.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 15 e 16 de março de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 186
Os motores roncam novamente

Metade de março marcando a volta do ronco dos motores na principal categoria do automobilismo mundial. Na Austrália acontece a abertura da temporada 2014 da Fórmula 1, de treino oficial realizado nesta madrugada de sexta para sábado. A primeira pole position do ano é do Lewis Hamilton, que terá uma Red Bull ao lado da sua Mercedes na primeira fila. Até aí, nada de novo... não fosse essa Red Bull ser a do Daniel Ricciardo, que largará bem demais por sua nova escuderia. Mas e a caranga do campeoníssimo Sebastian Vettel? Vai largar lá atrás, em décimo segundo. A Ferrari do Fernando Alonso começa em quinto e a Williams do Felipe Massa em nono. À frente deles, compondo a segunda fila, estão a Mercedes de Nico Rosberg e a McLaren de Kevin Magnussen. Agora, é esperar pela autorização de largada às 3 da madrugada. Os motores da Fórmula 1 roncam de novo.

Destaques dos Estaduais

Paulista - Quatro times já estão nas quartas-de-final: São Paulo e Penapolense no Grupo A, Botafogo no B, Santos no C e Palmeiras no D. A chave B tem todos ainda querendo a outra vaga: Ituano com 22, Corinthians e Osasco Audax 20 e XV de Piracicaba 17. Na C, parada entre Ponte Preta com 24 e São Bernardo com 20. E na D, tá entre Bragantino e Rio Claro com 19. Os principais jogos deste domingo são, inegavelmente, os interligados São Paulo x Ituano e Penapolense x Corinthians. Tricolores louquinhos para seu time entregar a rapadura para o Galo de Itu só para prejudicar o Timão. Uma década atrás, não foi o que aconteceu. Acho que agora não haverá de ser diferente. Além destas pelejas, também vale cuidar Palmeiras x Ponte, Rio Claro x Santos, Bragantino x São Bernardo, Atlético Sorocaba x XV e Linense x Botafogo. Outras três só acontecerão na terça-feira.

Carioca - A duas rodadas do fim, restou quase nenhuma emoção na ponta de cima. Flamengo já campeão da GB enfrentando um Bangu que nem se classificará e muito menos cairá, esse é o próprio sonífero. Só valerá mesmo pelo "Pai Alex" na Plim-Plim. Já eliminado, o Botafogo duela com o Boavista, que precisa demais vencer para ter um último fio de esperança rumo à semifinal. Mas quer saber? Mesmo que eventualmente fracassem diante de Fluminense e Audax respectivamente, Vasco e Cabofriense já estão garantidos. São 6 pontos de vantagem com 6 por disputar. A dúvida que fica somente é se o clássico da semifinal será com ou sem o Flamengo.

Mineiro - Cruzeiro classificado em primeiro, Atlético classificado em segundo. Tédio? Que nada! Tudo indefinido, tanto as duas vagas na semifinal quanto os dois rebaixamentos. Todos os outros 10 times terão o que jogar no que promete ser um domingo eletrizante. Pelas vagas na semi, temos cinco candidatos: 16 do Boa Esporte, que visitará o Galo; 15 de América e 13 da Caldense, confronto direto entre eles; 15 do Tupi, que receberá o Guarani; e 14 do Tombense, mandante contra a Raposa. Dá pra rolar um samba bem legal garantindo a diversão.

Gaúcho - Também aqui tem rodada final neste domingo, mas com menos possibilidades de emoção pois seis dos oito quadrifinalistas são conhecidos: no Grupo A, Internacional garantido em primeiro, Brasil assegurado em segundo e mais o Veranópolis; e no Grupo B, Grêmio e Caxias disputando primeira e segunda posições, além do Novo Hamburgo. Na primeira chave, quatro disputantes por vaga: 19 do Juventude e 16 do Aimoré, eles estarão frente a frente em São Leopoldo; 17 do São José, que visita o Esportivo; e 16 do Lajeadense, mandante contra o Colorado. Na segunda chave, só dois na luta: 18 do Cruzeiro, que joga em casa contra o São Luiz, e 17 do São Paulo, que visita o Passo Fundo. Nessa brincadeira toda, perdeu valor a partida do Imortal Tricolor, que cumprirá perda de mando de campo em Novo Hamburgo contra o já rebaixado Pelotas. Outro sonífero prontinho.

Catarinense - Metropolitano x Criciúma e Figueirense x Joinville podem apontar um de dois extremos neste domingo: ou Furacão do Estreito e Tigre disparam rumo à finalíssima ou JEC e Metrô emparelham tudo. Como quero sempre a máxima emoção até o finalzinho, tomara que Joinville e Metropolitano embolem o meio-campo.

Paranaense - Começam as quartas-de-final com Prudentópolis x Maringá e J. Malucelli x Londrina no sábado, ficando para o domingo Rio Branco x Coritiba e Atlético x Paraná. O clássico no EcoEstádio terá torcida única, a exemplo da volta na Vila Capanema. Acharam arriscado duas torcidas grandes num palco pequenote desses.

