.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 17 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 213
Dos males, o menor

Num regulamento que prevê o gol fora de casa como critério de desempate, o mais recomendável quando se é mandante é vencer sem ser vazado, o que falei bastante na coluna de ontem. Se não der pra ser assim, ganhe. Se for vazado e não der pra ganhar, trate de não perder. Não é que o Cruzeiro esteja no mais positivo cenário nestas oitavas-de-final da Libertadores. Tá valendo é o ditado popular: dos males, o menor.

O Cerro Porteño tinha uma vantagem preciosa de 1 x 0 vinda do primeiro tempo. Porém, uma coincidência aconteceria: nas três partidas anteriores como visitante nesta edição da Libertadores, o time do Arce só foi às redes numa delas, que acabou empatada. 49 minutos da etapa final, o último lance, uma forçada de barra tremenda e, na base do "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", Samudio furou o bloqueio guarani para dar o empate aos mineiros, o que deixou pra eles o empate com um gosto mais positivo. O Cerro ainda mantém para dia 30 as vantagens da vitória e do empate sem gols, enquanto só de 2 x 2 em diante a igualdade beneficiará a Raposa. Mas o cenário pareceu pior durante o jogo. Segue difícil, mas um pouco menos.

Ainda ontem à noite, León e Bolívar empataram em dois gols e o Lanús tomou um do Santos Laguna, mas anotou duas vezes e venceu. Esta noite, fechando a semana de Libertadores, tem Strongest x Defensor.

Arbitragem x Vasco: associação repetida

Apenas três dias após o bafafá gerado pelo impedimento não dado no gol do Márcio Araújo que deu ao Flamengo o título carioca, o Vasco novamente teve sua atuação afetada pela arbitragem, desta vez contra ele num momento e favorável a ele no outro. Pior para o Resende, que está fora da Copa do Brasil. O erro contra os vascaínos foi no primeiro tempo, em impedimento inexistente no que seria o tento inicial. O erro favorável veio na etapa segunda, em pênalti inventado pelo apitante e convertido pelo Douglas. A preocupação ficou com Everton Costa, que deixou São Januário de ambulância ao ter uma convulsão depois de ser substituído. Tomara que não tenha passado de um tremendo sustaço e ele se recupere. O próximo embate do Machão da Gama será contra o Treze.

Outro vice-campeão estadual se reabilitou com direito a uma penalidade máxima que só o "Magoo do apito" acha que aconteceu. Se é pênalti aquilo que resultou no segundo dos três gols do Santos para excluir o Mixto, então eu ganho 10 mil "dilmas" por mês e sou casado com a Ana Paula Araújo. (não seria nada mal, nada mal) Erros do apitante à parte, o Peixe agora espera pelo segundo adversário na competição, por enquanto mais para ser o Princesa do Solimões, que tocou 3 x 1 no Brasiliense, que terá que fazer 2 x 0 ou três ou mais de diferença.

Se dois vices estaduais se reabilitaram, um terceiro amargou outro fracasso. Já com Ricardo Drubscky atuante na casamata com apenas um dia no clube, o Goiás "oxou" com o Botafogo da Paraíba, que passou de fase para ter Santa Cruz ou Lagarto pela frente. Outro técnico estreante foi Celso Roth no Coritiba, que eliminou o CENE por dobro a nada após igualdade na ida. Vem aí a Caldense, que venceu a primeira sobre o Duque de Caxias e que empatou a segunda em território fluminense. Já o Paysandu começou perdendo, mas virou para eliminar o Maranhão e aguardar por Sport ou Brasília. O Cuiabá vencia por 1 x 0, mas o Barbalha passaria se empatasse. Somente aos 46 do segundo o campeão mato-grossense definiu sua classificação para encarar o Internacional.

Enquanto isso, é cuidar se hoje teremos Bahia x Villa Nova. Ontem já não aconteceu Vitória x J. Malucelli, que foi adiado para quinta-feira da semana que vem devido à greve da Polícia Militar na Bahia, o que não dava garantia de segurança total para a realização do jogo em Pituaçu. Mas o futebol é o de menos. A coisa é maior que isso. (Atualização das 10:10: de fato, adiaram agora há pouco Bahia x Villa Nova pelo mesmo motivo, sendo esta partida remarcada para quarta da semana que vem.)

