.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 1 de fevereiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 152
Edição especial de fim de semana

Adormeci lá pela meia-noite de sábado, estava arrebentado de cansaço. Acabei "capotando" e acordei lá pelas 8 da manhã. Pouco mais de duas horas coletando pautas na correria para não deixar o sábado sem publicação e resolvi: as colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" neste fim de semana valerão tanto por hoje, sábado, quanto por amanhã, domingo. Não é o ideal, mas eu não gostaria de deixar as edições de sábado na capa do PB por menos de 24 horas. Como domingo é um dia em que não costumo arranjar boas pautas, adotei desta vez esta solução.

Luto por Luis

O futebol mundial está de luto, especialmente o da Espanha. Aos 75 anos, de complicações decorrentes da leucemia, morreu Luis Aragonés. Foi com ele na casamata que La Roja começou a ser o que é atualmente: um dos principais selecionados do mundo. Foi Aragonés o treinador do time campeão da Eurocopa de 2008, sendo dado ali o pontapé inicial para os feitos seguintes, como a Copa do Mundo de 2010 e o bi europeu em 2012. Luis marcou época no Atlético de Madrid ao ganhar três Espanhóis e duas Copas do Rei como jogador e ainda uma Intercontinental e três Copas do Rei como técnico (ainda venceria outra Copa do Rei pelo Barcelona). O último trabalho dele foi em 2009, no Fenerbahce. No fim do ano passado, Aragonés anunciou sua aposentadoria.

Prévia dos Estaduais

A coluna separou a seguir alguns destaques deste fim de semana nos regionais.

Paulista - O sábado tem o Santos recebendo o Botafogo. O domingo abre cedinho com a Portuguesa encarando o Osasco Audax e tem à tarde o Choque Rei entre Palmeiras e São Paulo, além de um confronto problemático entre alvinegros. A Ponte Preta trocou de treinador, saindo Sidney Moraes e entrando Vadão, e o Corinthians vem da chinelada aplicada pelos santistas e da invasão do CT Joaquim Grava por 100 torcedores neste sábado - e não foi invasão pacífica, muito ao contrário. Li no GloboEsporte.com que teve até faxineira agarrada no pescoço pelos violentos que querem, principalmente, o couro do Emerson Sheik e do Alexandre Pato. Caçarola...

Carioca - Sábado de Fluminense contra o Bangu e domingo de Flamengo versus Macaé e do clássico entre Vasco e Botafogo, que mandará os reservas a campo por se preservar para a Libertadores.

Mineiro - No sábado, o América visita o Tombense e o Cruzeiro desafia a Caldense no primeiro jogo após a venda de Vinícius Araújo para o Valencia. Domingo, o Atlético joga em casa contra o Nacional ainda sem Ronaldinho Gaúcho, cujas pendências da renovação contratual felizmente para a gente alvinegra foram resolvidas.

Gaúcho - Dupla Gre-Nal em campo no domingo, Grêmio contra o Juventude e Internacional versus o Cruzeiro.

Paranaense - Abre mal pra burro o certame o Paraná, que perdeu pro J. Malucelli e soma três quedas em quatro atuações. O Coritiba joga no sábado contra o Cianorte e o Atlético visita o Rio Branco no domingo.

Catarinense - Criciúma x Brusque e Marcílio Dias x Avaí no sábado e Joinville x Chapecoense e Figueirense x Metropolitano no domingo são as pedidas.

Copa do Nordeste - Dois jogos no sábado: Vitória x Confiança e Sergipe x América de Natal. Os outros seis estão marcados para domingo: Santa Cruz x Bahia, Botafogo x Guarany, Ceará x Treze, Potiguar x CRB, CSA x Vitória da Conquista e Náutico x Sport. Sem técnico após a demissão do Geninho neste meio de semana, o rubro-negro será dirigido interinamente pelo preparador físico Eduardo Baptista neste Clássico dos Clássicos.

Cearense - O Icasa recebe o Ferroviário no sábado e o Fortaleza visita o Guarani no domingo.

Potiguar - Começa no estúpido horário das 9 da manhã locais deste domingo a final da primeira fase, entre Globo e Baraúnas.

Pernambucano - Definição à vista ou não? Saberemos após Serra Talhada x Salgueiro e Pesqueira x Porto.

Maranhão - Clássico neste domingo, com o Sampaio Corrêa duelando contra o Maranhão.

