.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 27 de novembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 96
Um rubro-negro sorrirá e outro chorará

Mas qual fará qual coisa? Só lá pela meia-noite saberemos, encerrada estará a segunda partida decisiva entre Flamengo e Atlético Paranaense na Copa do Brasil. Quem vencer, ficará com o título (que será o terceiro no caso flamenguista ou o primeiro dos atleticanos). Empate por 0 x 0 é dos cariocas, 1 x 1 leva aos pênaltis e de 2 x 2 em diante a vantagem é paranaense. Campeão em 2005 sobre outro carioca ao liderar o Paulista na conquista contra o Fluminense, Vagner Mancini não terá Éverton na meia-cancha. Interino que deu certo e pode chegar às cabeças como outros mais renomados não conseguiram, Jayme de Almeida não contará com Chicão na zaga.

É a quinta final de CB a encerrar após 1 x 1 no jogo de ida. O Flamengo repetirá Criciúma em 1991 e Cruzeiro em 2003? Ou o Atlético Paranaense dará uma de Cruzeiro em 1996 e Fluminense em 2007? Há ainda uma escrita a ser superada pelo Mengão: todas as finais deste torneio que ele disputou e acabaram empatadas na ida tiveram títulos dos seus adversários na volta (Grêmio em 1997, Cruzeiro em 2003 e Santo André em 2004). Em termos de partidas com mando de campo flamenguista, a suprema vantagem é do time do Rio de Janeiro a partir da primeira vez, em 1983. Porém, as três últimas - todas pelo Campeonato Brasileiro - tiveram êxitos da equipe de Curitiba.

Agora é esperar a bola rolar em um Maracanã que, apesar do assalto a "três" mãos armadas que praticaram no preço dos ingressos, estará lotado pois de nada adianta reclamar de preço abusivo se o sujeito topa pagar tal exorbitância ao invés de ficar em casa e deixar o estádio vazio em sinal de protesto. Mas vai querer isso dos fanáticos flamenguistas e atleticanos que querem ver seus times levantando taça? Aliás, o Maracanã verá algo inédito de qualquer maneira nesta decisão de Copa do Brasil: ou o primeiro título do Furacão já na sua primeira decisão ou o Mengão sendo o primeiro carioca vencedor deste torneio no Maraca contra um time de outro estado.

Um paulista jogará a final da Sul-Americana

Mas qual deles? A interiorana Ponte Preta, que será forçada a jogar no "estádio de mil e um nomes" em Mogi Mirim por seu Moisés Lucarelli ser barrado no baile pelo adversário? Ou o capital São Paulo, que precisa reverter uma desvantagem tremenda do primeiro jogo? Certo é que emoção não faltará, a não ser que a Macaca trate de marcar primeiro para aumentar a dificuldade do Tricolor e praticamente confirmar presença na decisão. O time de Campinas terá normalmente o goleiro Roberto, que saiu machucado no fim da ida e não atuou contra o Grêmio, enquanto a esquadra de Sampa City terá uma vez mais Aloísio no onze inicial e Luís Fabiano na reserva.

Os números são conflitados: a Ponte já perdeu por três gols de diferença este ano enquanto mandante - e nem faz tanto tempo assim, basta dar como referencial aquele 3 x 0 do Vitória; o São Paulo ganhou uma vez por 4 x 2 fora de casa este ano (placar que o classifica), no Paulistão, contra o São Caetano; e no histórico do duelo entre Macaca e Tricolor com mando de campo ponte-pretano, os campineiros já tomaram 3 x 1 várias vezes, mas não três ou mais de diferença, e até já perderam por 4 x 2 para os são-paulinos, mas uma vez e em 1952.

Panorama dos campeões europeus

A Liga dos Campeões da UEFA completou ontem cinco rodadas de quatro das oito chaves. Como elas estão?

