.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 12 de fevereiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 160
A falência da minha inteligência

Explico: se eu ainda tivesse inteligência no cérebro, saberia usar melhor meu tempo mesmo que curto por ter tido menos horas aqui na internet nas últimas semanas, tanto por estar na rua resolvendo várias coisas quanto pelo cansaço extremo causado pelo caloraço abusivo que garantem moças e moços da meteorologia que vai dar um tempo aqui em Porto Alegre a partir de amanhã e pelas pernadas mais reforçadas que tive que dar em diversas destas ocasiões por causa da suspensa por uma semana greve de ônibus. Digo isto porque, mesmo há muitos dias "capotando" no meio ou no fim da madrugada por algumas horas, teimo em achar que vencerei desperto o período igual fiz por anos a fio, não aceitando que meu relógio biológico pensa diferente. Consequentemente, não tenho muitos textos prontos e, quando volto pra cá depois das 7 e perto das 8 da manhã, tenho muita coisa ainda por fazer. Não são tempos que me deixem feliz, muito ao contrário.

É a falência da minha inteligência, já que a falta dela faz com que eu administre mal meu tempo e prejudique o site tanto para mim enquanto editor, pois ao longo dos mais de 10 anos fiquei habituado a atualizá-lo no início das manhãs e não no final delas, quanto para vocês enquanto leitores, que têm prejudicado o acompanhamento dele. Não sei quando tudo estará normalizado, mas espero um dia recolocar o trem nos trilhos. Por enquanto, mais uma vez só me resta pedir sinceras e envergonhadas desculpas. Isto serve especialmente para, uma vez mais, os leitores que eu queria atender há dias na coluna "Papo de Mídia" e não pude fazê-lo até agora. São quase 10 e meia da manhã agora e prefiro sacrificar um dia mais esse atendimento aos e-mails atrasados das últimas semanas por uma atualização do site antes do meio-dia, até por ter que sair à rua para fazer coisas importantes que deveria fazer pela manhã, não fosse três horas de um sono fora de hora colocarem tudo a perder.

A propósito, para encerrar este meu enésimo mea-culpa que só faço por preferir dar explicações a todas e todos (só todos, pois quase não tenho mulheres na leitura dos meus escritos a não ser umas que algumas enquanto predominante a leitura de homens talvez pela minha escrita ser mais curtida por eles do que por elas) do que fazer que nada aconteceu: a coluna "24 Horas" até estava pronta no fim da madrugada desta terça-feira, mas aí eu "tombei" quando começaria a escrever o "Papo de Mídia". Devo ter comido algo que não caiu bem e nessa hora eu precisei repousar, mesmo a contragosto. Por isso, enquanto o "PM" desta quarta-feira é todo escrito no dia de hoje, a "24" é quase toda feita ontem e com algumas mudanças e adições feitas hoje.

Bom início brasileiro na segunda fase

Começou ontem a fase de grupos da Libertadores e os brasileiros largaram bem. Dois a nada, Botafogo na frente do San Lorenzo. Beleza. Com sufoco e exitoso apenas perto do epílogo, o Atlético Mineiro começou a defesa do título com um gol que valeu ouro, Ronaldinho servindo Jô pra testar nas redes. Largar com 3 pontos veio muito pro bem nesta chave que fechou a primeira de seis rodadas com o Independiente Santa Fé levando um do Nacional do Paraguai, mas vencedor pois fez três gols (por isso os colombianos na frente, por dois de diferença).

Ainda no começo da madrugada, o sucesso do Vélez Sarsfield fora de casa diante do Universitario abriu o grupo do Atlético Paranaense - que, aliás, confirmou a contratação do Adriano Imperador. É ou não é uma loucura? Já a quarta-feira reserva mais duas estreias de brasileiros, ambas fora de casa nas sessões de televisão aberta. O Flamengo vai ao México desafiar o León e o Cruzeiro está na altitude do Peru para encarar o Real Garcilaso.

Bola em jogo no Brasil

Copa Verde - Iniciado este novo certame inter-regional, que reúne 16 times de Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo. Não tem "perhaps", como diz minha mãe: são quatro fases ida e volta, o campeão terá disputado 8 jogos e garantirá presença na Copa Sul-Americana em 2015. Esta é a primeira fase, de dois em dois originando uma quarta-de-final e de quatro em quatro uma semifinal na ordem certinha: Paysandu x Náutico (7 x 2 Papão ontem no RR e volta dia 18 no PA com derrota por até quatro gols de diferença beneficiando os donos da casa - que, sejamos francos, estão classificados), Santos x Princesa do Solimões (hoje no AM e dia 19 no AP), Remo x Paragominas (amanhã em Paragominas e dia 20 em Belém), Nacional x Plácido de Castro (hoje no AC e dia 19 no AM), Brasiliense x Interporto (hoje no TO e dia 19 no DF), Mixto x Vilhena (hoje em RO e dia 20 no MT), Cuiabá x Desportiva (hoje no ES e dia 19 no MT) e CENE x Brasília (hoje no DF e dia 20 no MS).

