.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 20 de fevereiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 168
Treinador: profissão de risco na serra gaúcha

Tô exagerando? Talvez sim. Mas a julgar por este meio de semana, não é de todo errado dizer isso. Ontem, os dois da dupla caxiense tomaram o olho da rua. O Caxias perdeu para o Grêmio numa partida agitadíssima, onde os gremistas saíram na frente, levaram a virada e reviraram com dois golaços do Barcos, o primeiro sem querer querendo e o outro por querer querendo. Ao fim do jogo, o primeiro vencido pelos tricolores sobre o oponente no Centenário em quase sete anos, Picoli pediu as contas e caiu fora do Bepe. Antes ainda, já tinha sido anunciada a saída do Geraldo Delamore do Juventude, que fechou cinco partidas sem sucesso depois daquela queda para o Internacional - que, também ontem à noite, teve o time sub-23 ganhando do Santiago Wanderers em Valparaíso, no Chile, na reinauguração do antigo Estádio Playa Ancha, agora chamado Estádio Elias Figueroa Brander. Não custa lembrar que estas saídas de técnicos acontecem próximas ao Ca-Ju da quarta-feira da semana que vem.

Destaques dos outros estaduais

Paranaense - A festa foi total do Alex, que comemorou seus mil jogos como atleta profissional anotando o pênalti da vitória do Coritiba sobre o J. Malucelli, que não foi às redes e fez a alegria do Vanderlei, que completou 250 atuações na meta alviverde. O Paraná "oxou" com o Arapongas. Hoje, o Atlético sub-23 recebe o Londrina.

Catarinense - O Criciúma apenas empatou com o Marcílio Dias no retorno do Lucca, autor do gol tricolor. Depois de sete rodadas, o Tigre soma 12 pontos a exemplo do Metropolitano, que deixou o Juventus de quatro. Ambos estão a um ponto do líder Brusque, confirmado na primeira posição ao derrubar o Atlético de Ibirama.

Paulista - A rodada que hoje tem como destaques Santos x Atlético Sorocaba e São Bernardo x São Paulo teve ontem a quebra do jejum de seis rodadas do Corinthians ao virar sobre o Oeste com um golaço do Jadson, mais uma vitória do Palmeiras com o gol do Alan Kardec decidindo tudo contra o Ituano, a derrota da Portuguesa para um Penapolense que completou cinco vitórias seguidas e êxito da Ponte Preta diante do Linense. Êxito duplo de Campinas, pois na Série A2 o Guarani bateu a Ferroviária para seguir a um ponto da zona de acesso pra A1.

Carioca - Fred faturou pela vez primeira em meio ano e o Fluminense completou diante do Macaé sete sucessos consecutivos. O Vasco derrotou o Bangu e o Flamengo superou o Madureira com o menor público do Maracanã desde a reabertura: menos de 4 mil presentes. Durante o jogo, o rubro-negro anunciou pelo Twitter a contratação do volante Márcio Araújo, ex-Palmeiras. Hoje, tem Botafogo em campo diante do Volta Redonda.

Mineiro - Mão cheia de gols do Atlético no URT, dobra do Cruzeiro no Guarani... Cadê a novidade? Só fora das quatro linhas, com a Raposa contratando o volante Willian Farias, do Coritiba. Os azuis assumiram a liderança com 14 pontos, um acima do Boa Esporte, que empatou com o Tombense. O Galo soma 8 pontos.

Pernambucano - Santa Cruz e Náutico empataram sem gols e o Sport derrotou o Porto em Caruaru.

Baiano - A festa dos 25 anos do título brasileiro foi minimizada porque o Bahia só empatou diante de sua gente com o Vitória da Conquista. Depois, o Vitória ganhou do Juazeirense, só piorando tudo para os tricolores.

Cearense - "Oxo" de Fortaleza e Icasa, quatrilho de virada do Ferroviário no Tiradentes e, faltando uma rodada pro fim da classificatória, temos isso: Fortaleza, Guarani e Horizonte assegurados na próxima fase, onde resta uma vaga entre Icasa, Quixadá e, muitissíssimo remotamente, Itapipoca. Quixadá e Itapipoca também disputam com o Ferroviário quem cairá com Tiradentes e Crato. O Ferrim está a dois pontos dos outros dois adversários.

Potiguar - O ABC venceu o clássico contra o Alecrim e, para alegria da família Marinho e neurose daqueles que reclamam que a Plim-Plim só passa jogo do Corinthians, o Globo ganhou do América com dois gols sabem de quem? Romarinho. (rs) 9 pontos para Globo e Alecrim, contra 4 do ABC e 3 do América nesta segunda fase.

Maranhense - O empate na ida deu ao Sampaio Corrêa a vantagem de novo empate no domingo para faturar a primeira fase, enquanto o Moto Club precisará triunfar.

Alagoano - Empate por um gol no clássico CSA x CRB marcou o começo da segunda fase.

Goiano - Quina do Goiás no Goianésia com tripleta do Araújo, dobra do Atlético na Anapolina e do CRAC no Vila Nova resultaram nisso após 9 rodadas: Grupo A com 25 pontos do Goiás e 16 do Trindade (enquanto o Atlético soma 15), e Grupo B com 12 pontos da Anapolina e 11 do Goianésia (bobeando o Vila, que parou nos 10).

