.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 6 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 128
O primeiro fim de semana da Copinha

Com 104 clubes, é impossível destacar tudo de tudo da Copa São Paulo de Juniores, até porque tem mais sites onde isso é possível. Então, esta coluna destacará aquilo que for mais destacado no dia anterior, tipo goleadas e partidas com algo curioso. Só das goleadas, então, este fim de semana rendeu bastante.

Entre sábado e domingo, estas foram as mais notáveis: 4 x 0 do Figueirense no Paysandu, do Fluminense do Rio no Confiança, do São Carlos no Piauí e do São Bernardo no Picos (paulistas desmontando os piauienses, vixe); 5 x 0 do Monte Azul no Guaicurus; 5 x 1 do Atlético Mineiro no Aracruz, do Sport no Rio Preto (de virada) e do Taboão da Serra no Luverdense (com três de Gustavo); 6 x 0 do CRB no Fortaleza; 8 x 0 do Cruzeiro no São José do Amapá (com três de Lucas) e do Santos no Alecrim (quatro de Diego Cardozo e três de Stéfano Yuri, sobrou só um pro Naílson); e 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 0 do Flamengo de Guarulhos no Imagine (só Fabrício fez quatro gols e mostrou ao time tocantinense que é só mesmo um sonhador, como cantaria John Lennon).

A virada mais emocionante foi a do Bahia sobre o Comercial, que saiu na frente aos 31 do segundo tempo e levou o empate aos 43 e o vira aos 47. Um desempate emocionante foi o do Real Deodorense sobre o Tanabi, com gol de empate aos 45 da etapa final e tento vitorioso aos 48. Com muitos gols, mas sem vencedor, foi a igualdade em três proezas entre Red Bull Brasil e Goiânia. Por fim, a Copa SP pode ser de juniores, mas também tem um ar de "sub-40": a Inter de Limeira marcou com Dodô e o XV de Piracicaba compareceu com Euller.

Estreias nos conformes

O Fortaleza saiu na frente, tomou o empate, mas desempatou e ampliou para não dar sopa pro azar e começar o Campeonato Cearense derrotando o Quixadá fora de casa. Show quem deu foi o Ferroviário, que levou 2 do Crato em casa, mas atropelou com 7 estufadas de rede alheia, sendo três do Iarley (aquele!) e três do Rafael, sobrando um gol pro Mota. Como a cada rodada folgará sempre um time dos nove participantes da primeira fase, o desta foi o Icasa, que empatou por 1 x 1 no sábado com o Atlético de Cajazeiras, em amistoso beneficente.

Com gol e sem torcida

Um do Campinense, um do ASA e zero torcedor no Amigão devido à interdição por causa das vistorias rigorosas dos estádios que receberão o Campeonato Paraibano, cuja data de início ainda não está confirmada justamente por causa disso. Ao menos não ficou "oxado" o "revival" da finalíssima da última Copa do Nordeste.

Com gol e com torcida

A manhã de domingo teve em Alvorada o Cruzeiro daqui de Porto Alegre (mas que mandará seus jogos em breve num novo estádio em Cachoeirinha) derrotando pelo marcador mínimo o sub-23 do Internacional, que começará o Campeonato Gaúcho e que tem como técnico o ex-goleiro André Doring. O Colorado vai dar uma de Atlético no Campeonato Paranaense e guardar Abel Braga e os jogadores titulares para um pouco mais adiante.

Destaques da Europa

O Campeonato Espanhol foi retomado e não mudou a ponta da tabela: permanecem dois líderes. O Barcelona foi aos 49 pontos quatrilhando o Elche com três do Sanchez e um do Pedro, enquanto bastou um gol para o Atlético de Madrid sobre o Malaga. Esta segunda-feira terá o Real Madrid, com 41, recebendo o Celta.

