.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 3 de abril de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 202
Grandes vitórias longe de seus domínios

Assim obtiveram Grêmio e Flamengo na noite passada, o que caiu como uma luva nos seus objetivos na Copa Libertadores. Decepcionante foi o Botafogo cair diante de sua gente, embora o apitante papagaiasse feiaço.

O Grêmio caiu no Grupo 6, o "da morte", por reunir três campeões da América do Sul e mais um vice-campeão. Mas parece não ter dado bola para isso, especialmente fora de casa ao completar um empate e duas vitórias assim, o segundo triunfo chegando sobre o Atlético Nacional de Medellín no que talvez possa ser chamado de "salão de festas tricolor", pois ali ele ganhou o título de 1995 e ali obteve ontem o êxito da classificação para as oitavas-de-final com Dudu e Barcos estabelecendo dobro a nada, reabilitando-se com tudo da queda no Gre-Nal. Agora, o Imortal só precisa de um empate na próxima quinta, na Arena, contra o Nacional do Uruguai, para fechar a fase na primeira posição da chave, enquanto a outra vaga será jogada por Newell's Old Boys (8) e Atlético (7).

O Flamengo voltou ao Equador onde tinha sofrido aquele baque pro Emelec há dois anos e deu o troco bonitaço. Os dois primeiros gols, um de cada time, surgiram de pênaltis incontestáveis. O empate não era propriamente o ideal, mas ao menos mantinha a equipe viva para a rodada derradeira. Aí, Negueba achou Paulinho livrérrimo da silva no meio de uma esburacada defesa mandante e bastaram um lançamento cirúrgico e uma finalização com consciência para uma vitoriaça naquela que foi a centésima atuação rubro-negra em Libertadores. Agora, é ir com tudo pra cima do León na próxima quarta. Ambos têm 7 pontos e empate não ajuda pois o saldo dos mexicanos é melhor, mas com a força do Maracanã lotado, talvez dê Mengão. A rodada ainda terá Bolívar (8) x Emelec (6).

O Botafogo é que decepcionou ontem no Maracanã com mais de 43 mil fãs. É claro que aquele pênalti no gol do Unión Española foi mais verdadeiro do que eu dizer que sou casado com a Fátima Bernardes e que sou pai dos trigêmeos, mas mesmo assim daria para fazer algo melhor. Desnecessário, Fogão. Desnecessário. Deu uma de Atlético Paranaense contra o Vélez Sarsfield. A sorte alvinegra é que sua pontuação ainda lhe mantém na zona de classificação, mas sem poder dar sopa pro azar. O Grupo 2 aponta 9 pontos da Española, 7 do Glorioso e 5 de Independiente del Valle e San Lorenzo. Os cariocas visitarão os argentinos na próxima quarta e poderão até avançar com empate, desde que os equatorianos ganhem dos chilenos por no máximo um gol de diferença.

Esta noite, a dupla de Minas Gerais estará em campo em situações muito opostas. Primeiro, o Cruzeiro é mais do que nunca obrigadérrimo, imposto e forçado a sair vitorioso diante da Universidad num Chile de dias que são preocupantérrimos com os tremores de terra que têm causado algumas mortes nesta semana. Nem empate será bom pra Raposa no Grupo 5, onde soma 4 pontos, um acima do Real Garcilaso e cinco atrás de La U e seis a menos que o líder Defensor. Ou vence ou tá fora. Não tem choro e nem vela. Depois, o Atlético estará em campo na Colômbia para confrontar o Independiente Santa Fe. Se ganhar, tanto se classificará quanto fechará a primeira posição para si. Caso empate, também se garantirá nas oitavas pois chegaria aos 9 pontos e teria quatro a mais que o Nacional do Paraguai e os próprios colombianos, a uma rodada do fim, ficando o Zamora com 7. Mesmo se perder, o Galo manterá a liderança do grupo, só que aí ficariam 8 dele, 7 de Zamora e Santa Fe e 5 do Nacional.

Destaques da Copa do Brasil

Quatro times confirmaram presença na segunda fase: Palmeiras com novo triunfo diante do Vilhena, vem aí Sampaio Corrêa ou Interporto; ABC, que reviravoltou a derrota inicial pra Desportiva ao ganhar de goleada, tendo pela frente Atlético Goianiense ou Flamengo do Piauí; América Mineiro, que dispensou a volta com trinca a nada no Santos do Amapá, agora esperando por Bahia ou Villa Nova; e Avaí, que deu de quatro no Naviraiense e terá Paragominas ou ASA, que só hoje começarão seu embate pois a chegada do Fantasma ao Pará atrasou.