Paulista - Leandro Damião estreou, mas o nome do Santos na vitória sobre o Comercial foi o de Geuvânio, tanto pelos dois gols quanto pela justificativa à comemoração "saci" dada à Joanna de Assis no Premiere, dizendo que seu empresário perdeu uma das pernas em recente acidente de moto. Só eu achei isso ou é mesmo um pouco mórbido tudo isso? O Peixe tem 19 pontos no Grupo C, contra 13 do São Bernardo, que bateu de virada o Atlético Sorocaba. Esta noite, será realizado um jogo pendente ainda da primeira rodada, com a Ponte Preta recebendo o Ituano. Curiosidade: se o Ituano ganhar, ele seguirá segundão do Grupo B e livrará cinco pontos do Corinthians.

Mineiro - O América receberá o URT sem Silas na casamata, posto no olho da rua que foi após uma derrota e dois empates. Moacir Júnior, ex-Tombense, o substitui. Hoje, o auxiliar Cláudio Marques comandará o time.

Catarinense - Duas partidas esta noite, antecipadas da rodada do meio da semana que vem. Uma delas terá a Chapecoense contra o Atlético de Ibirama e a outra confrontará Figueirense e Joinville.

Goiano - O Goiás trincou anteontem o Grêmio Anápolis e Araújo fez dois gols e perdeu um pênalti. São 19 pontos do Esmeraldino no Grupo A, seis acima do Trindade e sete a mais que o Atlético.

Pernambucano - Dois jogos esta noite pelo hexagonal principal: Sport x Salgueiro e Porto x Santa Cruz.

Baiano - Precisando de recuperação após perder pro Galícia, o Bahia desafiará o Jacuipense esta noite.

Cearense - Clássico entre Fortaleza e Ferroviário, desta vez pelo returno. Antes, o Leão atropelou o Ferrim pelo turno. E agora? Mais tarde, no jogo da TV, o Icasa receberá o Horizonte no Cariri.

Potiguar - O destaque da quarta-feira terá o América contra o Baraúnas fora de casa.

Maranhense - O Sampaio Corrêa deu de três no Santa Quitéria anteontem e a semifinal da primeira fase está fechada: num confronto, Sampaio contra o Araioses; e no outro, Quitéria diante do Moto Clube.

Alagoano - Começa hoje a final da primeira fase, Santa Rita x Murici. O campeão vai pra Copa do Brasil 2015.

Algumas da Europa

Inglaterra - O Chelsea foi aos 57 pontos ao empatar com o West Bromwich. Com 56, o Arsenal joga em casa hoje contra o Manchester United. Com 54, o Manchester City é mandante também hoje diante do Sunderland.

Portugal - O clássico adiado finalmente foi realizado e o Benfica derrotou o Sporting na Luz. São 43 pontos dos benfiquistas e 39 dos lisboetas, enquanto o segundão Porto está com 40.

Copa do Rei - Dois do Cristiano Ronaldo em tiros livres a 11 passos da marca fatal, Atlético de Madrid eliminado e o Real Madrid se garantiu na decisão contra Barcelona ou Real Sociedad, que resolverão hoje sua história.

Copa da Itália - A vantagem era da Udinese, mas a Fiorentina a reverteu, ficou com um gol a mais no agregado e está na decisão contra Napoli ou Roma, oponente decidido no fim da tarde nosso de hoje.

Curtinhas

*Interino do Hiltor Mombach na opinião do Correio do Povo, Carlos Corrêa publicou ontem que o Bom Senso FC deve apresentar em um mês uma proposta de criação da Série E do Campeonato Brasileiro, que teria mais de 400 participantes em divisões regionalizadas para mantê-los ativos ao longo de todo o ano com 32 atuações mínimas por temporada. Consta haver em andamento estudos específicos até de quilometragem percorrida pelos clubes. Ano passado, o Botafogo da Paraíba (campeão da Série D) percorreu 39 mil quilômetros, quando pela ideia do BSFC no máximo fecharia 30 mil. Resta saber qual será a repercussão da ideia.

*Por falar em Bom Senso: Paulo André trocando o Corinthians pelo futebol chinês. E agora?

