.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 30 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 150
Dá para reverter? Dá, sim!

Sim, Botafogo e Atlético Paranaense jogaram ontem pela Libertadores. Não, eles não ganharam pois melhor foi para Deportivo Quito e Sporting Cristal. Está pelada a coruja? Não. Ambos os brasileiros serão mandantes nas suas voltas e os escores são perfeitamente reversíveis. Dois de diferença e o Fogão estará classificado. 1 x 0 já basta pro Furacão pelo gol fora de casa. Não são missões fáceis, mas para impossíveis está longe demais. Esta noite, a rodada de ida da fase pré-grupos fechará com Caracas x Lanús e com uma partida importante para o Cruzeiro observar: Universidad de Chile x Guaraní, que definirá o último participante do seu grupo.

Sapatada histórica

Discute-se o impedimento no primeiro gol. Três santistas avançados não é um filme novo, ainda mais que ontem um dos bandeirinhas do clássico era o mesmo da polêmica anterior, Emerson Augusto de Carvalho. Eu validaria o gol por não achar que a visão do Walter fosse afetada, mas depois de tudo que aconteceu, não dá mais para dar qualquer valor a essa discussão. O Santos abriu dois gols de frente, mas o Corinthians reagiu e diminiuiu o marcador. Era só partir para cima em busca do empate e talvez da virada. Só que o Peixe sobrou no segundo tempo e, quando o Timão chegou com perigo, Aranha garantiu o serviço. Arouca liderou uma sapatada histórica do alvinegro praiano, que não fazia quatro de diferença no Coringão desde os 4 x 0 no Brasileiro de 1972 e que não marcava 5 ou mais desde os históricos 7 x 4 do Paulistão de 1964. Para dar mais valor à corneta santista, foi a segunda vitória sobre os paulistanos em menos de uma semana, se somada a da Copa SP.

Outras dos regionais

Paulista - Luís Fabiano trincando em jogo sem tanto valor não é mais nenhuma novidade. Mesmo com Álvaro Pereira fazendo contra e o Rio Claro marcando três, o São Paulo ganhou pois fez seis. Com direito a alguns minutos sem luz no Canindé, a Portuguesa tomou virada do Botafogo. E esta noite, olhos atentos a Palmeiras x Penapolense e XV de Piracicaba x Ponte Preta. Por falar nisso: Guarani só "oxou" com o Osasco na A2.

Carioca - Elano foi às redes pela vez primeira no novo clube e o Flamengo derrotou o Friburguense. Na noite em que anunciada foi a aposentadoria do Juninho Pernambucano, o Vasco quatrilhou o Audax. Já o Fluminense fez apenas um, mas ganhou pois o Resende não fez nenhum. 10 do Fla, 8 do Vasco, 7 do Flu e 5 do Botafogo.

Mineiro - Começou sem gols o Atlético, nem dele e nem do oponente Minas Boca. Aliás, escutei o jogo e achei estranho isso de "Minas Boca". Justifica-se: o empresário Edson Paredão comprou o clube em agosto do ano passado e pôs este nome pois é fã do Boca Juniors da Argentina. Compreendo...

Gaúcho - 4 jogos e 4 vitórias. Com parte dos titulares e Abel Braga em ação, o Internacional manteve os 100% em vitória apertada sobre o São Paulo. Já o time B do Grêmio começou perdendo, buscou o empate e só não perdeu pois um pênalti jogado pra fora no último lance impediu o triunfo do Brasil, que não perde para o Tricolor no Bento Freitas desde 1994. O Caxias "oxou" com o Esportivo e hoje o Juventude recebe o Cruzeiro. Grupo A tem 12 pontos do Inter e 7 do Brasil, enquanto o Grupo B mostra 7 do Grêmio e 5 do Caxias.

Catarinense - O bom e velho Paulo Baier decidiu e o Criciúma ganhou o clássico do Figueirense. O Avaí deu de 4 no Juventus em casa e a Chapecoense só empatou com o Marcílio Dias. Hoje, Metropolitano x Joinville está por acontecer em Itajaí pois interditaram o estádio de Blumenau, o que cancelou ontem Brusque x Atlético Ibirama.