Escrita mantida uma vez mais?

O povo fala das cinco finais em 26 anos vencidas pelo Flamengo sobre o Vasco, mas tem uma escrita ainda mais cruel em Pernambuco: oito finais em 46 anos que o Sport não perde para o Náutico. Neste momento, tá mais pra marca de nove ser completada do que para a escrita ser quebrada. Não se diz isso pelos 2 x 0 do triunfo na Ilha (quinta vitória em casa em cinco jogos só neste ano por mata-ou-morre entre estadual e Copa do Nordeste) pois saldo não é critério de desempate e sim a pontuação simples, mas a combinação de fatores reduz a crença na vitória simples do Timbu para provocar a disputa por pênaltis na quarta que vem, na Arena Pernambuco. Crença, aliás, que não dá pra ter na CBF ao manter a Copa do Brasil com isso de quem chegar à sua quarta fase não poder disputar a Copa Sul-Americana, gancho que aproveitei pois o Leão já declarou que cairá fora do torneio nacional para jogar a "Série B da Conmebol". Tem time que pode perder de propósito e ainda sorrir. Bah!!!

Enquanto isso, deu empate no primeiro jogo entre Salgueiro e Santa Cruz, que definirá o terceiro representante do estado no próximo Nordestão. Terça que vem, no Arruda, empate gera pênaltis e quem vencer se classificará.

Que que é isso, filho meu?

Um clássico bem mais ou menos, esse sim deve ter feito o povo largar o futebol de mão para ligar no filme do Robin Williams que passou na Bandeirantes. O momento mais agudo foi no horror de pênalti cobrado por Magno Alves a 9 minutos do último trilar de apitante. "Oxo" na ida decisiva do Campeonato Cearense e, na quarta que vem, o Ceará será tetracampeão se empatar e o Fortaleza tem que vencer para conquistar o caneco. Espera-se que as duas equipes produzam um espetáculo mais emocionante, sobretudo da parte tricolor por ser ele, Leão do Pici, que precisará buscar o resultado de qualquer maneira, ao passo que o Vozão está mais sossegado.

Virada importantíssima

O América está a um empate de conquistar o Campeonato Potiguar após derrotar o Globo de virada na noite de ontem. A representação de Ceará-Mirim precisa vencer por dois ou mais de diferença no dia 30 para faturar o troféu, enquanto sucesso por uma proeza de diferença resultará em cobranças de pênaltis.

Outras dos Estaduais

Alagoas - Começou a semifinal com 2 x 0 do visitante CRB sobre o ASA, que lhe permite perder por até dois de diferença na volta, e empate sem gols entre Murici e Coruripe, o que favoreceu o Coruripe, o famoso "Hulk".

Sergipe - A vitória por 2 x 1 do Sergipe diante do Itabaiana marcou a reinauguração do Estádio João Hora de Oliveira com novos gramado e sistema de iluminação artificial. Curiosamente, foi este mesmo confronto que inaugurou este palco em 1970, lá com triunfo do Itabaiana e, agora, com alegria do Sergipe.

Paraibano - Tristeza sem fim em Santa Rita quando confirmada a morte do médico Dorivaldo Souza, que estava com o time do Santa Cruz, que enfrentava o Auto Esporte. Ele chegou atrasado à partida e, quando atravessava o gramado, passou mal e desmaiou, sendo socorrido, mas não a tempo. A partida foi cancelada pois a ambulância, única que estava no estádio, tinha saído para levar Dorivaldo ao hospital. Tinham sido jogados 3 minutos.