Grupo E - Com gol único aos 42 minutos do segundo tempo, o Chelsea perdeu pro Basel, enquanto nenhum gol fez nem Steaua Bucareste e nem Schalke 04. Apesar disso, os Blues já estão classificados com 9 pontos pois, na última rodada, tem confronto direto pela outra vaga entre o visitante Basel, com 8, e o mandante Schalke, com 7. Talvez valha até o primeiro lugar, mas acho brabo o Chelsea perder em casa pro Steaua, já fora com 3 pontos.

Grupo F - Dobro a nada levou o Arsenal aos 12 pontos e manteve o Olympique inacreditavelmente zerado, o que pode ser chamado de "a vergonha de Marselha". Os Gunners estão próximos das oitavas-de-final, praticamente ficando outro lugar para Borussia Dortmund ou Napoli, empatados em 9 pontos após os alemães derrotarem os italianos. Dia 11, o Borussia visita a "vergonha de Marselha" e o Napoli recebe o Arsenal.

Grupo G - Já classificado e primeiro colocado deste quadrangular, o Atlético de Madrid foi de reservão contra o Zenit e ainda arrancou um empate, que só foi empate graças a um dos mais incríveis gols contra que assisti nos últimos tempos, pra não dizer mesmo em 23 anos assistindo futebol. Até agora não entra na minha cabeça o cruzamento do Smolnikov resultar naquele cabeceio do Alderweireld que tomou elevação e acabou no ângulo direito do Courtois. Espetacular! Os russos ficaram com 6 pontos e foram ajudados pelo empate que deixou o Porto com 5 e o Áustria Viena eliminado com 2. Na última rodada, os portugueses tentarão a classificação contra o Atlético na Espanha e a equipe de São Petersburgo vai à Áustria enfrentar o único já fora deste grupo.

Grupo H - 20 partidas depois, o Barcelona perdeu. Primeiro fracasso de Tata Martino e de Neymar, cabendo isso ao Ajax, que sobrevive na tentativa de jogar as oitavas. Detalhe: só foi 2 x 1 graças a um pênalti mal marcado pra chuchu, pois até teve falta no Neymar, mas fora da área. Os espanhóis tem 10 pontos e saberão no dia 11 com quem deste quadrangular estarão na próxima fase: se com os holandeses, que foram aos 7 pontos, ou com os italianos do Milan, que subiram aos 8 na trinca diante do Celtic, que parou em 3 pontos. O primeiro gol rossonero foi do Kaká, que tem 29 e é o brasileiro mais artilheiro da UCL. O Milan será mandante contra o Ajax.

Hoje, teremos isto: no Grupo A, Bayer Leverkusen x Manchester United e Shakhtar Donetsk x Real Sociedad; no Grupo B, Real Madrid x Galatasaray e Juventus x Copenhague; no Grupo C, Anderlecht x Benfica e Paris Saint Germain x Olympiacos; e no Grupo D, CSKA x Bayern de Munique e Manchester City x Viktoria Plzen.

Os melhores do Campeonato Brasileiro

Não tem o evento Craque Brasileirão em 2013 pois a Série A acabará apenas dois dias depois do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, mas a eleição oficial promovida pela CBF foi mantida normalmente e os ganhadores serão revelados no "Bem, Amigos!" do SporTV no dia 9, o seguinte à última rodada. A eleição se dá através de formulários que a entidade manda para jornalistas de todos os veículos de comunicação do Brasil - não apenas os das Organizações Globo, como muitos podem pensar, mas também os concorrentes destes.

A lista dos concorrentes foi divulgada ontem à noite no "SporTV News" e apresenta estes nomes para formar um onze com um goleiro, dois laterais, dois zagueiros, dois volantes, dois meias e dois atacantes:

Gol - Fábio (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético Mineiro)
Lateral direita - Léo (Atlético Paranaense), Leonardo Moura (Flamengo) e Marcos Rocha (Atlético Mineiro)
Zaga - Dedé (Cruzeiro), Gil (Corinthians), Manoel (Atlético Paranaense) e Réver (Atlético Mineiro)
Lateral esquerda - Alex Telles (Grêmio), Egídio (Cruzeiro) e William Matheus (Goiás)
Volantes - Elias (Flamengo), Lucas Silva, Nilton (ambos Cruzeiro) e Ralf (Corinthians)
Meias - D'Alessandro (Inter), Éverton Ribeiro (Cruzeiro), Paulo Baier (Atlético Paranaense) e Seedorf (Botafogo)
Atacantes - Ederson (Atlético Paranaense), Hernane (Flamengo), Jô (Atlético Mineiro) e Walter (Goiás)

