.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 18 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 139
A Copinha ainda não acabou, gente

Parece piada falar isso se a competição mal vai para as quartas-de-final, mas para a maioria dos torcedores ela acabou enquanto "passatempo pré-retorno do futebol profissional". Os Estaduais começam, a mídia volta a dar prioridade aos clubes grandes e se esquece da gurizada justamente na hora do "vamos ver", que é quando devia ser maior ainda a atenção. Mas é como Axl Rose ao lado de armas e rosas: tudo que devemos ter é paciência...

As quartas deste domingo foram fechadas ontem. Uma delas terá o Fluminense, que só se tranquilizou diante da Ferroviária aos 43 minutos do segundo tempo, contra o Internacional, que desempatou aos 40 para excluir o São Carlos. A outra contará com o Paraná, que superou o América Mineiro com aperto, versus o Corinthians, que saiu perdendo para o Flamengo e virou com dois de José Paulo (que Lélio Teixeira não sabe se é o da Glória).

O sábado confirmará a primeira semifinal da Copinha e pode, automaticamente, garantir um paulista na decisão. Que esta primeira semi terá obrigatoriamente alguém de SP já se sabe pois um dos oponentes sairá de Taboão da Serra x Santos, mas o que falei inicialmente se aplica ao São Paulo, que confrontará o Atlético Mineiro, que é lógico que quer dar de ombros para isso. No domingo, a outra semi terá os ganhadores de Fluminense x Inter e Corinthians x Paraná. Aliás, parece piada, mas é sério: Coringão x Paranito será às 9 e meia da noite. Amanhã!!!

Nordestão aberto com emoção

O jogo só acaba quando termina, já diria Vincent Mata-os-teus e Preservai-os-meus. O Treze sentiu isso no jogo inaugural da Copa do Nordeste ao ganhar até 35 da etapa final, quando permitiu o empate ao Potiguar, que ainda venceu aos 45 minutos. Salta na frente o time de Mossoró no torneio, do qual falei bastante na coluna de ontem.

A primeira rodada reserva uma sequência tripla para hoje: Santa Cruz x Vitória da Conquista (em Caruaru pois o Santa cumprirá punição de campo mudado nos seus três mandos nesta fase inicial), Ceará x CRB e o clássico Sergipe x Confiança. Seis horas seguidas. Três jogos também no domingo, mas dois simultâneos: Botafogo/PB x Sport e CSA x Bahia. Depois, tem Vitória x América de Natal. Segunda, acontece Náutico x Guarany.

Esse "jenial" Campeonato Paulista

Para diminuir as datas e manter 20 clubes, o Campeonato Paulista tem na primeira fase quatro grupos de cinco equipes cada. Até aí, nada de mais, não fosse colocarem os times de uma chave enfrentando os 15 das outras três. Consequência: um mesmo grupo pode ter todos os cinco clubes com 100%, mas passarem apenas os dois melhores, ao passo que outra chave pode ter todos os cinco zeradíssimos e somente o primeiro colocado seguir para as quartas-de-final, pois os outros quatro, em sendo os piores da competição, cairiam para a Série A2 e a "segunda vaga" deste grupo ficaria para o melhor dos outros três terceiros colocados. Eu posso com isso??? Bom, depois tem quartas e semifinal em jogo único, somente a final acontecendo em ida e volta.

Divididos estão assim os grupos: o A tem Atlético Sorocaba, Comercial, Linense, Penapolense e São Paulo; o B conta com Botafogo, Corinthians, Grêmio Osasco Audax, Ituano e XV de Piracicaba; o C mostra Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Bernardo; e o D traz Bragantino, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras e Rio Claro. Seis jogos desta primeira rodada acontecem neste sábado: Palmeiras x Linense, Santos x XV de Piracicaba, Paulista x Osasco Audax, São Bernardo x Botafogo, Rio Claro x Sorocaba e Mogi x Comercial. Outras quatro completam tudo no domingo: Portuguesa x Corinthians, Bragantino x São Paulo, Oeste x Penapolense e Ponte x Ituano. A partida de Campinas será com portões fechados pois um vão de 15 centímetros entre o guarda-corpo e a arquibancada fez o Corpo de Bombeiros não liberar a presença de torcida no Moisés Lucarelli. (Atualização das 11:00: agora há pouco, a Macaca informou que a FPF adiou o jogo para dia 12 de fevereiro. Nada de portão fechado amanhã.)

