.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 3 de janeiro de 2014 - ANO 11, EDIÇÃO 125
Começa o futebol brasileiro de 2014

O profissional teve início nesta quinta-feira, segundo dia do novo ano, com a continuidade da primeira fase do Campeonato Pernambucano. Nela, são nove times lutando por três vagas no hexagonal "às ganhas" com o trio egresso da Copa do Nordeste (Sport, Santa Cruz e Náutico) - e o primeiro destes três classificados levando uma vaga na próxima Série D do Brasileirão -, enquanto os seis restantes se limitarão a outro hexagonal, esse valendo dois descensos. A rodada disputada ontem, primeira de 2014, é a sétima de um total de 16. A liderança é do Salgueiro, que foi aos 19 pontos depois de ganhar do Serra Talhada. Em segundo está o Central, que subiu aos 14 após bater o Vitória, que parou nos 11 e foi alcançado pelo Porto, que trincou o Pesqueira.

Já a sexta-feira marca o início da 45ª Copa São Paulo de Juniores, cada vez mais "monstrengona" com seus 104 times divididos em 26 chaves. Tem até convidado japonês este ano, o que nada me tira da cabeça ter relação com a Hitachi, que adquiriu os naming rights da competição. O primeiro jogo será do Grupo I, em Bauru, com Noroeste x Aquidauanense a partir das 14h no BBB (Big Ben Brasília). Não listarei todas as partidas pois são "milhões", preferindo destacar nas próximas colunas os acontecimentos curiosos do torneio. Eis os grupos:

A (Votuporanga) - Ferroviária, Figueirense, Paysandu e Votuporanguense
B (Tanabi) - Rio Preto, Sport, Tanabi e Universal (AL)
C (São José do Rio Preto) - América de RP, Confiança, Fluminense (RJ) e Sabiá (MA)
D (Monte Azul Paulista) - Botafogo (SP), Ceará, Guaicurus e Monte Azul
E (Osvaldo Cruz) - Brasília, Internacional de Porto Alegre, Marília e Rio Claro
F (Lins) - Goiás, Linense, Santa Cruz e São Mateus
G (Novo Horizonte) - América de Natal, Coritiba, Novorizontino e Villa Nova
H (São Carlos) - Fluminense (BA), Palmeiras, Piauí e São Carlos
I (Bauru) - Aquidauanense, Flamengo (RJ), Noroeste e Santo André
J (Penápolis) - Atlético Paranaense, Mirassol, Penapolense e Rondonópolis
K (Limeira) - Corinthians, Internacional de Limeira, Remo e XV de Piracicaba
L (Sumaré) - Ituano, Juventude, Porto e Sumaré
M (Tatuí) - Desportivo Brasil, Guarani, Paraná e São Raimundo (RR)
N (Indaiatuba) - CRB, Fortaleza, Ponte Preta e Primavera
O (Louveira) - Avaí, Goiânia, Mogi Mirim e Red Bull Brasil
P (Atibaia) - América Mineiro, Atibaia, CSP e Vila Nova
Q (Taboão da Serra) - Grêmio, Luverdense, São Caetano e Taboão da Serra
R (São Bernardo do Campo) - Náutico, Paulista, Picos e São Bernardo
S (Taubaté) - Cruzeiro, Itabaiana, São José (AP) e Taubaté
T (Suzano) - Audax, JV Lideral, Vasco e União Suzano
U (Ilha Bela) - ASA, Bahia, Comercial e Portuguesa
V (Santos) - Alecrim, Capital (DF), Criciúma e Santos
W (Barueri) - Auto Esporte, Barueri, Kashiwa Reysol e São Paulo
X (Osasco) - Botafogo (RJ), Ji-Paraná, Osasco e Rio Branco (AC)
Y (Guarulhos) - Flamengo de Guarulhos, Imagine (TO), Juventus e Vitória
Z (Capital) - Aracruz, Atlético Mineiro, Holanda (AM) e Nacional

Ah: o Grupo E seria em Marília, mas interditaram o Bento de Abreu e, por isso, vão jogá-lo em Osvaldo Cruz.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo de férias do futebol de um ano para outro, onde rumores e especulações não têm vez. O que temos:

*O Cruzeiro renovou por um ano o empréstimo do atacante Luan junto ao Palmeiras, do qual receberá de volta o volante Charles, cujo contrato não foi renovado pelo clube paulista.

*O São Paulo não tem mais o zagueiro Lúcio, rescindido que foi seu contrato. Ele não jogava desde julho.

*O Flamengo contratou o lateral direito Léo, pertencente ao Vitória e que jogou no Atlético Paranaense em 2013, e não vai mais adquirir o volante Feijão pois o Bahia decidiu desfazer o negócio, que incluiria também a cessão dos jovens Gabriel Santos e Lourival. Protestos da torcida tricolor devido ao repasse destes três jogadores pela aquisição de Rafinha levaram a direção do time baiano a mudar de postura e cancelar tudo.

