.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 4 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 126
Boas e más notícias

Michael Schumacher na abertura da coluna deste sábado, reveladas foram informações a seu respeito por Philippe Streiff, seu amigo e ex-piloto de Fórmula 1 residente em Grenoble. Ele, que é paraplégico desde que sofreu um acidente durante treinos para o GP do Brasil de 1989, foi ao hospital onde o alemão está internado e conversou com o médico Gerard Saillant. A boa notícia chegou hoje de manhã: Schummy não corre mais risco de perder a vida. A má veio ontem ainda: a lenda das pistas pode perder os movimentos do corpo e ter o dom da fala comprometido. Nada, seja para bem ou mal, é confirmado pela equipe médica, que só fará pronunciamentos quando acontecerem mudanças no estado de saúde do Michael. Temos de continuar na expectativa, então.

O centésimo Campeonato Cearense

Não é o primeiro Estadual de 2014 a começar pois já foi completada a primeira fase do Paraense e está em andamento a primeira do Pernambuco, mas é o primeiro Estadual a começar em 2014. O Campeonato Cearense terá neste ano sua centésima edição, que pelo segundo ano seguido não terá logo de cara os representantes do estado na Copa do Nordeste, mas que nem por isso deixará de valer a pena acompanhar principalmente por dois clubes: Fortaleza, grande que não conseguiu vaga no regional via estadual, e Icasa, que será o primeiro time da Série B do Campeonato Brasileiro a começar suas atividades nesta temporada - mas não neste fim de semana, pois o número ímpar fará alguém folgar em cada rodada, e nesta primeira isso cai justamente para o Verdão.

A fase inicial não terá Ceará e Guarany de Sobral, que atuarão na Copa do NE, e terá nove times em ida e volta todos contra todos. Os quatro melhores times passarão para a segunda fase, com o primeiro colocado entrando com dois pontos extras e o segundo com um extra, enquanto os três piores serão rebaixados (pois assim serão 10 times no Cearense de 2015). Na fase seguinte, com Vozão e Guarasol, um hexagonal em ida e volta definirão os semifinalistas, que jogarão em ida e volta igual será na finalíssima. Neste domingo, a primeira rodada tem Quixadá x Fortaleza, Ferroviário x Crato, Itapipoca x Tiradentes e Horizonte x Guarani de Juazeiro do Norte.

Ao longo das 99 edições já realizadas, algo interessante: todos os clubes campeões são ou foram da capital, salvo a única exceção que é o extinto Icasa EC (não confundir com o atual ADRC Icasa) - e nem tão exceção assim pois o time extinto do Cariri foi um dos declarados quatro campeões de 1992, junto com Tiradentes e os rivais Ceará e Fortaleza. O Vozão tem 42 títulos e é o atual tricampeão, enquanto o Tricolor soma 39 conquistas, a última delas o tetra fechado em 2010. Depois, vem o Ferroviário com seus 9 troféus, o último deles em 1995. O extinto Maguari ganhou quatro vezes, a última em 1944, enquanto o América tem dois títulos e Calouros do Ar, Gentilândia, Tiradentes e os extintos Icasa EC, Orion e Tramways possuem um sucesso cada.

Aliás, tem outra coisa curiosa: somente um único clube fora de Fortaleza foi campeão cearense, certo? Pois se pegarmos também os vice-campeões, a parada não muda tanto assim. Ficaram em segundo lugar ADRC Icasa, Guarani e Juazeiro, os três de Juazeiro do Norte, e mais o Guarany de Sobral, sendo todos os outros segundos colocados da capital. Vê bem: contando os vices, só tem Sobral a mais nessa parada. Será que o futebol do interior do Ceará é historicamente tão fraco assim para chegar nas cabeças pouquíssimas vezes num milênio? E com isso, não faria mais sentido chamar o certame de "Campeonato Fortalezense" ou "Alencarinão"?