Goiano - O sábado tem o Goiás contra o Aparecidense e o domingo é do clássico Atlético x Vila Nova.

Mato-Grossense - O Luverdense joga fora de casa contra o Mixto neste domingo.

Paraense - Domingo do Remo visitando o Paragominas e do centenário Paysandu (homenageado na coluna "Papo de Mídia" deste fim de semana) recebendo o São Francisco.

Onde cada seleção treinará?

A FIFA divulgou os locais de treinamento das 32 seleções da Copa do Mundo deste ano. Eis a lista completa:

Alemanha - Santa Cruz Cabrália, BA (Campo Bahia)
Argélia - Sorocaba, SP (Clube Atlético Sorocaba)
Argentina - Vespasiano, MG (Cidade do Galo)
Austrália - Vitória, ES (Estádio Engenheiro Araripe)
Bélgica - Mogi das Cruzes, SP (Paradise Golf & Lake Resort)
Bósnia - Guarujá, SP (Estádio Antônio Fernandes)
Brasil - Teresópolis, RJ (Granja Comary)
Camarões - Vitória, ES (Estádio Kléber Andrade)
Chile - Belo Horizonte, MG (Toca da Raposa II)
Colômbia - Cotia, SP (CFA Presidente Laudo Natel)
Coreia do Sul - Foz do Iguaçu, PR (Flamengo Esporte Clube)
Costa do Marfim - Águas de Lindóia, SP (Oscar Inn Eco Resort)
Costa Rica - Santos, SP (Vila Belmiro)
Croácia - Mata de São João, BA (CT Praia do Forte)
Equador - Viamão, RS (Centro de Treinamento Vila Ventura)
Espanha - Curitiba, PR (CT do Caju)
Estados Unidos - São Paulo, SP (CT Frederico Germano Menzen)
França - Ribeirão Preto, SP (Estádio Santa Cruz)
Gana - Maceió, AL (Estádio Rei Pelé)
Grécia - Aracaju, SE (Estádio Lourival Baptista)
Holanda - Rio de Janeiro, RJ (Estádio da Gávea)
Honduras - Porto Feliz, SP (Desportivo Brasil)
Inglaterra - Rio de Janeiro, RJ (Centro de Capacitação Física do Exército)
Irã - Guarulhos, SP (CT Joaquim Grava)
Itália - Mangaratiba, RJ (Portobello Resort & Safari)
Japão - Itu, SP (Spa Sport Resort)
México - Santos, SP (Centro de Treinamento Rei Pelé)
Nigéria - Campinas, SP (Estádio Brinco de Ouro)
Portugal - Campinas, SP (CT Ponte Preta)
Rússia - Itu, SP (Estádio Novelli Júnior)
Suíça - Porto Seguro, BA (Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães)
Uruguai - Sete Lagoas, MG (Estádio Arena do Jacaré)

Curtinhas

*Decisão judicial favorável à Portuguesa na sexta-feira. O Brasileirão de 2013 nunca mais vai acabar, é isso?

*Lembra do Zé Roberto, ex-Flamengo, Vasco, Botafogo, Internacional e mais recentemente Figueirense? Vai jogar no Brasiliense, com quem assinou por um ano e meio.

*Túlio Maravilha acertando com o Araxá para jogar o Módulo 2 do Campeonato Mineiro e finalmente marcar o bendito milésimo gol (falta um, em suas contas). Agora vai? Tomara, ô novela chatonilda essa.

*65 anos completados neste sábado pelo treinador e ex-jogador Zé Mário. Dentro do campo, ele ganhou quatro Cariocas: 1972 e 1974 pelo Flamengo, 1975 pelo Fluminense e 1977 pelo Vasco. Na casamata, levou o Goiás aos títulos estaduais de 1987 e 1991. Venceu ainda muitos títulos nos continentes árabe e asiático.

*Racing Santander proibido pela RFEF de jogar a Copa do Rei de 2014/2015 após a recusa dos jogadores em enfrentar a Real Sociedad na quinta-feira devido aos atrasos salariais. A Sociedad avançou por W.O.

*Diego deixou o Wolfsburg e voltou para o Atlético de Madrid.

*Aguero fora do Manchester City que enfrentará o Barcelona dia 18, pela Liga dos Campeões. Tá lesionado.

*Aos 26 anos, a nadadora Joanna Maranhão anunciou sua aposentadoria. Faltou apoio para ela seguir em frente.

