.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 18 de março de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 188
Mas não era só nos pontos corridos?

O assunto futebolístico mais comentado da segunda-feira em SP foi se o São Paulo "entregou" ou não para tirar o Corinthians do Campeonato Paulista ainda na primeira fase. O Paulistão tem uma fase inicial de grupos e, a seguir, três mata-ou-morre. Logo, não é em pontos corridos a exemplo do Campeonato Brasileiro. Mas espera... Não era só nos pontos corridos que isso de "entregada" acontecia? Sempre argumentei em debates assim que o formulismo não dava garantia disso não acontecer pois poderia ocorrer numa fase classificatória. Não acho que o São Paulo tenha entregado para o Ituano, não acho mesmo. Mas que muita gente debateu se aconteceu ou não, debateu. E não foi uma competição de pontos corridos que originou isso. Logo, quem quiser rebater os pontos corridos e defender o formulismo (o que é totalmente válido, diga-se) que busque outros e melhores argumentos.

Noite decisiva no Paulistão

Três partidas fundamentais fecharão a penúltima rodada da classificatória: Comercial x Osasco Audax (única de interesse pros dois lados), Mogi Mirim x Paulista e Oeste x Portuguesa. Várias possibilidades existem.

O Comercial deixará a zona de rebaixamento se ganhar e o Mogi Mirim perder ou empatar. Do contrário, torce para ambos terem o mesmo resultado, seja empate ou derrota. Se o Comercial perder e o Mogi empatar, tudo seguirá indefinido para domingo pois o Mogi terá 14 pontos e o Comercial 11, ambos com 3 vitórias. O Comercial será rebaixado hoje mesmo se não vencer e o Mogi ganhar, pois a distância mínima será de 4 pontos. Quem torce para chegar vivo à última rodada é o Atlético Sorocaba, que será rebaixado esta noite em caso de vitória do Mogi Mirim. Já o Oeste necessita simultaneamente ganhar e torcer por derrota do Mogi, além de lhe ser melhor o Comercial no máximo empatar devido ao saldo de gols. Se empatar ou perder, o Oeste cairá pra Série A2.

Enquanto isso, na luta pelas quartas-de-final, o Osasco Audax precisa de qualquer maneira vencer por "meio a zero" que seja para ficar a 2 pontos da segunda posição, deixando em aberto o grupo que teve o Corinthians eliminado. Se perder ou empatar, automaticamente classificará o Ituano. Certo é que, seja Osasco Audax ou Ituano o adversário, o Botafogo mandará este confronto no Santa Cruz pois, mesmo que na última rodada perca e tenha sua pontuação igualada pelo Ituano, este chegará às 8 vitórias e ficará atrás das 9 do Botafogo.

Só não tem o grupo do Flamengo

De mais a mais, todos os outros brasileiros terão suas chaves na Copa Libertadores movimentadas nesta noite. O Botafogo recebe o Independiente del Valle no Maracanã e precisa ganhar para ser líder isolado do Grupo 2, depois torcendo por um empate entre San Lorenzo e Unión Española para completar o serviço.

O Grupo 6 tem Nacional do Uruguai x Atlético Nacional. Melhor para o Grêmio será uma vitória uruguaia ou, no máximo, empate. Pelo Grupo 5, a Universidad de Chile recebe o Real Garcilaso. Tenho dúvidas do que melhor seria para o Cruzeiro: dar empate e La U somar 7 pontos ou vitória do Garcilaso e os três primeiros com 6, aí o Cruzeiro formando um quarteto empatado se vencer depois de amanhã? Não pode é os chilenos vencerem.

O Atlético Paranaense tem o Grupo 1 movimentado por Vélez Sarsfield x The Strongest. Melhor para ele que dê empate, daí o Furacão será líder isolado se derrotar o Universitario. E no Grupo 4, o Atlético Mineiro espera por empate entre Independiente Santa Fe e Zamora, travando ambos ao invés do ganhador ficar a 1 ponto dele.

E a Liga dos Campeões?

Só um jogo hoje, com Chelsea versus Galatasaray em Londres. Empate sem gols favorece os ingleses após igualdade por um gol na Turquia. Alguém perguntará: "mas e Real Madrid x Schalke 04"? Um mero, simples e puro amistosaço de luxo com cara de rachão apronto dois toques. É mais fácil alguma TV me contratar para trabalhar nela durante a Copa do Mundo (só se for pra derrubar o Ibope...) ou passar o próximo 12 de junho aos beijos num jantar romântico à luz de velas com uma jornalista bonitona do que o Schalke marcar seis de diferença.

Curtinhas

*Mesmo com o borderô no site da CBF, ainda não dá para saber renda e público de Vilhena x Palmeiras. Ou alguém consegue enxergar direito o que foi escrito neste papel aqui, que tá mal escaneado pra chuchu???

*Suspenso por um ano o goleiro Glaycon, do América Mineiro, pego no antidoping durante a Série B de 2013. O exame que o levou ao julgamento desta segunda-feira aconteceu após empate com o Boa Esporte, em outubro.

*Deu no site: "Banco do Brasil ameaça cortar patrocínio ao vôlei após denúncias na CBV". Bronqueou demais.

*Pode tentar limpar sua barra do jeito que quiser o COB com a nota lançada ontem. Não adianta. Continua errado não apoiar diretamente a recuperação e os custos demais da Laís Souza. Não precisava disso de "vaquinha".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Repercutem os portais e colunistas daqui: começa em 1º de abril a Rádio Pampa em AM e FM. A programação totalmente jornalística veiculada nos 970 khz estará também em 96,7 mhz, atual prefixo da musical popular Eldorado, que migrará para os 97,5 FM, dos quais a Jovem Pan 2 sairá daqui a duas segundas-feiras. O vice-presidente Paulo Sérgio Pinto prometeu novidades para a faixa de fim de noite e madrugada.