"Revival" sem tanta graça

Uma coisa já me irritaria em relação a este amistoso Campinense x ASA de amanhã: ser um "revival" da final da Copa do Nordeste de 2013, sendo que a Raposa de Campina Grande não poderá defender seu título este ano, já que a organização desta competição (que acho muito legal, já falei aqui várias vezes) consegue cometer aí seu maior e mais inadmissível pecado, que é não incluir o campeão na edição seguinte. Sinceramente, não dá para compreender como é que me cometem uma barbeiragem sem noção dessas.

Bom, mas pelo menos uma partida com possibilidade de levar um público bacana poderia servir como "pré-estreia" do futebol nordestino em 2014. Mas nem isso. O Amigão estará com os portões fechados para a torcida pois o Ministério Público da Paraíba está fazendo vistorias bem rigorosas aos estádios que receberão a partir do outro fim de semana o Campeonato Paraibano e não quer liberar nenhum até que as próximas sejam feitas. E futebol em estádio sem uma só alma nas arquibancadas é mais triste que ver a guria dos seus sonhos dançar com o moleque mais seboso e asqueroso do colégio na dança romântica do baile. (???)

Começou a Copinha

A Copa São Paulo de Juniores, com seus 104 clubes em 26 grupos, é mais jogo duro de acompanhar do que passar a tarde com a tia-avó na jogatina de bingo enquanto a esposa, os filhos e o tio ricaço vão curtir o melhor parque de diversões da cidade. (???) Mas se é o que temos, né... Nesta sexta, o primeiro gol foi de Patrick, do Aquidauanense, que venceu o Noroeste pelo Grupo I, o mesmo que teve o quatrilho do Flamengo sobre o Santo André, com direito a um gol de Renan Donizete, que é filho do Donizete Pantera. Já o Vasco perdeu pro Audax São Paulo no Grupo T e já ficou em situação delicada. Não tão ruim, mas também não tão melhor assim, o São Paulo arrancou no Grupo W conseguindo empatar com o convidado japonês Kashiwa Reysol.

Europa voltando à toda

O Campeonato Inglês dá uma pausa, mas a bola não para por lá pois tem rodada da Copa da Inglaterra. Entre as principais pedidas, temos Blackburn x Manchester City, Arsenal x Tottenham, Derby County x Chelsea, Liverpool x Oldham e Manchester United x Swansea, além de um jogo a ser observado, que é o do Everton com o Queens Park Rangers. Acredite, torcida brasileira: será apenas neste sábado que Júlio Werner, o sr. Suzana César, terá uma nova oportunidade como titular do QPR, que tem disputado a Série B. Não é que ele estivesse com grilo de ordem médica ou algo assim, foi simples opção não deixá-lo nem sequer no banco de reservas. Na boa, velho: como é que pode o goleiro titular da Seleção Brasileira ficar numa condição dessas? Ou o errado da história é Luiz Felipe Scolari ao apostar nele mesmo assim? Rende um bom debate isso. Fiquemos atentos a ele.

Outro mata-ou-morre nacional no fim de semana é a Copa da França, que destaca Brest x Paris Saint Germain e Vannes x Monaco. Dos nacionais, são retomados o Espanhol e o Italiano. A liga espanhola abre o sábado com o Atlético de Madrid, um dos líderes com 46 pontos, visitando o Malaga. Também com 46, o Barcelona recebe o Elche amanhã, quando também tem o Real Madrid, com 41, jogando em casa contra o Celta. Já no campeonato da Itália, o domingo começa a rodada e tem Juventus x Roma como a principal pedida dela toda, que terá só na segunda-feira sua maior parte, com direito a Napoli x Sampdoria, Milan x Atalanta e Lazio x Internazionale.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de férias do futebol brasileiro, onde rumor e especulação não tem vez. Vejamos o que temos:

*A Ponte Preta contratou o zagueiro Luan, do Brasiliense.

*O Bragantino apresentou os atacantes Paulinho, do Alecrim, e Tássio, do Betim.

*O América Mineiro tem cinco novidades: o zagueiro Heitor e o atacante Henrique, ambos do Villa Nova; os meias Betinho, do Madureira, e André Pinga, do Santos; e o atacante Caio Dantas, do Audax São Paulo.

