.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 6 de março de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 180
Flamengo jogando para menos de 500 pessoas

A coluna anterior, bem recordarão, listou as 25 melhores plateias do futebol brasileiro até o momento, certo? Certo. Se eu fizer uma lista inversa com as 25 piores plateias envolvendo clubes das Séries A e B do Brasileiro, não duvido que essa de ontem à noite no Cidadania descole um lugar cativo pra chamar de seu. Bonsucesso x Flamengo teve 375 pagantes e 450 presentes. Pior público de um jogo envolvendo um dos quatro grandes neste Carioca de 2014 marcado pelas plateias baixíssimas, na casa das 1 mil ou 2 mil pessoas, isso quando não dá menos. Já é o quarto ou quinto jogo deste ano com um dos quatro grandes dando menos de mil pagantes, até então o menos assistido sendo Botafogo x Bonsucesso, com 456 pagantes e 582 presentes.

Eu não lembro muito bem, admito - e peço auxílio aos prezados estimados do Rio de Janeiro para ter um diagnóstico mais próximo da realidade -, mas a coisa agora tá no mesmo nível daquele "Caixão" de 2002 (assim chamado pejorativamente por remeter ao já falecido Eduardo Viana, o "Caixa D'Água" que presidiu a FFERJ), ainda não chega a tanto ou já tá bem pior? Seja qual for a resposta, só posso dizer que, toda vez que faço a busca de rendas e públicos para o balanção das plateias da rodada pelo Brasil para publicação às segundas e às sextas nesta "24 Horas", fico envergonhado ao ver os dados de vários campeonatos, entre os que mais me aborrecem os do Rio de Janeiro. E não fico nada alegre ao constatar isso.

Para fins comparativos, destaco alguns públicos de ontem à noite em jogos também iniciados às 22h e com TV aberta direto para a praça: 281 (322) em Toledo x Paraná, 1.150 (1.541) em Guarany x Fortaleza, 1.514 em Galícia x Bahia, 1.801 em Náutico x Salgueiro, 2.478 em Cruzeiro x Grêmio, 4.876 em Anapolina x Vila Nova, 6.457 em Atlético Mineiro x Caldense e 8.018 em Joinville x Metropolitano.

Destaques dos Estaduais

Paulista - O Corinthians fez sua parte ao quatrilhar o Linense e, se viu o Botafogo disparar em sua chave por bater o Atlético Sorocaba, sorriu com a derrota do Ituano pro Comercial. Será que vai sobrar para o Galo do Japí? São Paulo também quatrilhando, o Osasco Audax não deu pro cheio. A Ponte Preta caiu para o Bragantino após três êxitos seguidos. E eu, que gosto tanto de gol, queria demais ter assistido essa igualdade de quinas entre São Bernardo e Rio Claro. Hoje, os destaques ficam para o clássico Palmeiras x Portuguesa e Mogi Mirim x Santos.

Carioca - Goleada do Fluminense no Friburguense e vitórias do Vasco sobre o Resende e do Flamengo (que terá Luís Antônio reintegrado após retirada da ação judicial) diante do Bonsucesso. Sinceramente, como se animar com um campeonato desnivelado assim? Esta tarde, tem Botafogo encarando o Audax.

Mineiro - Quatro do Cruzeiro no Nacional e dobras de Atlético na Caldense e América no Guarani. Transcorridas 9 rodadas, o Cruzeiro tem 23 e o Atlético 17. Já o América tem um jogo a menos e soma 11 pontos, a dois do Boa Esporte, que é o quarto colocado e que perdeu fora de casa para o Tupi, que está em terceiro com 13 pontos.

Gaúcho - Nada de vitória, mas também nada de derrota, nem pro Internacional com o São José e nem para o Grêmio com o Cruzeiro. Hoje, o Caxias recebe o São Paulo e tem um Brasil x Juventude bem interessante.

Catarinense - Saiu na frente o Figueirense nesta primeira rodada do quadrangular pré-semifinal por derrotar o Criciúma e contar com um "oxo" entre Joinville e Metropolitano. Hoje, o hexagonal do descenso terá em ação Avaí x Chapecoense.

Paranaense - Empate do Coritiba com o Prudentópolis e vitória do Paraná sobre o Toledo em seu reduto. À noite, o sub-23 do Atlético recebe o Maringá.

Pernambucano - O Salgueiro ganhou do Náutico na Arena da Copa e o clássico caruaruense teve sucesso do Central sobre o Porto. Hoje, tem clássico recifense entre Sport e Santa Cruz.

Baiano - No dia em que adquiriu Lincoln por empréstimo junto ao Coritiba, o Bahia venceu o Galícia. Nesta quinta, o Vitória joga contra o Serrano.

Cearense - O Ceará ganhou do Icasa e o Fortaleza empatou fora de casa com o Guarany.