*Só brasileiros atuantes no exterior chamados pro amistoso da Seleção Brasileira contra a África do Sul em 5 de março, em Joanesburgo. Luiz Felipe Scolari chamará os atletas dos times daqui só a cinco dias do amistoso. É que ele conta com Fred, que recém se recupera de contusão e, por isso, tem desfalcado o Fluminense.

*Os convocados: no gol, Júlio César; nas laterais, Daniel Alves, Rafinha e Marcelo; na zaga, Thiago Silva, David Luiz e Dante; na meia, Paulinho, Luiz Gustavo, Fernandinho, Ramires, Oscar, Willian e Bernard; e no ataque, Hulk e Neymar ex-Marquezine (acabou o romance dele com a Bruna, que agora "anda pelas próprias pernas").

*Novo jogador no Grêmio: Dudu, meia-atacante egresso do Dinamo de Kiev e já inscrito na Libertadores. Atuará por empréstimo até o fim deste ano. Ele atuou por Atlético Goianiense, Cruzeiro, Coritiba e seleções de base.

*Se depender do Internacional, o jogo de sábado contra o Caxias será o evento-teste do Beira-Rio com todas as adaptações feitas pra Copa do Mundo - até anteciparam o horário das 21h pras 19h30 pois o SporTV vai exibi-lo ao vivo. Porém, Ministério Público do RS e Brigada Militar ainda não liberaram o estádio pois alguns pontos ainda devem ser ajustados. Eles esperam laudos do clube para fazer uma nova vistoria na véspera do dia do jogo.

*Confirmada a Copa América de 2015 para 11 de junho a 4 de junho, em oito sedes no Chile: Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, Concepción, Temuco, Antofagasta, Rancagua e (seus olhinhos de noite) La Serena.

*Ribéry fora da ida das oitavas da Liga dos Campeões. Operação por um problema incomum nas nádegas. (ih, rapaz!) Pior para o Bayern de Munique, melhor para o Arsenal. Ou será que não fará diferença?

*Veem aqui Joseph Minala, camaronês contratado pro meio-campo da Lazio. Ele tem apenas 17 anos. Ah, vá!

*Atriz pornô, Ava Devine prometeu que ela e amigas farão sexo grupal com todos os jogadores do Cleveland Cavaliers se eles avançarem aos play-offs da Conferência Leste da NBA. Serviu o estímulo, gurizada?

*Em tempo: Ava por Ava, ainda prefiro o poder de atração da inesquecível "condessa descalça" Ava Gardner.

*Completou 80 anos ontem John Surtees, até hoje único campeão mundial em duas e quatro rodas. Vencedor de sete títulos de motociclismo entre 1956 e 1960, ganhou também a Fórmula 1 em 1964.

*César Cielo e Felipe França fora da natação nos Jogos Sul-Americanos do mês que vem, no Chile. Pediram dispensa. Thiago Pereira e Henrique Barbosa os substituem. A natação terá disputas abertas no dia 7.

*Será em casa que a equipe feminina de tênis do Brasil enfrentara´a Suíça na repescagem do Grupo Mundial II da Fed Cup, entre 19 e 20 de abril. O local será definido até 4 de março pela Confederação Brasileira.

*Futsal: Crateús (CE) sediará a Taça Brasil deste ano, em datas que ainda definirão. Serão 10 times: Crateús, Horizonte, Joinville, ACBF, Minas, Marechal Rondon, Goiás, Mossoró, Moita Bonita e Nossa Senhora do Amparo.

A vitória da violência

Com seis anos de atraso, o Brasil começou a protestar nas ruas contra muitas coisas erradas a partir da metade de 2013, quando as atenções se voltaram para a Copa das Confederações. Protestos com enorme atraso, mas muito válido se feito na base da demonstração da insatisfação com algo. Infelizmente, estas manifestações são usadas desde o começo por baderneiros violentos que tiram proveito destas ocasiões para colocarem pra fora a má índole que possuem, onde promovem a desordem pela desordem - nada que o universo do futebol não saiba o que é por bastar lembrar das torcidas organizadas, quase sempre as causadoras de tudo de ruim nos estádios.

A morte do Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro, não pode ser encarada como fatalidade. Quando um irresponsável sanguinário dispara um rojão, o risco de haver vítimas é muito grande. Por desgraça completa, o câmera da Band foi acertado e perdeu a vida nesta segunda-feira, embora sua situação já fosse extremamente difícil desde o começo. É o ponto não mais alto e sim mais baixo do que é notado desde o começo destes manifestos, que é sobrar volta e meia para a imprensa. Muitos jornalistas tiveram que passar a trabalhar do alto de prédios, outros fizeram reportagens com microfone sem canopla para evitar identificação, carros de veículos de jornalismo foram queimados e depredados, ameaças de agressão foram feitas, algumas até aconteceram... O Rio é um que tem registrado várias ocorrências assim neste pouco mais de meio ano.

