.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 11 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 132
Uma Copa do Brasil com critérios técnicos

Depois de muitos anos de politicagens na definição dos jogos das primeiras rodadas, que faziam times cariocas e paulistas atuarem no Nordeste ou os gaúchos jogarem no interior do Mato Grosso, finalmente adotaram pra Copa do Brasil um critério técnico para a combinação das partidas da primeira fase. Pegaram os 80 classificados deste momento (sem contar os seis brasileiros da Libertadores que entrarão posteriormente) e separaram eles em oito grupos de dez times cada, tudo conforme a posição no ranking nacional de clubes da CBF. Talvez não seja ainda o mais ideal, mas perto do que sempre foi, na base da politicagem, é um caminho bem andado.

Passado o sorteio, o cronograma que levará às próximas fases aponta isto abaixo, observando que o time citado primeiro mandará a volta em casa e que, nas duas primeiras fases, o visitante da ida dispensará a volta se marcar dois ou mais de diferença. Em tempo: baita mão na roda o site da ESPN passar a dicaça aqui reprisada.

Primeira fase
Vasco x Resende - Treze x Tombense - Ponte Preta x Náutico (RR) - Paraná x São Bernardo
Vitória x J. Malucelli - Joinville x Novo Hamburgo - Atlético Goianiense x Flamengo (PI) - ABC x Desportiva
Santos (SP) x Mixto - Brasiliense x Princesa do Solimões - Criciúma x Londrina - Barueri x Goianésia
Palmeiras x Vilhena - Sampaio Corrêa x Interporto - Avaí x Naviraiense - ASA x Paragominas
Fluminense x Horizonte - Tupi x Juazeiro - Náutico (PE) x Sergipe - América de Natal x Boavista
Corinthians x Bahia de Feira - Nacional (AM) x São Luiz - Bahia x Villa Nova - América Mineiro x Santos (AP)
Goiás x Botafogo (PB) - Santa Cruz x Lagarto - Portuguesa x Potiguar - Guarani x Santa Rita
São Paulo x CSA - CRB x Rondonópolis - Figueirense x Plácido de Castro - Bragantino x Lajeadense
Coritiba x CENE - Duque de Caxias x Caldense - Sport x Brasília - Paysandu x Maranhão
Internacional x Remo - Cuiabá x Barbalha - Ceará x Parnahyba - Chapecoense x Rio Branco ou Real Noroeste

*Breve explicação: isso de Rio Branco ou Noroeste é porque no ano passado a CBF deixou o Espírito Santo com apenas uma vaga na Copa do Brasil, mas a Federação Capixaba já tinha uma competição para definir aquele que seria seu segundo representante. Para não dar bode com eles, criaram uma "repescagem" entre os segundos de Acre e Espírito Santo, no ano passado com a Desportiva levando a melhor sobre o Atlético. Sendo este o segundo ano de uso deste regulamento, em 2015 isto já poderá ser alterado de forma a eliminar esta "repescagem".

Segunda fase
Vasco ou Resende x Treze ou Tombense
Ponte Preta ou Náutico (RR) x Paraná ou São Bernardo
Vitória ou J. Malucelli x Joinville ou Novo Hamburgo
Atlético Goianiense ou Flamengo (PI) x ABC ou Desportiva
Santos (SP) ou Mixto x Brasiliense ou Princesa do Solimões
Criciúma ou Londrina x Barueri ou Goianésia
Palmeiras ou Vilhena x Sampaio Corrêa ou Interporto
Avaí ou Naviraiense x ASA ou Paragominas
Fluminense ou Horizonte x Tupi ou Juazeiro
Náutico (PE) ou Sergipe x América de Natal ou Boavista
Corinthians ou Bahia de Feira x Nacional (AM) ou São Luiz
Bahia ou Villa Nova x América Mineiro ou Santos (AP)
Goiás ou Botafogo (PB) x Santa Cruz ou Lagarto
Portuguesa ou Potiguar x Guarani ou Santa Rita
São Paulo ou CSA x CRB ou Rondonópolis
Figueirense ou Plácido de Castro x Bragantino ou Lajeadense
Coritiba ou CENE x Duque de Caxias ou Caldense
Sport ou Brasília x Paysandu ou Maranhão
Internacional ou Remo x Cuiabá ou Barbalha
Ceará ou Parnahyba x Chapecoense ou Rio Branco ou Real Noroeste

