.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 6 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 204
Adeus, José Wilker



Eu tinha bolado outra coisa para esta edição de fim de semana. Um texto longo, muito longo, um exercício de autocrítica que precisei fazer a partir de um elogio feito por uma nova amiga que acabou me inquietando. Texto todo prontinho, mas que guardei para semana que vem, ou na segunda ou na terça-feira. Depois das 11h, tive que mudar a abertura para, devido ao atraso na publicação desta edição conjunta de sábado e domingo para um tópico à altura do seu significado (sem falta o farei na segunda-feira), mas para não deixar de registrar isso que a todos está chocando quando sabedores do fato, abro esta "24 Horas" homenageando José Wilker, grande ator surgido do Ceará, mais especificamente do Cariri, para brilhar em todo o país em produções televisivas e filmes, na frente e atrás das câmeras, com atuações memoráveis. 66 anos, infarto fulminante. Adeus, Vadinho. Adeus, Roque Santeiro. Adeus, Giovanni Improtta. Adeus, Coronel Jesuíno. Adeus, José Wilker. E obrigado por tudo.

Decisões por todo o país

De Norte a Sul, o Brasil tem partidas importantes especialmente no domingo por praticamente nada não sobrar para o sábado. Algumas poucas são ainda por semifinais, mas de mais a mais são as finalíssimas em foco.

No Sudeste, tem Ituano x Santos em SP, com o Pacaembu recebendo ida e volta ao invés do Novelli Jr. e da Vila Belmiro. Oswaldo de Oliveira pode atingir algo inédito: ser o primeiro técnico a ganhar carioca e paulista em anos consecutivos (ele dirigiu o Botafogo no ano passado). No RJ, Vasco x Flamengo marca a volta do Cruzmaltino à final estadual após 10 anos, enquanto o Mengão tem a ausência do Hernane, com dores nas costas e fora até do jogo decisivo contra o León, na próxima quarta. E em MG, Atlético x Cruzeiro é a óbvia decisão.

No Sul, está interrompida a final aqui do RS pois tem festa do Internacional neste fim de semana de aniversário com o evento de retomada às ganhas do Beira-Rio num amistoso contra o Peñarol, com quem duelou no torneio de inauguração do estádio em 1969. Decisões iniciadas são as outras duas. O PR terá o primeiro capítulo dessa festa do interior que será Londrina x Maringá, primeira final sem clubes de Curitiba desde 1992. Já em SC, times de jejum na última fase: Joinville, mandante desta ida e que não é campeão desde 2001, e Figueirense, na seca desde 2008. SC, que reservou futebol pro sábado com a rodada do hexagonal do descenso.

No Nordeste, PE inicia a semifinal com Salgueiro x Náutico e Santa Cruz x Sport. Semifinal também no CE, com idas no interior para Guarany x Ceará e Icasa x Fortaleza. A BA tem duas decisões: a do título em Bahia x Vitória e a do terceiro lugar em Vitória da Conquista x Serrano (terceiro lugar importantíssimo para definir o último clube do estado na Copa do Nordeste de 2015). O RN tem mais um clássico ABC x América e o MA pode ter campeão neste domingo, caso o Sampaio Corrêa mantenha a vantagem sobre o Moto Club e arremate os dois turnos.

No Centro-Oeste, Atlético x Goiás é a finalíssima em GO. O Esmeraldino pode ter sua primeira conquista invicta desde 1975, mas vem da queda primeira na temporada para o Botafogo da Paraíba na Copa do Brasil. O MT terá campeão na volta decisiva. O Luverdense joga em casa, mas a vantagem de 1 x 0 é do Cuiabá. Por fim, o Norte traz como sempre o PA em destaque, com Paysandu x Independente no sábado e Gavião x Remo no domingo.

Creia: o Bayern perdeu na Bundesliga

Já campeão, o Bayern de Munique desejava confirmar o feito de maneira invicta. Não confirmará. Deu Augsburg na manhã deste sábado por 1 x 0. Primeira queda dos bávaros no Campeonato Alemão após 53 pelejas, o que é a segunda maior invencibilidade nos cinco principais nacionais europeus, atrás apenas das 58 do Milan de 1991 a 1993, conforme estatística da Trivela. Primeira vitória do Augsburg sobre o Bayern em todos os tempos.

Curtinhas

*Aldo Rebelo dizendo que a imprensa é "o único setor influente da sociedade" contra a Copa. Deve ser bonito o mundo do ministro do esporte. Pena que não seja um mundo verdadeiro. Não o mundo dele aqui no Brasil.

*Perda séria para o Grêmio: fratura em dois ossos de uma das mãos necessitou de operação e Luan está fora tanto do enfrentamento com o Nacional do Uruguai na próxima quinta quanto do Gre-Nal decisivo no dia 13.

*Ricardo Drubscky é o novo treinador do Paraná em substituição ao recentemente demitido Milton Mendes.

*Deivid disse à TV Bandeirantes que ficou um ano sem receber salários no Coritiba. Não dá pra ser feliz assim.