*Basquete: depois de levar 87 x 71 do Aguada, o Unitri de Uberlândia fechará seu grupo da Liga das Américas precisando vencer o Lanús neste sábado para classificar.

*Brasil garantido no Mundial Masculino, os convites da FIBA foram para ele, Finlândia, Grécia e Turquia. Ok.

*Tem Super Bowl neste domingo. Com Bruno Mars e Red Hot Chili Peppers no show musical do intervalo, Seattle Seahawks e Denver Broncos decidirão o título da NFL. O Seahawks foi vice-campeão em 2006 e o Broncos foi bicampeão em 1998 e 1999, além de vice em 1978, 1987, 1988 e 1990.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Aconteceu nesta sexta-feira um protesto em apoio à greve dos rodoviários, que tem deixado Porto Alegre bem empenhada a semana inteira. Sobrou para quem? Para o Grupo RBS. Sua sede na Avenida Ipiranga recebeu um monte de pedradas disparadas por manifestantes (isto é: baderneiros travestidos de manifestantes). Ainda bem que nenhum funcionário de Rádio Gaúcha, Zero Hora e Diário Gaúcho dentro do prédio se feriu.

*Leio no Flávio Ricco que não é certo o destino da Flávia Freire na Globo assim que Mariana Ferrão retornar ao "Bem Estar" em março após cumprir licença-maternidade. A emissora ainda não confirma se ela voltará a fazer a previsão do tempo do "Jornal Nacional", como costumeiramente era, ou se terá uma nova função.

*Isis Valverde acidentada de carro no comecinho da sexta-feira, lesão na coluna. Nada grave a ponto de correr riscos mais sérios, mas ela precisou de colar cervical ao ser levada para o Hospital Barra D'Or, no Rio.

*Eu ia emitir um complemento sobre este registro, mas como é politicamente incorreto demais, não o farei.

*Primeiro sábado sem "TV Xuxa" na Globo, que preenche seu espaço com o "Cine Fã-Clube", só de filmes para jovens. Mas tinham que começar logo com essa tranqueira transviada que é Bustin Jieber???

*Enfim, teve beijo homossexual masculino numa novela da Globo, protagonizado por Mateus Solano e Thiago Fragoso no último capítulo de "Amor à Vida". É uma barreira que se rompe, não é pouca coisa isso.

*Completa 50 anos neste domingo o ator Linus Roache, que fez os últimos três anos da série "Lei e Ordem".

*Domingo também dos 120 anos do nascimento do grande cineasta John Ford, cujos faroestes entraram para a história. Falei bastante dele na coluna de 31 de agosto de 2013, quando dos 40 anos do seu falecimento.

*55 anos festeja no domingo o cineasta Carlos Gerbase, que dirigiu obras como "Tolerância", "Sal de Prata" e "3 Efes". Filho do ex-presidente gremista José Gerbase, ainda foi baterista e vocalista da banda Os Replicantes.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos momentos mais tristes da história de São Paulo e do Brasil completa 40 anos neste sábado: o incêndio no Edifício Joelma, com 189 mortes e mais de 300 feridos. Imagens chocantes que doem no coração daqueles que tudo testemunharam. Uma grande cobertura daquele dia de horror foi feita pela Rádio Jovem Pan, que teve como repórter principal Milton Parron e que derrubou "A Voz do Brasil" naquela noite para continuar prestando serviço, pois eram tempos onde não havia televisão com helicóptero ao vivo e afins variados comuns nos dias atuais. Áudios históricos podem ser escutados aqui, em matéria de resgate feita por Thiago Uberreich.

Bela do Dia: Bárbara Lino

Bárbara Lino, repórter e apresentadora da RBS TV de Lages, no interior catarinense. O sobrenome entrega: ela é filha do Carlos Eduardo Lino, o comentarista do SporTV, e sobrinha do André Lino, irmão dele e locutor da mesma emissora.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

O Super Bowl de 2004 deu pano pra manga no show musical pois um acidente fez a roupa de Janet Jackson rasgar ao ser puxada por Justin Timberlake enquanto eles cantavam "Rock Your Body", o que assistem aqui.

Arremate

Com um gol a nada sobre o Arsenal de Sarandí, o Vélez Sarsfield conquistou a Supercopa da Argentina.

"24 Horas" volta antes que comece a primeira rodada do Torneio Inicial!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.