.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 210
Hora de definir campeões estaduais

Só falta uma semana para começar o Campeonato Brasileiro. Sinal de que a maioria dos principais campeões estaduais será conhecida neste domingo. Mas com ou sem emoção? Por favor, que seja "com" em todas elas.

O Campeonato Paulista pode consagrar o Ituano como primeiro time do interior a ser campeão diante de um dos quatro grandes desde a Inter de Limeira contra o Palmeiras em 1986 (não conta o próprio Ituano em 2002 pois os grandes estavam no RJ/SP à ocasião e nem Bragantino em 1989 e São Caetano em 2004 pois não foram alguns dos quatro principais seus adversários). O Santos precisa de um gol de diferença para provocar os pênaltis e de dois ou mais de diferença para ser campeão, enquanto o Galo Altaneiro precisa empatar, embora possa ganhar novamente igual à semana passada. Espera-se mais do Peixe, mas o time de Itu deve engrossar o caldo.

Outra decisão com vantagem do interior é a do Campeonato Catarinense, embora essa termine nos 90 minutos dê o que der, seja o Joinville tendo o empate a seu favor por ganhar a ida em casa ou o Figueirense chegando ao título com vitória simples por ter melhor campanha. Certo é que haverá muita festa do campeão por voltar a sentir o gosto do primeiro lugar depois de tanto tempo, o Furacão do Estreito desde 2008 e o JEC desde ainda 2001.

Das finais com clássicos, duas têm alguém em vantagem. O Campeonato Gaúcho acabará em Caxias do Sul após a arrastada lenga-lenga do local do jogo decisivo ser ou não o Beira-Rio - e no fim das contas não será -, no qual o Internacional poderá até perder por 1 x 0 que ainda sairá tetracampeão, ao passo que o Grêmio (um dos três brasileiros permanecidos na Libertadores) tem que marcar dois ou mais de diferença. Detalhe: o último 2 x 0 tricolor foi na primeira decisiva ainda de 2010, há mais de 20 enfrentamentos. Mas há uma curiosidade: a última vez que os colorados caíram por dois gols de diferença foi nos 3 x 1 do Goiás em outubro de 2013, Goiás cujo técnico era... Enderson Moreira. No lado vermelho, Alex completará 200 atuações pelo time.

Outra vantagem é no Campeonato Baiano, com o Bahia também campeão se levar até um gol de diferença, ao passo que o mandante Vitória tem que fazer dois ou mais para conquistar o título. É uma decisão polêmica nas arquibancadas pois o rubro-negro até ameaça não entrar em campo se os tricolores, aos quais foram destinados 3.200 ingressos (10% dos bilhetes), comprarem tíquetes destinados à torcida do adversário. Eita nóis... Dentro das quatro linhas, há a escrita favorável ao Tricolor de não perder pro Leão há seis confrontos.

Quatro finais com clássicos estão empatadas. O Campeonato Carioca terá o Vasco querendo quebrar a escrita de cinco jogos sem vencer o Flamengo para levar o caneco no domingo em que seu presidente Roberto Dinamite completará 60 anos. Empate basta ao rubro-negro, que vem da doída eliminação ainda na fase de grupos da Libertadores. No Campeonato Mineiro, melhor campanha oferece o benefício do empate ao Cruzeiro sobre o Atlético, os outros dois brasileiros que avançaram pras oitavas sul-americanas. Também o Campeonato Goiano dá vantagem de empate à melhor campanha, melhor pro Goiás diante do Atlético. O único empate repetido que originará pênaltis é o do Campeonato Paranaense, se nem Maringá e nem Londrina ganharem nos 90.

Enquanto isso, duas finais apenas neste fim de semana serão definidas. O Campeonato Cearense tem o Ceará em vantagem sobre o Guarany, mas vindo do tombo diante de sua gente na final do Nordeste, enquanto o Icasa quer manter a interessantíssima vantagem de dois gols sobre o Fortaleza, que é mandante. Já no Campeonato Pernambucano, o regulamento mais ridículo de todos: as vantagens são de Salgueiro por fazer 2 x 0 no Náutico e Santa Cruz por marcar 3 x 0 no Sport, mas se Timbu e Leão ganharem seja por "meio a zero" ou por "cinquenta a zero", pênaltis resolverão tudo pois saldo de gols não conta e sim a pura e simples pontuação. Bah!!!

