.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 27 de fevereiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 175
Vitórias em casa e empate fora

Este foi o saldo da quarta-feira dos brasileiros na Copa Libertadores. Somando as seis partidas desta semana, foram quatro vitórias (incluindo as de Cruzeiro e Grêmio), um empate e uma derrota (a do Atlético Paranaense).

Começou com o Botafogo buscando o empate com o Unión Española a 5 minutos do fim, "El Tanque" Ferreyra salvando a lavoura alvinegra. O Fogão foi aos 4 pontos e hoje à noite cuidará San Lorenzo x Independiente José Teran. Para ele, melhor seria dar empate neste jogo ou vitória argentina pois a primeira posição no Grupo 2 seria mantida. A próxima partida do Glorioso será no dia 12, fora de casa, contra o Del Valle, aos 15 pras 8 da noite.

Depois, o atual campeão fez seu primeiro jogo em casa. Independiente Santa Fé na frente, mas o Atlético Mineiro buscou o empate e, também a 5 minutos do fim, teve numa "puxeta bicicletada" do Neto Berola a virada que fez o preto e branco ir aos 6 pontos no Grupo 4, contra 3 pontos dos colombianos e do Nacional, que é o próximo adversário do Galo, dia 12, no Paraguai, às 10 da noite. Zamora? Esquece. É o saco de pancadas da chave.

Simultaneamente, o Flamengo construiu um triunfo sólido de três gols diante do Emelec, que até diminuiu, mas nada que estragasse o êxito carioca. Hernane deixou o seu. O último ou não? O intervalo durou 26 minutos pois o apitante cismou com uma câmera numa das traves de uma das goleiras. 3 pontos de Fla e Emelec, 4 do León e 1 do Bolívar, este o próximo adversário do Mengão no Grupo 7, dia 12, às 10 da noite, no Maracanã.

Esta noite, o Grupo 6 é movimentado por Newell's Old Boys x Nacional do Uruguai. Melhor para o Grêmio seria dar empate pois ambos teriam 1 pontinho, a cinco do Tricolor, sendo quase que duas cartas fora do baralho. E se anteontem tivemos um "revival de 1995", hoje tem um "revival de 1988". Por ser na Argentina este confronto, será que o NOB ganhará pelo marcador mínimo, só para coincidir que nem os 3 do Grêmio no Nacional aqui no RS?

Resumo pelo Brasil

Paulista - Quatro de 400 jogos do Muricy Ramalho, quatro jogos de encerrado jejum. Três do São Paulo no XV de Piracicaba, de virada. Três do Corinthians no Comercial, agora são três vitórias consecutivas. Tu vê só como é dinâmico o futebol: antes no purgatório, agora no paraíso. A Portuguesa dobrou e o Mogi Mirim se lascou. Hoje, o Palmeiras recebe o São Bernardo e o Santos duelará com o Bragantino. Já no "The Romance Championship" (Série A2), o Guarani empatou com a Itapirense e está em sétimo, a dois pontos do quarto colocado Marília.

Carioca - Fred impediu a derrota do Fluminense para a Cabofriense ao empatar aos 47 minutos da etapa final. Hoje, o Vasco visitará o Madureira numa matinê em Conselheiro Galvão, que não tem iluminação artificial. Ontem ainda, chamou demais a atenção o Audax largar três gols de frente, tomar dois do Bonsucesso e este chegar ao empate aos 43, à virada aos 46 e à quinta aos 47 minutos. Mas como se explica um apagão desses???

Gaúcho - O fator campo prevaleceu no Ca-Ju, com o Caxias fazendo dois gols, o Juventude anotando um e sendo essa a história de mais um clássico serrano. O Bepe só depende dele mesmo para seguir nos quatro primeiros e o Papo continua enroladíssimo na busca pela classificação. Depois, um Beira-Rio testado em jogo pela segunda vez apresentou alguns problemas por estar inacabado, como a falta um acabamento entre duas membranas fazer torcedores na arquibancada inferior se molharem com a chuva que caía. No confronto dos ex-invictos, um gol aos 38 do segundo deu ao Internacional a vitória diante do Brasil. Também ontem, um final eletrizante no Vale dos Sinos: Aimoré 2 x 1 aos 41 do segundo, Esportivo 2 x 2 aos 47 e Aimoré 3 x 2 aos 48. Loucura-cura-cura!

Paranaense - Adiantado do fim de semana, o Coritiba recebe hoje à noite o Operário.

