.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 24 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 218
Uma festa repetida e outra de reabilitação




Os finalistas da Copa do Nordeste de 2014 se sagraram campeões estaduais nesta quarta-feira. Um deles repetiu a dose de festa para agora uma nova conquista. O outro compensou a perda anterior com um novo triunfo caseiro.

Começo pelo Ceará, que passou pelo Fortaleza em outro empate sem gols, tirando proveito do regulamento que previa vantagem sua pela melhor campanha geral. Cada time acertou a trave uma vez, mas o grande destaque foi o goleiro alvinegro Luís Carlos, que outro dia critiquei nesta coluna por ter colaborado para todos os gols de uma vitória leonina, mas que ontem foi um paredão ao praticar no mínimo quatro grandes defesas na etapa primeira - e o Fortaleza jogava apenas pela vitória, mas teve um jogador expulso no segundo tempo e facilitou as coisas para o Ceará, embora a tensão permanecesse no ar até o último trilar do apitante pampeano Anderson Daronco.

O Vozão completou 43 títulos cearenses com o deste ano, abrindo quatro de vantagem para o Leão do Pici. Curiosamente, é o tetracampeonato que faz a diferença para tanto - o segundo tetra seguido neste torneio, agora o alvinegro e antes o tricolor. Desde 1996, o campeão sempre é ou Ceará ou Fortaleza. Sinceramente, chega a enojar algo assim (rs), tanto quanto enoja dar só Inter ou Grêmio aqui no RS, só Cruzeiro ou Atlético em MG, só Paysandu ou Remo no PA, só ABC ou América no RN ou só Bahia ou Vitória na BA. Não dá para aguentar tanta fraqueza dos clubes do interior, ainda que o Icasa engrossasse o caldo pro Fortaleza na semifinal, lembremos. A campanha do Ceará teve 7 vitórias, 6 empates e 1 derrota, com 26 gols marcados e 13 sofridos.

Enquanto isso, a rotina dos últimos 46 anos se repetiu: tem final entre Sport e Náutico? O rubro-negro fica com a taça de campeão e o alvirrubro com a taça do vinho que afoga as mágoas. São nove decisões entre eles onde o Timbu não tem a menor chance, beira o inacreditável tamanha escrita. A Arena Pernambuco teve sua primeira final e algo positivo deve ser dito: arbitragem correta do conterrâneo Leandro Vuaden, daquilo que pude ver, com cada equipe tendo um jogador expulso acertadamente - o mesmo Vuaden que estragou dois fins de semanas atrás a decisão mineira, daí o elogio necessário. A expulsão vermelha originou o gol do título leonino, de Durval.

Durval, aliás, voltou este ano ao clube e que é um caso a ser estudado: em termos de campeonatos estaduais, o homem não é batido por ninguém. São 11 títulos regionais nos últimos 12 anos. Só vermos: Paraibano de 2003 pelo Botafogo; Candango de 2004 pelo Brasiliense; Paranaense de 2005 pelo Atlético; Pernambucano de 2006, 2007, 2008 e 2009 pelo Sport; Paulista de 2010, 2011 e 2012 pelo Santos; e Pernambucano de 2014 no Sport. Outro nome a ser exaltado é o de Eduardo Baptista, que talvez não imaginasse no início da temporada o que hoje seria sua realidade: a de um treinador duas vezes campeão em duas semanas, condição que assumiu por pura emergência quando da demissão do Geninho há dois meses. Preparador físico até então, repete na casamata rubro-negra os êxitos do pai Nelsinho nos estaduais de 2008 e 2009 e na Copa do Brasil de 2008.

A campanha do campeão teve 8 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, com 20 gols pró e 10 gols contra. O Sport agora tem 40 títulos pernambucanos, 13 a mais que o Santa Cruz. De 2006 para cá, ele só não faturou o caneco no tri do Santa de 2011 a 2013. Enquanto isso, o Náutico está sem chegar ao primeiro lugar regional há 10 anos.

