.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 5 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 127
Adeus, Eusébio



Portugal chora neste domingo. O mundo da bola está de luto. O maior de todos no país lusitano não mais está entre nós. Um dos gigantes do planeta futebol dá seu adeus a 20 dias de completar 72 anos. Não é de hoje que se sabe de problemas médicos do Eusébio, foi até incrível vê-lo vencer tantas batalhas em tempos recentes. Só que desta vez ele acabou perdendo a guerra pela vida e foi derrotado por uma parada cardiorrespiratória.

Terceiro lugar na Copa do Mundo de 1966, quando marcou nove gols, sendo dois contra o Brasil naqueles 3 x 1 que marcaram época da nossa parte principalmente por feitos na bicampeã mundial. Bola de Ouro de 1965, foi encarnado em mais de metade da sua carreira. No Benfica, amontoou títulos e gols, mais precisamente 638 em 614 partidas. Ganhou 11 Campeonatos Portugueses (1961, 1963 a 1965, 1967 a 1969, 1971 a 1973 e 1975) e cinco Taças de Portugal (1962, 1964, 1969, 1970 e 1972). Disputou quatro finais da então Copa dos Campeões da Europa, perdendo as de 1963, 1965 e 1968, mas vencendo a primeira delas, em 1962, que tornou os encarnados bicampeões europeus em vitória por 5 x 3 sobre o Real Madrid, maior esquadra do continente na época e que havia vencido "apenas" as cinco primeiras edições da hoje nominada Liga dos Campeões, iniciada em 1955/1956.

Naquele ano, jogou o Mundial Interclubes contra o Santos de Pelé e cia., mas o alvinegro praiano ganhou tanto no Maracanã quanto em Lisboa. Dá para dizer, de certa maneira, que o "Pantera Negra" deu o troco no Atleta do Século 20 com o triunfo na Copa na Inglaterra, até por no duelo dela marcar duas vezes, contra uma em casa quatro anos antes. Outro momento importantíssimo do nascido moçambicano em relação ao futebol brasileiro aconteceu aqui em Porto Alegre, quando ele anotou o tento benfiquista (o gol de empate) na derrota por 2 x 1 para o Internacional, naquela que foi a primeira partida da história do Estádio Beira-Rio, em 1969.

Adeus, Eusébio. E obrigado por tudo.

Trocou o outro paraense da Copinha

Além do Paysandu, outro time de Belém disputa a Copa São Paulo de Juniores. Eu tinha que era a Tuna Luso pois foi o inicialmente divulgado - e era ela mesma. Acontece que me passou batido algo ocorrido ainda em 8 de dezembro (e me senti bem mal por cometer esse deslize): a Tuna não pôde disputar o torneio por perder o prazo final para inscrição de atletas. Por isso, o Remo entrou no seu lugar. É o Remo, portanto, que estreará esta noite ao enfrentar o Corinthians na chave K, que tem ainda XV de Piracicaba e a anfitriã Internacional de Limeira.

Falta de consideração

Aqui no Brasil, a direção do Botafogo da Paraíba divulgou uma nota oficial onde manifesta solidariedade ao seu ex-jogador Larramendi, que precisa tratar de um tumor ósseo na cabeça do fêmur, e agradece à sua torcida e ao governo paraibano por ajudarem a custear a cirurgia necessária (também o Novo Hamburgo, ao qual Larramendi pertence, prometeu pagar os exames que ele fará, entre eles uma biópsia à qual será submetido depois de amanhã aqui em Porto Alegre). É claro que os apoios são muito importantes e ajudam demais, mas é uma pena que o Botafogo não sinalize por esta nota fazer algo por ele mesmo para alguém que se mostrou tão fundamental na inesquecível conquista da Série D quanto o zagueiro uruguaio, autor de gols importantes na reta decisiva. Não é uma obrigação firmada em contrato ou coisa assim, mas é uma obrigação moral, que talvez valha até mais.

Pior ainda é o que vem do Paraguai. O lateral esquerdo Ariosa não joga desde junho e enfrenta um câncer de mediastino, que é uma parte da cavidade torácica que abriga o coração. Acontece que ele contou em entrevista à Rádio Monumental de Assunção que recebeu um telegrama do Olimpia lhe avisando da rescisão de seu contrato, que duraria ainda mais dois anos. O telegrama informou que aquilo acontecia por ele não poder jogar futebol. De quebra, o atleta ainda disse que não recebe salários há três meses. Talvez sentindo a péssima repercussão que uma patifaria dessas rendeu, um dos membros do conselho de administração do clube resolveu se explicar, mas não adiantou muito. Raúl Pinto afirmou que o contrato foi suspenso pois o clube não tem como pagar Ariosa. Que se virem de algum jeito, ué! O cara tá com câncer! Façam rifa, vaquinha, sei lá! Sinceramente... É brabo.

Mais poderoso ainda

O Bayern de Munique já é um timaço dentro de campo. Ficou ainda mais forte com a chegada de Pep Guardiola pra casamata. No ano passado, reforçou a esquadra ao tirar Götze do Borussia Dortmund. Agora, dele é de novo tirado um grande nome com a contratação do Lewandowski, que ali ficará até o fim de junho, quando então vai pro Bayern. É o tipo do time que só vai perder algum campeonato quando "quiser", se me faço bem entender.

A estreia desta noite

Depois das 23h, a Rede Record estreará o seriado épico "Spartacus", que está na terceira temporada. É de se cuidar como será a exibição, nem me refiro às cenas mais fortes de violência, mas principalmente às de nudez (que incluem nu frontal) e às de sexo, que não tiram o pé na hora da dividida, digamos assim. As chamadas têm como destaque o protagonista feito por Andy Whitfield. É somente na primeira temporada que ele desempenha o papel de Spartacus, já que infelizmente morreu em setembro de 2011 com apenas 37 anos, vitimado que foi por um câncer nos gânglios linfáticos. Nas duas posteriores, Liam McIntyre o substitui. Um dos produtores deste seriado é Sam Raimi, da trilogia "Homem Aranha", e o elenco inclui Lucy Lawless, para sempre Xena.

Bela do Dia: Erin Cummings

Erin Cummings, atriz que também passará a frequentar a tela da Rede Record nas noites de domingo a partir de hoje, componente que é do elenco da série "Spartacus".

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Rock de primeira que está na trilha de dois filmes reprisados hoje - tá, um deles no começo da segunda-feira. Tanto em "Uma Babá Quase Perfeita", que passará na Band às 16h50, quanto em "Quanto Mais Idiota Melhor 2", que estará no "Corujão" da Globo entre 2h45 e 3h30 (varia conforme tem ou não programa local depois do "Fantástico"), Aerosmith está com "(Dude) Looks Like a Lady", que curtirão aqui.

Antes do Arremate... (atualização das 12:50)

...mais uma triste notícia do domingo: morreu Nelson Ned, o "pequeno gigante da canção", aos 66 anos. Ele estava internado no hospital de Cotia, em SP, com pneumonia. Volto ao tema na próxima coluna.

Arremate

Júlio César voltou ao Queens Park Rangers e tomou quatro do Everton na Copa da Inglaterra. Eita nóis...

"24 Horas" volta antes que o goleiro titular da Seleção Brasileira tenha melhor sorte!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.