Catarinense - 3 do Criciúma no Atlético de Ibirama, 3 do Figueirense no Juventus, 4 do Joinville no Marcílio Dias e estes três vencedores são os que completarão o quadrangular do título com o Metropolitano, que cumpriu tabela derrotando de virada o Avaí, que atuou já relegado ao hexagonal que definirá dois rebaixados. A Chapecoense fez seu papel e superou o Brusque, empatando em pontos com outros dois times, mas tendo saldo 2, contra saldo 5 fo Figueira e saldo 6 do JEC. Encerrada está a primeira fase e iniciada a segunda será na semana que vem.

Copa do Brasil - Restou à Chapecoense saber que estreará na competição indo ao Acre, pois o Rio Branco será seu oponente após marcar o gol da vitória sobre o Real Noroeste aos 44 minutos da etapa complementar.

Copa do Nordeste - Uma semifinal será confirmada hoje. O América de Natal receberá o CRB, que tem muito boa vantagem de 2 x 0 feita em Maceió. Quem passar daí terá pela frente Ceará ou Vitória, que empataram por 1 x 1 em Salvador, o que concede aos cearenses o benefício do empate sem gols. A lógica fechou a outra semifinal pois o Santa Cruz, que já tinha 3 x 0 favorável da ida, marcou mais um em Sobral e eliminou o Guarany. Por ser clássico com o Sport seu próximo desafio, já é certo que um pernambucano decidirá o Nordestão. Mas qual?

Pernambucano - Sport, que hoje vai à Arena de São Lourenço da Mata fazer esse bendito, problemático, turbulento e causador de chatonildérrimas dores de cabeça clássico adiado várias vezes contra o Náutico.

Cearense - Trinca do Robert no quatrilho sobre o Guarani e uma estreia positivíssima do Fortaleza na segunda fase, pela qual o Icasa largou bem-sucedidamente ao derrotar o Horizonte no Cariri.

Potiguar - O ABC "oxou" com o Baraúnas e tem 5 pontos após 5 rodadas desta segunda fase, a 5 pontos dos líderes Alecrim e Globo.

Maranhense - O Sampaio Corrêa estreou na segunda fase perdendo para o Imperatriz aos 45 do segundo tempo.

Piauiense - O River perdia por 2 x 0, diminuiu, empatou aos 35 minutos da etapa final e virou aos 46, mas o Piauí empatou aos 47 e assim acabou: igualdade de trincas. Que coisa linda! Passados seis jogos por lá, o Piauí é terceiro, com 8 pontos, e o River é segundo, com 10.

Goiano - Vindo de quatro derrotas, o Vila Nova cumprirá hoje, contra o Goianésia, a punição de uma partida com portões fechados para os torcedores. Assim preferiu fazer ontem mesmo o Goiás na vitória sobre o Anápolis, que marcou a estreia no time do Carlos Alberto (aquele!), para não ter que atuar sem torcida na rodada seguinte, quando fará clássico diante do Atlético. Esse marchou e perdeu num Serra Dourada vaziérrimo para o Trindade.

Copa Verde - Depois da sena enfiada sem dó e nem piedade no Princesa do Solimões, sendo quatro só do Lima, é realmente necessário que o Paysandu faça a volta na Amazônia? Poupem esse tempo desnecessário. Muito mais indefinidos estão os enfrentamentos vencidos por solo a nada pelo Brasiliense diante do Vilhena e pelo Brasília contra o Cuiabá. Hoje à noite, mais um Pará x Amazonas em Belém, esse com Remo x Nacional.

Fator campo completamente inútil

Nunca vi isso numa oitava-de-final de qualquer campeonato, sinceramente. Oito partidas de ida e seis delas foram ganhas por visitantes! Estatística desarmada pelo único empate deste grupo, entre Galatasaray e Chelsea, mas que foi reforçada pelo Real Madrid, que já está classificado para as quartas-de-final. De dois em dois, Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo amassaram, trituraram, espatifaram, esquartejaram e patrolaram o Schalke 04, que até fez um golaço com Huntelaar, mas nada que lhe permita sonhar com classificação na Espanha. Aliás, Schalke numa noite de Princesa do Solimões e Real Madrid numa noite de Paysandu, como diria Wianey Carlet. (rs)

Curtinhas

*Grêmio vendendo Wendell para o Bayer Leverkusen, onde jogará apenas ao fim da participação tricolor na Copa Libertadores. 50% tanto de Ramiro quanto de Bressan negociados com um grupo de empresários. Paciência...

*Deivid fora do Coritiba. Caiu fora alegando falta de pagamentos de direitos de imagem e pôs o clube na Justiça.

*Souza saiu do Bahia, rompimento amigável entre as partes. Quem quer um atacante no elenco do seu time?

*Rogerinho deu adeus ao Ceará, adquirido que foi pelo futebol chinês por 3 anos. Faz falta ou pode ir numa boa?

