.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 6 de fevereiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 156
Boa tarde, leitores

Colunas publicadas perto das 2 da tarde. Consegui resistir acordado na madrugada, mas lá pelas 6 da manhã o estúpido calor de 30 graus (e sensação de mais) aqui em Porto Alegre mesmo no período noturno me derrubou e invento de me encostar um pouco na cama, era para ser coisa de cinco minutos. Foi de cinco horas. Só pude vir de novo às 11 da manhã, consequentemente, gerando mais este atraso horroroso. Nem digo mais nada, não digo mesmo. Tá, uma coisa eu digo: me perdoem, leitores. Tentarei consertar isso. Infelizmente, não sei de que jeito. Mas será por mim mesmo, agradecendo a auxílios que forem propostos, mas gentilmente os recusando pois não dá para aceitá-los unica e exclusivamente pelo PB ser um site muito pessoal, muito com a minha cara.

Seis brasileiros assegurados

Os brasileiros na fase pré-grupos saíram atrás, mas chegaram na frente e permanecem na Libertadores. Boa!

Com 50 mil alvinegros no Maracanã, o Botafogo demorou um pouco, mas fez a boiada passar todinha depois que aberta foi a porteira e deu de quatro a nada no Deportivo Quito. Só Wallyson fez três, no que pode se chamar de noite do seu renascimento com três faturas num torneio que lhe é familiar, artilheiro que foi da edição de 2011, quando jogava pelo Cruzeiro. No segundo gol, ainda havia alguma tensão pois um gol equatoriano forçaria que os cariocas anotassem mais um para avançar. Mas só deu Glorioso e a classificação veio sem maiores traumas para ir ao Grupo 2, contra Independiente del Valle, San Lorenzo e Unión Española.

Emoção mesmo viveu o Atlético Paranaense, que num espaço de dois minutos foi do sorriso pro lamento ao sair na frente e tomar o empate do Sporting Cristal. Só mesmo um gol o manteria vivo para a disputa nos pênaltis ser a salvação da lavoura. Mas passavam os minutos e nada. 40, 45, 46, 47... Opa! 47! Pênalti! A salvação da lavoura! Ederson cobrou e marcou aos 50. O frenesi não acabou aí, muito ao contrário. Disputa angustiante essa na Vila Capanema. Penny pegou duas cobranças e os peruanos ficaram com 3 x 2 de vantagem. Era converter um para acabar. Mas Weverton salvou a pátria. O rubro-negro marcou, chute adversário... que horror! Pra eles! Maravilha para os paranaenses! Aí, igualdade mantida e, nas últimas alternadas, um disparo na trave e o Furacão segue! Classificação eletrizante do CAP, adversário de Strongest, Universitario e Vélez Sarsfield no Grupo 1.

Isto garante seis brasileiros, já que previamente assegurados Grêmio, Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro. Hoje, a fase pré-grupos terminará com o Lanús provavelmente confirmando em casa a vantagem obtida diante do Caracas na Venezuela e o Guaraní precisando derrubar no Paraguai a vantagem da ida de 1 x 0 pra Universidad de Chile, este jogo fechando a chave do Cruzeiro. Será o desfecho de uma semana que pode se dizer que é de luto para a Copa Libertadores, já que faleceu o autor do primeiro gol da história da competição. Uruguaio, Carlos Borges tinha 82 anos e inaugurou os 7 x 1 do Peñarol no Jorge Wilstermann, em Montevidéu, em 1960.

Destaques dos estaduais

Paulista - Com direito a um golaço do França, o Palmeiras ganhou do XV de Piracicaba e segue 100% depois de seis rodadas. Argel Fucks estreou e a Portuguesa venceu a primeira no torneio ao tocar três no Atlético Sorocaba atuando na "Manchester brasileira". Com direito a treta promovida por organizados que queriam que os torcedores comuns ficassem em silêncio, numa extensão "versão light" nada louvável das tretas do sábado passado, quatro fracassos seguidos foram fechados pelo Corinthians, que foi abatido pelo Bragantino com dois tentos na etapa inicial. O Timão não perdia quatro consecutivas desde o Brasileirão de 2007. Esta noite, o São Paulo recebe o Paulista e o Santos visita o Linense. Ainda ontem, vitórias campineiras. A Ponte Preta venceu o Comercial por um gol e, no "The Romance Championship" (Série A2), o Guarani dobrou diante do São Caetano em Bragança com direito ao primeiro tento do defensor Gustavo Bastos, o irmão da Evelyn, a linda gaúcha repórter da Record RJ.

