.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 26 de fevereiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 174
Três ontem, três hoje

Três brasileiros atuaram ontem pela Libertadores, dois exitosos e um fracassado. Três jogarão esta noite.

Com 29 mil fãs no Mineirão, um público ótimo considerando-se o horário horroroso de 5 e meia da tarde (horário de pico no trânsito) - e ainda por cima a greve dos ônibus, que felizmente pra quem é de Belo Horizonte foi suspensa ontem -, o Cruzeiro praticamente decidiu a parada contra a Universidad de Chile na etapa inicial com três gols marcados, uns quantos mais perdidos e nenhumérrima ameaça adversária. Até os chilenos irem às redes aos 20 minutos, o tempo segundo tinha tido de relevante só uma linda jogada do Everton "Kerlon" Ribeiro na ponta e mais nada. La U deu uma assanhadinha depois que marcou, mas o quarto gol a seis minutos do fim acabou com a brincadeira. Três do Ricardo Goulart, o dono da tarde, o cara do jogo. O quinto do William foi para arrematar uma vitoriaça que, concluídas duas rodadas, deixou os quatro times do Grupo 5 iguais em 3 pontos. A Raposa volta a atuar pela Libertadores só no dia 11, às 7 da noite, no Uruguai, diante do Defensor.

Depois, o Atlético Paranaense caiu pro Vélez Sarsfield na Argentina por dobro a nada, o que é ruim, mas que não está fora dos conformes. Adriano voltou a jogar, mas apenas a 8 minutos do fim. Na saída de campo, ele não deu entrevistas aos repórteres "autorizados" pelo clube (os das TVs detentoras dos direitos da competição) e deixou clara uma insatisfação com o treinador Miguel Angel Portugal pois achava que poderia mostrar mais serviço com mais tempo em campo. Os argentinos foram aos 6 pontos após 2 rodadas, contra 3 de Strongest e Furacão, e 0 do Universitario. Este é seu oponente no Peru na próxima partida rubro-negra é dia 13, às 11 e meia da noite.

Por fim, 33 mil torcedores compareceram à Arena para prestigiar o "revival de 1995". O primeiro gol foi controverso pois Luan encobriu o goleiro para marcar, mas isso depois do impedido Riveros ir na bola quando do lançamento e parar no meio do caminho. Lembrei daquele gol do Vargas no ano passado sobre o Botafogo, quando Kléber estava adiantado, mas não foi no lance. Tudo certo ali. Mudança na regra feita em julho de 2013 faz com que o impedimento seja marcado se o vivente for na bola. Nesse caso específico, então, não deveria valer o gol pelo Riveros ir junto com Luan na bola. Passada esta polêmica, o 2 x 0 veio não no que seria um golaço de voleio do Zé Roberto impedido pelo goleiro, mas sim num sapataço do Ramiro. Já nos acréscimos, Alan Ruiz completou a trinca tricolor. 6 pontos no Grupo 6 e saldo de 8 vitórias, 2 empates e 0 derrotas do Imortal contra colombianos aqui em Porto Alegre. A próxima parada é dia 13, às 9 e 15 da noite, contra o Newell's Old Boys, na Arena.

Os outros três representantes brasileiros vão a campo esta noite. O Botafogo visita no Chile o Unión Española aos 15 pras 8. Se vencer, manterá 100% após duas rodadas e não será alcançado pelo (se tiver) ganhador de San Lorenzo x José Teran amanhã. Empatando, dividirá o primeiro lugar com o vencedor da peleja desta quinta. Perdendo, será ultrapassado pelo próprio Unión e torcerá por empate amanhã. Às 10, duas porfias simultâneas. O Atlético Mineiro defenderá contra o Independiente Santa Fé um retrospecto de 5 vitórias e 1 empate diante de colombianos (clubes e seleção) em casa. Já o Flamengo reencontra o Emelec após dois anos e é obrigadérrimo a derrotá-lo para não ficar num mato sem cachorro em sua chave, como diria Madruguinha no meio das plantas.

Prévias dos Estaduais

Carioca - O Fluminense duela hoje com a Cabofriense pela rodada desta semana, que é quase toda hoje, segue amanhã com o Vasco e acaba no sábado com os hoje "libertadores" Botafogo e Flamengo.

Paulista - Também por lá, rodada de semana inteira. Turno duplo em Sampa City: primeiro, a Portuguesa contra o Mogi Mirim; depois, o Corinthians do Danilo de contrato renovado até a metade de 2015 diante de um Comercial que tá ameaçando não entrar em campo hoje se salários atrasados não forem pagos pela direção. Por sua vez, o São Paulo visita o XV de Piracicaba na noite em que Muricy Ramalho fechará 400 comandos do onze tricolor.

