.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 3 de dezembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 102
Adeus, "El Verdugo"

A doença degenerativa que o acompanhava há cinco anos o venceu no fim desta segunda-feira. Aos 70 anos, a poucas horas de completar 71, morreu um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, uma lenda histórica do Uruguai para a América Latina e o mundo aplaudirem: Pedro Rocha.

"El Verdugo" marcou época no Peñarol, onde iniciou trajetória em 1960 e marcou 81 gols em 159 atuações em uma década de jornadas. Foi campeão uruguaio oito vezes (tetra de 1959 a 1962 e duas vezes bi, em 1964/1965 e 1967/1968), conquistou três Libertadores (1960, 1961 e 1966 - ou seja: bicampeão das duas primeiras edições, a segunda delas diante do Palmeiras, além de ser vice-campeão na fatura do Santos em 1962), duas Copas Intercontinentais (1961 e 1966) e uma Recopa dos Campeões Intercontinentais (1969). Na seleção uruguaia, foram 52 partidas, 17 gols e um recorde: quatro Copas do Mundo - e seguidas (1962, 1966, 1970 e 1974).

Igualmente ídolo Pedro se tornaria no São Paulo, onde chegou em 1970 e ali ficou até 1977, disputando 375 partidas e anotando 113 proezas. Foram três títulos que ajudaram a colocar seu nome na galeria de mestres da equipe: dois Campeonatos Paulistas (1971 e 1975) e um Campeonato Brasileiro (1977), além de vice-campeão nacional duas vezes (1971 e 1973) e artilheiro de 1972 junto com Dadá Maravilha, do Atlético Mineiro (17 gols cada). Após o Tricolor, ele foi para o Coritiba e ganhou um Campeonato Paranaense (1978). Outros clubes que defendeu foram Palmeiras, Bangu, os mexicanos Deportivo Neza e Monterrey, além do árabe Al-Nasser.

Após pendurar as chuteiras, Pedro Rocha treinou um caminhão de clubes na década de 80: Inter de Limeira, Taubaté, Botafogo de Ribeirão Preto, Coritiba, Guarani, Mogi Mirim, Portuguesa e Sporting de Lisboa. Deu uma parada e voltou às casamatas em 1996 a partir daqui de Porto Alegre, no Internacional. Foi pro Japão comandar o Kyoto Purple Sanga e voltou ao Brasil para dirigir Ponte Preta, Ituano, Caldense, XV de Piracicaba, novamente a Portuguesa, Imperatriz, Rio Branco (Acre) e Uberaba, este em 2009. Aí, a doença o tirou de combate.

Recentemente, cogitou-se que São Paulo e Peñarol disputassem um amistoso beneficente para ajudar a família de "El Verdugo" no tratamento de sua saúde. Infelizmente, não aconteceu. Pedro Rocha deixa o plano físico e vai para o plano espiritual, encerrando uma missão muito exitosa no mundo da bola, onde está eternizado. Adeus.

Curtinhas

*Adiada para dia 15 a rodada decisiva do Torneio Inicial do Campeonato Argentino, o que evidentemente beneficia o Lanús, que assim terá uma semana de preparação entre ida e volta da final da Copa Sul-Americana, ao passo que a Ponte Preta ainda terá jogo domingo que vem, aqui no Rio Grande do Sul, contra o Internacional.

*Está por ser ampliado o uso de estrangeiros em cada time aqui no Brasil, de três para cinco, o que será bom para clubes com muitos "intrusos" em seu elenco. Alguns, como o Grêmio (que a cada jogo motiva pautas e questionamentos sobre quem ficará de fora entre Riveros, Maxi Rodríguez, Barcos e Vargas), sorrirão.

*Bate-boca entre Paulo André e Eurico Miranda num simpósio da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol. O histórico de incorreções não me permite considerar o lado do ex-presidente do Vasco.

*Máximo de quatro jogos por mês no Maracanã em 2014 por causa da Copa do Mundo? Dê-lhe São Januário em todas as competições, até porque não duvido que priorizem o Flamengo na Libertadores - e será correto isso.

*Yotún, do Vasco, foi convocado pelo Peru para amistoso contra o País Basco, em Bilbao, dia 28 deste mês.

*Luciano Bivar deixando a presidência do Sport. Vai concorrer a deputado federal por Pernambuco em 2014.

*Mais um ano de Sérgio Soares no Ceará. Tá certo. De ameaçado de rebaixamento, passou a quase na elite.

*Vôlei: mudança pros homens, mudança pras mulheres. O Grand Prix de 2014 terá 28 seleções e adotará a mesma ideia de três divisões que a FIVB confirmou para a Liga Mundial.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Belo Horizonte: leio no NaTelinha que o "Balanço Geral MG" marcou sozinho as audiências somadas das duas principais concorrentes entre 13h20 e 14h30 nesta segunda-feira. Foram 12 pontos para a Record, contra 9 da Globo ("Jornal Hoje" e "Vídeo Show") e 3 da Alterosa/SBT ("TV Verdade" e "As Visões da Raven").

