.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 19 de março de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 189
Vitória fundamental

Se contar a fase pré, o Botafogo está invencível no Maracanã. Três jogos ali disputados, dois pelo Grupo 2, e três vitórias obtidas. A de ontem foi sobre um Independiente del Valle que atuou de cor-de-rosa choque, mas que não deu margem para evocado ser o refrão da canção entoada pela Rita Lee - mas não porque parou fora o arremate final de uma blitz deles e porque Jefferson praticou uma defesaça na etapa final. O Glorioso saiu na frente ainda no terceiro minuto, testaço beleza pura do Ferreyra, e dois chinelaços poderosos do Jorge Wagner não viraram gol pois acertaram o travessão. Não foi uma vitória propriamente com tranquilidade, mas foi vitória. Dava para ser melhor a campanha em quatro rodadas, mas os 7 pontos bastam para assegurar a liderança, que será isolada se der empate amanhã entre San Lorenzo e Unión Española. Agora, é buscar mais 4 pontos nas pelejas restantes e tranquilizar para às oitavas chegar. Agora, pra quê alguns vaiarem o time ao fim da partida? Ganhou, puxa vida!

Também ontem, o Grupo 1 apresentou dobro a nada do Vélez Sarsfield no Strongest, duas proezas anotadas em dois minutos na reta final. 9 pontos dos argentinos e 6 de bolivianos e Atlético Paranaense, que dividirá o primeiro lugar se vencer o Universitario amanhã. Peruanos zerados, bola rolando em Curitiba... Convenhamos: os 3 pontos são obrigação. O Grupo 5 foi movimentado com vitória da Universidad de Chile sobre o Real Garcilaso em gol de pênalti do arqueiro Johnny Herrera. São 9 pontos pros chilenos contra 6 do Defensor e 3 de Cruzeiro e Garcilaso. Mais do que obrigatório a Raposa vencer nesta quinta-feira. Nem sequer empate será razoável. Nem empate. Os dois tropeços fora de casa justificam o receio, ainda que a bola role agora na mesma BH daquela goleadaça.

Belo Horizonte na qual o Atlético Mineiro jogará esta noite contra o Nacional do Paraguai com chances para lá de excepcionais de ficar com um pé e quatro dedos do outro nas oitavas-de-final se sair vencedor, já que somaria 10 pontos no Grupo 4 contra 4 dos outros três times, ainda mais que ontem Santa Fe e Zamora empataram (cadê o "saco de pancadas" que seria o Zamora, Edu Cesar, seu idiota que não conhece lhufas de futebol?). Depois, são visitantes os outros brasileiros atuantes nesta quarta-feira. O Grêmio pegará o Newell's Old Boys e, se não der para vencer, nem que seja o empate ajudará para ser mantida a liderança isolada do Grupo 6, hoje dividida em 7 pontos com o Atlético Nacional, que derrotou o Nacional e o deixou com apenas 1, praticamente eliminado. Se der NOB, teremos três com 7 e aí ferve bonitaço o kissuco. Ao mesmo tempo, o Flamengo com 4 pontos visita o Bolívar com 2 no mesmo horário em que teremos León, também com 4, versus Emelec, 6 pontos no Grupo 7.

As atrações da Copa do Brasil

São quatro partidas nesta quarta-feira, três delas com baianos. O Bahia de Feira, que não disputa um jogo oficial desde 5 de fevereiro ao ser eliminado do estadual nem passando pra segunda fase e nem sendo rebaixado (só disputou este mês dois amistosos com o Fluminense de Feira desde então), receberá um Corinthians vindo da eliminação antecipada no Campeonato Paulista e que ficará numa situação parecida com a do adversário, já que, se eliminá-lo direto nesta ida, voltará a campo apenas daqui a um mês, quando do início do Brasileirão.

Já o Bahia de Salvador também pegará uma equipe do Sudeste, mas como visitante. É o Villa Nova, que por um triz não se classificou pra semifinal de Minas Gerais. Mais pra baixo no mapa, é em Curitiba que está o Vitória para encarar o J. Malucelli, que vem da derrota na ida das quartas-de-final do Paranaense para o Londrina. Este é o dono da casa no outro embate da noite, tendo pela frente um Criciúma que está bem no quadrangular semifinal de Santa Catarina e que apenas no domingo passado venceu como visitante pela vez primeira em 2014.

O que vem aí no Paulistão

A vitória do Oeste sobre a Portuguesa, a trinca do Osasco Audax no Comercial e o empataço de quatrilhos entre Mogi Mirim e Paulista deixou assim a situação dos grupos a uma rodada do fim: Grupo A com a confirmação de São Paulo x Penapolense no Morumbi; Grupo B com Botafogo assegurado em primeiro e mandante no Santa Cruz contra Ituano, com 25, ou Osasco Audax, com 23; Grupo C com Santos x Ponte Preta definido para a Vila Belmiro; e Grupo D fechado com Palmeiras no Pacaembu versus Bragantino, com 22, ou Rio Claro, com 20.