Gaúcho - A noite começa com o Ca-Ju atrasado dos rivais que estrearam com vitória seus técnicos no último fim de semana, Beto Campos num Caxias que depende só de si para continuar nos primeiros do Grupo B e Roger Machado num Juventude que precisa fazer o seu e torcer por tropeços dos inimigos pela zona de classificação do Grupo A. Depois, em mais um evento-teste no mundialista Beira-Rio com 10 mil associados alvirrubros e 250 xavantes visitantes, o Internacional receberá o Brasil no enfrentamento dos agora não mais invictos.

Catarinense - Depois da emoção de ontem no STJD, quando os esquentadinhos do clássico de Florianópolis foram punidos (Avaí sem Marquinhos por 10 jogos, Roberto por 6, Eduardo Costa por 5 e Eduardo Neto por 4, e Figueirense sem Éverton Santos por 4 partidas, Lúcio Maranhão e Nem por 1, e Dudu também 1 - mas este já cumprido), a emoção de hoje é no campo com a definição dos outros três que seguirão para o quadrangular que vale título e dos três que completarão o hexagonal do descenso. Metropolitano x Avaí nada vale, um já está no quadrangular e o outro no hexagonal. As partidas que valem são estas: Chapecoense x Brusque, Criciúma x Atlético de Ibirama, Figueirense x Juventus e Joinville x Marcílio Dias. A classificação aponta isto: 14 do Brusque, 13 do Criciúma, 12 de Figueirense, Joinville e Chapecoense, e 10 do Marcílio. Quem sorrirá à meia-noite?

Copa do Nordeste - O CSA fez 1 x 0, mas o Sport tinha marcado 2 x 0 na ida e passou pra semifinal, onde terá pela frente provavelmente o Santa Cruz, que hoje vai a Sobral encarar o Guarany após os 3 x 0 no Recife. Sport, cujo tão "enxaquecador" (essa é nova) clássico diante do Náutico, pela segunda fase do Pernambucano, acabou confirmado mesmo para amanhã à noite, na Arena Pernambuco, após o STJD deferir liminar da FPF. Eita nóis!

Potiguar - O ABC atua fora de casa contra o Baraúnas.

Maranhense - Sampaio Corrêa visitante no fim da tarde de hoje diante do Imperatriz.

Goiano - Após ser punido com uma perda de mando a ser cumprida com portões fechados e 10 mil mangos de multa pelas tretas dos arruaceiros travestidos de seus torcedores com os arruaceiros travestidos de torcedores do punido de igual maneira Vila Nova, o Goiás enfrenta hoje o Anápolis. Antes, o Atlético pega o Trindade.

Copa do Brasil - Ao mesmo tempo em que decidirá uma vaga para o quadrangular do título em Santa Catarina, a Chapecoense conhecerá seu primeiro adversário no mata-ou-morre nacional, que definido será no Acre. Vantagem é do Rio Branco, que pode empatar sem gols após igualar em 1 gol no Espírito Santo com o Real Noroeste, que precisa de empate a partir de 2 gols para avançar. Claro que aquele que vencer será o classificado.

As oitavas da Champions

Baita presente de grego do Olympiacos pro Manchester United: dobro a nada na ida das oitavas da Liga dos Campeões da UEFA, o que força os ingleses a ganharem no Teatro dos Sonhos por três de diferença para irem às quartas-de-final. Foi recém o primeiro mandante a ganhar nas seis partidas já realizadas, pois antes o hábito de triunfo visitante foi mantido pelo Borussia Dortmund, que tomou dois do Zenit, mas marcou quatro e, por isso, só não classificará na Alemanha se der um desastre daqueles. Borussia, que marcou um gol fora de campo ao banir de seus jogos até 2020 um idiota que se diz seu torcedor por proferir um grito de apoio ao nazismo durante o minuto de silêncio de sábado passado, antes do duelo com o Hamburgo pela Bundesliga. Voltando à UCL, as idas das oitavas acabarão hoje com Schalke 04 x Real Madrid e Galatasaray x Chelsea.

Luto em Portugal

Quase dois meses após o falecimento de Eusébio, mais uma lenda do futebol português morreu. Também vindo de Moçambique para o mundo da bola, Mário Coluna tinha 78 anos e estava internado desde o último domingo com uma infecção pulmonar. Ele marcou 127 gols em 525 partidas pelo Benfica entre 1954 e 1970, atuando com o "Pantera Negra" neste clube e na seleção de Portugal que marcou época na Copa do Mundo de 1966.

Racismo no Peru

Sim, de novo. Uma semana depois do Tinga naquele Real Garcilaso x Cruzeiro, agora o caso envolveu um atleta que enfrentou recentemente o Atlético Paranaense na fase pré-grupos da Libertadores. Foi Luis Advíncula, do Sporting Cristal, o alvo dos gritos racistas direcionados a ele por idiotas travestidos de torcedores do León de Huánuco. O árbitro mandou que fosse avisado nos alto-falantes do estádio que não é permitido racismo em um só lugar que seja do país. Infelizmente, a repercussão negativa do caso do Tinga não serviu de lição para muitos.