Terceira fase
VAS, RES, TRE ou TOM x PON, NRR, PAR ou SBE
VIT, JMA, JEC ou NHA x ACG, FPI, ABC ou DES
SAN, MIX, BSE ou PRI x CRI, LEC, BAR ou GNS
PAL, VIL, SAM ou IPO x AVA, NAV, ASA ou PRG
FLU, HOR, TUP ou JUA x NAU, SER, ARN ou BOA
COR, BFE, NAC ou SLU x BAH, VLL, AMG ou SAP
GOI, BPB, SCZ ou LAG x POR, POT, GUA ou SRI
SPA, CSA, CRB ou RON x FIG, PLA, BRG ou LAJ
CFC, CEN, DCA ou CAL x SPT, BSB, PAY ou MAR
INT, REM, CUI ou BAR x CEA, PYB, CHA, RIO ou NOR

A terceira fase pode ter, para mero fim de exemplos ilustrativos, estes confrontos: Vasco x Paraná, Vitória x ABC, Santos x Criciúma, Palmeiras x Avaí, Fluminense x Náutico, Corinthians x Bahia, Goiás x Portuguesa, São Paulo x Figueirense, Coritiba x Sport e Internacional x Ceará. Mas repriso: são apenas ilustrações de exemplo.

Copa do Brasil, que começará em 12 de março e deve acabar lá pela última semana de novembro.

Copa que segue é a SP de Juniores

Seis times se classificaram entre ontem e anteontem: no Grupo I, o Flamengo do RJ após ganhar do Noroeste de virada aos 44 do segundo; no Grupo T, o Audax SP depois de dobrar o JV Lideral; no Grupo W, o São Paulo após a mesma coisa sobre o Barueri; no Grupo C, o Fluminense do RJ ao vencer o América de Rio Preto também por 2 x 0; no Grupo H, o São Carlos ao empatar com o Palmeiras; e no Grupo Q, o Taboão da Serra ao bater o Grêmio. Aliás, o Tricolor dos Pampas é o primeiro grande clube eliminado do torneio, isso já desde a segunda rodada.

Destaques dos Campeonatos Estaduais

No Cearense, após estrear "oxando" com o Quixadá, o Icasa visitará hoje o Horizonte. Amanhã, o destaque fica para o Clássico das Cores, com o Fortaleza estreando Marcelinho Paraíba contra o Ferroviário.

O Potiguar começa tendo oito times divididos em duas chaves de quatro, ida e volta dentro do grupo. Mamataça daquelas, pois os três melhores de cada vão pra segunda fase, na qual entrarão América e Potiguar, que estarão na Copa do Nordeste - ou seja: passam todos, menos o lanterna. Aliás, os últimos colocados de cada grupo vão para um mata-ou-morre onde o perdedor jogará a segunda divisão. Na segunda fase, oito times (os dois egressos do regional e os seis vindos da fase anterior) farão dois turnos distintos em pontos corridos, com campeão igual em ambos vencendo a competição e ganhadores distintos decidindo o título. Para abrir hoje os trabalhos, tem Palmeira x ABC. Amanhã, acontecem Globo x Alecrim, Baraúnas x ASSU e Santa Cruz x Corintians.

Outro certame iniciado neste fim de semana é o Alagoano, que conta com oito times no primeiro turno, chamado Copa Maceió. Classificatória, semifinal e final, dela saindo um representante na Copa do Brasil de 2015. Depois, o segundo turno será a Copa Alagoas e os oito já atuantes receberão CSA e CRB da Copa do Nordeste. Divididos serão estes clubes em duas chaves de cinco cada, com grupo contra grupo em ida e volta, passando à semifinal os quatro melhores e sendo rebaixados os dois últimos. Daí, sim, sairá o campeão de 2014. O sábado marca três jogos: Murici x ASA, Comercial x Coruripe e CSE x Penedense. Amanhã, tem Santa Rita x CEO.