Destaques do futebol europeu

Espanha - Depois que Gerardo Martino disse que nem ganhar a Copa do Rei salvaria a temporada, claro que não seria o Barcelona o campeão e sim o Real Madrid mesmo sem Cristiano Ronaldo e Marcelo, mas com Bale - ou seria Papa-Léguas? Ali não teria nem um time de 11 Willies Coyotes a detê-lo no golaço-aço-aço do título. Mas foi por pouco que não teve a prorrogação, a trave foi madrilenha ao ser acertada pelo disparo do Neymar. Duas marcas deste clássico, a segunda eu li no imperdível Twitter do MisterChip Alexis: terceiro jogo seguido sem gol do Messi; e primeira vez em 115 anos que o Barça perdeu três partidas seguidas por três torneios diferentes (Real ontem na Copa do Rei, Granada no Espanhol e Atlético de Madrid na Liga dos Campeões).

Alemanha - O pessoal do Bayern de Munique se enfureceu tanto com o falatório que os corneteiros lançaram pela "tirada de pé" na Bundesliga após confirmar o título que resolveram descontar com tudo no pobre coitado do Kaiserslautern, arrebentado dos pés à cabeça com uma mão cheia de pelotas no barbante. Vem aí a decisão da Copa da Alemanha em 17 de maio, onde o Borussia Dortmund tentará nela o troco pela perda do nacional.

Portugal - A possibilidade de "Tríplice Coroa" do Benfica existe. A uma vitória de vencer o nacional e semifinalista da Liga Europa, agora é finalista da Taça de Portugal após derrotar o Porto e superá-lo no saldo de gols. O duelo decisivo será contra o Rio Ave, que empatou a ida e superou o Braga na volta.

França - O Guingamp passou pelo Monaco e decidirá a Copa da França contra o Rennes.

Inglaterra - O Manchester City saiu na frente em casa e tomou a virada do lanterna Sunderland, só não dando vexame pois conseguiu empatar a um minuto do fim. Tá, foi vexame do mesmo jeito. Já o Arsenal se deu bem com a derrota do Everton para o Crystal Palace, o que manteve o clube de Liverpool atrás dos Gunners.

Situação após 34 rodadas
Liga dos Campeões - Liverpool, 77; Chelsea, 75; Manchester City*, 71; e Arsenal, 67
Liga Europa - Everton, 66 (mais próximo: Tottenham, 60)
Série B - Sunderland*, 26; Cardiff, 29; e Fulham, 30 (mais distante: Norwich, 32)
*um jogo a menos


Curtinhas

*Marco Polo Del Nero confirmado sucessor de José Maria Marin na CBF. Que Jesus nos proteja deste mal.

*Negada pela Justiça a tentativa da CBF de derrubar a liminar que põe o Icasa na Série A. Ai, ai, ai... (Atualização das 10:30: agora, sim, a CBF conseguiu cassar a liminar do Verdão do Cariri. Próximos capítulos?)

*Carlos Miguel Aidar volta a presidir o São Paulo 26 anos depois, vencedor que foi da eleição de sucessão do Juvenal Juvêncio após a desistência de Kalil Rocha Abdalla, cujas chances de sucesso eram mínimas.

*Atlético Mineiro apresentando documentos para comprovar que tinha contratado Anelka, sim, diferentemente do que afirma o jogador francês. Um episódio pelo qual o Galo não precisava passar, ainda mais por tal cidadão.

*Atlético, que fará uma excursão pela China em junho enquanto ocorrer a Copa do Mundo. Três amistosos.

*Troca-troca: Claudinei Oliveira foi pro Paraná e substitui Ricardo Drubscky, que o sucedeu no Goiás. Mas hein?

*Felipe Ximenes é o novo gestor de futebol do Vitória, em substituição ao demitido Raimundo Queiroz.

*Olha aqui, em foto de Fabiano do Amaral no Correio do Povo o que a falta de miolos no lugar do cérebro faz em algumas pessoas: o que é que pode trazer de positivo uma faixa como essa, que foi colocada na passarela do Parcão e na qual ameaçam os integrantes do Grêmio de atos violentos caso não vençam dentro de campo?

*Confirmados pro Mané Garrincha três jogos do Campeonato Brasileiro até o momento: Flamengo x Goiás, Cruzeiro x Atlético Paranaense e Goiás x Botafogo. Tem que ser assim para dar um jeito de manter o estádio mundialista ativo com possibilidade de grandes públicos, já que os clubes locais infelizmente não bancam isso.