*Novo treinador no Boa Esporte pra Série B: saiu Ney da Matta e entrou o regressado Nedo Xavier.

*Marcado para quinta-feira da semana que vem o julgamento do recurso do Cruzeiro contra a exclusão da Copa do Brasil Sub-17 por escalação irregular. Se for mesmo eliminado, o Fluminense avançará às quartas-de-final.

*Handebol: o Brasil venceu o Gijón por 38 x 22 na sexta-feira. A seleção masculina tem jogado amistosos pela Espanha com vistas ao Pan-Americano de junho, no Uruguai, que qualificará pro Mundial do ano que vem.

*Tênis: jogo de duplas no sábado e mais dois de simples no domingo em Equador x Brasil, pelo Zonal 1 da América na Copa Davis. Mesmo Rogerinho Dutra Silva fazendo 3 x 1 em Julio César Campozano (6/4, 2/6, 6/4 e 6/4), isso foi minimizado pois Guilherme Clezar abandonou a partida contra Emilio Gómez por lesão.

*Basquete: Americana na final da Liga Feminina após 76 x 48 no São José. Enfrentará Sport ou Maranhão?

*Novo Basquete Brasil com quartas-de-final fechadas e iniciadas já na próxima semana em melhor de até cinco partidas: Pinheiros x Mogi das Cruzes, São José x Palmeiras, Unitri x Franca e Bauru x Basquete Cearense.

*Vôlei: aos 38 anos e com problemas físicos, André Heller anunciou sua retirada das quadras. Ele foi campeão olímpico de 2004, em Atenas, e venceu a Superliga cinco vezes, além de conquistar seis Ligas Mundiais, duas Copas do Mundo e outros tantos títulos. Sua última partida aconteceu na manhã deste sábado, quando seu Vôlei Brasil Kirin foi eliminado da Superliga Masculina ao levar 3 x 2 do SESI (21/15, 21/19, 17/21, 17/21 e 15/9). Com isso, é o SESI que decidirá com o Sada/Cruzeiro às 10 da manhã do domingo do fim de semana que vem.

*Superliga Feminina com SESI na semifinal após 3 x 2 no Praia Clube (17/21, 21/14, 19/21, 21/13 e 15/9). Nas semifinais, as paulistas cruzarão com o Molico/Nestlé. Na outra semifinal estão Vôlei Amil e Unilever.

*Domingo de Fórmula 1 ao meio-dia no BBB (Big Ben Brasília) com o GP do Bahrain. Nico Rosberg larga na pole position. Lewis Hamilton, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas completam as duas primeiras filas. Felipe Massa é o oitavo colocado, duas posições atrás de Kimi Raikkonen e uma à frente de Fernando Alonso. Quem largará mal é Sebastian Vettel, apenas o décimo primeiro no grid de largada. Corrida ao meio-dia. Emoção inteira para quem?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que a Rádio Guaíba garantiu que não acontecerão mais demissões e que as recentes saídas, entre elas as das históricas lendas vivas Milton Ferretti Jung e Celso Costa, compuseram um processo que visa "salvar a emissora", conforme definido pelo diretor geral Luciano Araújo. Nem seguirei com o assunto. Não dá.

*Leio no NaTelinha que o "GO Record" derrotou a TV Anhanguera na segunda-feira da semana passada, com 21,5 pontos de média pro noticiário noturno contra 19 da afiliada da Globo em "Além do Horizonte" e comecinho do "Jornal Nacional". Já a TV Serra Dourada (SBT) teve 17,1 com "SBT Brasil" e inicinho de "Chiquititas". Em dado momento, a Record chegou a registrar 21 x 15 sobre a Anhanguera. Goiás é uma pedra no sapato global.

*Leio no NaTelinha que a correspondente do SBT na América do Sul ficou sem comunicação com a matriz de São Paulo por um tempo considerável, preocupando a todos por ficar desaparecida. Patrícia Vasconcellos foi cobrir o terremoto de 8,2 graus na escala Richter ocorrido no Chile e outro tremor aconteceu bem na hora que ela conversava com a editora Cláudia Erthal, o que fez com que ela e seu cinegrafista tivessem que voltar para um estádio onde acomodaram a população até o perigo passar. Depois, sim, ela conseguiu de novo falar com a TV.

*Semanais regionais das afiliadas da Globo cancelados na virada deste domingo para segunda-feira. Nada, por exemplo, de Daniela Ungaretti aqui na aldeia pampeana. (aí não gostei) "Teledomingo" aqui no Rio Grande do Sul, "Estúdio SC", "Revista RPC" no Paraná, "Rede Bahia Revista" e "Destaque VM" no Ceará cancelados por causa do festival Lollapalooza, que passará da 1h15 às 2h30, logo depois do "The Ultimate Fighter", que segue começando à meia-noite mesmo com o fim do "Big Brother Brasil" pois este fim de semana marca a estreia do concurso musical "Superstar", com André Marques e Fernanda Lima. Afiliadas num prejú bonitaço (ou feiaço).