Resolvida a questão dos estádios, enfim o Paraibano terá começo. Oito times começam a função, todos contra todos em turno e returno. Os dois piores serão rebaixados. O segundo turno terá os seis restantes e mais Treze e Botafogo, que estarão primeiro na Copa do Nordeste. Semifinal com os dois melhores de cada turno e campeão ganhando vaga na Série D deste ano e nas Copas do NE e do Brasil do ano que vem. Amanhã tem Campinense x Santa Cruz, Sousa x CSP e Atlético x Auto Esporte, e na segunda-feira tem Queimadense x Sport Campina.

Bola em jogo a partir deste domingo também no Sergipano, inicialmente com a Taça Governo do Estado, onde os sete times que iniciarão a parada estão divididos em dois grupos. Mas espera: sete divididos em dois? Sim. Tem o Olímpico desistente em cima da hora, aí resolveram que todos os seus jogos contarão 3 x 0 pro adversário por W.O. O grupo dele é o B, com Lagarto, Estanciano e Amadense. A chave A terá Itabaiana, Coritiba, Canindé e Socorrense. A primeira fase terá semifinal e final, da qual o vencedor se classificará pra Copa do Brasil de 2015. Já a segunda fase ganhará Confiança e Sergipe, representantes do estado na Copa do Nordeste, e ela definirá entre os nove participantes os dois rebaixados e os semifinalistas que decidirão o título. As três primeiras partidas serão Canindé x Socorrense, Itabaiana x Coritiba e Estanciano x Amadense, folgando forçosamente o Lagarto.

Enquanto isso, o Paraense começa o primeiro turno da segunda fase, onde os seis times previamente garantidos recebem Independente e Gavião, que passaram pela primeira fase, na qual foi rebaixada a tradicional Tuna Luso. Agora serão dois turnos, cada um todos contra todos para definir semifinalistas e finalistas. Levou os dois turnos, é campeão na hora; vencedores distintos, mais dois jogos. As pelejas dominicais serão Paysandu x Gavião, Santa Cruz x São Francisco e Paragominas x Independente. Na segunda-feira, tem Remo x Cametá.

A destacar ainda duas supercopas estaduais neste sábado. A da tarde é a Copa dos Campeões do Espírito Santo entre a Desportiva, campeã capixaba, e o Real Noroeste, ganhador da Copa ES. À noite, Taça dos Campeões do Ceará em ação com Ceará, campeão estadual, versus Barbalha, que faturou a Taça Fares Lopes. Não ainda por Estaduais, mas merecedor de menção, está hoje o amistoso no Recife entre Sport e Confiança.

Prévias da Europa

Três clássicos são os mais importantes do fim de semana: na Inglaterra, Tottenham x Crystal Palace (que fará os Hotspurs serem o primeiro time de Londres a completar 200 clássicos citadinos na Premier League); em Portugal, Benfica x Porto (muita emoção não apenas por eles e o Sporting disputarem a liderança, empatados que estão os três, mas por ser a primeira partida dos encarnados no Estádio da Luz depois da morte do ídolo maior Eusébio); e na Espanha, Atlético de Madrid x Barcelona (que deixará na liderança isolada aquele que ganhar, embora queira o Real Madrid um empate amigo para deles se aproximar caso apunhale o Espanyol nesta rodada).

Só Fatos, Sem Boatos

Os dois últimos dias movimentaram demais este tópico e o saldo de movimentos que temos é este:

*O Atlético Mineiro renovou com Ronaldinho Gaúcho por um ano. Bem fez o Galo.

*O América Mineiro contratou o volante Leandro Guerreiro, ex-Cruzeiro.