Em vantagem para a volta ficaram América de Natal após 2 x 1 no Boavista no RJ, Botafogo com 2 x 0 sobre o pela vez primeira neste ano derrotado Goiás na Paraíba, Caldense pelo mesmo escore contra o Duque de Caxias e Potiguar pelo marcador mínimo diante da Portuguesa. O Paysandu igualou em dobras com o Maranhão e pode empatar até por 1 x 1 em casa na volta. O que chamou a atenção negativamente foi o alto índice de empates sem abertura de contagem: nada mais e nada menos que cinco (Mixto x Santos na mundialista Arena do Pantanal, Santa Rita x Guarani, Lajeadense x Bragantino, Barbalha x Cuiabá e Plácido de Castro x Figueirense).

Esta noite, a mundialista Arena da Amazônia receberá Resende x Vasco (de reservas devido à final do Carioca).

Vantagem preciosa no Nordestão

Não é que a Copa do Nordeste esteja definida por antecipação, mas que dá pra colocar 70% x 30% de chances depois da ida na noite passada, dá. O Sport abriu dois gols de frente sobre o Ceará e tem a faca e o queijo nas mãos para chegar ao terceiro título na quarta que vem, no Castelão. Gol fora é critério de desempate, o que só aumentou a importância do marcador de ontem. Um gol que os rubro-negros façam e os alvinegros terão de ir quatro vezes às redes. Novo 2 x 0, mas dos cearenses, provocará disputa por pênaltis. Triunfo por três ou mais de diferença dá o título inédito pro Vozão, enquanto queda por um de diferença ainda será boa pro Leão.

Festa do interior no Paraná

O sub-23 do Atlético reforçado por Adriano Imperador empatou num lance com sua participação. Ficava 4 x 1 no marcador agregado. Mas o Londrina partiu para uma virada daquelas de marcar época e, com três do Rei Arthur, os cavaleiros da távola redonda londrinense ficaram um tento à frente e avançaram para aquela que será a festa do interior na decisão contra o Maringá, com ida no Estádio do Café e volta no Willie Davids. Não acontecia uma final sem times de Curitiba desde 1992, quando o próprio LEC venceu o União Bandeirante numa melhor de três (que até passou para todo o Brasil pela Rede OM, com narrações de Galvão Bueno e Fernando Gomes). Será o "revival" de 1981, quando o Londrina bateu o Grêmio Maringá. Agora, é o Maringá Futebol Clube pelo caminho.

Três mais dos Estaduais

Maranhense - Começa hoje a final do segundo turno entre Moto Club e Sampaio Corrêa, este lutando para ser campeão direto por ter faturado o turno primeiro.

Paraense - A zica de 10 partidas acabou e o Remo trincou o Independente para ter 7 pontos em 5 jogos.

Amazonense - O empate por 3 x 3 entre Fast e Penarol teve como fato negativo a agressão do preparador de goleiros do Penarol, Guanair Conceição, que deu dois tabefes no apitante Uescley Regison dos Santos por validar um gol do Fast em lance onde um atleta adversário estava caído em campo.

O gol que faz toda a diferença

Real Madrid e Paris Saint Germain venceram em seus estádios marcando três gols nos oponentes. Por que se diz, então, que os merengues "já são" semifinalistas e os parisienses não? É que um gol faz toda a diferença. O gol do Chelsea mantém os ingleses vivaços para a volta em Londres, pois sucesso por 2 x 0 lhes dará a vaga. Não que se aposte nisso devido ao PSG possivelmente ir às redes lá também, mas vai que acontece? É muito diferente do Borussia, que só passará de fase se marcar quatro de diferença. Um gol que o Real anote e terão os alemães que fazer cinco. É por isso que acho que os espanhóis estão na semifinal depois de ontem, quando o dono da noite foi Cristiano Ronaldo, que chegou aos 14 gols nesta temporada da Liga dos Campeões da UEFA e igualou Messi no Barcelona de 2011/2012 e Mazzola no Milan de 1962/1963. A possibilidade do português ser o maior artilheiro isolado de uma só edição da competição é enorme. Grande mesmo.

Agora não tem mais atraso

O Campeonato Italiano está com 31 jogos para todos os times, realizado que foi finalmente o pendente Roma x Parma. 4 x 2 dos romanos e 73 pontos para eles, contra 81 da Juventus. Ameaça pra Velha Senhora ou não? Pitaquearei: não. A Juve tem que ser songamonga demais para deixar escapar agora uma vantagem dessas.