Enquanto isso, o Campeonato Italiano possivelmente tenha acabado na metade, a não ser que aconteça uma reabilitação daquelas para entrar na história. Com trinca a nada sobre a não mais invicta Roma, a Juventus foi às 10 vitórias seguidas e agora soma 49 pontos, oito de distância pros romanos na segunda posição. Em termos de título, só mesmo uma tragédia com "TR" maiúsculo para a Velha Senhora não ser a campeã de 2014.

Em outros países, os mata-ou-morre deram o tom. A Copa da Inglaterra teve diversas partidas, aparecendo nas mais destacadas uma que terá replay (que é quando dá empate e um segundo jogo resolverá o classificado), que é Blackburn x Manchester City. O Everton detonou o Queens Park Rangers do novamente titular Júlio Werner, que ficou 9 meses sem abrir o onze inicial e me volta levando quatro justamente no começo do ano da Copa do Mundo. Dobra a nada aplicaram Arsenal no Tottenham, Chelsea no Derby County e Liverpool no Oldham. Dos grandes, o vexame ficou pro Manchester United, apunhalado pelo Swansea no "Teatro dos Sonhos" com direito ao lateral Fábio expulso 4 minutos depois de substituir o machucado Ferdinand.

A quarta fase da Copa da Inglaterra foi sorteada ontem mesmo e será disputada no fim deste mês, com estes destaques principais: Arsenal x Coventry City, Stevenage x Everton, Chelsea x Stoke City, Manchester City ou Blackburn x Bristol City ou Watford e Bournemouth ou Burton Albion x Liverpool.

Alguns jogos da Copa da França foram adiados por impeditivos do clima, entre eles o do Paris Saint Germain contra o Brest. Já o Monaco pôde atuar e, mesmo levando dois do Vannes, se deu bem pois anotou três.

Teve também rodada da Taça de Portugal, com dois grandes em campo no sábado. O Porto amassou o Atlético por meia dúzia a nada e o Benfica meteu a quina no Gil Vicente, na última peleja encarnada com Eusébio vivo. Aliás, imagine a emoção que não permeará o Estádio da Luz nas homenagens ao ídolo maior dos benfiquistas na próxima partida em casa, no domingo que vem, que será "apenas" o clássico contra os portistas.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo deste período do ano, onde rumor e especulação não tem vez. Vejamos os últimos movimentos:

*O Palmeiras emprestou por um ano ao Atlas do México o atacante Maikon Leite, que estava no Náutico.

*O Vasco acertou com o zagueiro Rodrigo, do Goiás.

*O Paraná contratou o zagueiro Naylhor, do Icasa.

*O Ceará anunciou o atacante Tadeu, do Icasa, e empresta o volante Eusébio para o Atlético Goianiense.

*O Sampaio Corrêa liberou o volante Luís Maranhão e o goleiro Raniere, cujo substituto na meta é Gott, que no ano passado defendeu Novo Hamburgo e 15 de Novembro de Campo Bom.

*Lembra do Fernando Baiano? Aquele? Vai jogar o Campeonato Paulista pelo Mogi Mirim.

Curtinhas

*Segunda-feira de reapresentação de Mano Menezes como treinador do Corinthians. A cuidar seu desempenho.

*E essa do Evander Holyfield dizer no "Big Brother" só com celebridades na Inglaterra que a homossexualidade é uma deficiência e que pode ser curada? Golpe tão baixo quanto Mike Tyson mordendo suas orelhas.

*No tênis, na base do "meio-a-meio" ficaram as irmãs Williams. Se Serena sorriu por ganhar o WTA de Brisbane com 2 x 0 em Victoria Azarenka (6/4 e 7/5), Venus fez cara feia pois deu Ana Ivanovic no WTA de Auckland por 2 x 1 (6/2, 5/7 e 6/4), no primeiro sucesso da sérvia desde o WTA de Bali, em novembro de 2011. Aninha voltou!