Acabou o "The Romance Championship"

Disputada na manhã de sábado a última rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Ano que vem, os lugares de Paulista, Atlético Sorocaba, Oeste e Comercial serão ocupados por Marília (que bateu o Guaratinguetá e tornou inútil a vitória do Mirassol sobre a Ferroviária), São Bento (que derrotou o Catanduvense para manter Sorocaba na elite em 2015), Red Bull Campinas (que rebaixou o Barueri ao superá-lo de virada) e o campeão Capivariano (que apunhalou o também rebaixado Itapirense). Se Barueri e Itapirense caíram junto com Osasco e São José, quem escapou por um triz foi o São Caetano, mesmo perdendo o clássico do ABC pro Santo André, que lutava pelo acesso e não o conseguiu. Guarani? Ah, perdeu na despedida para o Rio Branco. Humpf...

Curtinhas

*Portuguesa dizendo que jogará a Série B a partir do próximo sábado, contra a Portuguesa, mas que seguirá brigando na Justiça para disputar a Série A. No fim das contas, a Lusa vai acabar na segundona mesmo. Acho.

*Eduardo Hungaro rebaixado pelo Botafogo de técnico principal para auxiliar técnico fixo. Não vingou, paciência.

*Registro triste: morreu na quinta-feira o ex-atacante Popéia, que foi campeão brasileiro de 1979 pelo Inter e de 1982 pelo Flamengo, dois dos vários clubes que defendeu. 55 anos, câncer no intestino.

*Outro falecimento foi nesta sexta: o do ex-treinador Paulo Sérgio Poletto, que treinou mais de 25 clubes na carreira, levando o Ypiranga à elite gaúcha em 1989 e passando por Inter e Grêmio, este por ele dirigido no começo da Libertadores de 1990, além de dirigir Coritiba e Atlético Paranaense. 72 anos, câncer.

*Completa 100 anos neste sábado o América do Recife, que venceu seis vezes o Campeonato Pernambucano, a última delas em 1944. Este ano, livrou-se do rebaixamento no hexagonal que definiu os dois descensos.

*25 anos neste sábado da morte de Sugar Ray Robinson, nascido em 1921 e considerado tanto por veículos especializados quanto por atletas de gerações seguintes como o maior boxeador de todos os tempos, com cartel de 200 lutas, 173 delas vencidas (108 por nocaute), 19 perdidas, seis empatadas e duas desistidas.

*Futsal: sábado de final da Taça Brasil conquistada pelo Crateús com 2 x 1 sobre o Joinville.

*Basquete: iniciada neste sábado a decisão da Liga Feminina entre Americana e Sport, "revival" de 2013.

*Vôlei: Superliga das mulheres com definição de finalista adiada, derrotado que foi pela vez primeira após 28 partidas o Molico/Nestlé ao tomar 3 x 1 do SESI (18/21, 21/17, 21/17 e 23/21). Sábado que vem sairá a definição do adversário da Unilever, que derrotou o Vôlei Amil numa partidaça por 3 x 2 (12/21, 21/15, 21/15, 18/21 e 16/14) para confirmar a décima decisão de Bernardinho, que venceu seis delas, uma marca sem igual.

*Superliga dos homens com finais neste fim de semana: na noite de sábado, Série B resolvida entre São José e Voleisul valendo presença na elite no ano que vem; e na manhã de domingo, a finalíssima entre Cruzeiro e SESI.

*Luto catarinense: morreu aos 76 anos o co-criador dos Jogos Abertos de Santa Catarina, Rubens Facchini, que era comendador da Fundação Catarinense de Esporte e personalidade muito expressiva do desporto no estado. Foi em acidente automobilístico na BR-470, em Gaspar, no Vale do Itajaí, na manhã desta sexta-feira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Globo não mostrou "Bem Estar" e "Encontro com Fátima Bernardes" para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira pois abriu o "RJTV" já às 10h, inicialmente com Vandrey Pereira e 15 minutos depois com Mariana Gross, para noticiar os distúrbios causados a partir da desocupação de quatro prédios da Oi no Engenho Novo.

