.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 20 de março de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 190
Quarta-feira sem vitórias brasileiras

E aí cabe uma questão de ordem em três tempos sobre a Libertadores: o empate do Grêmio teve sensação de vitória por acontecer aos 46 minutos do segundo tempo, no último lance da porfia; o do Atlético Mineiro não foi legal por ser em casa, mas a distância para os oponentes ainda é boa; e o Flamengo tá numa situação bem complicada, para não dizer mesmo que terá que dar das tripas coração para avançar às oitavas-de-final.

O Mengão perdeu com gol no comecinho, surgido numa papagaiada do Samir e consequente e inevitável pênalti. As duas equipes tiveram boas chances, mas o Bolívar fez valer o fator campo e o fator altitude, não vencendo por mais graças a importantes defesas do Felipe. Com a trinca do León no México sobre o Emelec, ficou deste jeito o Grupo 7: León com 7, Emelec com 6, Bolívar com 5 e Flamengo com 4. Semana que vem, os mexicanos terão os bolivianos pela frente. O empate me parece melhor pros cariocas por "travar" ambos, mas se tiver que ter um ganhador, que seja o León, pois o Bolívar ficaria dois pontos acima do rubro-negro e este o ultrapassaria se vencer os equatorianos no dia 2 - aliás, esta combinação levaria o Flamengo à segunda posição. Quando digo que talvez o empate pareça melhor, é considerando que o Fla ganhe as duas e sonhe com a liderança.

Enquanto isso, o Grêmio teve Marcelo Grohe praticando uma defesaça sensacional no segundo tempo, com a bola batendo na trave e não entrando, mas depois o Newell's Old Boys saiu na frente em erro de toda a defesa tricolor (inclusive do goleiro). Rhodolfo, que tinha perdido antes ainda um gol feito ao ser atrapalhado pelo colega Riveros, não teve impeditivos e nem impedimento para empatar nos acréscimos e, se não fazer o Imortal ser o primeiro a superar o NOB como mandante em 9 meses, mantê-lo invicto no Grupo 6 e ainda líder com 8 pontos, um acima do Atlético Nacional e três na frente do Newell's, enquanto o Nacional do Uruguai tá praticamente fora com 1 ponto. Basta empatar na Colômbia dia 2 e os gaúchos estarão nas oitavas-de-final.

Situação semelhante é a do Atlético Mineiro. Ronaldinho Gaúcho cobrou dois pênaltis e converteu apenas um. Não é que o primeiro tenha sido mal batido, foi executado como ele sempre faz. O goleiro é que mandou muito bem. Aliás, as duas penalidades muito bem marcadas, registre-se. Não se contava era com o gol do Nacional do Paraguai ainda no primeiro tempo. Mesmo assim, não é para se fazer terra arrasada pois o Galo segue na frente no Grupo 4, com 8 pontos, contra 5 dos paraguaios e 4 de Santa Fe e Zamora. Basta empatar na Colômbia no dia 3 que os atuais campeões da Libertadores assegurarão sua presença na próxima fase.

Nesta quinta-feira, três jogos merecem destaque. No fim da tarde, o Atlético Paranaense recebe o Universitario para render um empate triplo na liderança do Grupo 1 com Vélez Sarsfield e The Strongest, caso triunfe diante de sua gente. Mais à noite, o Cruzeiro é obrigado a vencer o Defensor no Mineirão, nem sequer empate será bom para ele no Grupo 5. A observar ainda no Grupo 2 a peleja entre Unión Española e San Lorenzo, onde melhor pro Botafogo será um empate para a primeira posição continuar tranquila, sem alguém encostando nele.

Um mês de férias fora de hora

É o que ganhou o Corinthians ontem à noite nos dois gols do Luciano que renderam a passagem direta para a próxima fase da Copa do Brasil no êxito ante o Bahia de Feira. Depois do cumprimento de formalidade (só da sua parte) contra o Atlético Sorocaba neste domingo, o Timão volta a campo apenas em 20 de abril, contra o Atlético Mineiro, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Até lá, somente um jogo do seu interesse direto ocorrerá: dia 9, quando seu oponente na CB sairá de Nacional x São Luiz em Manaus (empate por 2 x 2 em Ijuí).

O Bahia não eliminou a volta pois buscou a igualdade contra o Villa Nova, cujo gol de falta no comecinho foi do Mancini, que é "aquele" Mancini mesmo. Empate sem gols basta para os tricolores esperarem por Santos do Amapá ou América Mineiro. A mesma coisa aconteceu pro Vitória, que ficou na igualdade por uma proeza com o J. Malucelli. O vencedor deste embate cruzará com Joinville ou Novo Hamburgo. Teve ainda o Londrina abrindo uma interessante vantagem de 2 x 0 sobre o Criciúma, em peleja paralisada por 15 minutos por apagarem duas torres de iluminação. O ganhador pegará Barueri ou Goianésia, que ficaram no 2 x 2 na ida em Goiás.