Curtinhas

*Portuguesa obtendo na Justiça de São Paulo uma liminar para recuperar os quatro pontos tirados no STJD e, consequentemente, voltar à Série A do Brasileirão e o rebaixado ser o Flamengo. Voltou à toda o enrosco.

*Cheguei a pensar que não fosse acontecer algo mais nesse papo pois os dias passavam e nada vinha de novo, mas aí ficamos a dois fins de semana de abrir o Campeonato Brasileiro e tudo volta a andar. Compreendo...

*Cristóvão Borges, desempregado desde que saiu do Bahia em 2013, sucede Renato Gaúcho no Fluminense.

*Alex pendurará as chuteiras ao fim deste ano. Tomara que ele faça um Brasileirão legal pra fechá-la bem.

*Deivid decidiu encerrar a carreira aos 34 anos para começar a ser treinador. Foi um bom artilheiro, gostava dele.

*Associação Uruguaia suspensa ontem pela Conmebol após a renúncia do presidente e do comitê executivo com a intervenção do presidente José Mujica na segurança policial nos estádios, mas não haverá consequências pra seleção nacional e sim proibir promoção de candidatos e propostas na entidade. Dentro de campo, tudo igual.

*Handebol: a seleção masculina está jogando amistosos preparatórios na Espanha e venceu ontem o Villa de Aranda por 24 x 23. O Brasil ainda enfrentará o Gijón amanhã e o Real Ademar no sábado. O próximo torneio a ser jogado pelos homens da bola na mão será o Pan-Americano de junho, no Uruguai.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Dia festivo no Recife: completa 95 anos hoje o Jornal do Commercio, dos mais longevos impressos do Brasil.

*Leio no Flávio Ricco que o "Jornal da Record" deu uma boa subida no "Ipobre" de Sampa City de janeiro deste ano para o mês passado: de 5,9 pontos de média e 10,4% de participação para 7,8 e 12,9%.

*Leio no NaTelinha que Manuela Borges, repórter da RedeTV! em Brasília, entrará com uma queixa contra Jair Bolsonaro. Anteontem, os 50 anos do golpe militar de 1964 foram lembrados na Câmara dos Deputados pelo congressista do PP do Rio de Janeiro e militar da reserva, que é defensor da ditadura vigente até 1985. Manuela perguntou em coletiva se Jair afirmava que inexistia o golpe que tirou João Goulart da presidência e ele respondeu a chamando de idiota e analfabeta por ter sido o Congresso a cassar o então mandatário do Brasil.

*Mudando de assunto: bem sabem que o "Jornal da Globo", que por muitos anos ficou sem substitutos para Christiane Pelajo e William Waack, há algum tempo estabeleceu tal condição para Poliana Abritta e Carlos Alberto Sardenberg, certo? Certo. Algumas vezes já se assistiu Chris e Sardenberg juntos, em outras Poliana e William, mas Poliana e Sardenberg juntos deve ter sido ontem à noite a primeira vez, salvo descuido meu. Só não foi um "JG" todo com equipe alternativa pois lá estava Fernanda Gentil no "Placar da Rodada".

*Lembram da Valéria Monteiro, morena maravilhosa do jornalismo da Globo nos anos 90? Ela reaparecerá no canal Viva. Leio na Cristina Padiglione que a ex-apresentadora do "Fantástico" e de noticiários diários fará uma série que revisitará aqueles videoclipes musicais que eram pontos altos do "Show da Vida" até décadas atrás, série essa prevista para começar em 5 de maio e que não apenas repetirá os videoclipes, mas que terá Valéria reencontrando músicos, produtores e diretores para comentarem e lembrarem episódios relativos aos mesmos.

*Leio no Daniel Castro que o "Vídeo Show" ficou mais problemático ainda para a Globo em São Paulo. Ontem, a prévia do "Ipobre" apontou terceiro lugar para Zeca Camargo e associados por quase 10 minutos, perdendo não apenas pro "Balanço Geral SP" na Record como também para "Eu, a Patroa e as Crianças" no SBT, ainda que na média preliminar fechada tenha ficado em segundo, com 7,2 pontos, mas atrás dos 8,6 de Luiz Bacci. Não só a audiência fiel do "Balanço" paulistano (que é menos noticioso que outras edições pelo Brasil e mais mesclado com variedades diversas) se manteve após a saída do Geraldo Luís, como esse reformulado "Vídeo Show" é bem fraco mesmo, tanto que chega a me dar saudades, veja você, da época de André Marques e Ana Furtado.