*Será dia 29 de março que o Atlético Paranaense (sub-23) fará um jogo-teste na mundialista Arena da Baixada.

*Andrés Sanchez podendo sair candidato a deputado federal em SP? Alguém duvida que acabará eleito?

*Campeonato Gaúcho com asterisco, tirados no TJD foram 8 pontos do Passo Fundo por uso irregular do meia Paulo Josué, atuante na equipe depois de encerrado o prazo de inscrição. O rebaixamento já se avizinha.

*Sabe Reinaldo, o Rei do Mineirão? Pediu as contas no Ipatinga e não o treina mais, derrotado que foi ontem à noite pelo Social no Módulo II de Minas Gerais. Saldo dele no Tigre: 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas.

*A vitória do São José por 3 x 2 sobre o Kindermann, no Vale do Paraíba, pela Copa Feminina do Brasil, teve um registro negativo que sei por dica do Lauro Tentardini no Facebook: uma atleta do time catarinense contundiu o tornozelo e precisavam levá-la para o hospital. Só que os responsáveis pelo jogo não quiseram encaminhá-la até lá pois, se a ambulância deixasse o Estádio Joe Sanchez, a partida teria que ser paralisada. Aí não...

*Desta vez, Júlio Werner não levou gol em sua segunda jornada pelo Toronto FC. Só que seus companheiros não marcaram nenhuma vez, daí deu "oxo" pelo torneio Walt Disney World Pro Soccer, em Orlando (USA).

*E o Minala, o "quarentão de 17 anos" da Lazio? Fez dois gols nos 3 x 1 sobre a Fiorentina, abrindo a decisão da Copa Itália Primavera, cuja partida de volta acontecerá em 9 de abril. O narrador gritou "goool!" ou "miaaau!"?

*Futsal: o caminho da seleção masculina brasileira nos Jogos Sul-Americanos do Chile terá no Grupo B duelos contra Argentina, Paraguai e Uruguai. O futsal deste evento poliesportivo será jogado de 12 a 16 de março.

*Vôlei: Giba deixou o Al Nasr, de Dubai, após apenas 3 meses. Reclamação dele: falta de respeito do clube.

*E essa do treinador Marcelo Mendez, do Sada/Cruzeiro, tendo que praticamente imobilizar seu comandado Serginho após a vitória por 3 x 0 (21/10, 21/15 e 21/17) diante do SESI, pela Superliga Masculina? O líbero da equipe mineira discutiu com Mário Júnior, do time paulista, que lhe deu uma ombrada. Cena muito chamativa.

*Superliga deles, cujas quartas-de-final estão fechadas e apontam estes enfrentamentos: Sada/Cruzeiro x Moda Maringá, SESI x São Bernardo, Vôlei Brasil Kirin x Canoas Vôlei e Minas x RJ Vôlei.

*Tênis: semifinalista no Aberto do Rio de Janeiro, Teliana Pereira foi eliminada já nas oitavas-de-final do WTA de Florianópolis ao levar 2 x 0 (7/5 e 6/2) da romena Alexandra Dulgheru. Do oitenta para o oito.

*No Aberto do Brasil, em São Paulo, nada de tetracampeonato do Bruno Soares nas duplas. Ele e Alexander Peya foram eliminados na estreia para Phillip Oswald e Guillermo Garcia-Lopez por 2 x 1 (3/6, 6/4 e 10/7).

*Decepção também no simples, pois o espanhol Nicolás Almagro é outro que não chegará ao quarto título na competição, batido que foi já no primeiro jogo pelo argentino Federico Delbonis por 2 x 1 (3/6, 6/3 e 6/2).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Veem aqui a volta de Gislaine Ferreira à previsão do tempo da Globo Minas após sete meses fora do ar por cumprir licença-maternidade. O retorno foi no "MGTV" do meio-dia para Belo Horizonte, então, para todo o estado ela reapareceu no "Bom Dia Minas" de hoje, ainda ontem ali estando Luísa Torres.

*Leio no NaTelinha audiências da TV Cidade (Record Fortaleza): no dia 7 deste mês, o "Cidade 190", das 12h às 14h10, liderou com 12,4 pontos, contra 9,5 da Verdes Mares ("CETV", "Globo Esporte", "Jornal Hoje" e "Vídeo Show") e 7,5 da Jangadeiro ("Barra Pesada" e abertura da Olimpíada de Inverno); e na quinta-feira passada, o "Cidade Alerta Ceará" registrou 9,7 pontos das 18h45 às 19h10, atrás dos 27,1 da Verdes Mares ("Joia Rara") e na frente dos 3,2 de Diário ("Malas e a Lei") e Jangadeiro ("Brasil Urgente"), e o "Jornal da Cidade" fechou com 10,6 das 19h10 às 20h30, atrás dos 32,5 da Verdes Mares ("CETV" e "Além do Horizonte"), mas na frente dos 3 da NordesTV ("Caso Encerrado", "Um Luxxo" e "SBT Brasil") e dos 2,7 da Jangadeiro ("Jornal da Band").