Copinha brasileira com ar oriental

Copa São Paulo de Juniores com um convidado do Japão? Só pode ser influência da Hitachi patrocinando a tradicional competição promovida pela Federação Paulista, que terá o absurdo e estúpido número de 104 clubes em 2014. Haja fôlego para acompanhar metade de metade disso tudo. As chaves e suas sedes estão aí abaixo:

A (Votuporanga) - Ferroviária, Figueirense, Paysandu e Votuporanguense
B (Tanabi) - Rio Preto, Sport, Tanabi e Universal (AL)
C (São José do Rio Preto) - América de RP, Confiança, Fluminense (RJ) e Sabiá (MA)
D (Monte Azul Paulista) - Botafogo (SP), Ceará, Guaicurus e Monte Azul
E (Marília) - Brasília, Internacional de Porto Alegre, Marília e Rio Claro
F (Lins) - Goiás, Linense, Santa Cruz e São Mateus
G (Novo Horizonte) - América de Natal, Coritiba, Novorizontino e Villa Nova
H (São Carlos) - Fluminense (BA), Palmeiras, Piauí e São Carlos
I (Bauru) - Aquidauanense, Flamengo (RJ), Noroeste e Santo André
J (Penápolis) - Atlético Paranaense, Mirassol, Penapolense e Rondonópolis
K (Limeira) - Corinthians, Internacional de Limeira, Tuna Luso e XV de Piracicaba
L (Sumaré) - Ituano, Juventude, Porto e Sumaré
M (Tatuí) - Desportivo Brasil, Guarani, Paraná e São Raimundo (RR)
N (Indaiatuba) - CRB, Fortaleza, Ponte Preta e Primavera
O (Louveira) - Avaí, Goiânia, Mogi Mirim e Red Bull Brasil
P (Atibaia) - América Mineiro, Atibaia, CSP e Vila Nova
Q (Taboão da Serra) - Grêmio, Luverdense, São Caetano e Taboão da Serra
R (São Bernardo do Campo) - Náutico, Paulista, Picos e São Bernardo
S (Taubaté) - Cruzeiro, Itabaiana, São José (AP) e Taubaté
T (Suzano) - Audax, JV Lideral, Vasco e União Suzano
U (Ilha Bela) - ASA, Bahia, Comercial e Portuguesa
V (Santos) - Alecrim, Capital (DF), Criciúma e Santos
W (Barueri) - Auto Esporte, Barueri, Kashiwa Reysol e São Paulo
X (Osasco) - Botafogo (RJ), Ji-Paraná, Osasco e Rio Branco (AC)
Y (Guarulhos) - Flamengo de Guarulhos, Imagine (TO), Juventus e Vitória
Z (Capital) - Aracruz, Atlético Mineiro, Holanda (AM) e Nacional

Curtinhas

*Gilson Kleina acertou no fim da noite desta terça-feira sua permanência no Palmeiras, sendo o treinador do centenário alviverde. Diante de certas opções que eram comentadas, melhor mesmo o sósia de Ulisses Costa.

*O Campeonato Mineiro de 2014 teve sua tabela divulgada e a primeira rodada terá estes jogos: em 26 de janeiro, Nacional x Tombense, Boa Esporte x Villa Nova, Cruzeiro x URT, América x Tupi e Guarani x Caldense; e no dia 29, Minas x Atlético. Marcados os clássicos de Belo Horizonte estão para: 9 de fevereiro, Cruzeiro x América; 16 de fevereiro, Atlético x Cruzeiro; e 23 de fevereiro, Atlético x América. Três domingos seguidos, entonces.