Destaques da Copa do Brasil

Náutico, que entrou em campo na Arena Pernambuco já sabendo que seu adversário na segunda fase nacional será o América de Natal, outra vez vencedor diante do Boavista. Quem passar de Timbu x Mecão para a fase três encontrará um classificado antecipado que deu de três: o Fluminense, que dispensou a volta contra o Tupi, para alegria da tricolor juizforana Érica Salazar presente no Mário Helênio para vibrar com Fred, Walter e cia.

Enquanto isso, o São Paulo saiu na frente numa bicicleta espetacular do Ademilson, um candidatíssimo forte a gol mais bonito do futebol brasileiro no fim do ano. Golaço que não adiantou, no entanto. Valente e tirando proveito de um adversário que fraquejou ao ter Rodrigo Caio expulso, o CRB tirou proveito do fator campo ao empatar num pênalti cometido pelo Rogério Ceni e virar numa trama bem armada com colaboração da defesa "mosca-morta". Basta aos tricolores paulistas 1 x 0 em casa, mas o Galo da Pajuçara tentará endurecer a parada, claro.

Por sua vez, o Brasiliense quatrilhou o Princesa do Solimões com direito a uma trinca de Luiz Carlos Imperador, que não sei se é "parente" do Adriano, mas que fez mais jus ao apelido "Imperador" em uma só noite do que o mais famoso deles nos últimos anos. Só que os amazonenses marcaram duas vezes e isso resultou em placar total de 5 x 5, daí deu Princesa por fazer dois gols no Distrito Federal contra um do Brasiliense em Manaus. Isso configura uma situação interessante: dois encontros Amazonas x São Paulo na segunda fase da CB, o primeiro sendo Nacional x Corinthians e o outro é Princesa do Solimões x Santos. Um no dia 30 e outro no dia 8.

A quinta-feira apresenta dois jogos. O primeiro seria Guarani x Portuguesa, mas eles caíram na primeira fase e Santa Rita x Potiguar é a pedida nas Alagoas. O outro é Vitória x J. Malucelli, adiado da semana passada por causa da greve dos policiais militares baianos. 1 x 1 na ida e Novo Hamburgo no aguardo do próximo inimigo.

Faltou o gol, gente boa...

Título da "24 Horas" desta quarta-feira: "G de Galo, G de Grêmio... G de gol?" Da parte deles, não. Da parte dos adversários, sim. Um gol. Um que vale demais, vale enormemente. Vale a vantagem de, em anotando uma vez no Brasil, Atlético Nacional e San Lorenzo serem eliminados apenas se levarem três dos mandantes. Encrespou.

O Grêmio ainda poderia ter se saído melhor na Argentina, mas competente foi o San Lorenzo para estufar a rede e ter vantagem para a volta de quarta que vem, na Arena. Preocupa a queda de rendimento dos comandados do Enderson Moreira. Depois de uma invencibilidade interessante entre Libertadores e Gauchão, agora são quatro derrotas nas últimas seis partidas, ainda que as duas vitórias nesta série tenham sido no torneio sul-americano. Destas quatro derrotas, três consecutivas. Se a classificação vier, será na base do "das tripas coração". Mas é preciso justificar a condição de primeiro colocado sem tantos problemas no "grupo da morte". E aí, Tricolor?

O atual campeão é que acaba preocupando. É interessante que o time é basicamente o mesmo, mas a casamata parece fazer toda a diferença. O Atlético Mineiro do Cuca nem de longe é o do Paulo Autuori, treinador que já foi muito bom, mas que atualmente desce e desce mais e mais - e não é redondo e sim indigestamente quadrado, como diria o vendedor de cerveja. É preciso dar graças a Deus pela derrota em Medellín ter sido de apenas 1 x 0 pois o Nacional foi superior com "SU" maiúsculo e, se abrisse uns três tentos de frente, não haveria mentira na história contada. Victor, que não achei ter culpa no golaço aos 46 minutos do segundo tempo, salvou a lavoura até então com defesaças que impediram o que seria um vexame. O Galo tem apenas um gol marcado nas últimas cinco partidas entre Libertadores, Mineiro e Brasileirão, e só uma vitória nas últimas sete. Convenhamos!!!