*O Vasco renovou com Juninho Pernambucano até o fim do Campeonato Carioca.

*O Fluminense anunciou o meia Chiquinho, da Ponte Preta, por empréstimo de um ano.

*O Palmeiras oficializou o atacante Leandro, do Grêmio, por quatro temporadas, além do zagueiro Lúcio, ex-São Paulo, por dois anos.

*A Portuguesa adquiriu cinco jogadores por empréstimo: o meia Rondinelly, do Grêmio e que estava no Palmeiras; o atacante Caio Mancha, do Palmeiras; e o zagueiro André Vinícius, o volante Gomes e o meio-campista Giovanni, todos os três do Corinthians.

*O Corinthians apresentou o zagueiro Wanderson, do Sertãozinho.

*A Ponte Preta recebeu de volta o atacante Alemão, retornado de empréstimo do Vitória.

*O Guaratinguetá fechou com o volante Júlio César, do Treze.

*O Flamengo adquiriu o meia Elano, do Grêmio.

*O Grêmio contratou o meio-campista Alan Ruiz, do San Lorenzo, por empréstimo de um ano. Já o zagueiro Douglas Grolli foi emprestado ao São Caetano.

*O Internacional confirmou o meia Aránguiz, emprestado pela Universidad de Chile até agosto, e contratou o avante Ruan, do Sport, além de renovar por seis meses com o beque Índio. Por sua vez, o atacante Scocco está de saída por não querer mais permanecer no clube.

*O Coritiba adquiriu o lateral direito Moacir, do Paraná, por um ano.

*O Atlético Paranaense tem o retorno do volante Hernani do Joinville.

*A Chapecoense ganhou quatro novidades: o atacante Bergson, emprestado pelo Grêmio; o goleiro Sílvio, do América de Natal; e os volantes William Arão, do Corinthians, e Dedé, do Santa Cruz. Já o volante Zé Vitor foi dispensado.

*O Criciúma negociou o dianteiro Lins com o japonês Gamba Osaka.

*O Figueirense perdeu Rafael Costa para o sul-coreano FC Seoul, mas contratou o volante Marcos Assunção.

*O Bahia contratou os irmãos Biancucchi: Maxi, atacante que deixou o Vitória, e Emanuel, meia vindo do Olimpia. Também foi fechado o meio-campista Pittoni, mais um que também estava no Olimpia.

*O Náutico perdeu o volante Derley para o futebol árabe, renovou com o volante Elicarlos e apresentou quatro reforços: Léo Kanu, zagueiro do Novo Hamburgo; Alisson, lateral esquerdo do São José de Porto Alegre; o volante Rodrigo Possebon, do Juventude; e o atacante Hugo, que estava no futebol japonês.

*O Santa Cruz emprestou por quatro meses o meia Jefferson ao Maranhão e adquiriu o atacante Léo Gamalho, do Ceará, por um ano.

*O Ceará renovou por dois anos com o meio-campista Ricardinho e negociou o atacante Tiago França com o Santa Cruz de Cuiarana.

*O ABC contratou os atacantes Beto, do Avaí, e Jefinho, do Duque de Caxias, ambos por um ano.

*O América de Natal contratou o meia Rubinho, do Paraná, e o goleiro Rafael Roballo, do Marcílio Dias.

*O Sampaio Corrêa emprestou o atacante Célio Codó para o Esportivo até o fim do Campeonato Gaúcho.

*O Goiás tem a volta de Rychely de empréstimo ao Ceará.

*O Atlético Goianiense apresentou o atacante Júnior Viçosa, do Grêmio e que estava no Goiás.

*O Luverdense anunciou o meia-atacante Fernando, do Cuiabá.

*Sabe Aloísio Chulapa? Caiu fora do União Barbarense antes mesmo de estrear. Então tá, né...

*E o Adriano Gabiru? Será atração do Campeonato Capixaba enquanto jogador do Conilon.

Curtinhas

*Liminares recolocando o Fluminense na Série B por devolverem os pontos tomados de Flamengo e Portuguesa. Alguém jurava mesmo que o Campeonato Brasileiro de 2013 tinha acabado ao final da última rodada no campo?

