do Nordeste no telejornalismo brasileiro: Francisco José, cearense do Crato e pernambucano profissionalmente falando, toda feita que é sua carreira no Recife a partir de 1966, no Jornal do Commercio. Ele trabalha na Rede Globo desde 1974 e tem um sem-número de trabalhos exibidos regional e nacionalmente em diversas editorias, entre elas a esportiva. Talvez o registro mais antigo do Chico na internet seja este aqui (postagem de maurorveiga): uma reportagem em preto e branco num já colorido "Jornal Nacional" de 1976, com apresentação de Cid Moreira. Uma reliquiaça.

Momento Raridade Rara V

Completou 35 anos na última quinta-feira a RBS TV de Florianópolis, inicialmente chamada TV Catarinense e que foi a primeira emissora do Grupo RBS em Santa Catarina, depois chegando as afiliadas no interior. Assista aqui (postagem de gustavoractz3) o lançamento em discurso do presidente Maurício Sirotsky Sobrinho. E veja aqui (postagem de besttapevideos) um "RBS Notícias" de 1991, com Salvador dos Santos apresentando matérias de Ricardo Fabris, Geraldo Lion, Milton Spada, Gilberto Silva, Mary Bortolanza e Carlos Golembiewski.

Momento Raridade Rara VI

Completa 50 anos neste domingo Zero Hora, que do Mampituba pra baixo todos chamam de "a" Zero Hora e que do Mampituba pra cima todos chamam de "o" Zero Hora. Principal diário impresso do Rio Grande do Sul, tomou essa condição com o passar dos anos, já que o mais tradicional daqui é o centenário Correio do Povo. Editada pelo Grupo RBS, ZH ganhou mudanças visuais há poucos dias, as quais ainda não pude ver no papel, mas que lerei ao adquirir o exemplar dominical. Mas o tópico é acionado para apresentar aqui (postagem de baudarbstv) a chamada de um programa especial exibido em 1994 pela RBS TV quando, evidentemente, dos seus 30 anos. Atração exibida às 11h de um sábado, pegando espaço então da espichada "TV Colosso" na Rede Globo.

Momento Raridade Rara VII

A partir desta segunda-feira, o "SBT Rio Grande" será apresentado por Marcelo Coelho, gaúcho de Santa Maria que trabalhou os últimos 21 anos em televisões do Rio de Janeiro como SporTV, Record e o próprio SBT, onde estava atualmente. Será a primeira atuação dele na TV daqui de Porto Alegre. Peguei dois registros postados pelo próprio no YouTube: de 1992, um "Jornal do Almoço" santamariense com ele na bancada no último dia da colega Cibele Lorenzoni, que vinha para a RBS da capital; e de 1999, reportagem no fim daquele ano sobre a morte do ex-presidente João Figueiredo apresentada no "Jornal da Record", com Boris Casoy.

Bela do Dia: Annalu Panatta

Annalu Panatta, repórter da Rede Massa em Foz do Iguaçu e que olhei pela primeira vez no "Jornal do SBT" de sexta para sábado. Mais uma que merece comparecer à principal seção destes escritos.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Domingo dos 85 anos do nascimento de Audrey Hepburn, falecida em 1993 e uma das atrizes mais lindas, refinadas e elegantes que Hollywood já teve, ganhadora do Oscar por "A Princesa e o Plebeu" e brilhando em filmes como "Sabrina", "Cinderela em Paris", "Charada", "Minha Bela Dama" e "Além da Eternidade", além de "Bonequinha de Luxo", do qual destaco aqui uma vez mais (pois é bom demais) ela cantando "Moon River".

Clipe do Dia II

Frankie Valli completa 80 anos neste sábado. Separei três "temóns" dele, os dois primeiros com a banda The Four Seasons e o último solo: começo aqui com a lindíssima "My Eyes Adored You", dedicada especialmente a quem teve uma amizade muito forte na infância/adolescência que poderia resultar em amor na idade adulta, não fossem outras pessoas surgirem para mudar o curso de suas vidas; prossigo aqui com a envolvente "Who Loves You"; e encerro aqui com "Grease", o sacolejante sucessaço de "Nos Tempos da Brilhantina".

Antes do Arremate... (publicado às 11:50 de sábado)

...a má da vez: morreu em São Paulo a vidente Mãe Dinah, que sofreu uma queda em sua casa e por isso estava internada desde quinta-feira em um hospital na Vila Mariana, sendo uma infecção generalizada a causa da morte.

Arremate

Quanto tempo vai durar Carlos Alberto no Botafogo? E o que tinham na cabeça os alvinegros para adquiri-lo?

"24 Horas" volta antes que alguma boa alma consiga me responder essas perguntas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.