Hoje, começam mais dois embates: São Bernardo x Paraná, um já eliminado do Paulistão e outro numa boa no Paranaense, e Horizonte x Fluminense, um querendo a semi do Cearense e outro já na semi do Carioca.

Ceará x Sport na grande decisão

Será este o epílogo da Copa do Nordeste, com ida dia 2 na Ilha do Retiro e volta dia 9 no Castelão. O Ceará levou dois gols do América de Natal num espaço de 10 minutos e escapou devido à excelente vantagem de 4 x 0 da ida, pois não faltou valentia aos alvirrubros potiguares, que poderia ter ao menos igualado o agregado.

Já o Sport ganhou de novo do Santa Cruz, terceiro sucesso nesta temporada e 4 x 1 nos 180 minutos. Rendeu muito a arbitragem do Sandro Meira Ricci com três cartões vermelhos e um pênalti marcado. Às observações: a expulsão do Everton Sena talvez pudesse render um amarelo, não pelo braço no Neto Baiano pois não houve agressão, mas sim pelo pé alto imprudente logo na sequência no Danilo; o pênalti foi ridículo com "RI" maiúsculo pois Felipe Azevedo caiu de maduro ao tentar o golaço, sendo injustérrimo o amarelo para Leandro Souza por algo que não fez; depois, o mesmo Leandro Souza foi bem expulso por uma entrada criminosa no seu campo de ataque; e o vermelho pro Felipe Azevedo também soou rigoroso, mesmo com seu pé na bunda do adversário.

Complicou a vida do Bugre

O Guarani tá numa situação difícil no "The Romance Championship" (Série A2 do Campeonato Paulista). Tomou dois gols do Guaratinguetá, buscou o empate, mas concedeu o desempate e estacionou nos 21 pontos, a cinco do quarto colocado, o Mirassol, que após 14 rodadas fecha o G4 com Marília, São Bento e o líder Capivariano.

Um encaminhado, o resto embolado

É o hexagonal do descenso do Campeonato Catarinense após 5 rodadas. O Atlético de Ibirama continua com 3 pontos após cair pro Avaí, que foi aos 7 e que está invicto há três partidas, o que é bom pro técnico Pingo. Tauã marcou três dos seis do Marcílio Dias no Juventus, que também tem 7, mas que é o penúltimo nos critérios de desempate. O Marcílio tem 9 pontos a exemplo da Chapecoense, que virou sobre o Brusque, que soma 8. Com apenas dois pontos separando os outros cinco times, tá tudo embolado. Só o Hermann Aichinger degringolou.

Encerrada a classificatória

O Campeonato Goiano fechou suas semifinais: Anapolina x Atlético e Goiás x Goianésia, este sendo o oponente dos verdes ao derrotar em casa a Aparecidense no duelo direto pela vaga. O Vila Nova se despediu da elite com vitória sobre o Grêmio Anápolis, mas o derrotado respirou aliviado no fim das contas pois o Anápolis só empatou com o Atlético. Assim, o Anápolis foi rebaixado por ter 14 pontos e 2 vitórias, enquanto o Grêmio Anápolis fica na divisão principal com 14 pontos e 4 vitórias. O CRAC "oxou" com o Goiás e também escapou com 15 pontos.

Outras dos Estaduais

Cearense - O Fortaleza empatou com o Guarani fora de casa em 2 gols e lidera com 15 pontos em 7 partidas.

Potiguar - O ABC enfrenta hoje o Corintians. Já o Globo venceu o Corintians e tem 9 pontos em 3 jogos neste segundo turno da segunda fase.

Pernambucano - A uma rodada do fim, o hexagonal do descenso confirmou os dois rebaixados: Vitória, que perdeu pro Vitória, e Chã Grande, que perdeu pro Pesqueira. Além de Vitória e Pesqueira, também seguirão na primeira divisão no ano que vem Serra Talhada e América, que se enfrentaram com sucesso americano.

Paraense - O Paysandu dobrou ante o zerado Paragominas e manteve uma invencibilidade neste confronto de 5 vitórias e 3 empates, chegando às 13 partidas sem derrota no torneio. Já o Remo começou vencendo, permitiu ao Santa Cruz empatar, virar e ampliar, mas conseguiu igualar de novo aos 41 e aos 45 minutos do segundo tempo. O Papão tem 7 pontos em 3 partidas e o Remo soma 2 em 2.