*O pior de tudo é ler nos vários colunistas que Zeca se irritou com a pergunta de uma repórter que cobria ontem à noite a festa "Vem Aí" (que passará hoje à noite na TV) sobre esta vice-liderança e a chamou de mal informada e de desqualificada. Se eu perdesse para um programa ruim igual ele perde pro "Balanço Geral SP", eu também ficaria de cabeça quente. Mas a culpa é dele mesmo, o "Vídeo Show" também ficou ruim. "Patroa" é que salva. Pode ser enésima reprise, mas é uma série engraçada e divertida, por isso vale a pena encarar o repeteco.

*Depois de "Splash, uma Sereia em Minha Vida" ontem e antes de "De Volta Para Casa" amanhã, mais uma comédia das antigas será repetida pela "Sessão da Tarde" na semana que vem: "Três Solteirões e um Bebê", que a Globo programou para sexta-feira. É só Gloria Estefan cantar "Bad Boy" pro sorriso surgir na face.

*Completa 50 anos hoje o ator e cantor Maurício Mattar, que fez produções como "Roque Santeiro", "Pedra Sobre Pedra" e "O Profeta" na Globo, mas cuja última atuação foi em "Dona Xepa", na Record.

*55 anos nesta quinta-feira de David Hyde Pierce, o hilário Niles Crane de "Frasier" entre 1993 e 2004. Muitas risadas dei assistindo as peripécias dele nas temporadas iniciais para conquistar Daphne Moon.

*Marsha Mason chega aos 65 anos neste 3 de abril de 2014. Indicada ao Oscar por "Licença Para Amar Até a Meia-Noite", "A Garota do Adeus", "Capítulo Dois" e "O Doce Sabor de um Sorriso", a ex-esposa de Neil Simon fez seis episódios de "Frasier" e, nos últimos anos, atuou em sete de "Uma Família Perdida no Meio do Nada".

*A saideira: há 90 anos, vinha ao mundo um dos maiores astros do cinema em todos os tempos. Falecido em 2004, Marlon Brando venceu Oscar e Globo de Ouro por "Sindicato de Ladrões" e "O Poderoso Chefão", ficando marcado aquele seu lance de mandar uma índia recusar o segundo Oscar a ele concedido. Marlon deixou sua presença em outras obras, como "Uma Rua Chamada Pecado", "Júlio César", "A Condessa de Hong Kong" (de Charles Chaplin), "O Último Tango em Paris" (com a famosa cena de sexo com ele, Maria Schneider e manteiga), "Superman: o Filme", "Apocalypse Now", "Um Novato na Máfia" e "Don Juan de Marco".

*Antes que eu me esqueça: "Impudico! Despudorado! Marlon Brando!" Perdão, leitores, mas não tive como não recordar daquela bronca do Professor Girafales no Seu Madruga sem calças por causa do Chaves... (rs) Aliás, não foi lance da dublagem Maga essa piada e sim do próprio seriado, talvez na carona dessa polêmica cena de "Último Tango", que chegou a censurá-lo em vários países. O episódio veio dois anos após este filme.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Ariellen Domiciano

Ariellen Domiciano, assistente de palco do "Legendários" na Record. Coisa mais linda.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Completa 70 anos hoje o cantor Tony Orlando. Aqui estão ele e Dawn com a simpática setentista "Candida".

Clipe do Dia II

Namoradinha do cinema norte-americano nas décadas de 50 e 60, Doris Day completa 90 anos nesta quinta-feira. Lembrada até hoje por muita gente pelas comédias românticas com Rock Hudson (foram três: "Confidências à Meia-Noite", "Volta, Meu Amor" e "Não Me Mandem Flores"), fez ainda comédias como "A Espiã de Calcinhas de Renda" e "Tem um Homem na Cama da Mamãe", que foi sua última, ainda em 1968. Além da atuação, Doris se destacou como cantora. Dois temas cantados por ela conquistaram o Oscar de canção: o primeiro está aqui e é "Secret Love", de "Ardida Como Pimenta", e o segundo está aqui e é "Que Sera, Sera (Whatever Will Be, Will Be)", de "O Homem Que Sabia Demais". Mas pedindo licença uma vez mais aos leitores, preciso fazer mais uma referência ao "Chaves" pois outra música na voz de Doris Day esteve nele: aqui está "Since I Fell For You", que foi "cantada" pela grávida na vida real Chiquinha na cena final do episódio da bandinha da vila.

Arremate

Teve amistoso nesta madrugada em Arizona (Nunca Mais). 2 gols dos Estados Unidos e 2 do México.

"24 Horas" volta antes que estes selecionados da Concacaf cheguem ao Brasil para a Copa!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.