Copa do Nordeste - O Grupo A não teve ainda o primeiro classificado pois o América de Natal foi aos 10 pontos no empate com o Confiança, que tem só um. O Sergipe até fez um gol, mas o Vitória meteu cinco (três deles de pênaltis cobrados por Juan). 4 pontos dos sergipanos e 7 dos baianos. No Grupo B, o Bahia venceu o Vitória da Conquista e ambos têm, respectivamente, 7 e 1 pontos. Resta saber se hoje terá CSA x Santa Cruz, já que o time alagoano foi suspenso pela CBF, o que destacarei mais abaixo nas "Curtinhas". No Grupo C, 8 e 6 pontos para Ceará e Potiguar depois da igualdade entre eles. Hoje, tem Treze x CRB e os paraibanos são obrigados a ganhar. No Grupo D, o Guarany superou o Sport com tento único no último lance e foi aos 8 pontos, contra 2 do rubro-negro. Hoje, o Náutico receberá o Botafogo da Paraíba, que está com -3 pontos após os 4 tirados por duas escalações irregulares contra o Sport, punido ontem com duas perdas de mando por aquela treta de torcidas.

Cearense - Rodada cheia esta noite, com destaques para Fortaleza x Quixadá e Icasa x Guarani.

Pernambucano - Segue parelha a briga pela última vaga no hexagonal decisivo. O Vitória bateu o Ypiranga e o Porto caiu pro América. Hoje, tem Chã Grande x Serra Talhada. O Vitória foi aos 21 pontos com um jogo mais por fazer, o Porto tem 20 e dois por disputar e o Serra Talhada soma 17 e jogará três vezes (contando hoje).

Alagoano - Os dois primeiros classificados à semifinal da primeira fase são ASA e Santa Rita, que trincaram ontem respectivamente Penedense e Comercial.

Goiano - Goiás e Atlético venceram Goianésia e Anapolina, enquanto o Vila Nova empatou sem gols com o CRAC. Grupo A com 10 pontos do Goiás e 9 do Atlético, o B mostra 6 de Anapolina e Vila.

Mato Grosso - 3 vitórias em 3 jogos, é o Luverdense depois dos quatro a nada aplicados no Sinop.

Paraense - O Remo quatrilhou o Gavião e se classificou pra semifinal do primeiro turno, o mesmo acontecendo com o Cametá ao derrotar o Santa Cruz. Hoje, o Paysandu visitará o Independente.

A bola pelo mundo

O México enfrentará o Brasil na Copa do Mundo e, nas primeiras horas deste novo dia no BBB (Big Ben Brasília), enfiou 4 x 0 na Coreia do Sul em amistoso, com três de Alan Pulido e outro de Peralta.

O Campeonato Inglês tem novo líder: o Manchester City, que se beneficiou do empate do Arsenal no dia anterior e chegou aos 53 pontos (um acima dos Gunners) com a mão cheia de gols no Tottenham. Ajudou nisso também o Chelsea só "oxar" com o West Ham e ir aos 50 pontos, é mais um que se distancia dos Citizens.

Na Alemanha, Thiago Alcântara deu ao Bayern de Munique a virada aos 48 minutos do segundo tempo diante do Stuttgart. São 50 pontos, nada mais e nada menos que 13 acima do Bayer Leverkusen. Os bávaros não perdem na Bundesliga desde os 2 x 1 do próprio Leverkusen no fim de outubro ainda do ano retrasado. É mole?

Na Copa do Rei, o Barcelona deu de 5 no Levante e Diego Costa fez um na vitória do Atlético de Madrid sobre o Athletic Bilbao. Já na Copa da Itália, a semifinal terá Napoli x Roma e Udinese x Fiorentina.

Só Fatos, Sem Boatos

*O Santos vendeu Montillo para o Shandong Luneng, o clube da China agora treinado pelo Cuca.

*O Internacional negociou Scocco com o Sunderland.

*O Atlético Paranaense perdeu o atacante Dellatorre para o Queens Park Rangers.

*Sabe Jean Chera, aquele que cantaram em prosa e verso há alguns anos e que, no fim das contas, até agora ficou apenas na promessa? Vai jogar Campeonato Paulista e Série B no Oeste.

Curtinhas

*Um jogo histórico fecha hoje 95 anos: Santa Cruz 3 x 2 Botafogo. A vitória do tricolor pernambucano significou a primeira de um clube do Nordeste sobre um de RJ ou SP. Foi uma das duas quedas do Glorioso na excursão em Pernambuco entre janeiro e fevereiro daquele 1919. A outra foi de 4 x 2 pra seleção daquele estado.

*CSA, Macaé, Águia Negra e Ypiranga do Amapá suspensos por dívidas deles com o STJD, que vetou suas presenças em torneios organizados pela CBF até que sejam quitadas as pendências, que são de 500 mangos dos alagoanos, 600 dos fluminenses, 2 mil e meio dos sul-mato-grossenses e 3 mil dos amapaenses.