Só "cobra criada" na reta decisiva

A Liga dos Campeões da UEFA não terá "estranhos no ninho" nas quartas-de-final. O Borussia Dortmund levou 2 x 1 do Zenit com direito a um pauladaço do Hulk do meio da rua, mas o agregado de 5 x 3 lhe classificou. Já o Manchester United, numa noite mágica de Van Persie e um pênalti controverso que lembrou aquele do Ronaldo num Corinthians x Cruzeiro (mas aquele do Ronaldo achei existir e o de ontem não me convenceu tanto assim), meteu 3 x 0 no Olympiacos e fechou com 3 x 2 esta série de 180 minutos. Com isso, é a primeira vez que na penúltima fase da competição estarão os oito primeiros colocados da fase de grupos.

O sorteio das quartas acontecerá amanhã, às 8 da manhã no BBB (Big Ben Brasília), e não há qualquer trava ou impeditivo para qualquer duelo que seja. Logo, cada equipe terá sete possibilidades de enfrentamento. Duvido acertar os quatro enfrentamentos, mas quem arrisca não petisca: vou de Real Madrid x Barcelona, Bayern de Munique x Borussia Dortmund, Chelsea x Manchester United e Atlético de Madrid x Paris Saint Germain.

Curtinhas

*Confirmadas São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador como demais sedes do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016, além do próprio Rio de Janeiro. Nada de novo pois em outras Olimpíadas já aconteceu do futebol masculino e feminino ser distribuído por outras cidades, o que é perfeitamente compreensível.

*Entregue pela prefeitura de Porto Alegre à OAS a licença que permitirá a implosão do Olímpico. Agora vai. Falta apenas uma assinatura de contrato para vir abaixo o Velho Casarão, no que promete ser um dia muito dolorido não apenas pro mundo do futebol, mas especialmente para os gremistas, que tanto celebraram ali.

*Minas Boca alegando que uma pessoa ligada ao técnico da URT subornou seu zagueiro Reginaldo em 10 mil "dilmas". A URT marcou 3 x 1 no Minas Boca e isso salvou o vencedor e rebaixou o perdedor. Eita nóis...

*Confirmado pela FIFA: Simunic tá fora da Copa do Mundo. O zagueiro da Croácia teve confirmada a suspensão de 10 partidas por entoar cânticos nazistas na vitória sobre a Islândia, pela repescagem europeia.

*Renovado até o fim de junho de 2017 pelo Bayern de Munique o contrato do Robben. Muito bem fez o Bayern.

*Deu no site: "pai diz que família é humilde e vaquinha ajudará Lais Souza a sobreviver". Ninguém contesta isso. Ela merece mesmo todo apoio e suporte para, se não for o caso de voltar a competir esportivamente no nível de sempre, ao menos ter uma boa vida e evoluir enquanto cidadã de maneira digna. O que se contesta é isso que o COB faz de "vaquinha" para ajudá-la, quando a própria entidade e seus patrocinadores que investem milhões de notas deveriam custear tudo - até porque, se a grana da entidade não serve para horas assim (e também para investir em melhorias gerais que tornem melhor a prática dos esportes por nossos atletas), pra quê serve?

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Desde esta madrugada, a Rádio Iguatemi Prime FM de São Paulo passou a transmitir em 103,7 para região metropolitana da capital e Baixada Santista. Em seu lugar nos 92,5 entrou a religiosa SuperVida FM.

*Leio no José Luiz Prévidi que o presidente da Record/RS, Fabiano Freitas, anda com motivos para sorrir pois os veículos do grupo vivem bom momento: Rádio Guaíba com aumento de 26% na audiência no mês passado no segmento jornalístico, subindo os índices de todos os programas; Correio do Povo liderando em assinantes aqui em Porto Alegre de segunda a domingo com 58.392 contra 57.916 da Zero Hora, conforme dados do IVC no mês retrasado; e TV Record consolidada na vice-liderança e picos de primeirão no "Balanço Geral RS" e - atenção! - no "Fala Brasil" (aldeia pampeana prestigiando Carla Cecato e Roberta Piza em peso, é? Ó...), além de índices do "Rio Grande Record" que são os seus melhores em quase sete anos no ar.

*Rogério Forcolen publicou nas redes sociais que está de férias até a próxima segunda-feira e que "o resto é fofoca e inveja". Deve se referir o apresentador da Record Rio às informações publicadas pelo Léo Dias, de que ele teria tomado um gancho por desavença com colegas, por isso sendo afastado do "Balanço Geral RJ".

