.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 29 de novembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 98
Argentinos na rota de SP

Acabou que a história se repetiu: um jogo teve o visitante vitorioso da ida se classificando, o outro jogo também. A única diferença é que a Ponte Preta empatou com o São Paulo em Mogi Mirim e o Lanús venceu mais uma vez o Libertad, agora na Argentina. Desta maneira, temos confirmada a finalíssima da Copa Sul-Americana para as duas próximas quartas-feiras, com ida em Sampa City (no Pacaembu) e volta em Buenos Aires (dizem que pode acontecer em Monumental de Nuñez ou La Bombonera). Posso estar enganado, mas talvez seja a decisão mais alternativa de uma competição da Conmebol desde Talleres x CSA na Copa Conmebol de 1999, já que reúne dois clubes que não são grandes nos seus países e com poucas conquistas. Naquela decisão, os alagoanos fizeram 4 x 2 em casa, mas perderam o título ao tomar 3 x 0 na Argentina. Bem interessante será este embate.

Representante solo?

Me chamou a atenção para isso uma observação do Osmar de Oliveira na TV Bandeirantes, daí fui pesquisar e é isso mesmo: a Libertadores de 2014 pode ser a primeira com um único time de SP desde 2002 no formato atual iniciado em 2000, quando o número de times em geral aumentou e o Brasil ganhou mais vagas. Dr. Osmar tinha falado que seria a primeira vez, mas se enganou pois teve o São Caetano em 2002 (a "Libertadores do Rádio"). De resto, é interessantíssimo isso pois, de 2003 até agora, cada edição teve no mínimo dois paulistas jogando. A cuidar se será isso mesmo ou se será a primeira Libertadores sem qualquer time paulista desde a de 1998 - o que nesse formato atual, com até seis brasileiros participando, seria inédito e muito "raridade rara".

Fechando a lojinha

Seis clubes terminarão esta noite suas participações na Série B do Campeonato Brasileiro de jeito melancólico, em confrontos que não despertam qualquer motivação e que certamente terão plateias baixíssimas com "BA" maiúsculo. Duas começarão às 7 e meia da noite, uma delas com um América Mineiro que bateu na trave pelo acesso à Série A e um ABC que começou mal pra dedéu e conseguiu aquela arrancada de seis vitórias seguidas decisiva para fugir do rebaixamento aos trancos e barrancos. A outra será tristeza pura, não dá para imaginar de onde encontrarão alguma motivação para ela: ASA versus São Caetano, dois já rebaixados. Por fim, às 9 horas tem um Avaí frustrante e decepcionante contra um Boa Esporte que foi apenas mediano e já tá de bom tamanho.

A primeira edição

Será a da Copa Verde no ano que vem, com o "plus a mais" de levar seu campeão pra Sul-Americana de 2015. Com clubes de Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo, terá início em 9 de fevereiro e encerramento em 12 de abril. Nela estarão 16 clubes em quatro fases, todas elas mata-ou-morre em ida e volta. Segue a tabela:

Oitavas-de-final
Paysandu x Princesa de Solimões (ida em Manaus e volta em Belém)
Santos x Paragominas (ida em Paragominas e volta em Macapá)
Remo x Náutico (ida em Boa Vista e volta em Belém)
Nacional x Plácido de Castro (ida em Rio Branco e volta em Manaus)
Brasiliense x Interporto (ida em Porto Nacional e volta em Taguatinga)
Mixto x Vilhena (ida em Vilhena e volta em Cuiabá)
Cuiabá x Desportiva (ida em Cariacica e volta em Cuiabá)
CENE x Brasília (ida em Gama e volta em Campo Grande)

Quartas-de-final
Paysandu ou Princesa x Santos ou Paragominas
Remo ou Náutico x Nacional ou Plácido de Castro
Brasiliense ou Interporto x Mixto ou Vilhena
Cuiabá ou Desportiva x CENE ou Brasília

Semifinal
Paysandu/Princesa/Santos/Paragominas x Remo/Náutico/Nacional/Plácido
Brasiliense/Interporto/Mixto/Vilhena x Cuiabá/Desportiva/CENE/Brasília

Ou seja: conforme o chaveamento, um Re-Pa é possível na semifinal. Pena que não na finalíssima.