Enquanto isso, o Nacional do Paraguai venceu o Vélez Sarsfield em casa por 1 x 0 e o Lanús não quis nem saber se estava no México e enquadrou outra vez o Santos Laguna para confirmar a primeira quarta-de-final entre ele e o Bolívar - o ganhador pode cruzar com Grêmio ou Cruzeiro na semifinal. Hoje, tem Arsenal x Unión Española.

Tem campeão continental

É o Cruz Azul, que faturou a Copa dos Campeões da Concacaf empatando por 1 gol com o Toluca. É o primeiro clube assegurado no Mundial de Clubes deste ano, de 7 a 17 de dezembro, novamente no Marrocos.

Vantagem apertada, mas vantagem

Um gol ainda no quarto inicial de peleja bastou ao Real Madrid para vencer o zerado Bayern de Munique e levar para a volta na Alemanha uma vantagem importantíssima. Apertada, mas importantíssima. Isso deixa em aberto as duas semifinais da Liga dos Campeões da UEFA na próxima semana, o que é bom pois mata-ou-morre que é praticamente resolvido na ida e deixa a volta esvaziada não tem a mesma graça. Esta foi a primeira derrota de Josep Guardiola como treinador no Santiago Bernabéu depois de ficar invicto em 7 jogos pelo Barcelona.

Semifinais iniciando

As da Liga Europa, hoje apresentando Benfica x Juventus e Sevilla x Valencia. Voltas na quinta que vem.

Título bem pertinho

É o do Paris Saint Germain na França após ganhar do Evian em jogo atrasado do fim de semana. Com 12 pontos por disputar, é de 10 sua vantagem para o Monaco. Tem tudo para ser já na próxima rodada a confirmação disso.

Curtinhas

*Inaceitável: até a noite desta quarta-feira, ainda não constavam no site da CBF os borderôs de Sampaio Corrêa 0 x 2 Paraná e Boa Esporte 1 x 1 Atlético Goianiense. Tão escondendo algo ou a lerdeza atingiu níveis altíssimos?

*Fixada novamente pelo Superior Tribunal de Justiça a 2ª Vara Cível da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para ser o único foro competente de julgamento das ações referentes ao rebaixamento da Portuguesa. Não seria lógico, então, que torcedores que quiserem recolocá-la na Série A acionem esta vara ao invés de outros tribunais?

*Enquanto isso, leio no Martín Fernandez que o Tribunal Arbitral do Esporte marcou pro fim de junho a audiência sobre o rolo dos quatro pontos tirados do Flamengo pela CBF no último Brasileirão que o rubro-negro ainda quer recuperar, mesmo que isso não mude nada sua situação devido à punição pra Lusa. Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, disse que será buscada uma nova data pois na que está marcada o foco todo será na Copa.

*Confirmado Atlético Paranaense x Cruzeiro para o Mané Garrincha, em Brasília, daqui a dois sábados.

*Paysandu alegando que Gilmar atuou irregularmente e, por isso, querendo tirar do Brasília o título da Copa Verde. É sempre assim no futebol brasileiro: queixas como essa só vêm depois do resultado negativo em campo. Claro, o Papão foi prejudicado pelo gol onde deram impedimento inexistente, mas por qual motivo não informaram esta alegada irregularidade antes ou mesmo durante a partida e sim só depois? Ou só souberam disso depois?

*Do jornalista Luiz Carlos Mello no Facebook: a rua que passa ao lado do Gigantinho ganhará antes da Copa do Mundo o nome do ex-presidente colorado Arthur Dallegrave. Portanto, será a Rua Arthur Dallegrave. A informação do Luiz Carlos lhe foi dada por Paulo Marques, subsecretário de esportes daqui de Porto Alegre, que informado disso foi pelo vereador Professor Garcia, presidente da câmara municipal. Dallegrave morreu em 2008 e atuou diversas vezes na direção do Internacional. Foi presidente no bicampeonato gaúcho de 1982 e 1983.