*Leio na Keila Jimenez que a Globo fará edições itinerantes do "Encontro com Fátima Bernardes" a partir do mês que vem, viajando pelo Brasil e conversando sobre assuntos locais com convidados da região. Um caminhão vai transportar o cenário do programa e a estreia desta versão itinerante será em Belo Horizonte. Além disso, as cidades onde a Seleção jogar a Copa também receberão a atração, caso de São Paulo em 12 de junho.

*Já pensou se o "Encontro" vier para Porto Alegre e eu conhecer dona Fátima ao vivo?

*Nova "mãe do ano": Flávia Noronha, da RedeTV!, que revelou no "TV Fama" que ganhará uma menina.

*Leio na Florença Mazza (interina da Patrícia Kogut) que o "The Noite com Danilo Gentili" aumentou em 43% a audiência do SBT no Rio de Janeiro da meia-noite às 2 da madrugada, com 5,3 pontos de média na primeira semana contra 3,7 da anterior. A Globo caiu de 10,7 para 8,5 e a Record de 2,6 para 2,2.

*Recebeu alta ontem à tarde Renato Aragão, que sofreu um infarto no último sábado. Que não dê mais sustos.

*Excelente pretexto para assistir "Em Família": Cláudia Mauro entrou na trama. Sou apaixonado por essa atriz.

*Completa 25 anos hoje o falecimento da atriz Dina Sfat, que nasceu em 1939 e que teve três filhas nos seus 17 anos de casamento com Paulo José, entre elas a também atriz Bel Kutner. Atuante em novelas de Tupi, Record e Excelsior nos anos 60, Dina trabalhou em muitas produções da Globo nas décadas de 70 e 80, caso da Amanda no original "O Astro". A última novela foi "Bebê a Bordo", em 1988. Fez ainda diversos filmes, o último deles "O Judeu", que foi filmado justamente em 1988, mas que só chegaria às salas de cinema oito anos depois.

*Assistem aqui (postagem de leandrorodriguesdeoo) a chamada da milionésima tentativa do SBT de impedir o segundão da Record em Sampa City com o "Cidade Alerta": a volta da sessão "Quem Não Viu Vai Ver", só de repetecos de atrações próprias, a maioria recente e só a última mais "antiguinha". Exibidos às 18h30 serão "Amigos da Onça" na segunda, "Esquadrão da Moda" na terça, "Cante Se Puder" na quarta, "Esquadrão do Amor" na quinta e "Ô... Coitado!" na sexta. "Chaves" ficará restrito às 19h20, pelo andar da carruagem.

*Por falar em "Chaves", a saideira registra os 85 anos completados nesta quinta-feira por Germán Robles, ator espanhol que fez o primo do Seu Madruga em um episódio do seriado, primo este chamado de Madroga pela dublagem original da Maga e de Román na segunda dublagem estreada pelo SBT no ano retrasado. Destaco aqui (postagem de videosdetimes) este episódio com a primeira dublagem, feita no lote de 1988.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Fernanda Carvalho Leite

Fernanda Carvalho Leite, atriz e bailarina gaúcha, que comemora 40 anos nesta quinta-feira. Vista em especiais nas televisões daqui do RS, em filmes e peças de teatro, ela me faz lembrar de um grande domingo que tive em agosto de 2012, quando fez o sorteio de cara ou coroa numa partida do Torneio Touchdown de football no campo da Brigada Militar, com a presença do saudoso e inesquecível André José Adler, na qual me fiz presente.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Não vamos nem contar a época do Police, apenas a solo. É uma judiaria deixar de fora "If You Love Somebody Set Them Free", "Love Is The Seventh Wave", "Fortress Around Your Heart", "Fragile", "We'll Be Together", "Fields of Gold", "It's Probably Me", "Let Your Soul Be Your Pilot", "A Thousand Years", "Desert Rose", "After The Rain is Fallen" e "Brand New Day", mas que é são muitas, muitas músicas que gosto do Sting, aniversariante de hoje ao completar 55 anos. Impossível destacar todas, por mais que eu tivesse vontade de fazê-lo.

Mas deixei em cinco para ilustrar bem a excelência musical deste cracaço: começo aqui com "Englishman in New York", prossigo aqui com "Someone To Watch Over Me" (tema do filme "Perigo na Noite"), continuo aqui com "If I Ever Lose My Faith in You", avanço aqui para "How Insensitive" (em dueto com Tom Jobim no álbum "Antônio Brasileiro") e fecho aqui com "Windmills of Your Mind" (do filme "Thomas Crown: a Arte do Crime").

Arremate

Mundial de Clubes no Brasil em 2017 e 2018? Tão falando que a CBF começa a cogitar tal candidatura.

"24 Horas" volta antes, muito antes, muitissíssimo antes destas edições do Mundial acontecerem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.