*Nos homens, muitos campeões no primeiro fim de semana de 2014: em Chennai, Stanislas Wawrinka marcou 2 x 0 em Edouard Roger-Vasselin (7/5 e 6/2); em Doha, Rafael Nadal suou para superar Gael Monfils por 2 x 1 (6/1, 6/7 e 6/2); em Brisbane, Lleyton Hewitt ganhou de Roger Federer por 2 x 1 (6/1, 4/6 e 6/3), quebrando um jejum de quatro anos em torneios da ATP; e no Challenger de São Paulo, título do João Souza com 2 x 0 (duplo 6/4) no colombiano Alejandro Gonzalez, o que torna "Feijão" o novo tenista número 1 do Brasil.

*Saldo final do handebol masculino do Brasil no torneio amistoso Memorial Domingo Bárcenas, na espanhola Córdoba: segunda posição com 31 x 29 na vice-campeã olímpica Suécia, 29 x 38 para a campeã olímpica Espanha e empate em 22 gols com o Egito. Não dá para deixar de considerar positivo este resultado.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Robson Aldir fez no sábado para domingo sua última "Madrugada da Globo". Ele deixa esta faixa pois explicou no ar que não estava dando conta de três programas na Rádio Globo, já que tinha este há alguns anos e o mais recente "Samba Amigo" nas tardes de sábado, ambos em rede nacional, além de substituir Loureiro Neto (ainda fora do ar por questão de saúde) no "Botequim da Globo" para o Rio de Janeiro. Robson informou que será fixado na faixa das 20h às 22h na AM/FM carioca, em novo programa a estrear em breve e com título a definir, e que Loureiro, quando ficar bom para voltar a comunicar, entrará em outro horário mais cedo.

*Mudança a partir de hoje na Rádio Guaíba: Ieda Risco deixa o matutino "Guaíba Cidades", que fez inicialmente com Ronaldo Berwanger e depois com Felipe Vieira, e passará a apresentar o "Jornal da Guaíba", às 16h, em substituição a Samuel Vettori. Ela segue nas manhãs de sábado no "Correio Rural" e no "Jornal de Sábado".

*O fim de semana teve a diplomação de muitos jornalistas aqui em Porto Alegre, vários deles já atuantes (casos de Gabriela Bordasch na RBS TV, Fernanda Ponciano na TV Bandeirantes e Voltaire Santos na Rádio Gaúcha). Uma que se formou e que agora é cuidar quando e onde ganhará uma chance para mostrar seu dote jornalístico é Gabriella Soltys, que foi Garota Verão em 2010 e que se formou na Famecos da PUC/RS. Boa sorte pra ela.

*Passadas as férias da Thalita Oliveira, voltou ela à dupla com Roberta Piza no "Fala Brasil" da Record.

*A Globo começou hoje no "Bom Dia Rio" uma série de cinco reportagens chamada "Vida de Passista", sobre mulheres que são passistas no carnaval e conciliam isso com os afazeres domésticos e profissionais. Matérias da Silvana Ramiro. Já imaginou aquele anjo loiro apaixonante desfilando sua graça sambando na Sapucaí?

*"Bom Dia SP" com Rodrigo Bocardi de volta pois Chico Pinheiro regressou ao "Bom Dia Brasil", que teve Ana Luiza Guimarães ao seu lado pois Ana Paula Araújo substituiu ontem Renata Vasconcellos no "Fantástico".

*Leio no NaTelinha que Neila Medeiros e Marcelo Torres foram fixados apresentadores do "SBT Brasil" todos os sábados já a partir de anteontem. Neila, que neste mês está cobrindo férias do César Filho no "SBT Manhã" e que, depois disso, estará com Marcelo no "Jornal do SBT" para cobrir a licença-maternidade da Karyn Bravo.

*Segunda-feira de retorno do "Chaves" de segunda a sexta em rede nacional, substituindo "Eu, a Patroa e as Crianças" das 18h30 às 19h20 de Brasília. Volta que incluirá 14 episódios inéditos, tanto alguns soltos quanto outros que completarão histórias duplas ou sagas. Estes novos episódios serão identificados pela sigla "EI".