Os desabafos deixados nas redes sociais por um sem-número de jornalistas desde ontem, especialmente do Rio de Janeiro e mais ainda de colegas de Band (embora isso ganhe dimensão além-fronteiras e toque profissionais de todas as redações) bem definem a desolação que resultou nesta triste situação que é um câmera, enquanto exercia seu trabalho, perder a vida de uma maneira tão estúpida. É a vitória da violência. Violência que, no dia a dia, os sanguinários bárbaros têm praticado para acuar as pessoas de bem e deixá-las reféns da própria sorte. Que Deus possa confortar a família do Santiago - como a filha Vanessa, que deixou uma carta de despedida a ele que toca o coração de qualquer um - e que haja consequências deste infortúnio que não foi fatalidade.

Em tempo 1: jornalistas e cinegrafistas pediram em protesto na 17ª DP, em São Cristóvão, melhores condições de trabalho por parte de suas emissoras. Muito justo e devido. Em atos como estes que parecem pacíficos no começo e que ficam violentos no fim, com ares de guerra civil, toda e qualquer proteção não é exagerada. Talvez se Santiago tivesse algum reforço, como colete e capacete, ele não se ferisse tanto e pudesse viver até agora. Mas como não sou conhecedor completo do assunto, não quero afirmar nada, daí eu usar "talvez".

Em tempo 2: simplesmente inacreditável e inaceitável o vídeo do Paulo Henrique Amorim no YouTube com o rosto coberto feito um Black Bloc, ironizando o editorial lido pelo William Bonner no "Jornal Nacional" de anteontem e dando a entender que este editorial teria nas entrelinhas a intenção de derrubar a presidenta Dilma Rousseff. Não falo isso por questões político-partidárias, mas porque o luto pela trágica morte do cinegrafista torna algo assim completamente fora de propósito, ainda mais com a culpa dos Black Blocs no cartório.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Morreu no domingo aos 72 anos, não se sabe ainda por qual motivo, o jornalista Renato Pompeu, que nasceu em Campinas. Atualmente blogueiro, foi um dos fundadores do finado Jornal da Tarde em 1966, e teve trabalhos em outros veículos de imprensa, além de livros que incluem o futebolístico "A Saída do Primeiro Tempo".

*Saiu da Rádio BandNews Fluminense FM a repórter Luiza Scheliga, ali atuante por quase um ano e meio. Não se sabe ainda as novidades profissionais dela, que também foi apresentadora de esportes na TV Brasil.

*Leio no Flávio Ricco que a Jovem Pan AM de São Paulo vai tirar do ar o "Jornal Jovem Pan Variedades", que Patrícia Rizzo apresenta das 15h10 às 17h, para dar lugar a outra edição do noticiário "Pan News". Diz o "guru" que é por medidas assim que a Pan está caindo no "Ipobre" e está atrás até da Rádio Record, que nos últimos anos deixou de ter programação às ganhas quando demitidos os comunicadores que dela faziam parte.

*Também nele, leio que José Nêumanne Pinto começa semana que vem na TV Gazeta de São Paulo. Ele é um dos comentaristas que o SBT demitiu, junto com Denise Campos de Toledo e Carlos Chagas.

*Com Luiz Bacci agora efetivo no "Balanço Geral SP", a Record escalou Gustavo Marques para o "Cidade Alerta Rio de Janeiro", mas é claro que não ficará assim até porque ele tem o "RJ no Ar" para continuar tocando.

*Em evento que anunciou as novidades da programação de 2014 (e confirmou quase tudo que já se noticiava), a Band confirmou o nome do jornalístico matutino que começará em breve: "Café com Jornal". A apresentação será mesmo da repórter Aline Midlej e do atual correspondente nova-iorquino Luiz Megale, que estreará como âncora na televisão, mas que tem muita rodagem como âncora de rádio por muitos anos na BandNews FM. Será este programa que integrará os profissionais das várias mídias do grupo, incluindo as emissoras de rádio.

*Leio no Mauricio Stycer um novo repórter que chegará ao "CQC" da Bandeirantes: Fred Melo Paiva, que passou por vários jornais e revistas, além de protagonizar a série "O Infiltrado" no History Channel.

*Bastou Silvio Santos dizer à Veja SP que assistiu 54 episódios de "Breaking Bad" durante férias em Orlando para a Record lançar este anúncio aqui para tentar emplacar o seriado, que tá mal no "Ipobre" paulistano.

