.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 30 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 223
Missões brasileiras na Libertadores

Reviravolta é a palavra de ordem para gaúchos azuis aqui em Porto Alegre e para mineiros azuis em Assunção.

Quando o BBB (Big Ben Brasília) fechar 22 voltas completas - mas dá no mesmo dizer 10 da noite -, o Cruzeiro terá que obter um destes resultados para classificação nos 90 minutos: vitória ou empate a partir de 2 x 2. Por sua vez, o Cerro Porteño se garante com vitória ou empate sem gols. Somente 1 x 1 resultará em penalidades máximas. É um cenário complicado, mas é como falei na semana retrasada após o jogo de ida: poderia ser pior se o Samudio não faz aquele gol no finalzinho pois, com 1 x 0 para os paraguaios no Mineirão, eles teriam uma mão e três dados da outra na vaga para as quartas-de-final. Tá mais para o Cerro, que considero o favorito, mas dá para a Raposa reviravoltar se jogar mais do que tem apresentado. Potencial para isso sabemos que tem.

Na fronteira da capital da aldeia pampeana com a região metropolitana, a expectativa é de Arena cheia para levar o Grêmio a uma virada necessária, vantajoso está o San Lorenzo por 1 x 0 na semana passada. É uma frente preciosa para os argentinos pois, ao marcarem uma vez, forçarão o Tricolor a anotar três vezes. O desempenho recente do Imortal preocupa, mas vale o voto de confiança até por ter mandado bem na fase de grupos na chave considerada "da morte" e que foi bem menos difícil que o imaginado também pelos seus méritos. 1 x 0 para os pênaltis pode perfeitamente acontecer, 2 x 0 parece mais complicado. Também neste caso, dou vantagem para o oponente do brasileiro, mas também aqui vale dizer que o Grêmio tem potencial para voltar a mostrar mais.

Grêmio, cuja classificação o fará ter a melhor campanha entre os quadrifinalistas devido à eliminação do Vélez Sarsfield, que empatou com o Nacional do Paraguai e este foi o classificado por vencer na ida. É a primeira vez que o Nacional chega à antepenúltima fase da Copa Libertadores. Quem se garantiu com muito mais emoção foi o Defensor, que provocou os pênaltis com o The Strongest e eliminou os bolivianos, que desperdiçaram o que era uma preciosa vantagem da ida. Hoje, além dos azuis gaúchos e mineiros, tem Unión Española x Arsenal.

Cinco jogos no mata-ou-morre nacional

É a quarta-feira da Copa do Brasil, que terá duas partidas pela primeira fase. Uma inacreditavelmente ainda é de ida, entre Parnahyba e os reservas do Ceará - que decidiu poupar os titulares após tantas atuações seguidas nas finais do Nordeste e do Cearense, além da Série B do Brasileirão. A outra é de volta entre Bahia e Villa Nova, que definirá se os baianos terão pela frente outro mineiro ou se o América fará um confronto estadual. Este jogo está atrasado em duas semanas devido a aquela greve dos policiais militares da Bahia. 1 x 1 na ida em Nova Lima.

Os outros três cotejos são de ida: Caldense x Coritiba no interior das Minas Gerais, Treze x Vasco em Campina Grande e Nacional x Corinthians na Arena da Amazônia com o primeiro SP x AM desta segunda fase.

Emoção no finalzinho outra vez

A estreia em casa só foi resolvida pertinho dos acréscimos, à ocasião negativamente pois o Náutico evitou sua derrota. Ontem, a história se repetiu quase por completo, desta vez positivo o fim. O Bragantino saiu na frente no primeiro jogo desta terceira rodada da Série B, mas a Portuguesa empatou aos 38 minutos do tempo segundo e virou aos 44. Só que três minutos depois, já nos acréscimos, o Massa Bruta obteve um empate heróico, que já complica a rubro-verde por somar 2 pontos em 6 disputados, enquanto o Braga lucrou 5 em 9, só não sendo tão ruim assim empatar duas vezes diante de sua gente devido ao êxito contra o Avaí em Florianópolis.

Algumas dos Estaduais

Dois campeões serão conhecidos esta noite. Um é o do Rio Grande do Norte, bola rolando em Natal. O América só precisa empatar e o Globo precisa ganhar por dois ou mais gols de diferença. Se a vitória dos visitantes de Ceará-Mirim for por apenas um de diferença, pênaltis resolverão a questão. O outro é o das Alagoas. O Coruripe joga pelo empate, mas atuará fora de casa. O CRB terá a torcida a seu favor, mas precisa vencer por dois gols ou mais de diferença. Se ganhar por um de diferença, não teremos pênaltis direto e sim prorrogação antes disso.

