.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 22 e 23 de março de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 192
Tempos decisivos em alguns Estaduais

É o que representará ou já representa o fim de semana em alguns campeonatos, conforme destacado agora:

Paulista - Certas duas quartas-de-final: São Paulo x Penapolense e Santos x Ponte Preta. O Botafogo aguarda por Ituano (25) ou Osasco Audax (23). O Palmeiras espera Bragantino (22) ou Rio Claro (20). Rebaixado já está o Paulista e mais três cairão entre Atlético Sorocaba (11), Oeste (11), Comercial (11), Linense (13) e Mogi Mirim (14). Todas as partidas acontecerão neste domingo: Santos x Palmeiras, Botafogo x São Paulo, Corinthians x Sorocaba, Portuguesa x Rio Claro, Ponte Preta x Mogi Mirim, Paulista x Bragantino, Ituano x Penapolense, XV de Piracicaba x Comercial, São Bernardo x Oeste e Osasco Audax x Linense.

Carioca - Três definições necessárias: a ordem de posição entre Fluminense e Vasco (tricolores dois pontos na frente), importante para confirmar qual será o clássico da semifinal; o último semifinalista, que está bem mais pra ser a Cabofriense por estar três pontos acima do Boavista; e os dois rebaixados, com o Duque de Caxias muito enrolado com 9 pontos e a parada ficando praticamente pelo segundo descenso entre Audax, com 11, e Resende, com 12. O domingo reserva Vasco x Duque de Caxias, Fluminense x Volta Redonda, Flamengo x Cabofriense, Audax x Macaé e Madureira x Resende. O sábado tem o já eliminado Botafogo contra o Nova Iguaçu.

Mineiro - As duas semifinais começam neste domingo, América x Atlético e Boa Esporte x Cruzeiro na ordem.

Gaúcho - Caxias e Veranópolis empataram em dois gols e a vaga na semifinal é do Bepe após 9 x 8 nos tiros livres a 11 passos da marca fatal. Seu adversário sairá de Internacional x Cruzeiro, marcado não pro Beira-Rio e sim pro Estádio do Vale. O terceiro qualificado será definido também no sábado, em Brasil x Novo Hamburgo, aí tendo confirmado seu duelista o ganhador de Grêmio x Juventude, peleja solitária do domingo.

Catarinense - O sábado mostra o Figueirense, com 5 pontos, recebendo o Metropolitano, que tem 2 e que está obrigadíssimo a vencer. O domingo é de Joinville, com 6, versus Criciúma, com 7. Tanto pode o Tigre assegurar presença na finalíssima já nesta penúltima rodada do quadrangular quanto o Metrô está com grande risco de cair fora da briga neste fim de semana. Certo é que, dê o que der, no mínimo a segunda vaga na decisão só será confirmada na última rodada devido à aproximação dos três primeiros e ao jogo entre Joinville e Criciúma.

Paranaense - Se forem confirmadas as vantagens da ida, o sábado terá as classificações de Maringá diante do Prudentópolis e Coritiba sobre o Rio Branco, e o domingo mostrará as passagens de Paraná pra cima do sub-23 do Atlético e Londrina contra o J. Malucelli. Mas vai que algum ou alguns embates têm a situação contornada?

Pernambucano - Sábado de Sport x Porto e domingo de Náutico x Santa Cruz e Central x Salgueiro.

Baiano - O Ba-Vi nada vale pois ambos já estão confirmadíssimos em primeiro lugar nas suas chaves. Resta é definir os outros dois semifinalistas em Juazeirense x Galícia, Catuense x Jacuipense e Serrano x Vitória da Conquista. O regulamento ridículo de grupo versus grupo fará alguém com mais pontos não ser semifinalista só por ficar em terceiro no seu quadrangular. Senão, vejamos: Chave 2 com 12 do Conquista e 11 do Galícia, e Chave 3 com 5 de Juazeirense e Catuense, e 4 do Serrano. Pelo amor de Deus, é muita "jenialidade".

Cearense - A estúpida maratona com "MA" maiúsculo do Ceará prosseguiu com vitória sobre o Guarany nesta sexta-feira e continua neste domingo, fora, contra o Icasa. O Guarany ficou na capital e pega o Fortaleza.

Potiguar - Alecrim x ABC e América x Globo são as principais pedidas dominicais desta rodada.

Maranhense - O Sampaio Corrêa faz clássico com o Moto Club neste domingo.

Goiano - Tem início as semifinais com Atlético x Anapolina no sábado e Goianésia x Goiás no domingo.

Mato-Grossense - O Luverdense joga a semifinal contra o Operário.