*Condenado o Internacional em primeira instância pela 12ª Vara do Trabalho de Porto Alegre a pagar quase duas milhas de "dilmas" ao Jorge Fossati por causa da rescisão contratual em 2010. O uruguaio botou o alvirrubro na Justiça no ano seguinte por afirmar não receber mais as parcelas da multa. O Colorado promete recorrer.

*10 da manhã no horário de Brasília nesta quarta-feira quando escrevo esta notinha, que adiciono enquanto levo do bloco de notas para as páginas as colunas do dia. Até agora, nada no site da CBF do boletim financeiro do jogo inicial da decisão da Série D, no domingo passado. Até agora, não sei renda e público de Sampaio Corrêa x Santa Cruz. Sinceramente, não consigo entender o que é que causa isso. Custa divulgar na hora da partida mesmo? Não no site da CBF, mas pelo alto-falante do estádio ou no placar eletrônico? Muito clube não faz isso.

*14 estádios interditados em São Paulo e apenas um liberado no Ceará devido a essas e aquelas exigências não cumpridas. Quer ver como, em cima da hora, todos ficarão aptos e receberão os Estaduais normalmente?

*Não deu certo a tentativa de Burkina Fasso de alegar irregularidade. Argélia confirmada pela FIFA na Copa.

*Basquete: a semifinal da Liga Sul-Americana acontece hoje à noite em Montevidéu e tem primeiro o Uniceub contra o Boca Juniors, depois o Bauru duelando com o local Aguada. Terceiro lugar e final serão na sexta-feira.

*NBA: a vitória do Washington Wizards sobre o Los Angeles Lakers por 116 x 111 é histórica para Nenê Hilário pois, pela primeira vez em 12 anos no melhor basquete do mundo, ele marcou 30 pontos na mesma partida.

Prêmio Press 2013

Prometi na coluna de ontem e cumpri: não fui nele este ano. De qualquer maneira, tenho certeza que não fiz falta alguma, ciente sou do nada que represento. Mais valorizada ficou a festa organizada pelo grande Júlio Ribeiro comigo ausente, tenho certeza disso. Bom, pela 14ª vez foram escolhidos os melhores do ano no jornalismo aqui do Rio Grande do Sul, em votação feita pela Editora Press & Advertising primeiro no site da Revista Press e, após a definição dos cinco finalistas em cada categoria, um júri de figuras poderosonas do estado definindo para quem vão os troféus, cujos vencedores são anunciados em festa na Assembleia Legislativa. Resultados abaixo:

Estagiário de Jornalismo - Marina Pagno (Rádio Bandeirantes)
Também concorreram Douglas Demoliner, Kalwyn Corrêa (ambos Rádio Gre-Nal), Eduarda Schifino (SBT) e Saimon Bianchini (Rádio Bandeirantes)

Repórter de Rádio - Voltaire Porto (Guaíba)
Também concorreram César Fabris (Gre-Nal), Cid Martins (Gaúcha), Glauber Fernandes (Bandeirantes) e Zé Renato Oliveira (ABC de Novo Hamburgo)

Repórter de Televisão - Rosane Marchetti (RBS)
Também concorreram Cláudio Andrade (Band), Débora de Oliveira (SBT), João Vicente Ribas (TVE) e Manoel Soares (RBS)

Repórter de Jornal/Revista - Jeferson Klein (Jornal do Comércio)
Também concorreram Fábio Iasnogrodski (Jornal do Comércio), Fernanda Pugliero (Correio do Povo), Letícia Barbieri (Metro) e William Lampert (Correio do Povo)

Troféu Fernando Albrecht de Colunista de Jornal/Revista - Taline Oppitz (Correio do Povo)
Também concorreram Adão Oliveira (Jornal do Comércio), Diogo Olivier, Rosane de Oliveira (ambos Zero Hora) e Flávio Pereira (O Sul)

Comentarista de Televisão - Ricardo Vidarte (SBT)
Também concorreram Cláudio Brito, Maurício Saraiva (ambos RBS), Fabiano Baldasso e João Garcia (ambos Band)