As partidas que definirão as duas últimas vagas nas quartas-de-final e os três que vão com o Paulista pra Série A2 serão Paulista x Bragantino, Portuguesa x Rio Claro, Ituano x Penapolense, Osasco Audax x Linense, Ponte Preta x Mogi Mirim, XV de Piracicaba x Comercial, São Bernardo x Oeste e Corinthians x Atlético Sorocaba. Para fins de primeiro lugar na classificação geral, tem Santos x Palmeiras, com empate favorecendo o Verdão. Ainda tem um Botafogo x São Paulo que nada vale, a não ser para o vencedor conseguir um lugar melhor no geral.

Quem decidirá a Copa do Nordeste?

Certo na final já dou desde a semana passada o Ceará, pois é mais fácil a Emmily Virgílio pedir transferência da InterTV Cabugi pra RBS aqui de Porto Alegre só por minha causa (arrã, até parece...) do que o América de Natal marcar cinco de diferença, não importa que a bola role no Rio Grande do Norte. Verdadeiramente válido de ver é o clássico pernambucano, embora o Sport tenha uma vantagem preciosa de 2 x 0 da ida e, uma vez que estufe as redes, force o Santa Cruz a marcar quatro para classificar. O que vale aí é a aura do clássico - mas só isso.

Algumas dos Estaduais

Santa Catarina - O hexagonal que definirá dois rebaixados completará hoje metade da disputa. As pelejas serão Avaí (4) x Atlético de Ibirama (3), Brusque (8) x Chapecoense (6) e Marcílio Dias (6) x Juventus (7).

Ceará - Tem sessão da tarde nesta quarta-feira no Cariri, com o Fortaleza visitando o Guarani.

Goiás - Saberemos hoje o adversário do Goiás na semifinal em confronto direto entre Goianésia, ao qual favorece o empate, e Aparecidense, que só se classifica se vencer fora de casa. O Goiás duelará com o CRAC, que tem 14 pontos a exemplo do Grêmio Anápolis, adversário do já rebaixado Vila Nova. Com 13 e precisando ganhar e contar com um tropeço dos outros dois está o Anápolis, que atuará em seus domínios diante do Atlético, que já está assegurado na outra semifinal contra a Anapolina, que folga nesta rodada final a exemplo do Trindade.

Restam duas definições

Manchester United x Olympiacos e Borussia Dortmund x Zenit fecharão hoje os quadrifinalistas da Liga dos Campeões da UEFA. Os gregos têm a faca e o queijo nas mãos para forçarem os ingleses a quebrar os pratos (mas não era pra ser o contrário?) depois dos 2 x 0 em casa na ida, enquanto os alemães estão seguros pelos 4 x 2 no primeiro jogo. Ontem, o Chelsea dobrou ante o Galatasaray após empate na ida, mais um confirmado na penúltima fase. Já o Real Madrid gastou o tempo num "amistosaço de luxo com ares de rachão apronto dois toques" diante do Schalke 04, desta vez sendo mais piedoso e permitindo um tento aos alemãs e marcando "só" três. Dois foram do Cristiano Ronaldo, que chegou às 242 proezas pelos merengues para empatar com Puskas como quarto maior artilheiro do clube. A nota ruim foi a lesão do Jesé, fora por todo o restante da temporada.

Em tempo: o sorteio das quartas-de-final acontecerá nesta sexta-feira, às 8 da manhã no nosso horário.

Curtinhas

*João Pessoa receberá de 3 de julho a 19 de outubro a mostra We Speak Football (Nós Falamos Futebol), que é organizada em conjunto pelo Museu Nacional de Futebol da Inglaterra e pelo 3-2-1 Qatar Olympic and Sport Museum. As peças expostas incluirão ao menos uma de cada uma das Copas do Mundo já realizadas. Demais! Felizardo quem for da ou estiver na Paraíba neste período e for apaixonado por futebol.

*Organizadas do trio de grandes do Recife proibidas nos estádios. Adianta? E se eles forem "desorganizados"?

*Tirado um mando de campo do Londrina por invasão de campo contra o Paraná, na fase inicial, mas a pena só será cumprida depois das quartas-de-final. Então, volta contra o J. Malucelli assegurada pro Estádio do Café.

*Internacional absolvido no TJD/RS por aquela briga dos seus torcedores com os do Juventude do lado de fora do Estádio do Vale e do apagão de 45 minutos na mesma partida. Se deu bem o jurídico alvirrubro.