*O Fluminense vendeu o beque Digão para o árabe Al-Hilal.

*O Internacional confirmou as contratações dos zagueiros Paulão, que pertencia ao Guangzhou Evergrande e que estava no Cruzeiro, e Ernando, que atuou pelo Goiás no ano passado.

*O Grêmio não tem mais Roger Machado na comissão técnica fixa pois ele vai tentar a carreira de técnico pra valer.

*O Atlético Paranaense não renovou com o preparador físico Moraci Sant'anna, que disse ao GloboEsporte.com que o clube está por contratar um treinador estrangeiro que levará junto toda sua comissão técnica. Quem?

*A Chapecoense confirmou cinco reforços: os volantes Pirão, ex-Criciúma, e Dedé, ex-Santa Cruz, o meia Éverton Silva, ex-Flamengo, e os atacantes Ronieli, do São Paulo, e Wescley, do Atlético Mineiro.

*O Joinville não conta mais com o lateral direito Eduardo, que vai para o Criciúma.

*O Sport não terá mais o atacante Neto Baiano, que disse à Rádio Jornal que terá que se reapresentar ao Goiás.

*O ABC anunciou o goleiro Bruno Fuso, pertencente à Ponte Preta e que estava cedido ao Coritiba.

*O América de Natal renovou por dois anos com o lateral direito Norberto.

*O Vila Nova contratou o meia Erivélton, do Comercial potiguar, e o atacante Robert Mayk, do Águia de Marabá.

*Sabe Júlio César "Imperador", autor do gol do título brasileiro do Flamengo em 1992 nos 2 x 2 do segundo jogo com o Botafogo? Vai disputar o Campeonato Rondoniense pois treinará o Ariquemes.

Curtinhas

*Muito triste: o autor do primeiro gol do Botafogo na finalíssima da Série D do ano passado precisa arrecadar 30 mil "dilmas" para poder ser submetido a uma cirurgia onde colocada será uma prótese na perna esquerda, que é afetada por um tumor ósseo na cabeça do fêmur. Dispensado pelo Belo da Paraíba, o uruguaio Larramendi teve que lançar mão da própria medalha de campeão brasileiro da quarta divisão, a qual está leiloando na internet por qualquer valor, levando ela quem der o lance mais alto. Tomara que ele consiga se sair bem desse sufocaço.

*Vem de Mogi das Cruzes a primeira ação judicial referente às "rodadas extras" no STJD do Brasileirão 2013, feita pelo advogado Delmiro Aparecido Gouveia, que diz torcer pro Santos e simpatizar com a Portuguesa.

*Vôlei: duas competições confirmadas para Minas Gerais. A primeira acontecerá de 19 a 23 de fevereiro e será o Sul-Americano, em Belo Horizonte, que tem o argentino UPCN como atual campeão. A segunda é o Mundial de Clubes, novamente em Betim e do qual o Sada/Cruzeiro se sagrou vencedor no ano passado.

*Tênis: após duplo 6/3 em Marcelo Melo & Ivan Dodig, a dupla Bruno Soares & Alexander Peya decidirá o ATP de Doha contra Tomas Berdych & Jan Hajek. Foi o oitavo confronto de Soares e Melo em duplas separadas e dá para dizer que Marcelo é freguesaço com "FR" maiúsculo do Bruno, que ganhou "apenas" sete vezes.

*Handebol: depois de um 2013 onde caiu nas oitavas-de-final do Mundial, o time masculino do Brasil abre este 2014 jogando o Memorial Domingos Barcenas, torneio amistoso realizado na Espanha, mais especificamente em Córdoba. Depois de jogar hoje contra a Suécia, amanhã pegará a Espanha e, no domingo, o Egito.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O novo ano começou com Neila Medeiros substituindo César Filho no "SBT Manhã: 2ª Edição" e Marcelo Torres sozinho no "Jornal do SBT", já que bem sabem que Karyn Bravo saiu para cumprir licença-maternidade. Mas tá certo aquilo que o Notícias da TV informou há algumas semanas, pois a própria Neila reforçou isso em seu perfil no Facebook: é a partir do fim de janeiro que ela entrará no início da madrugada. Deve ser na volta do César.

*Leio no Notícias da TV que São Paulo praticamente só lembrou da Globo no último dia de 2013, com o "Show da Virada" (de algumas atrações musicais legais e outras de gosto muito duvidoso) marcando 15 pontos, contra 2 da Record, do SBT e da Band. De cada 100 aparelhos, 57 estavam ligados na Plim-Plim. Entendo... Agora me senti "excluído" pois preferi rever na Record o legal (e bem melhor que a grade global) "O Amor Não Tem Férias".