Goiano - Duas pedidas fundamentais no domingo: Atlético obrigado a vencer o CRAC para chegar vivo na última rodada em busca da semifinal e Vila Nova obrigado a derrotar o Aparecidense para não ser até mesmo rebaixado com uma rodada de antecipação, o que seria catastrófico. O Goiás não jogará, é folguista da sua chave.

Copa Verde - O "décimo sétimo" Re-Pa de 2014 acontece neste domingo para abrir a semifinal deste regional. O Papão chega de 4 x 2 positivo no estadual e o Remo chega do paulada de 6 x 1 que levou na Copa do Brasil.

Nordeste - Estes são os destaques da região: em Pernambuco, Santa Cruz x Porto sábado e Salgueiro x Sport e Náutico x Central domingo; na Bahia, Vitória x Juazeirense sábado e Vitória da Conquista x Bahia domingo; no Ceará, Icasa x Fortaleza e Ceará x Horizonte domingo (aliás, Ceará que "oxou" nesta sexta com o Guarani); no Rio Grande do Norte, América x Baraúnas e Potiguar x ABC; e no Maranhão, Sampaio Corrêa x Araioses.

Curtinhas

*Anelka não é mais jogador do West Bromwich, o qual estava impedido de defender por cinco atuações desde o mês passado por causa do gesto antissemita feito ao comemorar um gol em 2013. Queimou feiaço seu filme.

*Basquete: Phil Jackson de volta à NBA. Detentor de 13 títulos, dois jogando e os demais treinando, a lenda de Chicago Bulls e Los Angeles Lakers passará a ser dirigente do New York Knicks, onde ficou marcado jogando.

*Salto com vara: Mauro Vinícius "Duda" tirou medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos em Santiago com a marca de 7,88, atrás dos 7,94 do uruguaio Emiliano Sanches e dos 8,16 do panamenho Irving Saladino.

*Ary Graça renunciou ao comando da Confederação Brasileira de Vôlei, que presidia havia 17 anos. Podem dizer à vontade que não tem relação essa saída com as denúncias explodidas recentemente nas reportagens feitas na ESPN Brasil pelo Lúcio de Castro, mas é impossível não pensar que justamente uma coisa tenha a ver com a outra. Se não houvesse a divulgação deste material, Ary teria renunciado? Mas de jeito nenhum. Seria mais fácil eu jogar vôlei de praia com a Leila do que isso acontecer. O universo do vôlei brasileiro é ótimo dentro de quadra, mas notamos mais claramente agora que é nebuloso demais fora dela. As máscaras estão caindo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Só mesmo pesquisando para perceber o tanto de tempo que já passou: em janeiro último, completou 5 anos que a Rede Record acabou com a faixa de noticiários regionais nos sábados à noite. Até o comecinho de janeiro de 2009, também aos sábados eram exibidos os jornais locais noturnos, caso daqui do "Rio Grande Record". Dali em diante, só sobrou o "Jornal da Record" de informativo nas noites de sábado, até que no ano passado entrou o "Cidade Alerta" também neste dia da semana. Contudo, são espaços nacionais, já que as versões regionais do "Cidade" não são transmitidas aos sábados. As notícias não deixam de acontecer em momento nenhum.

*Lembrei de comentar isso por causa de algo do sábado passado. Passava das 14h quando surgiu a informação do desabamento de parte do teto de um prédio residencial antigo de três andares na Barão do Amazonas, uma importante avenida da zona leste daqui de Porto Alegre pela qual passo seguidamente quando me direciono pro hipermercado - mas o prédio atingido fica num caminho adiante ao ponto onde dobro para entrar na Av. Ipiranga. Ponto. Ainda dentro do "Balanço Geral RS", a Record passou as primeiras informações do caso em entradas por telefone da repórter Lizandra Ongaratto. Isso à tarde. Mas e quem só ligou TV à noite para saber das notícias do dia? Teve como opções "RBS Notícias", "Band Cidade" e "Jornal TVCOM", que vão ao ar também aos sábados, mas nada na Record, que não abre espaço na grade nacional para faixa regional aos domingos. Logo, a Record só pôde voltar a essa notícia do prédio na manhã da segunda-feira, a partir do "Direto da Redação". Pode isso?

*Não estou dizendo que tenha que ser em duração normal dos outros dias da semana, mas será que ao menos 20 minutos no espaço do "Cidade Alerta" a Record não poderia liberar às emissoras da rede para retomarem os noticiários locais aos sábados? Acho que seria muito bem-vindo isso, de igual maneira também abrir nem que fosse um espaço mínimo no domingo à noite, após o "Domingo Espetacular" (ou mesmo dentro dele, como um bloco regional curtinho perto do encerramento), para não se ficar o dia todo sem notícias regionais. Aí entra o bom exemplo de várias emissoras da Rede Globo ao terem dominicais locais noturnos, casos do "Teledomingo" aqui na aldeia pampeana, do "Estúdio SC" e da "Revista RPC" no Paraná, só ficando aqui na Região Sul.