*Sabe o Real Garcilaso? O do caso do Tinga que rendeu uma "passada de mão na cabeça" da Conmebol e nada mais? Vai jogar sem torcida contra o León de Huánuco em punição da Associação de Futebol do Peru. Motivo? Adivinha: racismo de seus torcedores. Diferença dessa situação para aquela contra o Cruzeiro? Nenhuma. Isto é: tem, sim. A Associação de Futebol do Peru foi muito mais enérgica do que a "maria-mole" da Conmebol.

*Bernie Ecclestone julgado hoje em Munique por acusações de suborno durante negócios relativos aos direitos de transmissão da Fórmula 1 há oito anos. Evidentemente, o chefão da FOM desmente tudo, mas isso surpreende?

*Destaques do Troféu Maria Lenk na quarta-feira: César Cielo vencendo os 50 metros livre com 21s39, a segunda melhor desta prova desde a proibição daqueles supermaiôs em 2010; Thiago Pereira faturando os 400 medley com 4min15s45; e Poliana Okimoto conquistando os 800 livre com 8min43s78.

*Vôlei Amil com novo treinador para a nova temporada: Paulo Coco. É reposição para a saída de José Roberto Guimarães, que pretende seguir em outra função, mas que técnico será somente da seleção feminina.

*Datas dos jogos do Sada/Cruzeiro no Mundial Masculino, que acontecerá no Mineirinho em maio: dia 5 contra o Guayanabo Mets (Porto Rico), dia 6 diante do Matin Varamin (Irã) e dia 7 versus o Belgorie Belgorod (Rússia). Todos os jogos do atual campeão da Superliga nesta fase de grupos acontecerão às 20h. Finalíssima no dia 10.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Record/RS divulgou algumas boas audiências jornalísticas aqui de Porto Alegre nos últimos dias: o "Cidade Alerta" marcou 7,2 pontos e 16,7% de participação na sexta-feira passada, enquanto na última segunda o "Rio Grande Record" registrou 11,4 pontos com 20,3%, depois o "Jornal da Record" fechando com 7,9 e 12,9%.

*Leio no NaTelinha que o "SBT Pará", exibido das 12h30 às 13h15, estreou ontem seu novo apresentador: Valdo Souza, que já foi da Record News e que apresentou o "Balanço Geral PA" e o "Direto da Redação" na Record.

*Carlos Nascimento reaparecendo pela vez primeira desde que deixou o vídeo para tratar de um câncer. Será no Troféu Imprensa gravado ontem e que exibido será no próximo domingo. Veem aqui ele e Karyn Bravo, que cumpre licença-maternidade, recebendo o troféu do "Jornal do SBT" como melhor telejornal de 2012.

*Troféu Imprensa, que teve quase todos os principais colunistas de TV do país no júri: Cristina Padiglione, Keila Jimenez, José Armando Vannucci e, a partir deste ano, também Flávio Ricco. Só faltaram Daniel Castro, Ricardo Feltrin e Patrícia Kogut para completar o que, aí sim, seria uma seleção definitiva do gênero.

*"Guru" Ricco, que publicou que o jornalismo do SBT trabalha com um retorno do Nascimento ao trabalho entre fim de maio e começo de junho. Ele está nitidamente mais magro, não tendo tanto aquela presença imponente e forte que nos habituamos a ver ao longo de décadas, mas se estiver firme e antenado, já valerá muito.

*Noticiários da Globo mostraram desnecessariamente uma cena que não é comum neles e que até aparece em jornais de outros canais, especialmente naqueles policialescos de exibição regional em vários estados: o corpo de uma pessoa recém morta. Neste caso, foi o de Douglas Rafael, o DG, que era dançarino do "Esquenta" e que foi encontrado sem vida anteontem numa creche no Morro Pavão-Pavãozinho, no Rio de Janeiro. Vi isso no "Jornal da Globo" e não achei legal, mas ali ainda era começo de madrugada. Porém, li que repetiram essa imagem ontem à tarde no "Jornal Hoje" apenas com um efeito distorcido no rosto do jovem de 26 anos. Precisava disso???

