.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 23 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 217
G de Galo, G de Grêmio... G de gol?

Para o bem de alvinegros mineiros e tricolores gaúchos, que seja assim. Mesmo que eventualmente percam por no máximo um gol de diferença (ou até mesmo dois, vá lá), é preciso marcar gol fora de casa, tanto o Atlético em Medellín contra o Nacional quanto o Grêmio em Buenos Aires diante do San Lorenzo. São confrontos com apenas um duelo na história e muitas semelhanças: ambos na década de 70, ambos aqui no Brasil e ambos com vitória do time mandante, 5 x 0 do Galo em 1975 no Mineirão e 1 x 0 do Imortal em 1977 no Olímpico. Adversários pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo aqui em Porto Alegre, os dois brasileiros atuantes logo mais pelas oitavas da Libertadores não podem esquecer disso que digo: fazer gol fora de casa. É melhor. Vital. Necessário.

Também hoje, começa o confronto entre Nacional do Paraguai e Vélez Sarsfield. Na madrugada, será resolvida a questão entre Santos Laguna e Lanús, com vantagem inicial expressiva de 2 x 0 dos argentinos. Ontem, quem se garantiu foi o Bolívar ao empatar em casa por 1 gol com o León após igualdade de 2 tentos no México - o que só reforça o que falei sobre Galo e Grêmio. Grande possibilidade de dois bolivianos nas quartas-de-final devido aos 2 x 0 do The Strongest sobre o Defensor na semana passada, o que é algo que talvez poucos imaginassem.

Vale dos Sinos festeja em Joinville

O Novo Hamburgo empatou em 2 gols, mas só levou a segunda igualdade aos 47 minutos do segundo tempo, ali não dando mais tempo do JEC anotar outras duas vezes para classificar. Anilado festejando em Arena alheia para agora esperar por Vitória ou J. Malucelli. Enquanto isso, a segunda fase começou (sem a primeira ter acabado) e teve a Ponte Preta arrancando um empate por 1 x 1 com o Paraná, que lhe permite avançar com 0 x 0 no Moisés.

Esta noite, são quatro jogos, dois de volta: Brasiliense x Princesa do Solimões para definir o oponente do Santos (3 x 1 na ida para os amazonenses) e América de Natal x Boavista para confirmar o adversário do Náutico (2 x 0 na ida para os potiguares). Outros são de ida pela segunda fase: CRB x São Paulo e Tupi x Fluminense. Este embate de Juiz de Fora me faz pensar especialmente numa moça cujo coração eu gostaria de saber como está para este cotejo: Érica Salazar, jornalista loira linda da TV Integração (Globo JF) e torcedora fanática do Fluzão.

Recuperação em alto estilo

A do Bragantino ao iniciar a segunda rodada da Série B derrotando de virada o Avaí, que abre mal demais ao levar duas quedas de cara. Bem resolvido o Massa Bruta após dar o empate pro Náutico em casa na finaleira.

Dois campeões estaduais atrasados

O cearense será o Ceará, ao qual cabe a vantagem do empate, ou o Fortaleza, que precisa ganhar? E dará quem em Pernambuco? Náutico, que tem que vencer para forçar os pênaltis, ou Sport, pro qual basta empatar? Certo é que o terceiro representante do estado na Copa do Nordeste de 2015 não será o Santa Cruz e sim o Salgueiro, o ganhador do que daria para chamar de "Arrudaço". Chega numa péssima hora o novo técnico Sérgio Guedes.