Carioca - "Crime" cometido num Moça Bonita com menos de mil pagantes em plenas e inaceitáveis 5 da tarde? Poderia ser, pois o Boavista abriu dois gols de vantagem. Mas é mais fácil eu casar com uma capa da Playboy do que pequeno derrotar grande no estadual da FFERJ. A quina do Flamengo falou mais alto com direito a três do Alecsandro, que voltou a trincar desde a igualdade tripla de proezas entre seu Inter e o Santos em 2009. Depois, em partida "secreta" por pouco percebida enquanto simultânea ao Botafogo na Libertadores, o Vasco levou susto e deu de ombros ao virar sobre o Volta Redonda e confirmar este sucesso, o quarto consecutivo no certame. 6 rodadas disputadas e temos 16 pontos do Flamengo, 14 do Vasco e 13 de Fluminense e Cabofriense. Lá atrás, o Botafogo só tem 5, mas seu jogo desta rodada contra o Bonsucesso foi adiado para quinta da semana que vem.

Mineiro - Com direito ao primeiro gol de Marcelo Moreno após três meses e meio, quando ainda atacava pelo Flamengo, o Cruzeiro trincou o Villa Nova. Mais tarde, numa noite dupla em Belo Horizonte - impossível se fosse de jogos grandes e viável em "cafés pequenos" como os de ontem -, o Atlético caiu pro Tombense, que impôs ao alvinegro apenas seu segundo tombo (perdão, não resisti) desde a reinauguração do Independência em 2012.

Gaúcho - Marcador mínimo bastou para o Grêmio sobre o Veranópolis numa Arena com público até bem razoável de 7 mil pessoas considerando-se os 10 dias da greve de ônibus aqui em Porto Alegre e o custo alto de R$ 4,20 dos transportes ainda ativos, sem contar a localização distante demais do Novo Casarão, o que deixa caro pra chuchu o preço do táxi. Aliás, é cuidar o que acertarão direitinho pros torcedores em relação ao Gre-Nal do próximo domingo. Depois, o mesmo aconteceu com o Internacional sobre o Pelotas, mas só aos 46 minutos do segundo tempo. Ambos lideram seus grupos, Tricolor com 11 pontos no B e Colorado 100% com 18 no A.

Catarinense - Salários atrasados, lei do silêncio por causa disso, treta entre torcedores e seguranças... O Avaí tá "calminho, calminho", como diria aquele comercial de remédio na voz do saudoso Lombardi. Turbulento assim, claro que perderia em casa pro Joinville, que nada tinha a ver com isso e obteve sua primeira vitória depois de quatro rodadas. Chapecoense e Figueirense "oxaram" e, hoje, o Criciúma visitará o Metropolitano.

Copa do Nordeste - Duas quartas-de-final já sabidas: CRB x América de Natal e Vitória x Ceará. O Grupo A não teve emoções, já que América e Vitória empataram sem gols (empate manteve o primeirão dos potiguares) e a igualdade em dobras entre Confiança e Sergipe foi inútil por ambos estarem desclassificados. O Grupo B foi mais aceso. O Bahia venceu o CSA e foi aos 10 pontos, mas o Santa Cruz bateu o Vitória da Conquista e igualou os 11 dos alagoanos. Dois baianos nesta chave e nenhum avançou. Os pernambucanos centenários continuam na parada. Cenário semelhante apresentou o Grupo C com as vitórias de CRB sobre Ceará e Potiguar no Treze. 11 pontos dos cearenses e 10 dos alagoanos, eles prosseguem. 9 dos potiguares, eles caem fora. Hoje, o Grupo D será resolvido em Guarany (8) x Náutico (5) e Sport (5) x Botafogo (4). Todos os quatro têm chances de vaga.

Potiguar - Sai hoje o campeão da primeira fase. Dá Baraúnas ou dá Globo? Não há vantagem de ninguém após o empate na ida. Certo é que Globo campeão fará a alegria dos Marinho e Globo vice fará Edir Macedo festejar (perdão, não resisti). Já o Palmeira superou nos pênaltis o ASSU, que está rebaixado pra segunda divisão.

Pernambucano - O empate bastava contra o Serra Talhada e assim aconteceu, daí o Porto completar com Salgueiro e Central o trio que encontrará Sport, Náutico e Santa Cruz no hexagonal principal.

Baiano - O Juazeiro ia aos 7 pontos ao ganhar do Bahia de Feira, enquanto o Feirense só tinha 5 ao conseguir empatar depois de levar a virada do Juazeirense. Só que o Bahia de Feira empatou aos 46 minutos do segundo tempo e tudo mudou. O Juazeiro ficou também com 5 e vai com o Botafogo pra segunda divisão por ter saldo negativo de 8 gols contra saldo menos 7 do Feirense. Que coisa, heinhô! A segunda fase, com Bahia, Vitória e Vitória da Conquista, terá ainda Serrano, Jacuipense, Juazeirense, Galícia e Catuense.

Cearense - Incansável, a maratona prossegue com Tiradentes x Icasa como destaque. Não tem Fortaleza em campo nesta quinta-feira pois é justamente ele o folguista desta rodada. Dizem os tricolores: "ufa!"