*Lembram do Dinho, ex-São Paulo do Telê e especialmente ex-Grêmio do Felipão? Assumiu como vereador aqui em Porto Alegre. Ele ficou de suplente na última eleição e substitui Any Ortiz, de licença por questões médicas.

*Paulo César Tinga lançará na próxima segunda aqui em Porto Alegre, no Shopping Total, o projeto "Chutando o Preconceito", parceria do meia do Cruzeiro com a CUFA (Central Única das Favelas) do RS.

*Dica boa aqui de Porto Alegre: amanhã, às 9 da manhã, o Anfiteatro da Sogipa (na Rua Barão do Cotegipe) promove palestra com Javier Tebas, que desde o ano preside a LFP (Liga de Futebol Profissional da Espanha).

*Campeão da NBA duas vezes como jogador do New York Knicks, Phil Jackson agora é presidente da franquia.

*Encerrados os Jogos Sul-Americanos de Santiago e o Brasil liderou muito tranquilamente o quadro de medalhas ao faturar 109 ouros, 68 pratas e 78 bronzes, contra 52 ouros, 50 pratas e 64 bronzes da Colômbia. Pena que não deu para assistir nada disso pois nenhuma televisão daqui transmitiu os eventos nem mesmo em reprise.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Teve mudança no "Jornal SBT Brasília", veiculado às 19h20. Álvaro Pereira não é mais seu apresentador e sim comentarista de terça a quinta-feira. Alex Gusmão passou a fazer dupla de âncoras com Alessandra de Castro.

*Divulgado pela Record/RS que o noticiário noturno "Rio Grande Record" atingiu anteontem aqui em Porto Alegre uma média de 10,4 pontos e participação de 16,3%, com média de 283.170 telespectadores na audiência.

*Record nacional: leio na Keila Jimenez que há três possibilidades para o "Hoje em Dia" ter nova apresentadora. O departamento de jornalismo quer Mariana Godoy, hoje do "Jornal das 10" na Globo News. O diretor Vildomar Batista quer a volta à emissora de Adriane Galisteu. E vários componentes do comitê artístico e do departamento comercial desejam o regresso da Cátia Fonseca, hoje na Gazeta de São Paulo, que é boa de merchans. E aí?

*Leio no Flávio Ricco que a Band ainda não fechou o formato do "Café com Jornal", que Aline Midlej e Luiz Megale apresentarão a partir de entre a segunda quinzena de abril e o começo de maio. Ainda acontecem testes do que será o novo matinal da emissora, além de contratações para o mesmo também ocorrerem.

*Outra do "guru": Ana Paula Padrão lançará em 7 de abril, em São Paulo, o livro "O Amor Chegou Tarde em Minha Vida", que é uma autobiografia da jornalista, que narrará experiências profissionais e pessoais.

*Acabando o "Jornal da Globo" desta terça para quarta-feira, Christiane Pelajo e William Waack no "boa noite" e... me surge um cidadão na tela dividindo a cena com eles! Como é que pode isso? (rs) Assista aqui (postagem de muitoalemdojg) este momento já muito repercutido nas redes sociais, embora nem tanto pelo horário tardio.

*Com direito a entrevista dada à Lília Teles pro "Jornal Nacional", Renato Aragão foi transferido para um quarto do hospital onde está internado no Rio de Janeiro. Sem previsão de alta, mas melhorando. Ainda bem, ainda bem.

*E essa da Globo conseguir na Justiça que UOL e Terra fiquem proibidos de fazer coberturas especiais do "Big Brother Brasil"? Por um lado, soa como claro ato de censura, o que é um absurdo. Por outro lado, tem muitos leitores destes portais que festejaram isso, já que não toparão mais com matérias desse... desse... disso aí.

*Diferentemente da semana anterior, o SBT mostrou "O Mentalista" nesta madrugada, sim, às 3h15. Impressão que me deu: passará quando a duração do filme do "Cine Espetacular" permitir, já que tudo que vier depois dele precisa imperiosamente acabar às 4h, quando começa a descartável primeira de três exibições do "SBT Manhã".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Carol Cabrino

Carol Cabrino, cantora e noiva do Marquinhos, zagueiro do Paris Saint Germain. Baita loirinha, diga-se de passagem, como falaria o ex-jogador comentarista da TV. Gatinha pra lá de atraente.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Sem nenhuma data específica fechada em 0 ou 5 nesta quarta-feira em termos musicais, resolvi destacar uma canção que gosto demais: aqui está "Você é Linda" na maravilhosa versão com Simone e Milton Nascimento.

Arremate

Viram quem vai treinar o Águia de Marabá no Paraense e na Série C? Darío Pereyra. Boa sorte para ele.

"24 Horas" volta antes que saibamos se falarei bem ou nada bem da trajetória dele por lá!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.