*Há 55 anos hoje completados, nascia o ator Rodolfo Bottino. Ele fez filmes, peças de teatro e produções na TV, mas há alguns anos ficou marcado pelo lado chef de cozinha no canal Shoptime. Eu gostava muito do programa conjunto dele com Ciro Bottini, que vendia CDs em meio às receitas. Bottino morreu em 2011, vítima da AIDS.

*Surgindo Rachel Green imponente hoje, amanhã e sempre, Jennifer Aniston celebrou 45 anos nesta terça-feira. Por 236 episódios de 1994 a 2004 estrela da televisão em "Friends", foi vista em vários filmes a partir de então, como "Paixão de Ocasião", "A Razão do Meu Afeto", "Por um Sentido na Vida", "Quero Ficar com Polly", "Marley & Eu" e "Caçador de Recompensas", esse último passando anteontem na "Tela Quente" da Globo.

*Globo, cuja "Sessão da Tarde" felizmente voltou a lembrar dos títulos clássicos: "Flashdance" na semana passada, "La Bamba" amanhã e "Curtindo a Vida Adoidado" na terça-feira da semana que vem.

*Sem grandes divulgações, o SBT estreou na madrugada retrasada a sexta temporada de "Big Bang: a Teoria".

*Aniversário de 80 anos nesta terça de Mary Quant, a estilista que criou a minissaia nos anos 60.

*105 anos ontem do nascimento de Joseph L. Mankiewicz, diretor vencedor do Oscar por "Quem é o Infiel?" e "A Malvada", que também liderou obras como "A Condessa Descalça" (falando em Ava Gardner, né...) e "Cleópatra".

*Saideira triste: morreu anteontem aos 85 anos, de causas naturais, Shirley Temple. Ela foi a primeira grande estrela infantil do cinema norte-americano, brilhando em Hollywood com apenas 3 anos. Filmes como "Heidi", "Olhos Encantadores", "A Princesinha" e "Sangue de Heróis" definiram seu sucesso na década de 1930.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Uma atriz que curto bastante celebrou ontem 45 anos: Cláudia Mauro, que estará na novela "Em Família" (e só por causa dela, da Patrícia Naves e da Gisele Alves ligarei na Globo às 9 da noite) e que tem feito no Rio o espetáculo teatral musical "Randevu do Avesso". Toda sua carreira na televisão foi feita na Globo e inclui novelas como "História de Amor", "Por Amor" e "Páginas da Vida", o que mostra que Manoel Carlos é um vivente de bom gosto ao querê-la sempre em seus elencos. A exceção foi em 1998, quando foi pra Record fazer "Estrela de Fogo".

Mas para muitos da minha geração, Cláudia - que faz aniversário no exato dia do marido, o também ator e 11 anos mais velho Paulo César Grande - é eternamente a Dona Capitu da "Escolinha do Professor Raimundo", com seu ar moleca sensual que não sabia nada e acertava uma na sorte pura e outra de um jeito tão surpreendente que pegava a todos de surpresa. Nunca uma lousa foi tão bem apagada... Assista aqui um destes quadros dela na "Escolinha", com brindes como Galeão Cumbica, Dona Bela, Ptolomeu e Baltazar da Rocha.

Bela do Dia: Cris Carniato

Cris Carniato, atriz. Bonitíssima com "BO" maiúsculo. Somente agora, em buscas na internet, matei uma dúvida de mais de três anos: quem era uma linda que Lázaro Ramos havia conquistado por uma noite nos primeiros capítulos da novela "Insensato Coração"? Aí está a moça, que ficou esse tempo todo na minha cabeça, mas cujo nome não sabia até agora. Morenaça de enlouquecer.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Falecido há quase um ano (completado será em maio), o tecladista Ray Manzarek nasceu há 75 anos fechados nesta quarta-feira. Ele compôs o The Doors, do qual destaco aqui "Touch Me" em apresentação de 1968.

Clipe do Dia II

O vedetismo perdeu uma grande representante. Aos 93 anos, de falência múltipla de órgãos, morreu Virgínia Lane. Com quase 40 filmes e muitas peças de teatro desempenhados, também fez grande sucesso cantando. Separei aqui sua participação com "Sassaricando" em 1984, no "Programa Raul Gil" no SBT.

Arremate

Eu até poderia pedir dias de 48 horas. Mas se assim acontecesse, acho que eu pediria dias de 96.

"24 Horas" volta antes que eu crie juízo nessa fachada e trate de lidar melhor com meu tempo!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.