Potiguar - O América levou 2 do Potiguar, mas sorriu no fim pois marcou 3. Hoje, tem ABC x Globo.

Maranhense - Esta noite, tem Sampaio Corrêa x Cordino.

Goiano - Se hoje tem Goiás contra o Trindade e não tem Atlético nem ontem e nem hoje por ser o folguista de seu grupo, o Vila Nova segue ladeira abaixo por perder para a Anapolina e completar seis fracassos seguidos. É preciso muito, muitíssimo boa sorte para o novo treinador Sidney Moraes nessa roubada na qual se enfia.

A última Data-FIFA pré-Copa

5 x 0 do Brasil na África do Sul com três do Neymar, 2 x 2 da Croácia com a Suíça, 5 x 1 de Portugal em Camarões com dois do Cristiano Ronaldo (agora maior artilheiro da seleção lusa com 48 gols), 1 x 0 da Espanha na Itália, 2 x 0 da França na Holanda não mais invicta após 17 partidas, 1 x 0 da Alemanha no Chile, 4 x 3 do Equador/Vasco na Austrália/Palmeiras (roteiro igualzinho à final da Mercosul de 2000), 2 x 0 da Coreia do Sul na Grécia, 4 x 2 do Japão na Nova Zelândia, 2 x 1 da Costa Rica no Paraguai, 1 x 0 da Inglaterra na Dinamarca, 2 x 1 de Honduras na Venezuela, 2 x 0 do Egito na Bósnia, 2 x 1 de Guiné no Irã, 1 x 0 de Montenegro em Gana, 2 x 0 da Ucrânia nos EUA (Vladimir 2 x 0 Barack?), 2 x 0 da Argélia na Eslovênia, 2 x 0 da Rússia na Armênia, 0 x 0 em Romênia x Argentina (do Messi passando mal e vomitando em campo, porque nem todo dia é um bom dia) e México x Nigéria, 1 x 1 em Colômbia x Tunísia e Áustria x Uruguai, 2 x 2 em Bélgica x Costa do Marfim...

Mas vale um registro especial oportuno que vi do Luiz Carlos Largo nas redes sociais: o mais humilde dos 51 amistosos desta quarta-feira possivelmente tenha sido o mais importante, que foi o empate sem gols entre Haiti e um estreante Kosovo. Foi a primeira partida da seleção de Kosovo, que se separou da Sérvia em 2008 (mas a Sérvia não aceita isso pois considera este um território seu). Os kosovares ainda não são membros da FIFA, mas receberam dela uma sanção inédita após carta branca dada pela federação sérvia, como leio bem melhor explicado na sempre obrigatória Trivela. A partida aconteceu na cidade de Mitrovica e foi assistida por 17 mil torcedores. Não houve referências ao Kosovo independente, como bandeira ou hino nacional, mas isso não tirou a importância enorme que este acontecimento possui. Nem sempre o futebol é só fama, fortuna e grandiosidade. O que pode parecer pequeno também possui significado grande quando se vai além das quatro linhas.

Curtinhas

*Essa eu li agora pela manhã no blog do Demian Diniz da Costa, admito que não sabia e, como ainda finalizava a publicação das colunas do dia, evidentemente não posso deixar de passar: completa 110 anos nesta quinta-feira o primeiro jogo do Grêmio, vencido por 1 x 0 contra o FussBall Club Porto Alegre e valendo a taça Wanderpreiss. Duas partidas, aliás, ambas vencidas por 1 x 0. Bem observa o Demian: uma pena o Tricolor não planejar alguma celebração alusiva à ocasião. Esta imagem aqui mostra o pioneiro time gremista daquele 6 de março de 1904.

*Zezé Perrella condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a pagar 60 mil "dilmas" ao Sandro Meira Ricci por chamá-lo de cobras, lagartos e coisas piores pelo pênalti no Corinthians x Cruzeiro de 2010.

*Há 15 anos falecido, Filpo Nuñez nasceu em 1920. Argentino com larga ficha de serviços a muitos clubes do Brasil e vários da América do Sul, de Portugal e do México, ele treinou o Palmeiras da "Academia" da década de 60, por ele ganhando o RJ/SP de 1965. Neste mesmo ano, dirigiu o Verdão que representou a Seleção Brasileira em peleja de inauguração do Mineirão, com 3 x 0 favoráveis aos seus comandados diante do Uruguai.

*Com apenas 9 meses no cargo, o Porto demitiu o técnico Paulo Fonseca. Sexta troca neste cargo em 13/14.