*Leio no Notícias da TV que a Record ganhou do "Vídeo Show" em Brasília anteontem. O "Balanço Geral", do Henrique Chaves, bateu a Globo por 9,9 a 9,6. Chaves ganhando da Globo na hora do almoço. SP 2008, és tu?

*Rogério Forcolen de luto. Morreu o pai do apresentador do "Balanço Geral RJ". Muita força para ele nesta hora.

*Leio no Comunique-se que foi pico de audiência do "SBT Brasil" desta terça-feira uma exclusiva da Simone Queiroz com Mizael Bispo, o condenado por matar a advogada Mércia Nakashima. 7,4 pontos em São Paulo.

*Ainda de Sampa City, leio no Flávio Ricco que Roberto Munhoz não é mais chefe de redação da RedeTV!. Foi para a Record e vai trabalhar a partir do dia 13 junto com Marcelo Rezende no "Cidade Alerta".

*Tá gerando uma repercussão muito negativa (agora até nacional por repercutida em matéria do site do jornal O Globo) aquilo da namorada do Lasier Martins, o grande jornalista gaúcho que deixou a RBS para concorrer a uma vaga no Senado, ser nomeada para repórter direta do presidente da Assembleia Legislativa aqui do RS, que é do mesmo partido ao qual se filiou o Lasier - leram sobre isso neste tópico na coluna da última segunda-feira.

*Além dessa associação de fatores despertar reações não muito positivas de bastante gente, pega ainda o fato da Janice Santos ter um salário correspondente ao terceiro nível mais alto de remuneração do legislativo gaúcho. Ela não exerce formalmente o cargo e foi justificado pelo superintendente interino de comunicação da AL, Cléber Bertoncello, que ela foi contratada por tempo determinado por ter experiência em marketing político em Passo Fundo e em Sarandi, e que será exonerada do cargo até hoje. Procurado pelo Globo, Lasier disse que o caso é desagradável e que a divulgação desta nomeação tem causado prejuízos eleitorais à sua candidatura, além de negar ter influência na contratação da namorada para um cargo tão elevado assim.

*Equipe da RBS TV para transmitir amanhã e depois de amanhã o carnaval daqui de Porto Alegre para todo o Rio Grande do Sul: ancoragem da Regina Lima, repórter do "Jornal do Almoço", e do Maurício Saraiva, do esporte e um apaixonado por samba e carnaval; comentários de Cláudio Brito, César de Lucena, Luiz Armando Vaz e Renato Dornelles; e reportagem de Eduarda Streb, Roberta Salinet, Manoel Soares, André Azeredo e L. Potter.

*Leio no Flávio Ricco que foi contornado rapidamente e internamente um problemão que poderia surgir depois do vídeo do Rafinha Bastos tirando onda do comercial da Friboi com Roberto Carlos - nem tanto pelo Roberto, mas mais pela Friboi ser do endinheiradérrimo Joesley Batista, que ainda por cima é o felizardo marido da rubro-negra Ticiana Villas Boas, do "Jornal da Band". Então, tudo ajustado e de novo focado na estreia dele à frente do "Agora é Tarde", quarta-feira que vem, após Linense x Corinthians e Flamengo x Bonsucesso.

*E essa que leio no Daniel Castro, de que a Band tinha entrado com ação na Justiça exigindo que Danilo Gentili voltasse ao trabalho por lá em até cinco dias? (o que na verdade era uma estratégia para obter indenização pela saída dele e impedir sua estreia primeiro no SBT com o "The Noite" antes da do Rafinha no "Agora") Elaiá...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Amanda Richter

Amanda Richter, atriz da TV Globo. Lindindona até não poder mais.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Uma das canções mais famosas de Adoniran Barbosa está aqui, interpretada pelo próprio: "Samba do Arnesto". Na verdade, o inspirador deste tema não se chamava Arnesto e sim Ernesto Paulelli, sendo uma conversa entre os dois que originou esta canção. Ernesto morreu nesta quarta-feira aos 99 anos, em São Paulo.

Arremate

Dia 25 de maio tem Jacques Villeneuve correndo as 500 Milhas de Indianápolis, prova que ganhou em 1995.

"24 Horas" volta antes que a prova principal da Fórmula Indy tenha autorizado seu início!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.