Futebol candango no topo (ou a maldição do centenário)

100 anos do Paysandu em 2014. E não venceu a Copa Verde. O Brasília ganhou no tempo normal e nos pênaltis, aí graças a duas defesas do Artur. Antes delas, marcador de 2 x 1 para o mandante, a exemplo da ida. Mas um erro grave prejudicou o Papão no fim da partida, quando foi marcado um impedimento inexistente em lançamento da intermediária - havia mesma linha no lance e o bandeirinha estava alinhado com a jogada. O Brasília encerrou a invencibilidade de 21 partidas do Paysandu e se classificou para a Sul-Americana de 2015. Para vencer a Copa Verde, teve uma campanha de 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, com 9 gols pró e 5 contrários. É mais um título além-fronteiras para o futebol da capital federal ontem celebrando 54 anos, somado é aos do Gama no Torneio Centro-Oeste de 1981 e na Série B de 1998 e aos do Brasiliense nas Séries C em 2002 e B em 2004.

Melhor para os espanhois

Faltou gol e, pelos relatos que li, faltou emoção ao primeiro Atlético x Chelsea semifinal da Liga dos Campeões. Melhor para os espanhois na volta em Madrid, onde qualquer igualdade com gol o levará para Lisboa. Prejuízos para a esquadra inglesa de José Mourinho: Cech contundido e Lampard suspenso. Hoje, tem início a outra semi, da qual muitos dizem que sairá o campeão. Real Madrid ou Bayern de Munique? Chute no escuro: hoje, dá Real. Hoje. Mas no agregado, passa o Bayern. Daí a ser "campeão antecipado", também não.

Do México para o mundo

Sai esta noite o vencedor mexicano da Liga dos Campeões da Concacaf. O primeiro Cruz Azul x Toluca deu 0 x 0.

"Sem gração"

É o que Vagner Martins diria que virou o Campeonato Português, que já definiu a duas rodadas do fim tanto os três classificados para a Liga dos Campeões (ao campeão Benfica e ao vice Sporting se junta o Porto depois da trinca no Rio Ave) e os dois da Liga Europa (Estoril e Nacional). Só restou a batalha contra o rebaixamento, que tem três times querendo fugir de duas vagas. Só não acabou o futebol de 2013/2014 em Portugal pois tem ainda a decisão da Taça de Portugal entre Benfica e Porto, além de ser em Lisboa a final da Champions League.

"Moiô" pro Moyes

Não resisti ao trocadilho extremamente infame baseado numa expressão usada pelo ex-jogador Denílson para definir a saída de David Moyes do Manchester United. Não emplacou o sucessor de Alex Ferguson na casamata após uma temporada pouco memorável, sendo gentil como não sei se a Fernanda seria se vermelha britânica fosse. Os Red Devils já tinham caído fora da Liga dos Campeões da UEFA nas quartas-de-final, da Copa da Inglaterra na terceira fase e da Copa da Liga Inglesa na semifinal. A gota d'água creio ter sido a confirmação neste fim de semana, vinda a quatro rodadas do fim e definida diante da combinação de resultados e de confrontos paralelos que virão, de que ausente estará o United da próxima Champions League. Será a primeira falta no maior torneio do Velho Continente desde 1996. Ryan Giggs dirige o time nas quatro rodadas finais de Premier League.

Curtinhas

*Dada alta ao Everton Costa, com quem o Vasco não contará por alguns meses devido à convulsão após deixar o campo no jogo com o Resende e ao problema cardíaco posteriormente detectado.

*Bocaço do ano até o momento isso do novo presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, ao falar que Kaká "tem todos os dentes na boca" e "é alfabetizado" ao enaltecê-lo na Rádio Bandeirantes. Claro que depois ele tentou remediar, mas seguiu na mesma linha ao dizer que vale jogar bem mesmo sendo "feio e sem os dentes".

*Portuguesa prometendo novas ações na justiça e nem entrar em campo contra o Santa Cruz. Então, voltaram atrás? Falam em Ilídio Lico "mal interpretado". E se ele reconsiderou? Então, o "Liminarzão" continua em pé e aquela minha piada de sábado passado com o Pede Mais Um... digo... Perry Mason também!

*Confirmado para Barueri o clássico São Paulo x Corinthians, dia 11 de maio. Siga One Direction: a Arena.