*Quais são os diretores do Botafogo? São flamenguistas, vascaínos ou tricolores infiltrados? Ou são pessoas que se julgam maltratadas pelo clube em outros tempos e agora resolveram se vingar? Apenas e tão somente estas hipóteses justificam essa tonteira sem noção que é ter o patrocínio da TelexFree, que tanto aprontou no Brasil.

*Só no dia 29, contra o São Paulo de Rio Grande, o Internacional voltará a jogar no Beira-Rio, onze dias depois de começar o Gauchão contra o São Luiz, em Novo Hamburgo. Não era para ser assim e sim o estádio voltar a ser usado ainda em 2013. Mas tanta incompetência junta (de Inter e Andrade Gutierrez) causou esse papagaiada.

*Luto no Palmeiras com o falecimento anteontem de Aquiles, meio-campista do time campeão da Copa Rio de 1951 e paulista de 1950 com o gol do título no 1 x 1 com o São Paulo. 85 anos, causas naturais.

*Cronograma de jogos da Argentina até a Copa do Mundo: Romênia em 5 de março, Trinidad e Tobago em 4 de junho e Eslovênia em 7 de junho. Primeiro em Bucareste, segundo em Rosario e terceiro em Buenos Aires.

*Amistosos acertados pelo México: Nigéria, em 5 de março, e Equador, em 31 de maio. Antes disso tudo, um dos adversários do Brasil na Copa jogará no dia 29 deste mês de janeiro contra a Coreia do Sul.

*Transferência irregular do Neymar para o Barcelona? Sandro Rosell também "gosta" de uma encrenca, bah...

*Números dos carros da Fórmula 1 para este ano: 1 para Sebastian Vettel (que escolheu o 5, mas vai de 1 em 2014 enquanto atual campeão), 3 para Daniel Ricciardo, 6 para Nico Rosberg, 7 para Kimi Raikkonen, 8 para Romain Grosjean, 11 para Sergio Perez, 13 para Pastor Maldonado (número "ressuscitado" por ele e que sempre era pulado no sistema oficial de numeração anterior), 14 para Fernando Alonso e 17 para Jules Bianchi.

*Prosseguindo: 19 para Felipe Massa, 20 para Kevin Magnussen, 21 para Esteban Gutierrez, 22 para Jenson Button, 25 para Jean-Éric Vergne, 26 para Daniil Kvyat, 27 para Nico Hulkenberg, 44 para Lewis Hamilton, 77 para Valtteri Bottas e 99 para Adrian Sutil. A numeração foi de 1 a 99 e cada piloto escolheu o seu número.

*Bernardinho disse ao SporTV que não será candidato ao governo do Rio de Janeiro. O vôlei agradece.

*Leandro Vissotto na Coreia do Sul e Thiago Alves na Turquia. Destroçado está o RJ Vôlei. "Eike" porcaria.

*Tênis: a decisão das duplas do ATP de Auckland teve vitória de um brasileiro e um austríaco. "Mas qual, se as duas duplas são iguais?", pergunta o leitor. Aí é que está: deu Marcelo Melo & Julian Knowle por 2 x 1 diante de Bruno Soares & Alexander Peya (4/6, 6/3 e 10/5), em final disputada na noite desta sexta no nosso horário.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Inicia à meia-noite "Nos Embalos do Planeta Rei", novo programa de Beto Brito na Rádio Globo, que substituirá nas viradas de sábado para domingo o "Madrugada da Globo", que acabou e do qual Robson Aldir saiu para ficar no "Samba Amigo", nas tardes de sábado, e em novo programa noturno diário a estrear no Rio de Janeiro.