Troféu Ruy Carlos Ostermann de Comentarista de Rádio - João Garcia (Bandeirantes)
Também concorreram Fabiano Baldasso (Bandeirantes), Fábio Marçal (Guaíba), Farid Germano Filho (Gre-Nal) e Nando Gross (Gaúcha)

Apresentador de Televisão - Magda Beatriz (Pampa)
Também concorreram Carla Fachim, Daniela Ungaretti (ambas RBS), Fabiano Brasil (POA TV) e Lúcia Mattos (Band)

Apresentador de Rádio - Luiz Carlos Reche (Guaíba)
Também concorreram Antônio Carlos Macedo (Gaúcha), Felipe Vieira (Guaíba), Milton Cardoso (Bandeirantes) e Thiago Suman (Gre-Nal)

Jornalista de Web - Paulo Gilvane (Agência Rádioweb)
Também concorreram Eduardo Pires (Onze Futebol), José Luiz Prévidi (Blog do Prévidi), Políbio Braga (PolibioBraga.com.br) e Ricardo Orlandini (RicardoOrlandini.net)

Repórter Fotográfico - João Mattos (Jornal do Comércio)
Também concorreram Cesar Eduardo Silveira (Brigada Militar), Daniela Xu (O Pioneiro), Gabriela di Bella (Metro) e Lucas Uebel (O Sul)

Troféu Milton Ferreti Jung de Locutor/Apresentador de Notícias - Rafael Colling (Rádio Gaúcha)
Também concorreram André Haar (TV Record), Denise Cruz (Rádio Gaúcha), Maria Luiza Benitez (Rádio Guaíba) e Vinícius Carvalho (TVE)

Jornalista Destaque do Interior - Rodrigo Giacomet (Rádio ABC de Novo Hamburgo)
Também concorreram Eduardo Torres (Rádio Pelotense), Júlio César Souza (Rádio Caxias), Renato Oliveira (Correio do Povo em Santa Maria) e Stephany Sander (Correio do Povo no Vale dos Sinos)

Programa de Rádio - "Gaúcha Hoje"
Também concorreram "ABC Primeira Hora", "Band Repórter", "Bom Dia" (Guaíba) e "Conversa de Arquibancada" (Gre-Nal)

Programa de Televisão - "SBT Rio Grande Manhã"
Também concorreram "Brasil Urgente" (Band), "Jornal do Almoço", "Teledomingo" (ambos RBS) e "Jornal da TVE"

Jornalista do Ano (Grand Prix) - Milton Cardoso (Rádio Bandeirantes)
Também concorreram Daniel Scola (Rádio Gaúcha), Fabiano Baldasso (Grupo Bandeirantes), Roberto Brenol de Andrade (Jornal do Comércio) e Taline Oppitz (Correio do Povo)

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha que a TV Anhanguera de Goiânia continua dando dor de cabeça à Rede Globo por não ir tão bem na audiência. No dia 13, algo histórico algo aconteceu: novela das 7 atrás de um noticiário concorrente. Com 18 pontos de média, dois atrás da Anhanguera (Globo) e com o dobro da Serra Dourada (SBT), o "Goiás Record" chegou a ganhar de "Além do Horizonte" entre 20h15 e 20h30. Não é apenas o destaque nacional pelo "Cidade Alerta". Também regionalmente vive grande fase a bonitaça Sylvie Alves, que forma dupla com Carlos Magno.

*Também no NT, algo interessante: no último sábado, "Pica-Pau" marcou 6 pontos em Belo Horizonte e deu à Record a liderança no seu horário, contra 4 da Globo. Lá, o treino do Grande Prêmio do Brasil foi rejeitado.

*Leio no Daniel Castro que vem aí Rodrigo Bocardi todas as manhãs em versão nacional. A partir da semana que vem, ele cobrirá férias de Chico Pinheiro e formará dupla com Ana Paula Araújo no "Bom Dia Brasil", enquanto o "Bom Dia SP" será apresentado por Glória Vanique no mesmo período. Em seis meses, Bocardi assumiu o jornal local paulista - que ganhou 15 minutos de duração -, chegou ao "Jornal Hoje" dos sábados e, agora, comandará o "Bom Dia Brasil" por algum tempo. Taí uma ascensão meteórica, o homem ganhou oito partidas consecutivas.