*O ABC adquiriu por empréstimo o lateral direito Patrick, do América Mineiro, que estava no Betim.

*O Sampaio Corrêa anunciou o lateral direito Paulo Ricardo, do Comercial de Ribeirão Preto, e o lateral esquerdo Wellington Indinho, do Arapongas. Por outro lado, são três as saídas: dos laterais esquerdos Airton, agora do Paysandu, e Deca, que foi pro Marília, e do lateral direito Denílson, que se transferiu para o Mixto.

*O Criciúma fechou com o atacante Lulinha e o meia Thiago Humberto, ambos do Ceará.

*O Atlético Paranaense acertou com o volante Paulinho Dias, da Chapecoense.

*O Paraná confirmou o goleiro João Ricardo, do Icasa, e perdeu o zagueiro Alex Bruno para o Rio Claro.

*O Atlético Goianiense renovou com o volante Renan Foguinho, mas dispensou Bida, Ernandes e Wandinho.

*O Vila Nova renovou com o zagueiro Neto Gaúcho por um ano.

Curtinhas

*Condenado o governo do RJ a indenizar cinco donos de cativas do Maracanã por não poderem assistir nem ao amistoso Brasil x Inglaterra e nem os três jogos ali realizados da Copa das Confederações. A decisão da juíza Luciana da Cunha Martins Oliveira, da 9ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, é em primeira instância. Se for mantida, cada um dos cinco donos de cadeiras deverá receber R$ 6.500,00 de indenização.

*Espinosa de volta ao Grêmio, mas não é Valdir voltando a treiná-lo e sim a família presente novamente no time tricolor. Neto do técnico e comentarista, o volante Rieguel compõe o grupo sub-20 que começará a disputa do Campeonato Gaúcho (enquanto o principal se voltará para a Libertadores). Antes, ele foi da base do Flamengo.

*Faz um tempaço que Helton é goleiro do Porto, no qual está desde 2005. Pois ele renovou por mais um ano.

*Adversário do Brasil na Copa do Mundo, Camarões acertou três amistosos que prometem bastante. Um será em março, no dia 5, contra Portugal. Outros dois serão em junho: Alemanha, dia 1°, e Argentina, dia 6. Beleza!

*Outro amistoso bastante interessante de assistir será Espanha x Itália, dia 5 de março, em Madrid.

*Tênis: entra ano, sai ano, mas a freguesia não muda. Maria Sharapova continua comendo das mãos de Serena Williams o pão que o diabo amassou. Agora foi na semifinal do WTA de Brisbane por 6/2 e 7/6 (9/7), que leva a norte-americana a manter uma escrita de 14 vitórias em 10 anos e a decidir o torneio contra Victoria Azarenka, que na outra semifinal superou Jelena Jankovic por 1/6, 6/3 e 6/4. Sharapova nunca mais baterá Serenão, é?

*Enquanto isso, não deu para Bruno Soares e Alexander Peya contra Jan Hajek e Tomas Berdych na decisão de duplas do ATP de Doha. 2 x 0 (6/2 e 6/4) para os tchecos contra o brasileiro e o croata.

*Handebol: depois de ganhar da vice-campeã olímpica Suécia por 31 x 29, o Brasil joga hoje contra a Espanha pelo Torneio Memorial Domingo Bárcenas, na espanhola Córdoba, e fecha amanhã contra o Egito.

*A propósito: mais uma vez confirmei que ninguém mais lê esta "24 Horas" além de mim mesmo. Se fosse lida por muita gente esta coluna, acredito que eu teria recebido várias observações sobre um erraço que me passou batido e que ficou o dia inteiro no ar na edição de ontem (já corrigida), que era eu colocar que esta competição amistosa de handebol masculino acontecia na Argentina, quando é jogada na Espanha - tudo isso porque li na notícia que a sede é Córdoba e eu não sabia que tinha na Espanha uma cidade homônima da argentina.