*Desde esta segunda-feira, "Jornal Hoje" e "Jornal da Globo" são feitos num estúdio em chroma-key, o que causa algumas alterações, como Michelle Loreto ter aparecido ontem pelo monitor na hora da previsão do tempo e não ao lado de Sandra Annenberg e Evaristo Costa em imagem aberta, o mesmo acontecendo quando Christiane Pelajo e William Waack chamaram Mara Luquet e Luís Roberto, aparecendo ambos diretamente na tela.

*Uma explicação já tinha sido dada no Facebook pela repórter Veruska Donato, que faz a "Sala de Emprego" no "Hoje", e ainda foi reforçada pelo Flávio Ricco: são reformas no estúdio localizado na redação onde acontecem os dois noticiários gerados de São Paulo para todo o Brasil, isso vai durar de três semanas a um mês. Desta feita, ambos ganharão novos cenários quando concluídas as reformas. Noticia o "guru" que, na hora do almoço, existe a possibilidade de Evaristo e Sandra passarem a noticiar em pé e não mais na bancada, além da já citada "Sala" da Veruska ser feita no mesmo estúdio do noticiário e não mais em outro próprio. Cuidemos.

*Uma do carnaval do Rio de Janeiro: o carnavalesco Paulo Barros trocou a Unidos da Tijuca pela Mocidade.

*Completa 55 anos nesta terça-feira o diretor Luc Besson, de filmes como "Imensidão Azul", "Nikita", "O Profissional", "O Quinto Elemento", "Bandidas", os dois "Carga Explosiva" e os três "Taxi".

*A saideira: nascida em 1963, Natasha Richardson morreu há 5 anos hoje completados. Atuante em filmes como "Nell", "Encontro de Amor" e "Ao Entardecer", a esposa de Liam Neeson faleceu dois dias depois de um violento acidente de esqui em Quebec. A tristíssima ocorrência dela foi o que imediatamente me veio à cabeça quando noticiado no fim do ano passado o semelhante acontecimento com Michael Schumacher. A diferença básica é que ela resistiu bem pouco, enquanto o campeoníssimo da Fórmula 1 está há mais de três meses em coma.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Passei batido em três dias pois admito que nem me lembrava da ocasião, por isso agradeço ao conviva Eduardo Gomes Ceresso pela dica. Em 15 de março de 1994, a Rede Globo teve uma das edições mais inesquecíveis do "Jornal Nacional", especialmente para quem detestá-la. Tudo isso porque um editorial publicado em O Globo por Roberto Marinho em 1992 rendeu uma vitória na Justiça, dois anos depois, ao então governador do RJ, Leonel Brizola, a quem chamou de "senil". A consequência foi um direito de resposta concedido ao "Tio Briza", como sempre foi chamado aqui pelos gaúchos o líder da Legalidade. Texto duro, direto, com palavras fortes contra a emissora. Mais marcante de tudo: palavras lidas no ar por Cid Moreira, o símbolo histórico do "JN". Todo esse conjunto torna histórico o que assistem aqui (postagem de mecews). Jamais haverá algo parecido. Jamais.

Bela do Dia: Ângela Aline

Ângela Aline, esteticista de Camaquã e esposa do Eduardo Costa, não o cantor, não o jogador de futebol e não o narrador da Rádio Pelotense, mas sim o jornalista da Rádio Acústica FM e ex-RBS TV e Ulbra TV, o repórter que me entrevistou para aquela matéria sobre os insones que passou no "Bom Dia Rio Grande" (culpa da "Sharon Stone de São Sepé"... rs). Muitíssimo bem casado o Eduardo e parabéns pela linda esposa, hoje brilhando nesta seção.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Aniversário dos 35 anos de Adam Levine, vocalista do Maroon 5. Vivo me perguntando o que é que as mulheres veem nesse cidadão para se desmancharem ao vê-lo a ponto de parecer "devorá-lo com os olhos". O que é que ele tem que eu não tenho? (rs) Mas não condeno Adam por completo. Quem torce pro Los Angeles Lakers cuca legal é, nem que seja só na NBA. Do Maroon 5, separei aqui "This Love", trilha da novela "Senhora do Destino".

Clipe do Dia II

Completa 50 anos hoje a cantora zambiana Rozalla, da qual destaco aqui "Are You Ready To Fly", lançada em 1992. A cantora não é famosa, a música talvez não seja lembrada por muitos, mas para mim é especial porque me faz lembrar de quando era ouvinte nessa época da hoje extinta Universal FM, rádio musical da Rede Pampa que eu acompanhava diretaço quando pré-adolescente e que até hoje deixa saudades em mim e em tantos.

Clipe do Dia III

Irene Cara chega aos 55 anos nesta terça-feira. Dia desses, trouxe nesta coluna sua bela voz na excepcional "Fame", em tópico alusivo aos 70 anos do diretor Alan Parker. Do mesmo "Fama", apresento aqui uma linda pianada: "Out Here On My Own". Voz ativa, mãos nas teclas e nada mais precisa para tocar fundo no coração. Mas Irene Cara precisa sempre ser lembrada pelo seu máximo momento: o Oscar vencido pelo tema que curtem aqui, que é "What a Feeling", de "Flashdance: Em Ritmo de Embalo", uma das melhores e mais sacolejantes canções do pop dos anos 80. Aliás, o segundo Oscar na sua voz. O primeiro foi justamente de "Fame".

Arremate

Carlos Villagrán apoiando o Grêmio na Libertadores. Se Dona Florinda for colorada, exclamará: "Frederico!"

"24 Horas" volta antes que tricolores e alvirrubros resolvam grenalizar Chaves, Quico e Chiquinha!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.