*O perfil TV Absurda divulgou na sexta-feira em um canal no Justin.TV o piloto gravado pro novo formato do "Fantástico", que a Globo estreará no dia 27 e que terá um estúdio em sua redação com ambientes como palco e sofás para Renata Vasconcellos e Tadeu Schmidt receberem convidados. Gravação feita há duas semanas.

*Leio no Flávio Ricco que a produção do "Programa do Jô" convidou José Luiz Datena para gravar na próxima terça-feira uma entrevista que passaria na semana que vem, mas nesta sexta-feira a produção da atração ligou para o apresentador do "Brasil Urgente" e pediu desculpas por seu nome ser vetado pela Globo. Claro que isso foi mencionado no ar pelo jornalista da Bandeirantes, mas sem citar nominalmente a Globo ou o "Programa do Jô". A Globo disse não autorizar o convite feito diretamente ao Datenão por estar "fora da política da casa". É...

*Rafinha Bastos dizendo no início do "Agora é Tarde" desta sexta para sábado que tomou um fora da Patrícia Poeta quando deu em cima dela na época em que cursaram jornalismo juntos aqui em Porto Alegre. Ok.

*Leio na Keila Jimenez que o Viva exibirá a partir de 8 de maio o "Mixto Quente", exibido pela Globo nos dois primeiros meses de 1986. Consistia em ter shows ao ar livre com artistas consagrados ou buscando espaço.

*Completa 45 anos neste domingo o ator Paul Rudd, que foi o Mike da série "Friends" e atuou em filmes como "A Razão do Meu Afeto". Par da Lisa Kudrow na TV e contracenou com Jennifer Aniston no cinema.

*Sábado dos 85 anos do nascimento de Nigel Hawthorne, ator que morreu em 2001 e que foi indicado seis anos antes ao Oscar por "As Loucuras do Rei George", que veio a ser seu papel mais famoso.

*A saideira: sábado dos 105 anos do nascimento de Albert R. Broccoli, que produziu os primeiros 16 filmes de James Bond, abrangendo Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore e Timothy Dalton. Morreu em 1996.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Nívea Stelmann de aniversário neste domingo, 40 anos. Mulherão irresistível que, antes de aparecer em diversas novelas da Globo e ter aquele "entrevero" com o Elano (rs), surgiu na Rede Manchete como Tatiana, a filha da "Família Brasil". Durou bem pouco, só alguns meses entre 1993 e 1994, mas ficou gravado na minha cachola pois o assistia todas as noites. O único episódio disponível na internet está aqui (postagens de rederaiuga e tarcisio21) e se chama "Veado na Cabeça", com foco central no personagem do conterrâneo Marcos Wainberg.

Pego carona nisso para aproveitar e resgatar outro seriado cômico de gênero semelhante e produção também da Manchete: "Tamanho Família", realizado entre 1985 e 1986. Esse tem quatro episódios postados no YouTube, um deles aqui (postagem de sueli nascimento): "Acossada". Som abafado da gravação feita no repeteco de 1993, mas o registro é valioso, até porque olhei um pouco essa série na reprise, mas não lembrava direito dela.

Bela do Dia: Fabiana Cortez

Fabiana Cortez, repórter da RedeTV! de Rondônia e Miss Rondônia em 2004. Mas ela não nasceu lá e sim sabem onde? No Paraná. Foi para Rondônia aos 5 anos, aí sim. Quarta-feira, ela esteve em São Paulo reportando as coisas do Vilhena, que perdeu para o Palmeiras.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Patrick Hernandez completa 65 anos neste domingo. Cantor francês de sobrenome latino, chegou a ter sabem quem como dançarina em seus shows no fim dos anos 70, antes de estourar como diva máxima do pop? Pois é: Madonna. A própria. Mas voltemos ao Patrick, que é o que interessa. Seu sucessaço maior está aqui e até hoje é carimbado em festas dançantes: a sacolejante "Born To Be Alive". Mas aproveito e trago aqui outra dele que curto muito: "Goodbye", que foi tema da Rosamaria Murtinho em "Jogo da Vida", novela da Globo.

Clipe do Dia II

20 anos do suicídio de Kurt Cobain. Acabava assim a vida começada em 1967 e uma trajetória musical que, pelo seu grupo Nirvana, rendeu três álbuns de estúdio em menos de 10 anos de parceria. Tempo muito curto, mas suficiente para eternizá-lo na galeria dos maiores nomes do rock em todos os tempos, ainda mais com tudo que cercou seu desaparecimento. Recentemente, dois temas do Nirvana integraram a trilha sonora do seriado "A Teia" na Globo: "Come As You Are", que acompanham aqui, e "Lithium", que curtem aqui e que vem a ser minha favorita dele (mas isso não tem a menor relevância e nem sei por que fiz tal menção). O clássico maior destaco aqui: "Smells Like Teen Spirit". Por fim, registro aqui "About a Girl" na versão do acústico da MTV.

Arremate

Qual será o campeão "por antecipação" desta rodada de ida nos estaduais? Ou vai tudo pras voltas no dia 13?

"24 Horas" depois que soubermos se poderei decretar um vencedor de véspera ou não!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.