*Das três, uma: ninguém leu esta coluna a ponto de não me avisar deste erro para eu corrigi-lo (a principal das possibilidades), alguém leu e não observou este meu equívoco por distração própria (nessa eu não acredito) ou alguém leu, notou meu erro e nada falou só para ele continuar no ar até quando eu me tocasse do mesmo e, se não o percebesse, ficar mal visto e mal falado a ponto de perder credibilidade junto aos leitores (possibilidade que volta e meia acho ser verdadeira pois cometo distrações de vez em sempre nesta "24 Horas" e também no "Papo de Mídia", mas a maioria delas eu mesmo percebo depois por ninguém me avisar delas, mesmo flagrantes).

*Também o vôlei passa a ter uma Copa do Brasil. Isto é: retomada ela é pela CBV após duas edições femininas (2007 e 2008) e uma masculina (2007). Serão competições de tiro curto, com a dos homens de 14 a 25 deste mês e a das mulheres de 16 a 18 também deste mês, com quartas, semi e final, tudo em jogo único. Tem mais datas no certame masculino pois nele as quartas-de-final terão mando de quadra do time de melhor campanha na atual Superliga e semifinal e final em Maringá, onde acontecerá em três dias toda a edição feminina.

*A Copa do Brasil dos homens terá estas quartas-de-final: dia 14, Vôlei Brasil Kirin x Minas e RJ Vôlei x Canoas; e dia 15, Sada Cruzeiro x São Bernardo e SESI x Moda Maringá. As semifinais acontecerão no dia 23 e a decisão na manhã do dia 25. Já a CB das mulheres terá estas quartas no dia 16: Vôlei Amil x Pinheiros, Unilever x Rio do Sul, Molico/Nestlé x Minas e SESI x Praia Clube. Semifinais no dia 17 e final no dia 18.

*RJ Vôlei, que não contará mais com o levantador Bruninho, que jogará no italiano Modena. Motivo justificado por ele em sua página no Facebook: falta de profissionalismo e situação financeira complicada a ponto dele e alguns outros jogadores terem recebido somente um mês de salário desde que começou a temporada 2013/2014. Aí é muito brabo e não dá para tirar a razão dele, que ainda disse que, se isso acontece numa modalidade como o vôlei, que é considerada a segunda maior do Brasil, o que não se passará com outras menos lembradas...

*Má notícia da natação: Leonardo Coutinho está internado na UTI do Hospital Cruz Azul, em São Paulo, pois teve uma hemorragia no tórax no meio desta semana. Ele, que tem 19 anos e é recordista brasileiro júnior dos 200 metros nado costas, sofre de leucemia e precisa de doações de sangue de qualquer tipo. Quem puder atender este pedido feito pelo seu Esporte Clube Pinheiros e estiver em São Paulo, deve ir a um dos dois endereços do Banco de Sangue Paulista, na rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, no 14º andar (11 - 3048-8969), ou na rua Iguatinga, 382 (11 - 5521-4013). Deve ser informado pelo doador o nome de Leonardo Assis Coutinho. Força!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma boa nova de ontem à noite aqui em Porto Alegre: Aline Schneider de volta ao vídeo. A repórter do canal 2 já reapareceu em reportagem do "Rio Grande Record", encerrando a licença-maternidade após ganhar Isabella.

*Mais Record: leio no Flávio Ricco que nesta segunda-feira será estreado um novo cenário no "Balanço Geral RJ". Só não sei se só o da manhã com Wagner Montes, se o do meio-dia com Rogério Forcolen ou ambos.

*O ano começou com uma saída em Pernambuco: a de Mona Lisa Duperron, que apresentava os sorteios do Pernambuco dá Sorte na TV Jornal (SBT) nas manhãs de domingo e que deles participou pela última vez no fim de semana passado. Ela foi pro Rio de Janeiro e agora trabalha na TV Globo (passando a ser colega do marido, o repórter esportivo André Gallindo) como produtora de reportagens do "Encontro com Fátima Bernardes".