*Laís Souza não está mais na unidade semi-intensiva neurológica do Jackson Memorial Hospital. Agora, ela está na área de reabilitação de lesões medulares. É lenta, mas a recuperação dela vai acontecendo. Graças a Deus.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Nos últimos dias, repercutiu muito aquilo da jornalista Janice Santos, que é namorada do Lasier Martins, ter um cargo jornalístico na Assembleia Legislativa aqui do Rio Grande do Sul, já que Lasier deixou a RBS este ano para concorrer ao Senado nas próximas eleições e seu partido é o PDT, o mesmo do presidente da AL. Isso deu um tremendo pano pra manga pois muita gente considerou que Janice chegou ali por influência do namorado, até mesmo reportagem nacional saiu no site do jornal O Globo. Mas agora, ela quebrou o silêncio e se manifestou.

*A ex-apresentadora da RBS TV de Passo Fundo publicou em sua página no Facebook uma resposta longa, que não dá para citar na íntegra aqui, mas da qual tiro alguns trechos: perguntou onde está o erro, como pôde se dizer o que foi dito nas redes sociais inclusive com colegas de profissão compartilhando isso, se alguém já fez o papel da troca e se colocou em seu lugar para tentar entender melhor o que foi tudo isso; garantiu não ter tido qualquer influência do Lasier, que nem político é ainda, e sim que chegou a repórter direta do presidente da AL pela própria capacidade, pois sem isso não seria convidada - pela segunda vez; chamou de "maldosos" estes comentários que ligaram seu trabalho de às vezes mais de 20 horas em um único dia a uma pessoa que afirma nada ter a ver com isso, com os faladores fazendo disso uma bandeira sem conhecer sua história e seu trabalho.

*Janice concluiu que as redes sociais têm um poder incrível, mas que é necessário usá-las para o bem pois a notícia ruim sempre corre mais rápido e depois fica difícil falar a verdade com a mesma dimensão, questionou o motivo para esta polêmica sobre o cargo que exerce na AL por um período X (período encerrando) estar ligado ao namoro com um homem de credibilidade que inicia na vida política e que nem tem cargo ainda, falou que nenhum jornalista que a entrevistou teve coragem de publicar uma vírgula por ser entendido que não é uma dondoca que optou por ficar sem fazer nada às custas dos outros e sim que vai à luta enquanto mãe zelosa com profissão, e que não chegou à Assembleia Legislativa por acaso após 18 anos de atuação na imprensa. Taí o lado dela.

*Atualização das 11:15: leio no José Luiz Prévidi uma bomba daquelas, que é a Band/RS ter demitido a repórter Luci Jorge, que aparecia quase que diariamente no "Jornal da Band" e nos demais noticiários nacionais da TV Band, premiadíssima e uma das melhores daqui da aldeia pampeana, com muitos e muitos anos na firma. Alegada foi a contenção de despesas para tanto. Pena isso. Mas tomara que ela volte logo em outra emissora.

*Seguindo aqui em Porto Alegre, mas mudando completamente de assunto: desde esta quinta-feira, o "Jornal do Meio-Dia" da Rádio Bandeirantes passa a ser apresentado por Leandro Domingues, que substitui Guilherme Baumhardt. Não vou lembrar exatamente desde quando o "Meio-Dia" está no ar, mas deve ter mais ou menos uns 12 ou 13 anos, por aí. A RB porto-alegrense o manteve em versão regional na faixa das 12h às 12h30 depois que a Bandeirantes de São Paulo acabou com o seu, que tinha a primeira meia hora em rede nacional e a segunda meia hora local, para dar lugar ao "Esporte Notícia" nesta faixa e ao "Jornal da Hora" logo na sequência.

*Uma do rádio de São Paulo que leio no Anderson Cheni: a partir da próxima segunda, a Estadão mudará suas manhãs e o "Estadão no Ar" de Mia Bruscato e Haisem Abaki entrará no ar às 7h, já que às 5h começará o novo "Primeira Edição", com Tatiana Ferraz junto com Vinícius França, voz-padrão da Capital AM e ex-Bandeirantes (escutei ele em programas como "Ciranda da Cidade", "Porque Hoje é Sábado" e "Bandeirantes Acontece").

*Saindo do rádio para a televisão: leio no Notícias da TV que a Record marcou 8,2 pontos em São Paulo com o "Cine Aventura", que mostrou "King Kong" no horário habitual do "Programa da Tarde". O filme encostou nos 10,5 pontos da Globo e venceu com sobras os 4,3 do SBT. Tudo bem que foi algo pontual e que não seria assim o tempo todo, mas que é uma amostra de que o "Programa da Tarde" não é tudo isso, me parece ser.