*Mudando um pouco de assunto, mas ainda falando do jornalismo da Rede Globo: assistam aqui (postagem de tuuliohd3d) a nova versão da vinheta do plantão, já adaptada para a logomarca recentemente redesenhada.

*Mudando completamente de assunto: leio no Notícias da TV que Diguinho Coruja, o locutor do "The Noite", voltará ao rádio de São Paulo após deixar a Band FM quando foi pro SBT. Vai comunicar na Tropical FM nas madrugadas em atração que será semelhante ao "Band Coruja", do qual era apresentador.

*RedeTV! anunciando a ex-panicat Bárbara Rossi e a inacreditável Andressa Urach para o "Muito Show", que será o novo nome do "Morning Show", que ficará apenas às 18h30 e terá a reprise matutina cancelada. Oremos.

*Esta noite tem Grazi Massafera bancando a dançarina sexy de pole dance no episódio inédito de "A Grande Família". A julgar pelas cenas da chamada, os suspiros serão incontidos. Mas é claro que, em termos de pole dance, ninguém nunca baterá Flávia Alessandra em "Duas Caras". Para sempre Alzira!!! (rs)

*Completa 40 anos hoje a morte do humorista Bud Abbott, que nasceu em 1898 e que formou uma divertida dupla com Lou Castello em comédias para televisão e cinema nas décadas de 40 e 50.

*A saideira: quinta-feira dos 80 anos da grande atriz Shirley MacLaine, oscarizada por "Laços de Ternura" (que até hoje nunca pude assistir e que perdi de ver quando surpreendido fui ao vê-lo já no finalzinho de uma exibição no "Corujão" há poucos dias) e indicada por "Deus Sabe Quanto Amei", "Se Meu Apartamento Falasse", "Irma La Douce" e "Momento de Decisão". Outros filmes com sua presença foram "O Terceiro Tiro", "A Volta ao Mundo em 80 Dias", "Charity, Meu Amor", "Flores de Aço", "Lembranças de Hollywood" e "A Feiticeira".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Juliana Maciel

Juliana Maciel, repórter do SBT de São Paulo e gaúcha de origem, o que eu não sabia até olhar o perfil dela no Twitter. A guria que hoje estrela a seção tá de cuca inchada pois torce para o Grêmio, mas imagino que procurando motivar seu time para a reabilitação na quarta que vem.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Telespectadores de São Paulo e região metropolitana escutaram essa música uma vez por mês na madrugada de domingo para segunda-feira, mas deixaram de ouvi-la há vários meses. Aqui está "Don't Take Your Guns To Town", com Ry Cooder, que era a trilha instrumental usada pela TV Globo para encerrar a programação quando tinha manutenção mensal e anunciar a grade da segunda-feira, repetindo a dose quando aberta a transmissão do dia. Não é que a trilha tenha trocado. É que nunca mais teve manutenção mensal no canal 5 paulistano, somente ali seguindo normais "Sessão de Gala" e "Corujão", diferentemente do interior paulista e dos demais estados.

Antes do arremate...

...digo que nem terça e nem quarta-feira abri minha caixa de entrada no papodebola@gmail.com, o que só farei ao publicar as inéditas de hoje da "24 Horas" e do "Papo de Mídia", até depois das 10h30. Aí, sim, acessarei o e-mail e verei o que tiver sido remetido por vocês. Se o sono atrasado dos últimos dias que precisei compensar demais nesses últimos e que me fizeram não atualizar o PB na terça e dormir mais de 10 horas ontem não inventar de atrapalhar hoje, tratarei de voltar a colocar em dia várias correspondências pendentes dos últimos dias.

Arremate

Ceará tetracampeão estadual. João Marcos tetracampeão estadual. Ele ganhou todos estes títulos pelo Vozão.

"24 Horas" volta antes que outro jogador seja quatro vezes campeão cearense pelo mesmo time!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.