*Jornalismo da Band Porto Alegre começando 2014 com uma nova repórter: Paloma Poeta, que trabalhou quase dois anos na RBS e que fazia matérias para o "TVCOM Tudo+" desde junho de 2013, a primeira delas esta aqui, sobre uma sala de cinema Imax inaugurada no Bourbon Shopping Wallig. O sobrenome entrega: ela, que tem 21 anos, é a irmã mais nova da Patrícia Poeta, o que esta "24 Horas" já tinha observado ao publicá-la como "Bela do Dia" em 24 de abril do ano passado. Aliás, Patrícia começou justamente na Band/RS antes de ir pra TV Globo.

*A partir de segunda-feira, o "SBT Rio Grande" entrará mais cedo no ar: às 11h40, cinco minutos antes do que era até ontem. Além de Edieni Ferigollo começar seu noticiário 20 minutos antes do "Jornal do Almoço" na RBS e do "Balanço Geral" na Record, o "SBT Rio Grande" terá bloco esportivo com Débora de Oliveira todos os dias. O noticiário do canal 5 acaba por volta das 12h20 ou 12h25, quando entra um regionalizado "Chaves".

*Leio no Notícias da TV que o SBT renovou com Carlos Nascimento, que está fora do ar há vários meses por tratar de um câncer no intestino. Que ele fique bem e volte com força e gás total ao "Jornal do SBT", que desde então tem sido apresentado por Marcelo Torres junto com Karyn Bravo - que, bem sabem, saiu para ser mamãe, o que faz Anelise de Oliveira a substituir este mês e Neila Medeiros assumir o lugar a partir do fim de janeiro.

*Sábado de "Rabo de Arraia" ancorando na Record nacional. Na folga de Luiz Bacci, o "Cidade Alerta" será apresentado pela Fabíola Gadelha, repórter do jornal em Manaus e assim apelidada por Marcelo Rezende.

*Leio na Patrícia Kogut que, numa madrugada desta semana, uma equipe da Record Rio rumava ao Alto da Boa Vista quando o carro enguiçou na saída do Rebouças. O veículo estava com a logomarca da emissora e não tinha nenhuma blindagem. Os profissionais temeram por sua segurança e resolveram voltar sem gravar a reportagem.

*Record Rio, que leio no NaTelinha que tem marcado índices pouco expressivos perto de outros em tempos não tão distantes. Quarta-feira, o "Balanço Geral" registrou 5 pontos e o "Cidade Alerta Rio" fechou com 6. Pena que o NT não completou com os números dos outros canais para sabermos se estes estão melhores ou piores.

*Sábado de novidade na TV Amazonas (Globo): o noturno "Jornal do Amazonas" passará a ser apresentado por Thiago Moraes, que antes foi da Record News em Araraquara e São Paulo e da TV Candelária (Record Rondônia). Ele é paulista de São João da Boa Vista, a mesma cidade onde cresceu o locutor esportivo Luís Roberto.

*Novidade desta semana no "Jornal da Globo": comentários políticos direto de Brasília feitos por Renata Lo Prete, da Globo News, no espaço habitual do Heraldo Pereira, que tem apresentado o "Jornal Nacional" esta semana.

*Hoje é o último dia de "RedeTV! News" às 20h45, já que segunda-feira a grade da estação mudará e o noticiário entrará às 22h20, depois da Igreja da Graça, com "Morning Show" às 18h45 (programa com "manhã" no título e exibição no fim da tarde, humpf...) e "TV Fama" passando de 19h até esta sexta-feira para 19h45.

*Mudando de assunto, uma da série "vê se eu posso": quem lê esta coluna sabe de muitos anos do "Studio Pampa", um programa inacreditável que a TV Pampa mostra à meia-noite todos os dias. Pois agora contrataram mais uma apresentadora: Andressa Urach. Sim, aquela mesma que você pensa que é. Vou falar o quê???

*Melhor falarmos de mulheres que atraem não apenas pelo físico, mas também pela capacidade profissional no que fazem. Dira Paes, por exemplo. Leio no "fofoqueirinho-mor" Miguel Arcanjo Prado (interino da "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert) que tão querendo ela nua numa capa de revista, por ele não identificada, mas que é a Playboy. O show da madame no primeiro capítulo de "Amores Roubados" acendeu o fogo do macharedo.