*Leio no Daniel Castro que a audiência dos OCNs (sigla que designa os canais por assinatura, os microcanais UHF e canais de circuito interno de segurança que apareçam nos levantamentos de audiência do Ibope) cresceu 33% no ano passado, tendo 8,1 pontos na média nacional de janeiro a dezembro, atrás dos 16,2 da Globo, mas à frente da soma dos 2,3 da Band com os 5,5 da Record ou com os 5,1 do SBT. Isso é em 2013, enquanto em 2012 o índice dos OCNs foi de 6,1 pontos contra 6 da Record. Mais um assunto para dar pano pra manga.

*Na exibição seguinte aos 25 anos de estreia completados ontem, a "Temperatura Máxima" deste domingo terá "Karatê Kid". Infelizmente, a Globo não programou o clássico e sim o refilmado com Jackie Chan. Humpf...

*Assistem aqui (postagem de fabiobarbano) mais uma chamada da volta de "Chaves" à exibição diária no SBT em rede nacional, às 18h30 de Brasília nesta segunda-feira. Desta vez, há rápidos trechos da nova dublagem para os episódios inéditos e complementos de outros só com uma das partes exibida. Além disso, destaca a chamada que as novas histórias serão identificadas pelo barril com a sigla "EI", igual foi nos episódios perdidos resgatados em 2011 ("EP") e nos semelhantes resgatados e estreados em 2012 ("ES").

*Completa 80 anos neste sábado um dos atores mais longevos da teledramaturgia brasileira: Elias Gleizer, que atua nela desde 1959, quando fez o teleteatro "José do Egito" na Tupi. Nesta emissora ele ficou até o término, em 1980. Depois, fez algumas novelas na Bandeirantes e no SBT. Após chegar à Globo em 1984, em "Livre Para Voar", Elias só a deixou duas vezes para fazer novelas novamente do SBT, uma delas "Uma Esperança no Ar" no ano seguinte e a outra sendo "As Pupilas do Senhor Reitor" em 1995. A última dele na Globo foi "Flor do Caribe", que acabou há alguns meses e que marcou seu retorno às novelas após três anos de afastamento.

*A saideira: viram quem está tratando de um câncer de pâncreas? Marly Marley, a ex-vedete que nos últimos anos foi jurada do Raul Gil em diversas emissoras. Disse seu marido Ary Toledo ao UOL que o caso dela não é crítico e nem desesperador, que Marly se recupera bem e deve ir para um quarto particular nos próximos dias. Ela trata da doença há 6 meses e está na UTI do Hospital São Camilo, em SP, há um mês. Que ela fique boa.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Aline Dale

Aline Dale, apresentadora do Esporte Interativo. É o trocadilho mais óbvio do mundo, mas é impossível não fazê-lo para esta bonitona: dá-lhe, Aline!!!

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Má notícia do começo de sábado: morreu aos 74 anos, de complicações pulmonares, o cantor Phil Everly. Com seu irmão Don, ele formou a dupla The Everly Brothers na segunda metade da década de 50, marcando grande sucesso até meados dos anos 60. Eles ficaram em atividade de 1957 a 1973 e de 1983 até agora. O primeiro sucesso dos Everly Brothers está aqui: "Wake Up Little Susie", de 1957, que mais de 20 anos depois teria uma versão ao vivo bem legal com Simon & Garfunkel no famoso concerto no Central Park. Outra que marcou muito e ganhou regravações em série curtirão aqui: "All I Have To Do Is Dream", de 1958.

Mais uma canção especial dos irmãos Phil e Don apresento aqui: "Crying In The Rain", de 1962, que voltou com força após três décadas numa regravação do A-ha. Depois da separação, o tema mais destacado deles na volta da dupla surgiu em 1984 e conferem aqui: "On The Wings of a Nightingale", produzido por Paul McCartney, que toca guitarra neste álbum de retomada das atividades, cuja banda de apoio tem ainda Jeff Lynne no baixo.

Arremate

De Rossi disse que acha que se suicidaria se trocasse a Roma de sua vida pelo Manchester United. Cacilda.

"24 Horas" volta antes que apareça alguém com tanto amor à camisa quanto esse cidadão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.