*Começou ontem a exposição da taça da Copa do Mundo pelas 27 capitais do Brasil, a primeira delas o Rio de Janeiro até sexta-feira no Maracanã. Minha Porto Alegre virá na sequência, sábado e domingo, no Barra Shopping Sul (já separando 6 "dilmas" para ida e volta via T4 até lá). Segunda e terça que vem, é a vez de Belo Horizonte no Shopping Del Rey. Depois, o Salvador Shopping receberá a taça na quarta e quinta da próxima semana.

*De 2 a 22 de maio, a taça da Copa fica um dia em cada metrópole nesta ordem: Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Campo Grande, Goiânia, Vitória, Aracaju, Maceió, João Pessoa, São Luís, Palmas, Macapá, Boa Vista, Rio Branco, Porto Velho, Manaus, Belém, Teresina e Natal. Dias 23 e 24, estará no Recife; dias 25 e 26, chegará a Fortaleza; dias 27 e 28, a Brasília; e tudo acabará de 29 de maio a 1° de junho em São Paulo.

*Suspensa pela Comissão de Apelação da FIFA a sanção que impedia o Barcelona de fazer contratações durante um ano, isso até a data em que decidirem se é válido ou não o recurso do clube contra esta sanção. Entendo...

*Rita Jeptoo e Meb Keflezighi foram os ganhadores da Maratona de Boston realizada nesta segunda-feira, a queniana com 2h18min57seg e o norte-americano com 2h08min37seg. Primeiro filhote de Yankee Doodle Dandy em 31 anos a vencer esta que é a corrida de rua mais antiga do mundo, disputada desde 1897.

*Oscar Schmidt passará a dar seu nome ao ginásio de esportes que Ilhabela inaugurará nesta sexta-feira, com capacidade para 1.200 pessoas. Homenagem legal para ele, nosso atleta mais importante no basquete.

*Natação em São Paulo com o Troféu Maria Lenk ali disputado pela vez primeira em 14 anos. Ontem, César Cielo passou a competir como nadador do Minas e compôs o vitorioso revezamento 4 x 50 metros livre. Ontem, Thiago Pereira (representando o SESI) ganhou ouro nos 100 metros borboleta ao marcar 52s37.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Jornalista passando para a atuação não é nada de novo, existem exemplos dessa mudança - e também de um caminho inverso -, mas claro que isso sempre chama a atenção. A última nesse sentido: Hugo Esteves, que por muitos e muitos anos apresentou o "NETV" das 19h15 na Globo Nordeste, deixou o noticiário e a emissora para rumar ao Rio de Janeiro e investir no lado ator. Em breve, ele será visto após o "Jornal Nacional" pois vai compor o elenco de "Falso Brilhante", novela que substituirá "Em Família" no segundo semestre. Interessante essa.

*O primeiro exemplo que vem à cabeça de apresentador regional deixando um noticiário em filial ou afiliada da Rede Globo para seguir carreira artística, para traçar um paralelo, é da Andréa Busato, que era âncora do "Jornal do Almoço" na RBS TV de Florianópolis em dupla com Mário Motta e, já há bastante tempo, trabalha como atriz. Como esquecer também da Delisiée Teixeira, que eu chamava de "repórter esportiva mais sexy do Sul do Brasil" na época de RPC TV e que também trocou de ramo e de nome artístico, já que agora assina Delisiée Marinho? (aliás, dia desses a irmã dela, Isabella, apareceu numa cena de danceteria noturna na trama das nove "Em Família")

*No caminho inverso, da atuação para o jornalismo, os dois referenciais imediatos que vêm à minha cachola são Fabiana Scaranzi, que chegou a atuar na novela "Perigosas Peruas" antes de ser moça das chamadas da Band e posterior jornalista na Globo e atualmente na Record, e Sandra Annenberg, que fez comédias como "Bronco", seriados como "Tarcísio e Glória" e novelas como "Cortina de Vidro" antes de ser atualmente um dos principais nomes do jornalismo global. Deve ter outros exemplos nos dois caminhos, mas agora não lembro deles.