Convocação no handebol

Morten Soubak chamou a equipe feminina do Brasil para o Sul-Americano que acontecerá no Chile a partir do dia 7 do mês que vem. Com compromissos na Europa, ausentes forçosamente estarão Duda, Dani Piedade e Mayssa. A lista das convocadas inclui campeãs mundiais como Bárbara, Alexandra, Fernanda, Deonise, Ana Paula e Dara. Por sua vez, foram cinco diferenciações na lista do Mundial: a goleira Jéssica, a ala-direita Célia e a pivô Regiane, atuantes aqui no Brasil, e a ponteira Francielle e a armadora Patrícia, que jogam na Europa.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma boa nova destes últimos dias é a repórter Nathália Fruet começar a aparecer também na RBS TV. Ela chegou no ano passado ao Grupo RBS, egressa da Band/RS, para fazer reportagens na TVCOM e apresentar o "TVCOM 20 Horas" como substituta imediata do titular Léo Saballa Jr. Ganha muito o canal 12 com a Nathália.

*Olhem aqui um absurdo revoltante: a concluída mansão de quase 18 mil metros quadrados construída para ser a moradia de Amilcare Dallevo, dono da RedeTV!, e de sua primeira-dama Daniela Albuquerque. 18 quartos, hangar para quatro helicópteros, heliponto em cima da suíte, estacionamento subterrâneo para 50 carros, spa, cinema, quintal inspirado nos Jardins de Luxemburgo... Como é que pode um cidadão ter dinheiro para tudo isso e deixar os funcionários de sua emissora em situação tão ruim nos últimos tempos, com salários atrasados e não pagamento de vários encargos? Tem como não achar isso uma patifaria horrendamente sem vergonha?

*Quem desabafou contra isso no Facebook foi Rita Lisauskas, que foi demitida pela RedeTV! por justamente expor a situação péssima de quem nela trabalha. Disse ela que tem gente na emissora que não recebeu um só real de FGTS até hoje em 13 anos. E desde quando existe esta emissora? Há 14 anos e três meses...

*Leio no Fernando Oliveira que Domingos Meirelles, contratado pela Record para um novo programa de jornalismo investigativo, disse que revisitará alguns casos não solucionados dos tempos de "Linha Direta" na Globo e que, enquanto esteve fora do ar na TV, desenvolveu outros projetos, entre eles três livros: um com bastidores de suas reportagens, outro sobre o levante da força pública em 1924 e outro sobre a revolução constitucionalista de 1932.

*Leio no Flávio Ricco que a direção comercial da Bandeirantes ficou revoltada com um vídeo do Rafinha Bastos no YouTube onde ele esculhambou com o comercial da Friboi com Roberto Carlos. Nada relativo ao Rei, mas sim à Friboi, cujo dono Joesley Batista é um empresário grandão demais e, como se isso não bastasse, ainda por cima marido da Ticiana Villas-Boas, do "Jornal da Band". Que hora pra isso acontecer, heinhô, Batista?

*Leio no Notícias da TV que a Record adiou a estreia do "Domingo Show" pois atrasou a conclusão do cenário. A estreia ficou pro dia 16, daí terão que tapar buraco com algo no dia 9. Lá vem as tais pegadinhas, pode cuidar.

*A saideira triste no universo sambista: morreu ontem aos 82 anos Evaristo de Carvalho, radialista e sambista que passava por tratamento de hemodiálise e que passou mal, por isso sendo internado. Ele participou na antiga Rádio São Paulo do "Rádioteatro dos Negros" e do "E Aí Vem o Samba", primeiro programa do gênero que faria, depois repetindo a dose em emissoras como Marconi, Record e Gazeta. Há mais de 20 anos, ele fazia a "Rede Nacional do Samba" na 105 FM de São Paulo. Na década de 1970, fez "O Samba Se Aprende na Escola" na TV Cultura. Entre vários prêmios, recebeu no Rio de Janeiro o Momo de Ouro, dado por jornalistas e radialistas.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Daniela Ramalho

Daniela Ramalho, repórter da TV Globo Brasília. Uma bonita loira candanga, apenas não sei se somente profissionalmente falando ou se também de nascimento.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Completa hoje 35 anos a cantora Corinne Bailey Rae, lembrada aqui pelo sucesso "Put Your Records On".

Clipe do Dia II

Cinco décadas dedicadas ao flamenco, um ritmo envolvente, sedutor e irresistível. Flamenco de luto hoje, assim como toda a Espanha, pois um de seus principais expoentes em todo o mundo morreu aos 66 anos: o grande Paco de Lucía, que morava no México e que sofreu um ataque cardíaco. Assistem aqui ele tocando junto com Al Di Meola e John McLaughlin "Mediterranean Sundance" ao vivo. Uma perda irreparável para a música mundial.

Arremate

Hernane sendo vendido para o futebol chinês. Não tinha outra hora para o Flamengo fazer esse negócio, não?

"24 Horas" volta antes que Alessandro possa substituir o "Brocador" à altura como homem-gol do Fla!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.