Enquanto isso, o Paysandu ganhou do São Francisco na ida da semifinal do segundo turno da segunda fase no Pará e pode até perder por um de diferença na volta para ser finalista contra Remo ou Independente. Já o Amapá teve nesta terça-feira um "clássico paulista" pela "Copa Flávia Freire", com 162 viventes originando uma renda de 250 "dilmas" no Glicério de Souza Marques para a vitória do Santos por 2 x 1 sobre o São Paulo.

Um atropelo para a história

Números do lado vencedor: primeira final de Liga dos Campeões em 12 anos após três quedas consecutivas em semifinais; busca pela décima conquista europeia; primeira vitória sobre o oponente na casa dele; invencibilidade mantida pelo técnico Carlo Ancelotti contra o adversário; e 16 gols do Cristiano Ronaldo, maior goleador de uma só edição. Números do lado perdedor: primeira vez que perdeu este confronto após 8 vitórias e um empate; pior derrota dos donos da casa em 9 anos de Allianz Arena; e pior derrota enquanto mandante por torneios europeus. São números que ajudam a explicar o histórico atropelo do Real Madrid sobre o Bayern de Munique, um 4 x 0 que duvido que alguém esperasse para qualquer dos lados. Já com menos de meia hora de partida, com 2 x 0 na Alemanha e 3 x 0 totais, falei no Facebook que os merengues eram finalistas. Depois do terceiro, então, quem me segurava? (rs) CR7 reafirmou ser o melhor do mundo no momento e o Real está com tudo na finalíssima.

Logo mais, conforme as opiniões de muita gente, saberemos se o "vice-campeão" será Chelsea ou Atlético de Madrid, com vantagem de qualquer empate com gol para os espanhóis. Não vou repetir a discordância dessa opinião, a qual mantenho mesmo com o show merengue em Munique, mas vale registrar algo que é inédito e pode acontecer: a primeira decisão de Liga dos Campeões da UEFA entre clubes da mesma cidade. Já tivemos várias finais nacionais, especialmente na última década, mas nunca entre adversários citadinos. Será Lisboa a felizarda com tal honraria? Ou José Mourinho reencontrará o clube pelo qual não conseguiu o título europeu? Dê o que der, será um epílogo com boas histórias a ser exploradas e que criará uma expectativa bem bacana. O que eu gostaria? Mourinho que me perdoe, mas até pela rivalidade no Campeonato Espanhol com possibilidade bem maior para os comandados do Diego Simeone e pelo ineditismo, eu prefiro que dê Atlético na decisão.

Curtinhas

*Caio Júnior fora do Criciúma. Vinícius Eutrópio fora do Figueirense. Tempos difíceis pros times catarinenses.

*O novo treinador do Tigre é Wagner Lopes, que dirigiu o Botafogo no recente Campeonato Paulista.

*Já o Furacão do Estreito anunciou Guto Ferreira, que saiu da Portuguesa durante também o Paulistão.

*O São Paulo jogará duas vezes no Pacaembu nos próximos dias. Uma já era certa, contra o Coritiba no sábado pelo Brasileirão, e outra será contra o CRB na quarta que vem pela Copa do Brasil. Um terceiro jogo fora da sua casa, alugada para shows do One Direction, será contra o Corinthians no dia 11, esse na "Arena Rogério Ceni".

*Negado pelo TJD/RJ o pedido do Vasco para anular a final carioca vencida pelo Flamengo no gol irregular do Márcio Araújo. Alguém achava que seria diferente o desfecho dessa história? Eu que não.

*11 anos depois de ser sancionado o Dia do Torcedor Gremista para 15 de setembro, agora foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul o Dia do Torcedor Colorado, que ainda precisa do "sim" do Tarso Genro para entrar em vigor. Proposta do deputado Paulo Borges, do DEM e ex-homem do tempo das TVs RBS e Pampa. O dia escolhido foi 17 de dezembro por causa da conquista mundial em Yokohama. Então tá, né...

*O que digo disso? Que tem assuntos mais importantes que bobagens como a de 2003 com o Grêmio e essa de agora com o Internacional. No que tais "dias" melhorarão a vida da população? Até onde sei, em nada.

*Cobrada do Inter uma multa diária de 64 mil "dilmas" a contar a partir do dia 6 do mês passado por não ser cumprido o termo de ajustamento de conduta no reformado Beira-Rio no tocante às pessoas com necessidades especiais. Em outras palavras: a ação judicial dos Ministérios Públicos do RS e Federal é porque o clube não colocou os devidos espaços para os deficientes. E mais: se os cinco jogos da Copa do Mundo no Gigante não tiverem concluídas essas obras, a multa será de "apenas" 1 milhão e 650 mil notas por peleja. É...