Curtinhas

*150 torcedores do Botafogo, ex-companheiros de campo (como Afonsinho, Amarildo, Carlos Alberto Torres e Zagallo) e dirigentes do Glorioso compareceram ontem ao Cemitério São João Batista para o último adeus ao Nilton Santos, falecido anteontem aos 88 anos. Fica agora um compromisso moral do atual time do Fogão de obter a classificação à Libertadores nem que seja como homenagem ao ídolo que a vida inteira usou apenas as camisas do Botafogo e da Seleção Brasileira. Melhor seria o título, mas sair por cima viria muito bem.

*4 meses de salários atrasados e ameaça de greve por parte do Bom Senso FC caso não quitem as dívidas até hoje. Tá encrespada a treta no Náutico, que já tem quem diga que pode não enfrentar o Vasco no domingo. Dada a notícia foi pelo Juca Kfouri: pagaram os atrasados dos jogadores que ficarão, mas não dos que irão embora.

*Fernandinho vetado pela FIFA, mas o Atlético Mineiro ainda quer tê-lo no Mundial. Partam para outra, gente.

*Retirados dois mandos de campo do Goiás por tretas de seus torcedores no jogo contra o Atlético Paranaense. As penas só serão cumpridas em 2014, o que garante Esmeraldino x Santos pro Serra Dourada no dia 8.

*Campeão da Série B, da Copa do Brasil, do Brasileiro, da Libertadores, do Mundial, da Recopa e duas vezes do Paulista, Alessandro vai pendurar as chuteiras ao fim deste ano. Enfaixou um monte no Corinthians, do qual foi capitão em grande parte deste período e que é mais uma perda que repercute muito, além da do Tite.

*5 anos completa hoje a morte de Marcelo Portugal Gouvêa, nascido em 1938 e presidente do São Paulo na "Tríplice Coroa" de 2005 (Paulista, Libertadores e Mundial), além de diretor de futebol campeão de SP de 1989.

*A Defesa Civil manteve a interdição por tempo indeterminado de 30% do setor leste da Arena Corinthians, o que corresponde a 5% de toda a obra. Assim foi determinado após vistoria realizada ontem, dia seguinte à queda do guindaste naquele setor, que resultou nas mortes de dois operários. A Odebrecht e o clube resolveram retomar as obras na segunda-feira que vem e podem fazê-lo nas demais áreas, mas não nessa que foi interditada.

*Maior goleador do Joinville, com 140 tentos, Lima saiu do clube. Pena deixá-lo de maneira tão desagradável.

*Técnicos mantidos para 2014: Vinícius Eutrópio no Figueirense e Luís Carlos Martins no Oeste.

*Leio no "2 Toques" da ESPN que Joel Malucelli, presidente de honra do J. Malucelli, afirmou que não haverá no ano que vem o retorno da Copa Sul/Minas pois Atlético, Cruzeiro e dupla Gre-Nal não demonstraram interesse nisso. Vai ver estes quatro grandes preferem jogar os Campeonatos Mineiro e Gaúcho. Pena.

*Validado pela FIFA o amistoso África do Sul 1 x 0 Espanha, mesmo com La Roja fazendo sete trocas, uma a mais que o permitido para estes jogos. Francamente, pra quê estabelecer regra em amistoso? Não é jogo de competição oficial. Deveriam deixar as substituições ilimitadas, ficaria bem mais prático para todos.

*Falando ao L'Équipe, Ibrahimovic disse que não precisa ganhar a Bola de Ouro da FIFA para saber que é o melhor jogador do mundo. Joga muito, verdade. Mas é tão arrogante que desperta mais nojo que simpatia.