Maranhense - O fim da tarde terá o Sampaio Corrêa visitando o Balsas.

Goiano - Vitórias de Goiás na Anapolina e Atlético no Aparecidense, empate do Vila Nova com o Anápolis aos 46 do segundo. Curiosidade: faltou luz tanto na Serrinha por meia hora antes do segundo tempo do triunfo alviverde quanto por 40 minutos antes de começar o sucesso atleticano. Muito sortuda a TV Anhanguera, o jogo dela não foi envolvido nessa onda de apagões... Depois de seis rodadas, o Grupo A é liderado pelo Goiás com 16 pontos, contra 12 do Atlético, ao passo que o Grupo B tem o Vila em primeiro com 10, seguido da Anapolina com 6.

Mato-Grossense - Cortaram o barato do Luverdense, não mais 100% pois o CEOV o derrotou ontem à noite.

Paraense - Começou empatada a semifinal do primeiro turno da segunda fase entre Paragominas e Paysandu. A melhor campanha dá ao Papão a vantagem do empate pra volta. Esta noite, começa a semi Cametá x Remo.

Algumas europeias

O que é mais difícil de assimilar? Suspenderem Cristiano Ronaldo por três jogos pela expulsão recente na Série A (se fosse de quatro ou mais, ele não atuaria ontem na trinca do Real sobre o Atlético no clássico madrilenho da semifinal da Copa do Rei) ou o Barcelona ganhar da Real Sociedad com o bizarro gol contra do Elustondo dando um chutaço bem no peito do colega goleiro Zubikarai e a bola parando no alvo? É um páreo muito duro.

Enquanto isso, a final da Copa da Liga Francesa será Lyon x Paris Saint Germain e uma das semifinais da Taça de Portugal será Benfica x Porto, com a outra saindo hoje de Braga x Desportivo Aves e Rio Ave x Académica.

Só Fatos, Sem Boatos (especial)

Lembra deste tópico? As muitas transações feitas nesta quarta-feira e no inicinho desta quinta merecem que eu o reative por hoje, especialmente a primeira, que surpreendeu o pessoal e onde não se sabe quem ficou melhor.

*Troca-troca entre São Paulo e Corinthians: Alexandre Pato é emprestado aos tricolores por dois anos e Jadson é vendido aos alvinegros. Bastará mudar de clube para eles voltarem às boas? Meio brabo, mas vai que...? Mas eu ainda acho que, por décimos de milésimos, o Corinthians tá menos pior na foto do que o São Paulo.

*O Corinthians emprestou Douglas ao Vasco por um ano e confirmou o volante Bruno Henrique, da Portuguesa.

*O Palmeiras fechou com o volante Josimar, emprestado por um ano pelo Internacional.

*O Botafogo acertou com o lateral Júnior César, que deixa o Atlético Mineiro.

*O Atlético Mineiro contratou o zagueiro Edcarlos, do Seongnan da Coreia do Sul e ex-Cruzeiro. A coletividade alvinegra ficou de nariz torcido para esta negociação pois é um "vira-casaca" pintando em Vespasiano.

*O Paraná anunciou o meia-atacante Paulinho, que estava no Bragantino no ano passado.

*O Criciúma acertou o empréstimo do zagueiro Heitor para o Fortaleza.

*O Joinville confirmou o atacante Jael, cedido pelo São Caetano até o fim do ano.

Curtinhas

*Alexandre Gallo chamou a Seleção Brasileira Sub-20 para um amistoso no sábado da semana que vem, contra a seleção do Amapá, em jogo que reinaugurará após 10 anos de reformas o Estádio Zerão, em Macapá.

*Convocados para este amistoso do dia 15: os goleiros Marcos (Fluminense) e Rodolfo (Atlético Mineiro); os zagueiros Eduardo (Internacional), Lucas Cavalcante (São Paulo), Gabriel (CAM) e Ygor Nogueira (FLU); os laterais Mateus Mueller (Palmeiras), Auro (SPA), Kayke e Willian (ambos INT); os meias Danilo (Vasco), Nathan (Atlético Paranaense), Jajá (Flamengo), Boschilia (SPA), Eduardo Henrique (CAM) e João Afonso (INT); e os atacantes Bruno Lopes (Criciúma), Mosquito (CAP), Leandro (INT), Carlos (CAM) e Ewandro (SPA).

*Chefe do departamento de arbitragem da FIFA e apitante nas Copas do Mundo de 2006 e 2010, além de ser aquele do pipi feito dentro de campo (lembram?), Massimo Busacca completa hoje 45 anos.

*Recolocado em Kuala Lumpur o prêmio Laureus deste ano, que não será mais no Rio de Janeiro. Pois é...