Mato-Grossense - O Luverdense derrotou o Sinop e lidera sua chave com 18 pontos após sete rodadas.

Copa Verde - Classificados de ontem à noite: Nacional de Manaus ao vencer o Plácido de Castro, Cuiabá ao superar a Desportiva, Princesa do Solimões ao buscar o empate com o Santos no Amapá e Brasiliense por derrotar o Interporto. Hoje, sairão os últimos três qualificados para as quartas-de-final.

Chapecoense de olhos atentos

Empate por um gol entre Real Noroeste e Rio Branco, o que dá aos acreanos a vantagem do empate sem gols na volta, ao passo que os capixabas terão que vencer ou empatar a partir de dois gols para rumarem a Chapecó.

Grupos brasileiros em movimento

Hoje, os Atléticos vigiarão seus oponentes: o Paranaense cuidará The Strongest x Universitario e o Mineiro fica de olho em Nacional do Paraguai x Zamora. Ontem, o Flamengo soube do empate entre Bolívar e León, o que foi bom para os mexicanos, e o Cruzeiro foi auxiliado pelo atropelamento de quatro do Defensor no Real Garcilaso - que deve apresentar até segunda-feira uma defesa na Conmebol sobre o racismo de sua gente com o Tinga.

Fator campo? Grandes coisas!

É a lição deixada pela primeira semana da ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA, pois deu Bayern de Munique por dobro a nada no Arsenal (sétima vitória seguida como visitante em mata-ou-morre neste certame, li no Facebook do Alexandre Perin) e Atlético de Madrid por contagem mínima contra o Milan.

Só para não ser esquecido

Há um ano completado hoje, o rojão disparado a partir do setor onde estava a torcida do Corinthians atingiu e tirou a vida do jovem Kevin Espada durante o jogo empatado com o San Jose, em Oruro, pela Libertadores.

Curtinhas

*Estruturas temporárias do Beira-Rio bancadas pela prefeitura daqui de Porto Alegre, com a condição de investir em equipamentos que a cidade possa reutilizar depois. Até aí, tudo bem. Mas que aquilo de investimento todo do Internacional acabou caindo diante de tamanha churumela na relação dele com a Andrade Gutierrez, acabou.

*Horizonte x Fluminense, dia 20 de março, será no Domingão e não no Castelão. Mais do que correta mudança.

*Júlio Werner tomou três gols na estreia pelo Toronto FC em jogo contra o Columbus Crew, numa competição de pré-temporada que conta com outros times, entre eles o sub-23 do Fluminense. Não ligo pro que ocorrer agora com o marido da Suzana César. Que tome tudo quanto é gol agora e feche o alvo na Copa, assim já me servirá.

*Técnico da Sampdoria, Mihajlovic completa hoje 45 anos. Jogando, ele venceu títulos por Estrela Vermelha (Iugoslavo de 1991 e 1992 e Copa dos Campeões e Intercontinental de 1991), Lazio (Supercopa da Itália de 1998 e 2000, Recopa e Supercopa da Europa de 1999, Italiano de 2000 e Copa Itália de 2000 e 2004) e Internazionale (Copa da Itália e Supercopa da Itália de 2005 e Copa da Itália e Italiano de 2006).

*Adriana Araújo de volta à seleção brasileira de boxe, aparadas foram as arestas com a Confederação Brasileira após criticá-la fortemente há quase um ano. Bom desfecho pra medalhista olímpica de Londres.

*Basquete: definidos os grupos da próxima fase da Liga das Américas. Um será da sexta da semana que vem até 2 de março, nele estando Flamengo e Unitri contra o venezuelano Cocodrilos e o mexicano Halcones Xalapa. O outro será de 7 a 9 de março, com Pinheiros, Capitanes de Arecibo, Regatas Corrientes e Aguada do Uruguai.

*Oscar Schmidt internado no Sírio Libanês, em São Paulo, por sofrer uma arritmia cardíaca. Que ele fique bem.

*Tênis: Thomaz Bellucci fez 2 x 1 de virada no tangueiro Juan Monaco (4/6, 6/3 e 6/3) e jogará neste Aberto do Rio de Janeiro sua primeira quarta-de-final de um torneio da ATP desde Barcelona em abril do ano passado.

*Vôlei: iniciado em Belo Horizonte o Sul-Americano Masculino com as vitórias de Cruzeiro por 3 x 0 no Nacional do Uruguai (25/12, 25/12 e 25/9) e Minas por 3 x 0 no Club Ado do Chile (25/18, 25/15 e 25/15).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Episódio muito desagradável narrado em sua página no Facebook pela Cláudia Ramos, repórter do SBT no Rio de Janeiro: hoje no começo da manhã, ela ia de bicicleta na Prudente de Morais e foi seguida por um homem também numa magrela. O homem fechou Cláudia e a mandou descer da bicicleta. Ela tentou se desvencilhar, mas outro homem veio a pé e a agarrou. Por instinto, a jornalista começou a gritar e a se debater. Um terceiro bandido chegou e lhe deu uma porrada no braço direito. Mesmo gritando por ajuda numa rua cheia de pedestres e porteiros, Cláudia não recebeu uma só ajuda que fosse, além de nenhum policial presente no local. Só depois ela foi socorrida por duas moças que olharam tudo do carro onde estavam e pararam para ajudá-la. A repórter do SBT percebeu, então, que estava com o braço cheio de sangue, que foi limpo por uma destas duas moças. A seguir, Cláudia registrou queixa na delegacia e, depois, se dirigiu a um hospital. Triste retrato do cotidiano da violência.