*Campeão inglês de 1993, 1994, 1996, 1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2013; da Copa da Inglaterra de 1994, 1996, 1999 e 2004; da Copa da Liga Inglesa em 1992, 2006, 2009 e 2010; da Supercopa da Inglaterra em 1993, 1994, 1996, 1997, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2013; europeu e do mundo em 1999 e 2008; da Recopa Europeia e da Supercopa da Europa em 1991. Currículo "fraco" o do grande galês Ryan Giggs, que tem mais de 1.000 partidas disputadas somente pelo Manchester United, ao qual defende profissionalmente desde 1987, mas onde está desde dois anos antes. Giggs, ainda em atividade, completa 40 anos nesta sexta.

*Fórmula 1 em férias e o noticiário continua movimentado. É a Ferrari proibindo Fernando Alonso de falar sobre coisas dela nas redes sociais e é Ross Brawn deixando a direção da Mercedes, que anunciou isso ontem.

*Basquete: acaba hoje a Liga Sul-Americana com as decisões do terceiro lugar, entre Bauru e Boca Juniors, e do campeonato, entre Uniceub e Atlético Aguada. Boa sorte para os brasilienses em território uruguaio.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Excelente novidade que leio no NaTelinha (só podia ser reportagem do seu fã n° 1, Gabriel Vaquer): amanhã, o "Fala Brasil" terá Roberta Piza na bancada junto com Jéssica Senra, a morenaça da Record Bahia que aparece todas as manhãs neste noticiário com entradas ao vivo direto de Salvador, que lá apresenta o matutino "Bahia no Ar" e que ganhará esta chance em rede nacional ao longo de mais de três horas - e não, não está errado isso. São mais de três horas, pois agora o "Fala Brasil" de sábado começará às 7h e vai até 10h15 (ou das 6h às 9h15 no horário baiano). Primeiro era às 8h, depois puxaram para 7h30 e, agora, para 7h. Entendo...

*Esqueci de falar ontem, mas me chamou a atenção: durante a cobertura ao vivo da queda do guindaste na Arena Corinthians no "Balanço Geral SP", Geraldo Luís chamava mais reportagens sobre isso para "Cidade Alerta" e "Jornal da Record", mas nada falou sobre o "Programa da Tarde", que vinha logo na sequência. Seria resquício da época dos grandes manifestos aqui no Brasil? Teve uma vez que ele e o comentarista Renato Lombardi, do estúdio do "Balanço", participaram ao vivo do "Programa" e o clima ficou nitidamente muito tenso entre Geraldo e Britto Jr., com cutucões de parte a parte, o que gerou desconforto inclusive para quem assistia.

*Mudando de assunto, mas não de emissora: é neste domingo, 14h, que Marcelo Rezende estará aqui em Porto Alegre para lançar o livro de memórias "Corta Pra Mim", no Barra Shopping Sul. Crédito a quem merece: dica no Twitter da Luiza Zanchetta, a repórter preferida de Joel Santana (já que Rezendão só a chama de "Pranchetta").

*Leio no Flávio Ricco que José Luiz Datena, que retornará de férias ao "Brasil Urgente" da Band na próxima segunda-feira, tem propostas para voltar a fazer rádio, mas fora da Band. Lembrarão que ele saiu este ano da Rádio Bandeirantes de São Paulo, onde comandava o "Manhã Bandeirantes" junto com o atual apresentador solo Agostinho Teixeira (este no estúdio e Datenão de um estúdio montado em sua residência em Barueri). Pouco depois, ele participou de uma edição do "Jornal da Manhã", da Jovem Pan, como comentarista convidado. Jovem Pan, que sabe o que é ter gente da TV Band no seu elenco pois há anos ali trabalha Oliveira Andrade.

*Mudando de assunto: leio no Mauricio Stycer que Carlos Lombardi afirmou que sua "Pecado Mortal" tem sido "asfixiada" pela Globo, pois a novela da Record só entra quando acaba a da concorrente, que fez "Amor à Vida" ter quase uma hora e meia de duração quase todos os dias da semana. "Não dá para fazer milagre às 23h", disse o autor. Tô falando: é nessas horas que percebo que estou ficando velho. 11 da noite, no meu tempo, era faixa de atrações de fim de noite e encerramento de programação, e não de programas de "horário nobre".