Outro destaque importante é que este será o primeiro Paulistão em muitos anos a ser priorizado pelos quatro grandes por nenhum deles jogar a Libertadores, além da Copa do Brasil só começar em 12 de março, quando a fase de classificação estará a duas rodadas do encerramento, talvez com situações encaminhadas.

Turno único no Rio 11 anos depois

2003 teve o Campeonato Carioca com turno único na classificatória para depois voltar a popular fórmula de dois turnos com semi e final cada, tudo isso mantendo o irreal e inviável número de 16 clubes. Todos contra todos para passarem quatro às semifinais, daí chegando a final. Cinco jogos acontecem no sábado: Madureira x Fluminense, Resende x Botafogo (no primeiro jogo após a saída de Seedorf, que estreia como técnico do Milan diante do Verona), Nova Iguaçu x Duque de Caxias e Friburguense x Bangu e Vasco x Boavista. A partir desta noite, não será mais permitida a entrada da organizada vascaína Força Jovem, banida pela Justiça pelas tretas na Arena Joinville contra os organizados do Atlético Paranaense. O complemento da primeira rodada, neste domingo, tem Flamengo x Audax (no Maracanã), Cabofriense x Macaé e Bonsucesso x Volta Redonda.

Sem isso de taças na aldeia

Campeonato Gaúcho com dois grupos na primeira fase, turno único com uma chave contra a outra. Depois, tem quartas e semifinais em jogo único e final em ida e volta. O Grupo A tem Aimoré, Brasil, Esportivo, Internacional, Juventude, Lajeadense, São José e Veranópolis. O Grupo B mostra Caxias, Cruzeiro, Grêmio, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São Luiz e São Paulo. Dois jogos hoje: Internacional x São Luiz e Esportivo x Pelotas. O Colorado atuará em Novo Hamburgo (era para ser no Beira-Rio, não fossem as bagunças das direções colorada e da Andrade Gutierrez nestes meses todos) e abre o certame com o mesmo time sub-23 que caiu na Recopa Gaúcha para o Lobão, que jogará em Veranópolis pois o Esportivo cumpre perda de mando. Realizados neste domingo serão São José x Grêmio (também sub-23 nas primeiras rodadas), Brasil x Cruzeiro, Veranópolis x Caxias, Lajeadense x Passo Fundo, Aimoré x Novo Hamburgo e Juventude x São Paulo.

Centésima disputa, "sem tésima emoção"

Promete tédio total a classificatória do centésimo Campeonato Paranaense. São 12 times e passarão oito para as quartas-de-final, enquanto os outros quatro jogarão para caírem dois pra segunda divisão. Vai parecer aquela música do Ultraje a Rigor: "a gente somos inútil". Quartas, semi e final serão em ida e volta. Somente um jogo hoje: Prudentópolis x Atlético, de novo sub-23 e agora treinado pelo sérvio Petkovic. Amanhã, acontecem Maringá x Coritiba, Paraná x Cianorte, Londrina x Rio Branco, Operário x Toledo e J. Malucelli x Arapongas.

"Tudo junto" é separado e "separado" é tudo junto

Depois de quatro anos com todos em turno e returno, o Campeonato Goiano deste ano divide os cinco times em duas chaves e três turnos: nos dois primeiros, ida e volta grupo contra grupo; e no terceiro, turno único dentro de cada chave. Somente o campeão de cada grupo é garantido na semifinal, com os outros dois via índice técnico. O Grupo A mostra Anápolis, Atlético, CRAC, Goiás e Trindade. O Grupo B tem Anapolina, Aparecidense, Goianésia, Grêmio Anápolis e Vila Nova. Sábado de um jogo: Anapolina x Goiás. Outros quatro no domingo: Vila Nova x Anápolis, Aparecidense x Atlético, Goianésia x CRAC e Grêmio Anápolis x Trindade.

Outros torneios no Centro-Oeste

O Brasiliense é semelhante ao Paranaense: 12 clubes em classificatória de turno único (tédio, definiria Biquíni Cavadão), depois com quartas, semi e finais. Primeira rodada: hoje, Brasília x Formosa e Ceilândia x Legião; e amanhã, Brasiliense x Santa Maria, Ceilandense x Capital, Sobradinho x Paracatu e Gama x Luziânia.

O Sul-Mato-Grossense divide 14 times em dois grupos, ida e volta. Os quatro melhores de cada vão para as quartas, em ida e volta a exemplo de semi e finais. O Grupo A tem Comercial x Misto hoje, CENE x Novoperário amanhã e Aquidauanense x Costa Rica na próxima quarta, folgando o Maracaju. O Grupo B tem Ivinhema x Naviraiense hoje e Urso x Águia Negra e Ubiratan x Sete de Dourados amanhã, folgando o Itaporã.