Copa Verde - Uma semifinal terminará, que é a paraense com vantagem parcial de um gol do Paysandu sobre o Remo. A outra recém começará e é a candanga entre Brasília e Brasiliense.

Duas pedidaças da Europa

Uma delas já aconteceu neste sábado e foi entre Chelsea e Arsenal, pelo Campeonato Inglês. Milésimo jogo de Arsene Wenger treinando os Gunners, até então com 579 vitórias, 223 empates e 197 derrotas em 15 anos e meio à frente da equipe londrina, pela qual ganhou três Ingleses, quatro Copas da Inglaterra e quatro Supercopas da Inglaterra. A outra é no domingo à tarde e coloca frente a frente Real Madrid e Barcelona, que não ficarão pela vez última frente a frente nesta temporada pois ainda tem a decisão da Copa do Rei em 16 de abril - isso sem contar a Liga dos Campeões da UEFA, pois vai que ambos sejam semifinalistas e o sorteio resulte em clássico?

Curtinhas

*Doado pela família o cérebro de Bellini para estudos do neurologista Ricardo Nitrini sobre possíveis danos que cabeçadas na bola tenham causado durante a carreira. O médico analisará o impacto das testadas e se isso tem relação com a doença do mal de Alzheimer, que o zagueiro bicampeão mundial sofreu por 18 anos.

*Van Persie fora das quartas-de-final contra o Bayern de Munique. Um mês a um mês e meio fora de combate devido a uma entorse no joelho esquerdo. Um desfalcaço pro Manchester United, ainda mais depois de ter sido responsável direto pela classificação com todos os três gols da viradaça sobre o Olympiacos.

*Marcado para 14 de abril o julgamento do recurso da Red Bull contra a desclassificação do Daniel Ricciardo, que na pista foi segundo colocado no GP da Austrália, que abriu no fim de semana passado a temporada da Fórmula 1. Interessante que isso acontecerá entre duas etapas: Bahrein, dia 6, e China, dia 20. Cadê agilidade?

*É brasileiro o campeão da Liga das Américas. Mas qual? O Pinheiros, que marcou 85 x 72 no Halcones do México? Ou o Flamengo, que anotou 113 x 81 no Aguada do Uruguai? Saberemos na noite deste sábado.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que a prévia do "Ipobre" de Belo Horizonte apontou liderança da Record nesta sexta-feira das 7h30 às 8h40, com o "MG no Ar" marcando 7 pontos contra 6 da Globo ("Bom Dia Brasil" e "Mais Você").

*Record, que tem transferência: Vanessa Libório deixa de ser repórter em Belém e passa a atuar em São Paulo. Ela se despediu nesta sexta-feira ao fim do "Pará Record", que fazia todas as noites em dupla com Salcy Lima.

*Às 11h deste domingo, a Record estreia "Domingo Show", que será a segunda participação do Geraldo Luís numa atração transmitida para todas as emissoras da rede após fracassar a anterior, o "Geraldo Brasil", que não durou meio ano na segunda metade de 2009. Decidem apostar nele devido aos bons índices que alcançou em Sampa City com o "Balanço Geral" tanto de manhã quanto ao meio-dia nos últimos quatro anos.

*UOL voltando a cobrir o "Big Brother Brasil" pois conseguiu vencer a Globo na Justiça. Compreendo...

*Saiu do ar de novo o "Caso Encerrado", ao menos de segunda a sexta, pois "Eu, a Patroa e as Crianças" entra às 13h30 a partir da próxima segunda-feira. O SBT perdeu boa parte da audiência que "As Visões da Raven" conseguia na capital paulista neste horário. Convenhamos: alguém achou mesmo que o povo curtiria isso?

*Agora, sim, estreia à 1h deste domingo para segunda-feira no SBT o seriado "Nikita", feito de 2010 até 2013.

*Completa 15 anos neste sábado a morte de David Strickland, ator que nasceu em 1969 e que se suicidou. Ele participava de "Suddenly Susan", o divertido seriado cômico feito por Brooke Shields no fim dos anos 90 e que passou aqui no Brasil pelo Warner Channel. Lembro que chocou demais saber deste suicídio, tanto que, para o personagem deixar a trama ao fim do terceiro ano (a série continuou mais uma temporada depois disso), Todd desaparecia e Susan o procurava pela cidade de San Francisco, descobrindo boas ações feitas por ele e das quais nunca tinha sabido. No fim do episódio, a polícia telefona pra casa onde estão todos os colegas da revista The Gate, fica ambíguo o que houve e um clipe ao som de "Praise You", do Fatboy Slim, se despede do ator.