*Leio no Notícias da TV que Boris Casoy disse ter "mastigado" no ar, fingindo simular uma falha no microfone durante o "Jornal da Noite", devido a uma pane generalizada no software da Bandeirantes, pane que fez com que o texto a ser lido fosse alterado sem saber o que teria que ler, daí "enganando" a equipe técnica para pensarem que seu microfone estivesse falhando e o jornal ser levado pro intervalo comercial. Compreendo...

*Leio no Flávio Ricco que Rachel Sheherazade, que voltará nesta segunda-feira ao "SBT Brasil", aproveitou este período de férias para resolver de vez sua situação como funcionária de um cartório em João Pessoa.

*Leio no Notícias da TV que o SBT passará a mostrar o "Roda a Roda" também às quartas-feiras a partir da próxima semana, das 21h45 às 22h15, depois de "Rebelde" e antes do "Programa do Ratinho".

*Sábado de uma semana da morte de José Wilker. Sábado da TV Brasil reprisar o classicaço "Dona Flor e Seus Dois Maridos" às 22h30, na estreia do "Ciclo de Cinema Bruno Barreto".

*À 1h05 de sábado para domingo, o "Supercine" da Globo mostrará "A Rede Social", filme que venceu três Oscar e que conta a vida de Mark Zuckerberg, o afortunadérrimo criador do Facebook.

*Depois de "Três Solteirões e um Bebê" na tarde desta sexta, a próxima semana não terá filmes dos anos 80 nas sessões da Globo, mas há três boas pedidas da década de 90. Duas serão na "Sessão da Tarde": na terça, "À Primeira Vista", e na quarta, "Atraídos Pelo Destino". Cheguei a pensar que teria outra boa também nesta segunda, mas "Sorte no Amor" é um com a irrelevante Lindsay Lohan e não o bom mesmo de décadas atrás com Kevin Costner e Susan Sarandon. Para madrugadores, a melhor pedida da semana no "Corujão" passará de quarta para quinta-feira: "Sociedade dos Poetas Mortos", que inacreditavelmente até hoje não assisti.

*A saideira: completa 75 anos neste domingo o ator Paul Sorvino, pai da Mira e visto em obras como "Um Toque de Classe", "Parceiros da Noite", "A Coisa", "Os Bons Companheiros", "Nixon", "Tudo Por Dinheiro" e "Spot, um Cão da Pesada", além de atuar na segunda e terceira temporadas da série original "Lei e Ordem".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Amanda Kestelman

Amanda Kestelman, repórter do GloboEsporte.com. Colegas brincam que ela é pé frio, mas é coincidência pura acontecer certas coisas em eventos que ela cobre, de mais a mais só intriga da oposição (e também da situação, eh, eh, eh).

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Aniversário de Stanley Donen neste domingo, 90 anos do diretor de filmes como "Um Dia em Nova York", "Cantando na Chuva", "Indiscreta", "Charada", "Arabesque" e "Feitiço do Rio". Separei três canções para recordá-lo: a primeira aqui é "Bonjour, Paris!", cantada por Fred Astaire, Audrey Hepburn e Kay Thompson em "Cinderela em Paris"; a segunda aqui é "You're All The World To Me", com Fred Astaire barbarizando na famosa dança pelas paredes em "Núpcias Reais"; e a terceira aqui é "Dancing On The Ceiling", videoclipe do sucesso de Lionel Richie, no qual Stanley adaptou a mesma técnica da famosa cena de Fred em "Núpcias".

Arremate

Adriano dispensado pelo Atlético Paranaense. Surpreendente não é isso. Surpreendente foi o gol dele na terça.

"24 Horas" volta antes que algum outro clube teime em dar chance para um irrecuperável desses!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.