*Aprovada uma mudança no Campeonato Argentino já a partir do segundo semestre deste ano, com 30 clubes participantes. Nem vou mais adiante no assunto porque é tudo tão absurdo e tão descarado que muito melhor seria Julio Grondona e cupinchas associados admitirem que essa bagunça toda é para evitar o rebaixamento de grandões como River Plate no passado e Independiente atualmente, porque com quatro acessos a situação era mais difícil pro eterno "Rei de Copas" e, com 10 acessos confirmados, só sendo burro demais para não subir.

*Condenado a quatro meses e meio de cadeia o goleiro Johnny Herrera, da Universidad do Chile e que deverá ser chamado pelo Chile para a Copa do Mundo, a qual poderá disputar se Jorge Sampaoli efetivamente chamá-lo pois estará na condição de "liberdade vigiada", já que entrou em acordo para receber a pena ao assumir a culpa, não sendo impedida desta maneira sua saída do país, que era algo pedido pela promotoria. Isso é por um acidente que provocou ao dirigir bêbado há dois anos, no qual ele atropelou uma moça que veio a morrer. Eita nóis...

*A Bósnia fará um amistoso contra os juniores do Santos para 9 de junho, no Antônio Fernandes, no Guarujá.

*Um dos grandes nomes da "Laranja Mecânica" vice-campeã mundial de 1974, Neeskens está aqui em Porto Alegre. O holandês participa do projeto social World Coaches, um curso promovido em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, que fica no bairro Hípica.

*Arrependido o racista que tocou uma banana que Daniel Alves comeu? Só porque foi banido de todos os jogos do Villarreal até o fim da vida? Baita espertinho esse camarada... Só falta ele tentar reverter essa punição.

*Vicente del Bosque dizendo que "não existe racismo no futebol" e que tais situações são "isoladas". Oi?

*Dono do Los Angeles Clippers, Donald Sterling foi banido da NBA e multado em 2 milhas e meia de "obamas" pelos comentários racistas contra negros por não gostar de sua namorada tirar uma foto com Magic Johnson. Tem mais é que ir pra cima desses canalhas e castigá-los mesmo. Gente assim jamais será reeducada pois jamais mudará de pensamento, então, tem que punir duramente e exemplarmente. Cesta de três da NBA.

*Reunião ocorrida ontem sinalizou um reconhecimento por parte da CBV da nova Associação de Clubes de Vôlei. Uma segunda reunião entre as entidades está marcada para semana que vem, em Belo Horizonte, que receberá na ocasião o Mundial Masculino. Só tomara que o melhor para o esporte prevaleça nessas discussões.

*Mais vôlei: sorteados os grupos do Mundial Feminino, marcado para 7 a 11 de maio em Zurique. O SESI estará no Grupo A, com o dono da casa Volero Zurich e outro time a ser definido. Já o convidado Molico/Nestlé, que foi campeão mundial no ano retrasado, está no Grupo B, com o japonês Hisamitsu e o russo Dinamo Kazan.

*Carlos Alberto Nuzman "fugindo" de perguntas sobre as críticas do Comitê Olímpico Internacional à organização da Olimpíada no Rio de Janeiro? Já falei isso, mas vale uma reprise 5 estrelas: alguém ainda se surpreende?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Completa 100 anos nesta quarta-feira o nascimento do jornalista e político Carlos Lacerda. Fundador da Tribuna da Imprensa em 1949, escreveu nela um editorial que sugeriu aos militares que exigissem a renúncia de Getúlio Vargas. Isso aconteceu em 1954. Duas semanas depois, o presidente brasileiro se suicidou. Lacerda se juntou aos militares no Golpe de 1964 e se voltou contra eles dois anos depois. Governador da Guanabara de 1960 a 1965, ele é interpretado por Alexandre Borges no filme recém-lançado "Getúlio". Lacerda morreu em 1977.

*Mudando de assunto: só porque eu falei na coluna de ontem da Anelise de Oliveira fazer o "Jornal do SBT" de segunda para terça, Neila Medeiros voltou nesta madrugada - mas isso antes de passar pro "SBT Manhã" por 10 dias enquanto César Filho se recuperar da cirurgia em um dos joelhos, o que também comentei ontem.

*Leio no Flávio Ricco que Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, que não podem mais emitir opiniões no "SBT Brasil", gravaram ontem o "Jogo das Três Pistas" para o próximo "Programa Silvio Santos". Claro que o veto aos seus comentários não foi falado em momento algum, mas consta ter sido simpático e cordial o clima.