*Mulher tem mesmo um sexto sentido. Se eu olhasse isso na hora, confesso que isso passaria batido por mim. Veem aqui Poliana Abritta durante entrada ao vivo no "Jornal Nacional" desta terça. O que foi notado por algumas viventes com quem papeio no Facebook? Que ela usou uma blusa transparente que deixou seu sutiã à mostra.

*Leio no Flávio Ricco que será lançado na próxima segunda-feira o novo cenário do "Jornal Hoje" e do "Jornal da Globo", ambos feitos em chroma-key há algumas semanas por reformarem por completo seus ambientes.

*Leio no interino Thiago Prado que o "Ipobre" de Sampa City apontou 13,7 pontos para o "Fantástico" do último domingo, contra 10,4 da Record, 10 do SBT e 4,3 da Bandeirantes. Alerta vermelho disparadaço na Globo.

*Leio na Patrícia Kogut que o primeiro "Encontro com Fátima Bernardes" fora do estúdio, visitando outras cidades com um caminhão que levará seu cenário, acontecerá no fim deste mês na Belo Horizonte do co-apresentador Lair Rennó, que renovou contrato com a Globo até 2018. Tô só pela vinda da Fátima para Porto Alegre...

*Leio no Notícias da TV que a RedeTV! não renovou com Micheli Machado, Renata Del Bianco e Rodrigo Capella, mantendo somente Zé Luís e Thiago Rocha na apresentação do "Morning Show", que tem passado inédito no fim de tarde e que mudará de nome no dia 5 para "Muito Show", além de acabarem com a reprise matutina. Ok.

*Leio no Daniel Castro que a Record trabalha no projeto de um filme sobre Edir Macedo e que querem sabem quem para interpretá-lo? Wagner Moura. Será que toparia? Convidaram o diretor José Padilha e ele não aceitou.

*Tinha bastante tempo, salvo engano meu, que a Globo não fazia chamadas para o "Corujão" quando exibido como complemento da grade, depois do "Programa do Jô" ou do que chega na sua sequência. Esta semana é diferente e tem rodado chamadas anunciando o filme da madrugada. Assistem aqui (postagem de renjg+) uma vertical veiculada no começo da semana, que destaca todos dos próximos dias: "Máquina Mortífera 4" na noite passada, "Prenda-me Se For Capaz" de hoje para amanhã, "X-Men: o Filme" de quinta para sexta, "Carandiru" de sexta para sábado e "Motoqueiro Fantasma" de sábado para domingo. Gostei disso.

*75 anos nesta terça-feira do ator e dramaturgo Sérgio Mamberti, de longa atividade no cinema, no teatro e na televisão, onde apareceu pela última vez como Dionísio em "Flor do Caribe", novela das seis da Globo.

*55 anos ontem fechados por Ryan Stiles, o Herb Melnick do seriado "Dois Homens e Meio".

*Completa 75 anos hoje Lee Majors, astro das séries "O Homem de 6 Milhões de Dólares" e "Duro na Queda".

*60 anos nesta quarta-feira de Michael Moore, diretor oscarizado pelo documentário "Tiros em Columbine".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Catherine Mary Stewart

Catherine Mary Stewart, atriz que completou ontem 55 anos. Essa bonita ruiva fez, entre outras obras, a ótima comédia "Um Morto Muito Louco", onde foi a mocinha junto com Andrew McCarthy e Jonathan Silverman.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Mais um sucesso dos anos 80 reprisado ontem pela Globo na "Sessão da Tarde": Patrick Dempsey em "Namorada de Aluguel", cujo título original é o do temaço dos Beatles aqui trazido e nomeado "Can't Buy Me Love".

Arremate

O Colônia ganhou a Série B ao vencer o Bochum e está de volta à Série A da Bundesliga para 2014/2015.

"24 Horas" volta antes que Michael Schumacher fique bom para torcer novamente por seu clube!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.