*Espera-se que o CSA quite essa dívida com o STJD para a bola rolar normalmente hoje contra o Santa Cruz.

*Remarcado para terça-feira da semana que vem o Botafogo/PB x Náutico adiado na última segunda por decisão judicial que recolocou o jogo em João Pessoa. Isso fez Botafogo x Guarany ser antecipado para domingo.

*Sabe o Conilon, o time do Adriano Gabiru no Espírito Santo? Perdeu 9 pontos na classificação por escalar dois jogadores irregularmente justamente na vitória sobre a Desportiva com gol do ex-Inter e Atlético Paranaense e, ainda por cima, ficou sem o treinador Adãozinho, que sai após somente a derrota pro Real Noroeste. Bah!!!

*Morreu aos 92 anos o pai do goleador Careca. Antônio de Oliveira jogou na Ponte Preta no final dos anos 50.

*Zico na área após ser demitido depois de pouco menos de meio ano pelo Al-Gharafa, do Qatar. Entendo...

*A despedida do Uruguai de sua torcida antes da Copa do Mundo será em 4 de junho, contra a Eslovênia.

*Dia do primeiro teste de Felipe Massa com a Williams, que por ele será guiada em Jerez de la Frontera.

*Laís Souza consegue mexer e sustentar os ombros, conforme boletim médico divulgado ontem. Força!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco que teve um ataque de nervos o comandante jornalístico da TV Cultura, William Corrêa, que não gostou de saber que alguém (não se sabe quem) tinha autorizado mais tempo para uma entrevista em link com o governador paulista Geraldo Alckmin. Disse William aos berros, conforme quem testemunhou isso, que quem manda no jornalismo do canal 2 de Sampa City é ele e que, agora, o governador não entra mais. Eita...

*Mudanças no carnaval da Globo, mas como elas envolvem gente do esporte, falo delas no "Papo de Mídia".

*Enquanto isso, leio no Lauro Jardim que a transmissão do Viva no desfile das campeãs do Rio de Janeiro terá como uma de suas repórteres a atriz Taís Araújo, que também é jornalista formada desde 2008.

*Marcelo Rezende no Viva? Pode ser. Leio no Lauro Jardim que o canal negocia com a Rede Globo a aquisição de episódios do "Linha Direta", exibido de 1999 a 2007 e conduzido por Rezende e Domingos Meirelles.

*Durou pouco tempo, mas percebido foi por quem viu. Assista aqui (postagem de muitissimoalemdojg) uma rebobinada de fita por parte da Record no capítulo de ontem de "Pecado Mortal". Escorregão técnico.

*Leio no Notícias da TV que a Bandeirantes agora precisa autorizar entrevistas com Rafinha Bastos, que por ela será "domesticado" para apresentar o "Agora é Tarde". Quer outra? O homem raspou a barba. Tá estranhíssimo!

*Completa 40 anos hoje Christian Bale, ator vencedor do Oscar de coadjuvante por "O Vencedor", visto em filmes como "Império do Sol" e "Psicopata Americano", mas que ficou marcado recentemente como Homem Morcego em "Batman Begins", "Batman: o Cavaleiro das Trevas" e "Batman: o Cavaleiro das Trevas Ressurge".

*A saideira: desclassificada a canção "Alone Yet Not Alone" das indicadas a canção original no Oscar deste ano. É que o tema do filme de mesmo nome foi composto por Bruce Broughton, que integra o comitê executivo da área musical da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e que enviou mensagens eletrônicas aos outros colegas durante o período de votações pedindo que atentassem para sua música ser uma concorrente. É...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cleidi Pereira

Cleidi Pereira, repórter de política do jornal Zero Hora. Partidários das mais variadas siglas não concordam no debate de ideologias, mas fecham quanto à presença da moça nesta seção.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

95 anos do nascimento do músico Waldir Calmon, que morreu em 1982. A canção mais famosa executada por sua orquestra guardei pra coluna "Papo de Mídia", mas nesta "24 Horas" separei aqui "Samba no Arpége", dele e de Luiz Bandeira, que Waldir e orquestra tocaram na década de 50 em "Os Melhores da Semana", na TV Tupi.

Arremate

Eu não daria pênalti no Guerrero aos 46 do primeiro. Preferiu esperar o contato a chutar pro gol. Pediu, né?

"24 Horas" volta antes que essa mania de querer obter faltas em lance de perigo acabe!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.