*Ainda no assunto jornais locais noturnos: leio no NaTelinha que o "MG Record" do Carlos Viana teve na última quarta-feira sua melhor audiência do ano, marcando 11 pontos de média e segundão isolado em Belo Horizonte das 19h35 às 20h20 (só na quarta-feira a exibição dos noticiários regionais é 20 minutos mais cedo).

*Diferentemente do afirmado pelo Léo Dias, que falou em suspensão, disse Rogério Forcolen em seus perfis nas redes sociais que tirou um miniperíodo de férias até a próxima segunda-feira, quando voltará à Record e retoma o "Balanço Geral RJ" do meio-dia, neste período comandado pelo Gustavo Marques.

*Leio na Keila Jimenez que o Viva teve 50% a mais de audiência que o habitual com as jornadas de carnaval entre os dias 2 e 9 deste mês, chegando à segunda posição no balanção dos canais por assinatura, tendo mais de 7 milhões de telespectadores diferentes neste período. Uma estreia com "os dois pés direitos".

*Completa 65 anos neste domingo Selma Egrei, atriz que fez um caminhão de filmes na década de 70, vários nos anos 80 e alguns mais recentes. Ela trabalhou em várias produções na TV nas décadas de 70 e 80, além de ser mais constante de 2004 para cá. Sua última aparição foi no ano retrasado em "Sessão de Terapia", no GNT.

*Exibido à tarde durante a semana, o SBT terá o "Caso Encerrado" às 22h15 deste sábado no espaço que antes era do agora novamente diário vespertino "Casos de Família". Telebarraco latino dublado em português. Elaiá! Admito que tentei olhar um pedaço disso durante esta semana. Faltou vontade minha. Só resisti 30 segundos.

*Globo anunciando "Meninas Malvadas" para o "Cine Fã-Clube" deste sábado. Primeiro: será que o disco com este filme resistiu a tantas e tantas reprises no SBT nos últimos anos? E segundo: Lindsay Lohan num sábado à tarde ninguém merece. Melhor encarar fila de 25 minutos num hipermercado lotado em véspera de feriado.

*À 1 da madrugada deste domingo para segunda, tem seriado novo no SBT: "Nikita", que substitui "Gosto de Sangue". Não confundir esta série com "La Femme Nikita", de 1997. Essa é outra, que se inspirou na feita por Peta Wilson e que foi produzida em quatro temporadas, com 73 episódios e Maggie Q no papel-título.

*Domingo dos 65 anos de Erik Estrada, um dos patrulheiros de "Chips", famoso seriado de 1977 a 1983.

*Completa 60 anos neste sábado Craig Wasson, astro de um ótimo suspense de Brian de Palma: "Dublê de Corpo", que tem muito, muito tempo que não passa na televisão e que tem Angie Dickinson no elenco.

*Outro aniversariante do sábado: Renny Harlin, diretor de filmes de ação e/ou suspense como "A Hora do Pesadelo 4" (segunda melhor continuação do Freddy Krueger), "Duro de Matar 2" e "Risco Total". 55 anos.

*A saideira saudosa: 5 anos neste sábado do falecimento de Ron Silver, ator de seriados como "Chicago Hope" e "Veronica's Closet" e de filmes como "O Reverso da Fortuna" e "O Guardião do Tempo". Ele nasceu em 1946.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Andressa Pavani

Andressa Pavani, musa do Paulista. Um consolo pra torcida do clube de Jundiaí, rebaixado pra Série A2 de 2015 com umas "doze" rodadas de antecipação, mas que possui nesta gatinha uma representante de cacife para lutar sempre pela primeira colocação.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Um dos principais nomes da música negra norte-americana, Sly Stone completa 70 anos neste sábado. Ele é líder da banda Sly & The Family Stone, que mandou aqui um torpedaço: "I Want To Take You Higher".

Clipe do Dia II

Sábado dos 50 anos de Rockwell, cantor de R&B do qual muitos lembrarão pela canção "Knife", que fez sucesso no Brasil, mas que recordo aqui por "Somebody's Watching Me", com participação de Michael Jackson.

Clipe do Dia III

Chega aos 60 anos Nancy Wilson, que formou com a irmã Ann Wilson a banda Heart, de "temóns", como "These Dreams", "Never" e "If Looks Could Kill". Apresento aqui Nancy cantando a ultraclassicaça "Stairway To Heaven" numa homenagem ao Led Zeppelin feita no fim do ano retrasado no evento Kennedy Center Honors.

Arremate

Quase um mês para o início do Campeonato Brasileiro. Com ou sem Portuguesa? Com ou sem Fluminense?

"24 Horas" volta antes ou depois de termos essa resposta, não sabemos o que nos dirá o futuro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.