*Jobson suspenso por quatro anos pelo comitê antidpagem da Arábia Saudita por se recusar a fazer um exame no fim de março. Suspensão válida para todos os lugares do mundo. Al-Ittihad, mas pode chamá-lo de "trouxa".

*O PAOK venceu o Olympiacos pela semifinal da Copa da Grécia, na qual brigará com o Panathinaikos pelo título. Detalhe escatológico: safados da torcida do PAOK jogaram peixes mortos no banco de reservas do Olympiacos antes da partida acontecer, o que atrasou seu começo em 1 hora e 15 minutos. Ridículos.

*Faltam dois anos para a Olimpíada do Rio de Janeiro e seu orçamento, atualmente em quase 37 bilhões de dinheiros tupiniquins, já superou o equivalente a 32 bilhões dos Jogos de Londres. Alguém se surpreende?

*CBV informando que não reconhecerá a recentemente criada Associação de Clubes de Vôlei. Entendo...

*Onde acontecerá a final da Superliga Feminina? Era para ser em São Paulo, considerando-se que inicialmente o jogo único (estupidez mantida por causa da televisão) seria feito no estado do melhor time da fase inicial, que foi o Molico/Nestlé de Osasco. Mas agora tão dizendo que a bola pode subir tanto em São Bernardo do Campo quanto no Rio de Janeiro, dependendo de quem estiver na decisão: São Bernardo se der Molico/Nestlé no jogo terceiro da semifinal de paulistas ou Rio se der SESI por ter melhor campanha geral. E essa agora???

*Flávio Saretta voltou a jogar tênis profissionalmente após 5 anos de aposentadoria, período no qual experimentou a mídia enquanto comentarista do BandSports e apresentador da Rádio Bradesco Esportes. Convidado do São Paulo Challenger, perdeu para o tangueiro Diego Sebastian Schwartzman por 2 x 0 (duplo 6/2).

*Foram definidos nesta quarta-feira os play-offs da NBA, que terão início neste fim de semana. A Conferência Leste terá estes enfrentamentos: Indiana Pacers x Atlanta Hawks, Miami Heat x Charlotte Bobcats, Toronto Raptors x Brooklyn Nets e Chicago Bulls x Washington Wizards. Pela Conferência Oeste, acontecerão estes duelos: San Antonio Spurs x Dallas Mavericks, Oklahoma City Thunder x Memphis Grizzlies, Los Angeles Clippers x Golden State Warriors e Houston Rockets x Portland Trail Blazers. Quem vencerá este ano o melhor basquete do mundo? Não sei. Só sei que, eliminado já agora o Lakers, a temporada acabou pra mim. (rs)

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um caso policial que tem apavorado o Rio Grande do Sul e que ganha repercussão nacional pelos noticiários é essa barbárie que tirou a vida do menino Bernardo, de 11 anos, em Três Passos, no interior do estado. Claro que os noticiários locais dedicam amplo espaço para noticiar os detalhes que surgem dessa história terrível e que dói no coração e na alma. Por conta dela, algumas curiosidades têm ocorrido nos jornais da Rede Record. Uma é o "Cidade Alerta" ter tido ontem a participação do Alexandre Mota, o que é incomum pois não costumam âncoras regionais participarem junto com Marcelo Rezende, só mesmo repórteres. A outra foi que, mais cedo e ainda na quarta-feira, o "Balanço Geral RS" teve uma entrada ao vivo direto de São Paulo com o experientíssimo repórter e comentarista policial Renato Lombardi, que emitiu considerações sobre este caso que é chocante.

*Mudando de assunto para algo menos pesado, mas nem por isso menos importante: o Notícias da TV publicou que executivos do SBT estariam receosos de Rachel Sheherazade deixar a emissora a um ano do fim de seu contrato com a proibição de emitir comentários no "SBT Brasil", já que haveria interesse da Bandeirantes em colocá-la no "Jornal da Band" por suas opiniões serem semelhantes às do presidente Johnny Saad. Acontece que a própria apresentadora disse ao jornal O Globo que a direção do SBT estuda lhe dar um programa solo e todo opinativo, onde alternaria informação e opinião, desmentindo qualquer possibilidade de sair da casa atual.