*Depois da pré-estreia de ontem à noite, a Bandeirantes passa a mostrar pra valer a partir de hoje o jogo "Sabe ou Não Sabe" às 15h50. Tem um detalhe: inédito às 15h50 e reprise no fim de noite. Hoje, por exemplo, será à 0h40, na sequência de "O Mundo Segundo os Brasileiros". Com isso, o "Jornal da Noite" começará à 1h40.

*Segunda-feira de outras duas estreias na Band: a de "Quem Quer Casar com Meu Filho?" às 22h30, um com Adriane Galisteu que ficou engavetado por uns tempos e que substitui o "CQC" durante suas férias, e a da novela colombiana "Rosario" na exótica (pro gênero) faixa da madrugada, nesta estreia às 2h30 de hoje para amanhã.

*Segunda-feira de estreia na Globo da minissérie "Amores Roubados", que não tem ser chamada de outro jeito que não aquela que deixou Grazi Massafera solteira, pois Cauã Reymond preferiu se enroscar na Ísis Valverde, segundo os noticiários "celebridandos" - e eles também não desmentiram isso com veemencia, então...

*Leio no Notícias da TV que a próxima novela das seis da Plim-Plim, "Meu Pedacinho de Chão", está toda escrita pois marca a volta de Benedito Ruy Barbosa, que ditou a trama completinha ao neto Marcos para escrevê-la no computador - recordarão que o autor sofreu um AVC em 2006, daí ele não consegue mais escrever agilmente. Isso foi contado pelo diretor da produção, Luiz Fernando Carvalho, que também retornará aí às novelas.

*Completa 20 anos hoje a morte da atriz Cláudia Magno, que fez filmes como "Presença de Marisa" e quatro produções na TV Manchete e onze na Globo, a última delas a novela "Sonho Meu", na qual atuava quando sua vida terminou aos 35 anos por decorrência da AIDS. O falecimento dela repercutiu muito à ocasião.

*A saideira: há 60 anos fechados nesta segunda, nascia o diretor e roteirista Anthony Minghella, que morreu em 2008 e que ganhou o Oscar de diretor em 1996 por um filme que até hoje não assisti: "O Paciente Inglês".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Francine Missaka

Francine Missaka, cantora da banda que toca no "Domingão do Faustão", da TV Globo. Para onde e o quê estás olhando, bonitona de ar muito sedutor?

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

A pequena grande perda deste domingo (pequena na altura e grande na voz e na popularidade não só aqui no Brasil, mas em todas as Américas) foi do Nelson Ned, falecido aos 66 anos em Cotia, na Grande SP, após dois dias de internação por pneumonia. Não há como não homenageá-lo sem seu maior sucesso. Então, está aqui "Tudo Passará", que ele cantou no "Programa Silvio Santos" do SBT dos anos 90, ao qual deu uma entrevista e onde também respondeu uma pergunta de Décio Piccinini sobre um processo contra os Gypsy Kings por plágio.

Clipe do Dia II

6 de janeiro de 1964. Há exatos 50 anos, começava a primeira turnê dos Rolling Stones, turnê esta junto com as Ronettes (aquelas que cantavam "Be My Baby", da trilha sonora de "Dirty Dancing"). Shows realizados entre 6 e 27 de janeiro na Inglaterra, quando Mick Jagger e cia. ainda não tinham lançado seu primeiro LP, o que ocorreria apenas em abril daquele mesmo ano. Assista aqui um minishow dos Stones naquele 1964, com cinco temas: "Around and Around", "Off The Hook", "Time Is On My Side", "It's All Over Now" e "I'm Alright".

Arremate

Deu no site: "Joseph Blatter afirma que Brasil começou a se preparar para a Copa tarde demais". Não brinca!

"24 Horas" volta antes que a FIFA tire mais alguma conclusão tão óbvia que só ela não percebeu!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.