*Fanny Ardant de aniversário neste sábado, 65 anos. Grande atriz do cinema e do teatro da França, foi casada por quatro anos com o diretor François Truffaut e trabalhou com ele e com cineastas como Alain Resnais, Costa Gavras e Ettore Scola. Ganhou o César (maior premiação do cinema francês) por "Pédale Douce" e "Ridicule".

*Sábado dos 55 anos de Matthew Modine, ator visto em filmes como "Asas da Liberdade", "Nascido Para Matar", "De Caso com a Máfia", "Morando com o Perigo", "Cenas da Vida" e "A Ilha da Garganta Cortada".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

Completa 20 anos neste sábado o falecimento de Walter Lantz, nascido em 1899 e que criou o Pica-Pau, que até hoje passa na Rede Record, embora não mais "onipresente" como em outros tempos, atualmente indo ao ar aos sábados, às 13h (ou depois em regiões com programação local), e aos domingos, às 9h30 (em parte da rede).

O tópico resgata personagens criados por Walter, estes não mais exibidos pela Record e que compõem "A Turma do Pica-Pau": começo aqui com Andy Panda em "Gato Escaldo", continuo aqui com Família Urso em "Hip! Hip! Hurra!", avanço aqui para Picolino em "Com a Barriga Roncando", prossigo aqui com Mãe e Pai em "As Crianças e o Cheiroso" e termino aqui com Inspetor Willoughby em "Guerra ao Espião".

Momento Raridade Rara II

Mais um veterano bom de risadas da "Praça é Nossa" nos deixou, vencido por um infarto agudo do miocárdio que foi aos 86 anos Canarinho, baiano de Salvador e que faleceu em Mogi das Cruzes. Cantor profissional na capital baiana na década de 40, chegou a São Paulo em 1955, sendo até mesmo colunista esportivo do jornal Folha da Manhã. A estreia no humor se deu em 1956, com a "Praça da Alegria", na TV Paulista (atual Globo SP). Ao longo da carreira, fez atrações como "Sítio do Pica-Pau Amarelo" e "Meu Pedacinho de Chão" na Globo, "Praça Brasil" na Bandeirantes e especialmente "A Praça é Nossa" ao longo de quase 27 anos no SBT.

São três destaques para homenagear Canarinho: de 1983 (postagem de valeapenaversempre), o Garnizé feito por ele no "Sítio do Pica-Pau Amarelo"; de 2008 (postagem de tipoc), o encerramento do programa 1.000 da "Praça é Nossa" feito na residência do humorista, que estava adoentado e, como Carlos Alberto de Nóbrega não o queria de fora por ter nele um de seus maiores amigos desde ainda a parceria com o pai Manoel, foram levados para lá o velho e querido banco e todo o elenco do show; e também de 2008 (postagem de tvfatob), a volta dele ao estúdio com o hilariante quadro das respostas cruzadas dele no telefone pra enlouquecer o fortão feito por Carlos Koppa.

Bela do Dia: Bárbara Guerra

Bárbara Guerra, produtora da Rádio Estadão. Lindindona e que só trava guerra em busca da informação correta por parecer ser muito da paz.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

O domingo marca os 50 anos da morte de Peter Lorre, ator nascido em 1904 e visto em filmes como "M", "Relíquia Macabra", "O Palácio dos Espíritas", "Meias de Seda", "Viagem ao Fundo do Mar" e "O Corvo". Quem escuta rádio musical flashback deve ouvir volta e meia seu nome e nem perceber, citado que é na letra do maior sucesso de Al Stewart, letra feita em boa parte em cima do clássico "Casablanca": aqui está "Year of The Cat".

Clipe do Dia II

Sábado dos 20 anos da morte de Dan Hartman, nascido em 1950 e com carreira muito ativa na música tanto cantando quanto compondo e produzindo. Dois sucessos dele estão no tópico: de 1978, "Instant Replay" (que brinco sempre que, com um título desses, é a canção favorita dos comentaristas de arbitragem da TV); e de 1984, "I Can Dream About You", das trilhas do filme "Ruas de Fogo" e da novela "Livre Para Voar".

Clipe do Dia III

A mesma novela "Livre Para Voar" tem na trilha o sucessão "Drive", do The Cars, cujo vocalista Ric Ocasek faz 65 anos neste domingo. Mas não é este "temón" que trago ao tópico e sim um solo dele (que é casado com a supermodelo tcheca Paulina Porizkova, a "Adorável Sedutora" daquele filme): aqui está "Emotion in Motion".

Arremate

Quarta-feira da semana que vem. Dia que será tenso. Nada a ver com o futebol. Explicarei na segunda-feira.

"24 Horas" volta antes que eu consiga driblar o contratempo marcado para quarta-feira!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.