*Mudança no interior daqui do Rio Grande do Sul: Janice Santos deixou a apresentação do "Jornal do Almoço" na RBS de Passo Fundo, onde estava havia quatro anos. Ela, que também reportava na cidade para a rede estadual e que é namorada do jornalista e agora político Lasier Martins, não disse qual será seu futuro profissional.

*Leio no Flávio Ricco que é preciso atenção para o estado de saúde da lenda da crônica policial Gil Gomes, que inspira cuidados. Raul Gil deu um socorro na semana passada, mas seria bom que outros que conviveram com ele no rádio e na televisão também dessem uma ajuda. Gil está com 73 anos e, fora da televisão há quase uma década, permanece ativo no rádio paulista, desde 2011 escutado na Iguatemi AM.

*Confirmada a novela que substituirá "Água Viva" no canal Viva tanto à meia-noite quanto ao meio-dia a partir de abril de 2014: "A Viagem", original das 7 em 1994 e que repetiu duas vezes no "Vale a Pena Ver de Novo".

*A Record já anuncia em chamadas nos intervalos a reprise de um dos filmes da franquia que tornou famoso Paul Walker, falecido no sábado passado: "Mais Velozes, Mais Furiosos", na "Supertela" desta quinta, às 23h30.

*Completa 40 anos nesta terça-feira o ator Bruno Campos, que participou do famoso filme brasileiro "O Quatrilho" e que fez carreira nos Estados Unidos em séries como "Jesse", com Christina Applegate, e "Estética".

*Também hoje, celebra 45 anos Brendan Fraser, ator de filmes como "George, o Rei da Floresta" e "A Múmia".

*A última: leio no Daniel Castro que é "Segurança Nacional" o título brasileiro de "Homeland", série que passará na Globo entre 14 de janeiro e 21 de fevereiro do ano que vem, no lugar do "Programa do Jô".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Completa 55 anos nesta terça-feira Gilberto Barros, que de uma década para cá é mais famoso como animador de programas de auditório, mas que tem uma longa carreira no rádio e no jornalismo da televisão. No rádio, ele foi comunicador em Lins e Bauru, no interior de SP. Trabalhou na TV Globo de Bauru e chegou a São Paulo nos anos 80, ficando famoso pela Rádio Globo. Nos 1100 khz, ele comunicava das 5 às 8 da manhã. Na década de 90, ele foi para a TV Record, onde sua carreira mudou. Inicialmente apresentador do "Disque Record" para São Paulo, depois foi pro "Cidade Alerta" e passou aos programas de auditório com o "Leão Livre", criado às pressas em 1999 por causa da ida do Ratinho pro SBT. Apresentou outras atrações de variedades na Record, repetiu a dose na Bandeirantes e ficou quatro anos fora do ar até retornar em 2012 com o "Sábado Total" na RedeTV!.

Dois momentos que separei do Gilberto Barros: de 1985 (postagem de 5dejunho), um "SPTV" apresentado por ele na TV Globo de São Paulo, onde o notamos muito mais magro em relação à imagem que ficou famosa na última década e meia e onde é chamada reportagem de Florestan Fernandes Jr., que hoje está na TV Brasil; e de 1999 (postagem de tvpechini), uma transição do "Disque Record" para o "Note e Anote" na Rede Record, que era apresentado por Cátia Fonseca pois na época Ana Maria Braga tinha se transferido para a Globo.

Bela do Dia: Holly Marie Combs

Holly Marie Combs, atriz vista no seriado "Jovens Bruxas", onde formava um lindo trio com Shannon Doherty e Alyssa Milano. Ela faz 40 anos hoje.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

65 anos hoje da cantora Lulu, que ficou famosa para sempre com o tema-título de "Ao Mestre com Carinho", filme estrelado por Sidney Poitier em 1967. Curta aqui a deliciosa canção "To Sir With Love".

Clipe do Dia II

Também nesta terça-feira, 65 anos de um mito do rock'n'roll: Ozzy Osbourne, o líder do Black Sabbath. Mas não peguei uma roqueiraça deles e sim este clássico aqui, que é "Changes", originalmente lançado em 1972.

Antes do Arremate...

...lembro o registrado na coluna do dia 4, de que estou "de aviso prévio" na edição deste Papo de Bola - o Site. Sigo normalmente com tudo enquanto não cortam meus serviços de telefone e Internet aqui em casa.

Arremate

O Napoli tomou 2 da Lazio, mas marcou 4 e foi aos 31 pontos na Itália, a três da Roma e a seis da Juventus.

"24 Horas" volta antes que comece a próxima rodada do Campeonato Italiano!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.