*Nega a FIFA ter cometido racismo ao preferir Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert ao invés de Camila Pitanga e Lázaro Ramos para apresentar o sorteio dos grupos da Copa do Mundo no dia 6, exemplificando que os shows musicais incluirão artistas negros como Margareth Menezes, Alcione, Emicida e Olodum. Teve gente também que lembrou uma questão comercial que atrapalharia a presença da Camila no evento: ser garota-propaganda da Caixa Federal, o que conflitaria com o Itaú enquanto patrocinador da Seleção Brasileira. Será?

*Bom, se a FIFA não quis a filha do Antônio, Gilberto Braga quer. Leio no Fernando Oliveira que a "Alice Bastos Neves do Projac" será a protagonista da nova novela do sósia de Marcelo Tas, que a Globo estreará em 2015.

*Leio no Notícias da TV que emissoras como Televisa e Record não inscrevem mais seus produtos no Emmy Internacional como protesto pela Globo ser patrocinadora da premiação, o que entendem dar vantagem ao que ela inscreve - em seis indicações para melhor telenovela, venceu três com produções próprias (a última delas "Lado a Lado" este ano) e uma em co-produção com a portuguesa SIC. Não dá para tirar a razão de Record e Televisa. Esse tipo de premiação tem que ser sempre independente, sem envolvimento de potenciais premiados.

*"A Lagoa Azul", "Um Tira da Pesada", "Olha Quem Está Falando" e "Os Caça-Fantasmas" já foram. A grade de filmes da Globo para a próxima semana já aponta o clássico oitentista a ser reprisado pela "Sessão da Tarde": é "Karatê Kid - A Hora da Verdade", na segunda-feira. Mas o sujeito não escutará Peter Cetera cantando "The Glory of Love", a não ser que usem nas chamadas. O famoso tema musical de Daniel San só surgiu no filme 2.

*25 anos nesta quarta-feira do falecimento de John Carradine, ator nascido em 1906 e visto em filmes como "As Vinhas da Ira", "No Tempo das Diligências" e "Os Miseráveis", que é o pai da dinastia Carradine de atores: David, Keith, Robert e Bruce. A obra de John tem um sem-número de filmes das décadas de 30 a 80, um montaço.

Bela do Dia: Fernanda Lacerda

Fernanda Lacerda, nova gostosa do "Pânico na Band" e lutadora de MMA. Te mete com ela pra tu veres se não sobra um golpe bem aplicado pra te deixar zonzo e sem lembrar do nome! Em tempo: a mão que abraça a moça é do Milton Neves, que divulgou em seu perfil no Twitter a foto. Aí sim...

*Quarta-feira de três datas fechadas em 0 ou 5 de atores de séries famosas da televisão: 50 anos de Fisher Stevens, o Chuck de "Edição de Amanhã", drama muito legal que passou na Sony e na Record na década de 90; 60 anos de Curtis Armstrong, o Viola de "A Gata e o Rato" a partir da terceira temporada, visto também na saga de comédias "A Vingança dos Nerds"; e 65 anos de James Avery, o tio Phil de "Um Maluco no Pedaço".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Ouvi essa hoje de manhã no rádio, fazia horas que não escutava. Boa para destacar aqui: a linda "Say You'll Be Mine", com La Bouche e os vocais de Melanie Thorthon, que morreu muito jovem, com apenas 34 anos, em um acidente de avião no fim de 2001. Esta canção é da novela "Corpo Dourado", exibida pela Globo em 1998.

Antes do Arremate...

...lembro o registrado na coluna do dia 4, de que estou "de aviso prévio" na edição deste Papo de Bola - o Site. Sigo normalmente com tudo enquanto não cortam meus serviços de telefone e Internet aqui em casa.

Arremate

Chutes desta noite: com convicção, Ponte Preta finalista; e sem convicção, Flamengo campeão. Acertarei?

"24 Horas" volta depois que soubermos se terei chutado nas redes por dentro ou nas nuvens!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.