O Mato-Grossense conta com 9 disputantes após as desistências de Vila Aurora e Sorriso. Isso estragou o que já não tinha cara nada boa, pois oito clubes seguirão para o mata-ou-morre, isso um grupo tendo cinco times e outro com quatro. Vou falar o quê??? Bom, o Grupo A definirá somente a ordem dos participantes nas quartas e abre com Cacerense x Rondonópolis amanhã e Cuiabá x União Rondonópolis na próxima quarta. O Grupo B traz Mato Grosso x Sinop hoje e CEOV x Mixto amanhã, folgando o Luverdense, este ano na Série B do Brasileirão.

Avisem essa lá em Barcelona

Sabe Adriano Gabiru? "Aquele" Adriano Gabiru? É a grande estrela do Campeonato Capixaba, jogador que é do Conilon, pelo qual fez o gol da vitória sobre a Desportiva, ontem à noite, na abertura do torneio. 9 equipes estão em ação e jogam em turno e returno para os quatro melhores irem para as semifinais. A primeira rodada tem Real Noroeste x São Mateus hoje e Estrela do Norte x Linhares e Colatina x Vitória amanhã. Folga o Castelo.

A maratona não para

Campeonato Cearense à toda, os caras andam com tão pouco tempo que nem devem saber que Cauã Reymond morreu mesmo em "Amores Roubados". Amanhã, destaques para Itapipoca x Fortaleza e Icasa x Crato.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo desta época do ano, mantido nesta coluna até o fim. As últimas negociações são essas:

*O Botafogo apresentou o atacante Ferreyra, "El Tanque", do Olimpia do Paraguai.

*O Atlético Mineiro não vai renovar com o lateral esquerdo Júnior César.

*O Cruzeiro emprestou o volante Everton para o Criciúma, já que o negócio com o Figueirense melou.

*O Boa Esporte confirmou o zagueiro Mateus Alves, do Figueirense.

*A Portuguesa conta com várias novidades: Tony, lateral emprestado pelo Grêmio e que estava no Criciúma; Régis, lateral da Ponte Preta; Diego Silva, volante cedido pelo XV de Piracicaba e que estava no Flamengo; Gomes, volante repassado pelo Corinthians e que estava no J. Malucelli; Rudnei, volante do Alania da Rússia; Leandro Banana, atacante emprestado pelo Cianorte e que estava no Icasa; e Vander, atacante do Vitória.

*O Sport fechou com o meia Ananias, que no ano passado defendeu Palmeiras e Cruzeiro.

*O Náutico desfez a contratação do lateral direito Alisson pois exames médicos apontaram uma lesão no joelho direito que levará bastante tempo para ser curada.

Só Fatos, Sem Boatos

*Cassaram o afastamento do Paulo Schettino e ele voltou à presidência da Federação Mineira de Futebol.

*O América de Natal só terá o zagueiro Zé Antônio de volta no segundo semestre. Fratura no joelho esquerdo.

*Manhã de sábado com a decisão da Copa Feminina do Brasil de Vôlei, em Maringá. O Molico/Nestlé, que fez 3 x 1 no Vôlei Amil, encara o SESI, que passou também por 3 x 1 pelo Unilever. O time campeão garante presença no Sul-Americano de Clubes. Sábado que vem, também em Maringá, será decidida a Copa Masculina.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Fim-de-semana de despedida na aldeia pampeana: Gabrieli Chanas fez hoje seu último "Supersábado" na Rádio Gaúcha, desfazendo após sete anos a dupla original com Wianey Carlet. Data estrategicamente pensada tanto por coincidir com o aniversário do programa, que consolidou em definitivo o título do antigo tapa-buraco de tardes sem futebol, quanto com o dela mesma, que aniversariou ontem. Gabi deixará neste momento o rádio para se dedicar totalmente ao impresso, colunista que é do jornal caxiense O Pioneiro aos sábados e, desde o mês passado, também do caderno "Donna" da Zero Hora dominical. Gabi Chanas fora do rádio? Não curti essa.

*Ao menos a substituta dela é muito boa: Denise Cruz, que estreará no "Supersábado" da semana que vem e que já é bastante conhecida dos ouvintes da Gaúcha enquanto locutora do "Notícia na Hora Certa" e da apresentação de outros programas tanto nela quanto na Itapema FM e em sua antecessora, a saudosa 102 FM.