*Marcado para 24 de abril o julgamento de Bernie Ecclestone em Munique por supostamente subornar Gerhard Gribowsky, ex-diretor do banco alemão BayernLB. Chefão comercial da Fórmula 1 na cadeia? Será?

*O Sul-Americano Feminino de Vôlei já acontece em Osasco desde esta quarta-feira. Após marcar 3 sets a 0 no Universidad Politecnica da Colômbia (25/9, 25/9 e 25/6), o SESI jogará hoje contra o chileno Ado. Por sua vez, o anfitrião Molico/Nestlé passou pelo San Francisco Xavier da Bolívia por 3 x 0 (25/13, 25/5 e 25/8) e nesta quinta enfrentará o Universidad Asunción, do Paraguai. Um começo sem qualquer dificuldade para as brasileiras.

*Que, de alguma maneira, a saúde da Laís Souza melhore sendo tratada no Hospital de Miami. É a torcida.

*Já acontecendo provas dos Jogos Olímpicos de Inverno, embora a cerimônia de abertura seja apenas amanhã. São 15 modalidades, as disputadas na manhã desta véspera de inauguração oficial sendo as de esqui.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que a Record chegou à liderança aqui em "Forno Alegre" anteontem com "Fala Brasil" e "Balanço Geral", cada um com 270 mil telespectadores de audiência média e picos de 10 pontos.

*Muito comentado tem sido este vídeo aqui (postagem de lucasturismo1), de uma entrada ao vivo anteontem na Globo News do repórter Marcelo Cosme, que se enrolou para falar o nome do bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Claro, as gozações são várias em tudo quanto é lugar e de tudo que é forma. Pena o Marcelo ganhar tantas menções e notas a partir disso, um tropicão ao qual todo mundo está sujeito em algum momento alheio à vontade da pessoa, até por acompanhá-lo há muitos anos desde que era da RBS TV daqui de Porto Alegre e tê-lo como um repórter correto no vídeo. Se fosse com um figurão estrelado, talvez as pessoas reagissem diferente.

*Demorou, mas a hora chegou: de ver Fátima Bernardes fazendo uma propaganda no seu "Encontro", já que na Globo quem é do departamento de jornalismo não pode fazê-lo, mas quem é do setor de entretenimento sim. Como o "Encontro" não é do departamento de jornalismo, ainda que feito por vários jornalistas, assisti hoje ela e Lair Rennó fazendo um reclame da Claro TV. Milton Neves olharia isso e diria, orgulhoso: "minha garota!" (rs)

*Posso pegar a placa de "eu já sabia!" e voltar daqui a pouco? "Hoje em Dia" anunciando um concurso onde o telespectador adivinhará um segredo para ganhar prêmios em dinheiro. Infeliz hora em que a Record recolocou neste programa o diretor Vildomar Batista, que já vai tratar de apatifá-lo só por causa da audiência. Humpf...

*O que é este comercial aqui da bolacha recheada Negresco, estrelado por Amaury Jr.? Sensacional!!!

*Leio no Flávio Ricco mais um seriado americano que a Globo mostrará em breve: "Missing", com Ashley Judd, que passará de 4 a 14 de março, logo após o "Jornal da Globo". Durou uma temporada de 10 episódios.

*65 anos hoje completados pelo diretor Jim Sheridan, de filmes como "Meu Pé Esquerdo", "Em Nome do Pai" e "O Lutador", todos estrelados por Daniel Day Lewis, além de "Terra dos Sonhos", entre outros.

*Morria há 20 anos fechados nesta quinta-feira o ator Joseph Cotten, que nasceu em 1905 e que participou de filmes como "Cidadão Kane", "Soberba", "À Sombra de uma Dúvida" e "O Terceiro Homem".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jerusa Schmidt

Jerusa Schmidt, uma das Donas da Bola do blog de futebol escrito por mulheres assim chamado. O aniversário desta lindindona torcedora do Grêmio foi ontem, mas o presente a coluna oferece hoje ao finalmente trazê-la a esta seção.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Talentoso e carismático, o grande Jair Rodrigues completa 75 anos nesta quinta-feira. Inevitável destacar aqui o grande sucesso do "Cachorrão", primeiro lugar no Festival da Record em 1966, composto que foi por Théo de Barros na melodia e Geraldo Vandré na letra: "Disparada". Aqui no Rio Grande do Sul, frase "prepare o seu coração pras coisas que eu vou contar" remete a Roberto Brauner, grande narrador esportivo ex-rádios Gaúcha e Pampa, atualmente fora da latinha e que sempre a disparava quando os jogos que irradiava tinham início.

Arremate

Desordem na própria torcida a partir dos organizados que querem desorganizar. Desnecessário, Corinthians.

"24 Horas" volta antes que os pilantras que enfeiam o futebol sejam corridos para sempre dos estádios!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.