*Aberta representação pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF contra Jair Bolsonaro (PP do RJ), que tratou mal Manuela Borges no começo deste mês. Recordarão que o deputado federal chamou a repórter da RedeTV! de "burra" e daí pra fora por ficar todo incomodado com perguntas dela sobre o Golpe Militar.

*Mudando completamente de assunto, mas não de emissora: leio no NaTelinha que foi obtida anteontem pelo "Você na TV", a tranqueira matutina do João Kléber com seus segredos "graves" e afins semelhantes, seu melhor "Ipobre" desde a estreia em março de 2013, com 2,5 pontos de média em São Paulo, contra 5 de Record e SBT, além da Globo marcar 7,5 no "Bem Estar" e 9 no "Encontro com Fátima Bernardes".

*Mais um clássico oitentista ganhará reprise 5 estrelas da Globo na "Sessão da Tarde" na semana que vem, mais especificamente na terça-feira: "Namorada de Aluguel", estrelado por Patrick Dempsey e cujo título original é "Can't Buy Me Love", o mesmo da famosa canção dos Beatles, que está na trilha sonora deste filme.

*Pauta pesada mais uma vez: que horror esse caso do Márcio Mendes, o vocalista do Trio Los Angeles, cuja casa foi assaltada por vários bandidos, três deles morrendo ao trocarem tiros com a polícia. Familiares (entre eles a mãe do cantor, de 88 anos e que sofre de Alzheimer) foram amarrados pelos criminosos e quem os salvou foi a irmã Ana Mendes, também componente do Trio Los Angeles e que se escondeu num saco de lixo nos fundos da casa, dali conseguindo chamar a polícia. Iluminada ela foi para evitar o que poderia ser uma enorme tragédia.

*A saideira: confirmada pelo AC/DC a saída do guitarrista e co-fundador Malcolm Young, de 61 anos, que está com problemas de saúde não especificados. Falavam em fim da banda por causa disso, mas ela continuará.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Flávia Freitas

Flávia Freitas, jornalista de Minas Gerais. Ela criou em Betim um projeto chamado "Comunique Bem" para incentivar a doação de medula óssea. A perda de uma prima de um irmão a levou a criar a empreitada, que tem como dia pontual a chamada "Quinta do Bem", quando mulheres devem usar um lenço na cabeça igual a ela nesta imagem e os homens uma fita vermelha nos braços, muitas e muitos posando assim para fotos que a ela são remetidas. A causa é por demais de nobre ao procurar salvar vidas.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Sra. Beckham, Victoria "Posh" Adams faz hoje 40 anos. Aqui está ela com as Spice Girls em "Wannabe".

Clipe do Dia II

Quinta-feira dos 60 anos de Lincoln Olivetti, instrumentista, arranjador, compositor e produtor musical, que formou uma dupla sensacional com Robson Jorge nos anos 80. Deles, separei aqui a envolvente "Squash".

Clipe do Dia III

Comemora 60 anos hoje o cantor Michael Sembello, que estourou nos anos 80 com "Maniac", excepcional faixa da ótima trilha sonora de "Flashdance" e só não sendo vencedora do Oscar de canção em 1984 pois "What a Feeling" a superou. Curta aqui o tema frenético da dançarina vivida por Jennifer Beals. Mas responda rápido: qual o elo de "Flashdance" com o estado do Piauí, interrogação? A resposta: "Maniac". Uma versão brasileira surgiu em 2009 pela piauiense radicada carioca Patrícia Mellodi, com participação do próprio Sembello e gravada num ritmo bossa nova por sugestão de Daniel Jobim. O resultado final é legal demais e podem escutá-lo aqui.

Arremate

Leandro Vuaden apita Náutico x Sport quarta-feira que vem. Se derrubar, é pênalti. Quer dizer... talvez não.

"24 Horas" volta antes que meu conterrâneo passe à margem de todos ou apronte alguma danada!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.