*Vencido pela Unidos da Tijuca com enredo que homenageou Ayrton Senna nos 20 anos de sua trágica morte, o carnaval do Rio de Janeiro foi bem mais assistido pelos próprios cariocas que pelos paulistanos. Leio no Daniel Castro que o "Ipobre" consolidado apontou o domingo para segunda com 13,4 pontos da Globo no Rio contra 7,4 em São Paulo, com a segunda para terça registrando 16 do RJ x 8,9 de SP. Sabe o que é mais interessante de tudo? Apesar destes índices considerados baixos na faixa das 10 e pouco da noite até perto das 7 da manhã, a Globo continuou líder. Quem é que merece mais críticas? Ela por esses números? Não. As concorrentes é que merecem críticas por não programarem nada melhor que atraísse o vivente que não quisesse assistir a folia.

*Curiosidade que eu tinha: quem apresentaria a apuração do carnaval carioca na Globo, já que não seria mais Márcio Gomes por agora ser correspondente na Ásia? Agradabilíssima surpresa: lá estava Mariana Gross, que apresentou junto com Milton Cunha do mesmo estúdio de vidro onde faz todos os dias o "RJTV" do meio-dia. Creio ter sido a primeira aparição dela enquanto âncora em rede nacional, na qual sempre a assistimos como repórter. Bem que, depois disso, poderiam vir alguns "Jornal Hoje" aos sábados. Gosto bastante da Mariana não de hoje e sim desde que apenas a escutava enquanto repórter da Rádio CBN na época do Marco Aurélio.

*Completa 40 anos nesta quinta-feira o jornalista Márcio Campos, que trabalhou em rádios do Vale do Paraíba, na TV Alterosa de Varginha, na TV BandVale e em primeira passagem de um ano na TV Band de São Paulo. É um parceiro de longa data do José Luiz Datena, primeiro por três anos na TV Record e, depois, em praticamente todo o período de regresso dele à Band - com exceção daqueles 43 dias da volta mal sucedida do Datenão à Record. É tão habitual assistir Márcio em dupla com Datena que fica até difícil imaginá-los separados.

*Muito, muito triste esse caso do Celso Mazzieri, jornalista da Rede Brasil (RBTV) encontrado morto aos 45 anos num crime cometido no interior de SP por cinco menores de idade, um deles seu namorado. Infelizmente, esta é uma realidade à qual o Brasil não poderia se acostumar pois nem deveria existir: menores de idade cometendo assassinatos e outros crimes sem tal extremo, mas nem por isso menos graves, porque sabem que a lei não os punirá da forma devida por valer apenas a partir dos 18 anos. E assim, outros tantos perderão suas vidas.

*Mudando de assunto, a data de hoje aponta os 75 anos do nascimento do ator Perry Salles, que morreu em 2009 e que foi casado com Vera Fischer, tendo seu papel mais marcante em televisão numa novela estrelada por ela, que foi "Mandala", na Globo, em 1987. Perry também fez vários filmes, especialmente nos anos 70.

*20 anos hoje do falecimento de Melina Mercouri, atriz grega nascida em 1920 e que foi indicada ao Oscar por "Nunca aos Domingos". Ela foi a primeira mulher a ser ministra da cultura em seu país.

*Agradecimento ao conviva Fernando Ramos, que me observou que é Brigitte Bardot a atriz por este que vos tecla não reconhecida na abertura da "Sessão da Tarde" nas décadas de 70 e 80, o que já adicionei ao tópico da "24" de ontem sobre os 40 anos completados pelo tradicional espaço vespertino de filmes da Rede Globo. Mereço um "cabong!" daqueles bem doído no pé do ouvido pelo pecado inadmissível de não lembrar da Brigitte.

*A saideira é da série "estamos ficando velhos": depois de nesta semana completar 40 anos David Faustino, o Bud de "Um Amor de Família", sabem quem aniversaria nesta quinta-feira? Andrea Elson, a Lynn Tanner de "Alf, o ETeimoso". Chega aos 45 anos. O tempo passa, torcida brasileira... menos no que está gravado e arquivado.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Amy Pietz

Amy Pietz, atriz que completa 45 anos nesta quinta. Lembro dela no seriado "Tudo Por um Gato", que era estrelado por Lea Thompson e onde fazia Annie Spadaro. Amy sempre foi a minha predileta dali.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Completa 70 anos hoje a soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa. Assisti algumas interpretações dela na época do "Concertos Internacionais" da Globo nos anos 90 (sim, é de lá ainda que vem meu hábito madrugador não mais tão vigente). Ouça aqui ela cantando "Aria (Cantilena)", das Bachianas Brasileiras n° 5 de Villa-Lobos.

Clipe do Dia II

70 anos nesta quinta-feira também de Mary Wilson, que formou com Diana Ross e Florence Ballard o trio The Supremes. Aqui está Mary no vocal principal em uma versão de "Can't Take My Eyes Off You".

Arremate

Debate sobre a validade ou não dos Estaduais explodindo após um jogo do Flamengo com 450 presentes.

"24 Horas" volta antes que as pessoas cheguem a alguma conclusão, seja essa ou aquela!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.