*Não percebi desde quando isso tem acontecido e por qual motivo acontece, mas o SBT aqui do Rio Grande do Sul ao menos nessa terça-feira não mostrou o "Quem Não Viu Vai Ver" da rede nacional, que passou a comédia "Ô... Coitado!". Rolou foi uma exibição regionalizada do "Chaves", isso sim. Pois sabe o que aconteceu? Por uma provável falta de comunicação entre filial e matriz, os gaúchos assistiram duas vezes seguidas o mesmíssimo episódio do Chavinho, que foi o clássico do filme de terror. Ligo no canal 5 perto das 19h e tá ele passando em gravação regional. Volto nele às 19h20 e qual episódio a rede passa para quem não tem jornal local? Pois é...

*A quarta-feira registra os 70 anos do nascimento de Jill Clayburgh, atriz lembrada da década de 70 pelos filmes "Uma Mulher Descasada" e "Encontros e Desencontros". Ela morreu em 2010. Aliás, o brabo do Brasil traduzir alguns títulos de filmes repetindo nomes brasileiros é causar confusões nos mais desavisados (tipo eu). A vida toda eu leio menções a "Encontros e Desencontros" e penso que é sobre o filme com Jill, Candice Bergen e Burt Reynolds, mas nos últimos anos quase sempre só depois me toco que é sobre o homônimo com Bill Murray.

*Completa 60 anos hoje a diretora e roteirista Jane Campion, oscarizada pelo roteiro original de "O Piano", filme que revelaria a ainda menininha e também oscarizada Anna Paquin, hoje bem soltinha em "Gosto de Sangue".

*Os fãs dos seriados se despediam há 40 anos hoje fechados de Agnes Moorehead, eternamente Endora de "A Feiticeira" em nossos corações. Ela também fez filmes como "Cidadão Kane" e "Errado Pra Cachorro".

20 anos nesta quarta do falecimento de Sergio Leone, diretor italiano nascido em 1929 e expoente dos "faroestes spaghetti" com clássicos como "Era uma Vez no Oeste" e a trilogia do pistoleiro interpretado por Clint Eastwood em "Por um Punhado de Dólares", "Por uns Dólares a Mais" e "Três Homens em Conflito".

*Uma má nova na saideira: morreu aos 71 anos, de pneumonia, o ator Bob Hoskins, que foi indicado ao Oscar por "Mona Lisa" e que, entre tantos filmes que fez, esteve em "Uma Cilada Para Roger Rabbit" como detetive e em "A Volta do Capitão Gancho" como o Barrica. Ele encerrou a carreira em 2012 devido ao mal de Parkinson.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

A partir de hoje, o SBT exibirá o "Roda a Roda" do Silvio Santos não apenas aos domingos, mas também às quartas-feiras, às 21h45, confrontando com o primeiro tempo do futebol. É o "Roletrando" com outro nome, daí o tópico ser acionado para resgatar dois trechos antigos: de 1988 (postagem de levyfioriti), juntos Silvio Santos e Gugu Liberato; e de 1993 (postagem de mredtv7), Silvio abre a atração junto com a linda Cláudia Barone, que até hoje é a mais maravilhosa assistente de palco que o homem já teve, embora Patrícia Salvador chegue perto.

Momento Raridade Rara II

Centenário do nascimento de Dorival Caymmi, mestre da música nascido na Bahia para alegria do Brasil e que nos deixou em 2008. Destaco aqui (postagem de rafael garcia) uma espichada entrevista dele e do neto Danilo Caymmi em 1997 para o "Jô Soares Onze e Meia" no SBT. Mas fica apenas nisso? Só se louco eu fosse.

Bela do Dia: Bianca Sayão

Bianca Sayão, blogueira de moda. Muito lindindona e também cheia de estilo.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Aí estão cinco temas de Dorival Caymmi, tanto compostos por ele quanto na sua voz, para registrá-lo: começo aqui com "Você Já Foi à Bahia?"; prossigo aqui com "Na Baixa do Sapateiro", Dorival interpretando Ary Barroso; continuo aqui com "Maracangalha", dele e com Tom Jobim ao piano e Danilo Caymmi na flauta; passo aqui para "Só Louco", dele e com Gal Costa; e fecho aqui com "O Que é Que a Baiana Tem", com Carmen Miranda.

Arremate

Atlético Mineiro em vantagem na final da Copa Brasil de Juvenis após marcar 1 x 0 no Grêmio em Gravataí.

"24 Horas" volta antes que a decisão efetiva aconteça no Independência na terça que vem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.