*A partir de amanhã, por causa do "Big Brother Brasil", os dominicais regionais das emissoras da Rede Globo começarão à meia-noite no BBB (Big Ben Brasília). No Vale do Paraíba, o "Vanguarda News" substituirá durante alguns meses o "Papo Vanguarda", fora do ar enquanto Vinícius Valverde faz os boletins do "Big Bomba".

*Leio no José Carlos Nery, interino do Flávio Ricco, que a Fox contratou Patrícia Maldonado para apresentar o "Top Nat Geo", programa de documentários que será gravado a partir de fevereiro para transmissão no domingo à noite. Mas ela seguirá normalmente junto com Luciano Faccioli no "Primeiro Jornal" da Band.

*Chamou bastante a atenção a despedida de Dan Stulbach no fim do último "Encontro" apresentado por ele, Ana Furtado e o habitual Lair Rennó durante as férias da Fátima Bernardes. Falou o ator e apresentador do "Fim de Expediente" na Rádio CBN que existe a esperança de uma TV aberta acessível e de qualidade para todos pois "tem muita idiotice por aí". Veem aqui o vídeo completo, que foi exatamente o que vi ao vivo nessa mesma hora e que não contém algumas aspas colocadas indevidamente e estranhamente em alguns sites e colunas, como críticas a concorrentes de horário, o que Dan não disse em momento algum.

*O "Programa Raul Gil" de hoje terá uma homenagem do animador à Marly Marley, que morreu na sexta-feira da semana passada e que foi sua jurada por muitos anos entre SBT, Bandeirantes, Manchete e Record.

*Record, que leio no Notícias da TV que não tem divulgado "Ipobres" baixos de programas que ficaram atrás do SBT em Sampa City. Exemplo: anteontem, "Breaking Bad" levou 8,2 x 4,2 da "Praça é Nossa".

*Também no NTV, leio que confirmou-se aquilo: "Violetta" fora das tardes da Bandeirantes e "Os Simpsons" em seu lugar na faixa das 15h50 a partir de segunda-feira. Só demorou uma semana, mas acontecerá.

*110 anos neste sábado do nascimento de Cary Grant, um dos maiores galãs da primeira metade do século 20 e que faleceu em 1986. Alguns de seus filmes mais especiais são "Levada da Breca", "Núpcias de Escândalo", "Este Mundo é um Hospício", "Ladrão de Casaca", "Tarde Demais Para Esquecer" e "Intriga Internacional".

*A saideira é com o décimo dos 14 episódios inéditos do "Chaves" exibidos pelo SBT: assista aqui (postagem de forumchaves) "Sustos na Vila", que é a primeira versão do filme de terror e que conta com Seu Madruga ao invés da Dona Clotilde, talvez por isso mesmo não sendo tão boa quanto a posterior e eternamente reprisada. Antes dela, passa "O Marujo Enjoado", como foi renomeado o esquete "O Marinheiro Mareado", que não era exibido no SBT havia mais de 20 anos. Porém, o esquete foi redublado ao invés de passar com a dublagem original, que se sabe que continua na emissora pois um trechinho dela passou no "Festival SBT 30 Anos" dedicado ao "Chaves". Aliás, se o esquete tem dublagem original, será que "Sustos na Vila" também não tem? Jamais saberemos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Denise Félix

Denise Félix, repórter da RBS TV de Blumenau, que apareceu no "Jornal da Globo" desta madrugada cobrindo o Planeta Atlântida de Florianópolis (não sei se chamada só pro evento ou se está de vez em Floripa, já que seus referenciais que achei na web falam apenas de Blumenau). Loira linda pela qual fiquei gamado no ato, acho que também por, de certa maneira, ter alguma semelhança, não sei direito no quê, com a lindindinha Cristiane Dias.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Completa 60 anos neste sábado Tom Bailey, cantor e líder do grupo The Thompson Twins. O principal sucesso deles é um dos meus oitentismos prediletos: curta aqui a ótima "Hold Me Now".

Clipe do Dia II

Um dos principais músicos gaúchos, o grande Nei Lisboa celebra hoje 55 anos. Dele, separei aqui "Pra Te Lembrar" em apresentação ao vivo com a Orquestra Sinfônica da sua Caxias do Sul.

Arremate

Bayern de Munique voltando à atividade em amistoso neste sábado contra o Red Bull Salzburg.

"24 Horas" volta antes que retomem a Bundesliga na próxima sexta-feira!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.