*Uma boa aqui em Porto Alegre, essa eu vi no Facebook em postagem da Luciana Kraemer: acontecerá aqui em 22 de março o Seminário de Jornalismo Investigativo, que vai na mesma linha dos congressos promovidos em São Paulo pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). O pessoal gaúcho será representado por Nilson Mariano e Humberto Trezzi, ambos do jornal Zero Hora, e Giovani Grizotti e Fábio Almeida, ambos da RBS TV. Também se farão presentes nomes como Mauri Konig, Guilherme Storck (ambos da Gazeta do Povo), Gil Castello Branco (Contas Abertas) e Claudio Abramo (Transparência Brasil). Resta saber forma de inscrição e valores para participar deste evento, que acontecerá no campus da Unisinos. Volto ao assunto ao saber disso.

*Leio no Daniel Castro que a Globo quer que sua transmissão do carnaval este ano seja um marco, tanto que Boninho proibiu os apresentadores de se portarem como num "Jornal do Carnaval" pois quer deles o máximo de informalidade. Nada de apresentadores sentados ou em bancadas e sim se soltando, curtindo a folia para ver se a coisa fica mais próxima do agrado do telespectador. Eles ficarão não mais isolados em bolhas e sim no mesmo espaço dos comentaristas, que deverão evitar "dar aula de carnaval". Em São Paulo, Monalisa Perrone, Chico Pinheiro e comentaristas ficarão num estúdio no fim do sambódromo. Já no Rio de Janeiro, Luís Roberto, Fátima Bernardes e comentaristas estarão num estúdio no alto do sambódromo. Rio, que terá Tiago Leifert entrevistando personalidades em um lounge e cuja aposta é que ele seja o mais "solto" de todos os participantes. Monalisa e Chico sucedem Mariana Ferrão e Cléber Machado em SP e Fátima substitui Glenda Kozlowski no RJ.

*Complemento meu: no Acesso do RJ, a dupla de anfitriões manterá Mariana Gross e Alex Escobar.

*Leio no NaTelinha que a Rede Vida tem ficado na frente de algumas emissoras mais repercutidas e divulgadas nas grandes mídias no fim da tarde, mais especificamente às 6 da tarde, quando mostra "O Terço". Anteontem, o índice em Sampa City foi de 1 ponto, contra 0,7 da Gazeta, 0,5 da RedeTV! e 0,1 da Record News.

*O evento de reinauguração oficial do Beira-Rio, no primeiro fim de semana de abril (fim de semana dos 105 anos do clube), terá uma presença global como grande incremento. No ar na novela "Em Família", a coloradíssima de quatro costados Júlia Lemmertz interpretará textos que contarão toda a história do Internacional em textos de Luis Fernando Veríssimo, Luís Augusto Fischer, Martha Medeiros e Frank Jorge no evento de 5 de abril.

*Chega aos 50 anos nesta quinta-feira French Stewart, o Harry Solomon de "3rd Rock From The Sun", que nós conhecemos por "Etaterrestre" no Multishow e "Uma Família do Outro Mundo" na Bandeirantes.

*E essa da vereadora carioca Leila do Flamengo virar piada no YouTube por, durante discurso crítico contra o presidente da Venezuela, chamar Nicolás Maduro de "Nicolás Madruga"? Claro que o povo não perdeu tempo e já fez montagens alusivas ao Seu Madruga do "Chaves". Tendo quem dê motivo para tais zoeiras, inevitáveis são.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Aline Porciúncula

Aline Porciúncula, pedagoga e orientadora educacional. A moça que estrela a seção hoje é esposa do comentarista esportivo Maurício Saraiva. Em tempos de carnaval por chegar, dá para dizer que ela é a porta-bandeira da vida dele, o mestre-sala da equipe de esportes da RBS TV e um grande admirador de folia e samba.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Há 70 anos hoje completados, saía pela primeira vez em jornais dos Estados Unidos a tira de quadrinhos do Homem Morcego e do Menino Prodígio. Pretexto para destacar aqui a trilha musical do primeiro grande filme de Batman nos cinemas, com Michael Keaton como seu intérprete: é "Batdance", com Prince. Tinha um tempaço com "TE" maiúsculo que eu não ouvia essa música, mas do nada ela me veio à cabeça.

Arremate

Deu no site: "sem credencial, Jérôme Valcke é barrado por seguranças da Fifa em Florianópolis". Ah, ah, ah!!!

"24 Horas" volta antes que outras papagaiadas envolvendo o manézinho da FIFA sejam noticiadas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.