*A julgar pela grade de programação no site da Rede Amazônica, não aconteceu nos estados com duas horas de atraso para Brasília o ajuste da Globo para também eles receberem o "The Voice Brasil" ao vivo na reta final que começou ontem. Ficou assim: "Jornal Nacional" às 18h40 locais (20h40 de Brasília), "Além do Horizonte" 19h15 (21h15), "Amor à Vida" 20h15 (22h15), "The Voice" 21h30 (23h30) e "Amor & Sexo" 22h10 (0h10).

*Já no Nordeste, em MT, MS, PA, AP e TO, o encaixe foi arrumado com a novela das 7 durando 20 minutos e a das 9 ocupando o restante da faixa, permitindo ao programa musical passar ao vivo. Me permito imaginar que tenha relação com isso estes 14 estados terem recebido Flamengo x Atlético Paranaense apenas a partir dos 23 minutos do primeiro tempo, lá pelas 22h15 de Brasília - ou seja: sacrificar o futebol por não ser exclusivo, já que bastava ligar na Bandeirantes para assisti-lo desde o início, em prol do encaixe favorável ao "The Voice".

*Leio no NaTelinha que, após quase um ano de anúncios, finalmente o SBT mostrará "Dupla do Barulho", série de comédia com Marlon e Shawn Wayans, atores do filme "As Branquelas" e irmãos de Damon Wayans, de "Eu, a Patroa e as Crianças". São 101 episódios em cinco temporadas entre 1995 e 1999. Pena que a exibição será restrita a São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e cidades sem jornal local, pois será às 19h20 a partir da próxima segunda-feira. Bom, "pena" antes de eu vê-la pela vez primeira. Vai que eu vejo e talvez não curta?

*Viram quem completa 35 anos nesta sexta-feira? Ludwika Paleta, eternamente Maria Joaquina de "Carrossel" em nossos corações (ainda mais no do Cirilo). Ela nasceu na Polônia e foi para o México aos 3 anos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Izadora Florentino

Izadora Florentino, repórter da TV Aratu (SBT Bahia). Bonitona e reluzente feito o sol.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Ator de novelas de Record, Tupi e Excelsior na década de 60, entre elas "Redenção", que a Excelsior mostrou de 1966 a 1968, com 596 capítulos. De 1970 em diante, a partir de "Assim na Terra Como no Céu", ator só das produções da Globo, onde participou de "Selva de Pedra", "Pecado Capital", "O Astro", "Eu Prometo", "O Salvador da Pátria", "Lua Cheia de Amor", "A Próxima Vítima", "Quem é Você?", "Da Cor do Pecado" e "Passione", entre outras tantas produções. Não nos esqueçamos também que Dona Florinda ironicamente disse ter recebido um beijo dele por não levar a sério Dona Clotilde falar que encontrou Hector Bonilla pessoalmente.

Falamos de Francisco Cuoco, um dos galãs mais históricos da televisão brasileira, que atinge hoje 80 anos e é um nome marcado para todo sempre no imaginário de quem assiste novelas. Mas coloco ele no "Clipe do Dia" por dois motivos. O primeiro está aqui e é um vídeo de fã com fotos e vídeos das produções onde atuou, tudo ao som de "Metamorfose Ambulante", com Raul Seixas. E o segundo está aqui: uma música que ele recita, mas não canta. É "Soleado (Todo o Tempo do Mundo)", original do italiano Ciro Dammicco e gravada nos anos 70.

Antes do Arremate...

...lembro o registrado na coluna do dia 4, de que estou "de aviso prévio" na edição deste Papo de Bola - o Site. Sigo normalmente com tudo enquanto não cortam meus serviços de telefone e Internet aqui em casa.

Arremate

Maior goleador do Joinville, com 140 tentos, Lima saiu do clube. Pena deixá-lo de maneira tão desagradável.

"24 Horas" volta antes que saibamos qual será o novo destino do artilheiro! (ou depois...)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.