*Em tempo: grato aos convivas Luiz Tadeu e Ednilson Teixeira, que avisam que desta vez foi Glória Vanique a apresentadora do "Show da Virada" em SP, dúvida que eu tinha na coluna anterior e agora desfeita.

*Leio na Patrícia Kogut que Fátima Bernardes voltará a transmitir o carnaval do Rio de Janeiro em 2014, substituindo Glenda Kozlowski e formando dupla com Luís Roberto. Dará certo esta mudança da Globo?

*Fátima, que na mesma colunista leio que terá edições itinerantes do seu "Encontro" pois um ônibus com ela viajará para várias cidades brasileiras. Já pensou se esse busão vem a Porto Alegre e eu conheço a moça?

*Leio no Notícias da TV que a Band ganhou da Record na quarta-feira em Sampa City com a "Sessão Especial", que mostrou a comédia "Kung Pow: o Mestre da Kung-Fu-São" e registrou 5 pontos. Não ganhou de "Pecado Mortal", mas sim no confronto com a "Supertela", que teve "Inimigos Públicos" e cuja média foi de 3 pontos. Os paulistanos preferiram as palhaçadas do idiotaço Steve Oedekerk à grande produção com Johnny Depp.

*Completa 45 anos hoje Matheus Nachtergaele, ator que surgiu com força no teatro e que tem presença assídua no cinema, participando de diversas obras na última década e meia, a última delas "Serra Pelada". Na televisão, atuou em produções sempre e somente da Globo, a mais recente a novela "Saramandaia".

*Assistem aqui a primeira chamada da volta em rede nacional do "Chaves" de segunda a sexta, às 18h30, a partir da próxima segunda-feira, com direito a 14 episódios inéditos dublados no ano passado e que tanto são novos no SBT quanto completarão sagas exibidas incompletas por anos a fio. Neste período, a série passou em São Paulo apenas nos fins de semana. Nos outros dias, só mesmo regionalmente nessas e naquelas emissoras da rede, tipo o SBT aqui de Porto Alegre às 12h15 e, mais recentemente, justamente às 18h30.

*A saideira: veem aqui uma foto legal que mostra Kirstie Alley e John Travolta juntos novamente após 20 anos da trilogia de comédias "Olha Quem Está Falando". É num episódio de "Kirstie", novo seriado estrelado pela atriz de "Cheers" e "Veronica's Closet", do qual ele será convidado e que passará nos Estados Unidos na próxima quinta-feira. John completará 60 anos em fevereiro e Kirstie fará 63 no próximo dia 12. O tempo passa...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Uma das sessões de cinema mais conhecidas da Rede Globo completa nesta sexta-feira 25 anos da estreia: "Temperatura Máxima", que inicialmente passava nas noites de terça-feira, às 21h30, com reprises de filmes basicamente de ação. O primeiro filme nela repetido foi "Comando Para Matar", clássico da violência dos anos 80 com Arnold Schwarzenegger. http://www.youtube.com/watch?v=64REXYL38Kw Veja aqui (postagem de egon86) a chamada daquela primeira transmissão da "Temperatura Máxima", cuja primeira abertura http://www.youtube.com/watch?v=QpExHXEpZ1Y assistem aqui (postagem de tvraridades2). Depois, bem sabem que mudaram a exibição para as tardes de domingo e passaram a mostrar filmes mais leves.

Quando esta sessão estreou, as novelas inéditas eram "Vida Nova" às 6, "Bebê a Bordo" às 7 e "Vale Tudo" (última semana) às 8 e meia. O "Vale a Pena Ver de Novo" repetia "Gabriela" e ainda tinha na "Sessão Aventura" a reprise de "Guerra dos Sexos", sendo duas produções antigas novamente exibidas à tarde - que ainda tinha a "Sessão Comédia", na época com seriados de meia hora, o daquele 3 de janeiro sendo "Primo Cruzado".

Bela do Dia: Fernanda Arcanjo

Fernanda Arcanjo, repórter da Rede Record em Santos. Mais uma que tem alguma graça especial que acaba me ganhando sempre que a vejo reportando.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Separei o tema dos créditos iniciais de uma comédia água-com-açúcar bacaninha que passou ontem na Rede Record, "Uma Mãe Para Meu Bebê", com Tina Fey. Curta aqui "Stay Up Late", com o Talking Heads.

Arremate

Sem solidão de amigos na comemoração, Jesé marcou o gol do Real Madrid sobre o Paris Saint Germain.

"24 Horas" volta antes que eu ache algo melhor pro fim que um trocadilho sem graça como esse!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.