*Leio no Mauricio Stycer que a Record garantiu que não fará cortes em "Breaking Bad", que começa às 23h15 da próxima terça-feira. Depois do que aconteceu em "Spartacus", ficar com um pé atrás não é nada inválido.

*Questão de ordem importante: quando a pessoa sabe se cuidar, ela mantém o encanto mesmo com uma idade avançada. Esses dias, recordarão, comentei nesta coluna que Kim Basinger completou 60 anos, certo? Bom, deu no "Jornal do SBT" uma matéria da Cleide Klock sobre o novo filme dela, "Ajuste de Contas", uma comédia com Sylvester de Niro e Robert Stallone (ou seria o contrário?). Kim está uma sessentona bonita e muito charmosa!

*A saideira é com os episódios inéditos do "Chaves". Os dois redublados não colocarei pois não era necessário redublá-los, isso de "padronização" das duas partes foi uma patetice de jerico aprontada por algum "jênio" do SBT ao escantear a dublagem clássica por medo de comparação com a atual - como se isso não fosse ainda maior agora. Bom, seguem os dois destaques que encerraram esta semana (ambos postados por forumchaves): este aqui é o segundo "Abre a Torneira", finalmente colocando em ordem esta história; e este aqui é o primeiro "Entre Touros e Chifradas", que inicia o episódio do carrinho de toureiro e justifica algumas coisas da segunda parte.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Uma das musas da televisão e do cinema brasileiros chega aos 50 anos neste sábado. Sim, pessoas, Patrícia Pillar agora é cinquentona, mantendo o frescor da boniteza ao mesmo tempo doce e sensual, que alucina todo e qualquer homem quando dispara aquele sorriso gostosíssimo que nos mostra como a vida é boa mesmo que não esteja nada boa. Atualmente vista na Globo em "Amores Roubados", ela fez toda sua carreira de dramaturgia na televisão somente na Plim-Plim, sem atuar em novelas ou séries de outros canais. Mas foi em outra emissora a primeira aparição na telinha, como apresentadora musical, muito antes do "Som Brasil". Veja aqui (postagem de topbrow) um "FMTV" de 1983, na Rede Manchete, com uma Patrícia ainda novinha, novinha e já lindindona.

Bela do Dia: Andressa Oliveira

Andressa Oliveira, repórter da Rede Vida. Olhei esta moça pela primeira vez nesta semana, em Suzano x Vasco. Cheia de vida para toda a rede esta lindindinha, que passou recentemente a cobrir os jogos de futebol da emissora e que também é fã de corridas de rua, disputando algumas.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Autor dos hinos dos principais times do Rio de Janeiro, Lamartine Babo nasceu há 110 anos completados ontem, ele que faleceu em 1963. Uma das mais famosas marchinhas carnavalescas de todos os tempos é dele com os irmãos Valença e trago aqui na voz de Castro Barbosa: "O Teu Cabelo Não Nega". Outra grande composição de Lamartine apresento aqui em gravação de Francisco Alves em 1937: "Serra da Boa Esperança".

Clipe do Dia II

A má notícia do fim da sexta-feira foi a morte da atriz e ex-vedete Marly Marley, que até poucos meses atrás era jurada do "Programa Raul Gil", função que desempenhava agora no SBT e já tinha feito na Record, na Manchete e na Bandeirantes. Marly tinha 75 anos e foi vítima de um câncer de pâncreas. Casada por 45 anos com Ary Toledo, ficou internada por dois meses no hospital São Camilo, em São Paulo. Que Marly descanse em paz. Se falo isso neste tópico, é porque recordarei dela cantando aqui "Só Quero Um", de Raul Sampaio, em 1964.

Arremate

Amanhã de manhã, às 9h30, tem clássico amistoso entre Atlético e Paraná. É no CT do Caju, em Curitiba.

"24 Horas" volta não sei ainda se antes ou depois deste encontro regional amigável acontecer!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.