.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 2 de novembro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 73
Fim de semana de decisões

Duas importantes, mais precisamente. Ambas no domingo, uma mais fundamental que a outra, mas as duas têm muito valor. Uma delas é a finalíssima da Série D, no Almeidão. O mandante é o Botafogo e a vantagem está com o Juventude pelos 2 x 1 na Arena do Grêmio. O Papo de Caxias do Sul só precisa empatar para conquistar outro título nacional após 14 anos e o Belo de João Pessoa só precisa de 1 x 0 para festejar diante de sua gente. Não deixa de ser curioso o cenário da parte alviverde gaúcha devido às semelhanças com 1999: final de competição nacional (Copa do Brasil lá e Série D agora), ida no RS e volta fora, vitória por 2 x 1 na ida, adversário chamado Botafogo... O Juventude calará de novo a torcida adversária ou, desta vez, o povo local festejará uma viradaça?

A outra decisão de amanhã é na Série C. Um entupido Mundão do Arruda espera que o Santa Cruz mantenha a vantagem sobre o Betim para voltar à Série B e, desta maneira, de novo ter um calendário cheio de 38 partidas e exposição o tempo todo na televisão nacional. O Tricolor precisa apenas de um empate, já que venceu a ida em Nova Serrana. Até por torcer pelo reerguimento além-fronteiras do Santinha enquanto grande clube do Nordeste que é e também pelo enrosco jurídico da Terceirona, tomara que ele derrote o Betim - que também já não tem a minha simpatia (como se isso fizesse diferença pra eles, João Ninguém que sou) por ser itinerante, e tudo aquilo que falei em anos anteriores ao "Barueri de Prudente" e ao "Guaratinguetá de Americana" vale pro ex-Ipatinga.

Série C, que hoje começa a primeira semifinal ao opor Vila Nova e Sampaio Corrêa num Serra Dourada quente. Agora a busca é pelo título da competição, conquistado foi por ambos o real objetivo: subir pra Bêzona em 2014.

Secação total na Série B

Sport, Avaí e ABC serão muito secados por um tantão de gente neste sábado tanto após as partidas de ontem quanto dependendo do que ocorrer nas de hoje e amanhã. Necessidade de acesso e fuga do descenso define.

O Icasa, por exemplo. Sofreu pra chuchu para derrotar o Boa Esporte, gol aos 46 do segundo salvou a lavoura do Verdão do Cariri. Hoje, ele está no G4 pelos critérios de desempate. Para permanecer nele ao fim da rodada, tem que torcer pro Avaí perder neste domingo. Isso e/ou derrota do Sport também viria a calhar pro América Mineiro, que acabou com o jejum de seis fracassos em casa ao superar o ASA, e pro Ceará, que contou com um super gol contra do Régis nos 3 x 1 sobre o Atlético Goianiense. Esse passa a torcer por queda do ABC neste sábado, assim como o Paysandu após a derrota do Joinville, que ganhou a terceira seguida, renasceu na disputa e é outro que torce contra Sport e Avaí. O JEC abriu 3 x 0, o Papão diminuiu e ficou a um gol do empate, mas levou mais um. Quarto gol polêmico, pois Yago Pikachu cometeu pênalti e Marcelo Costa concluiu em impedimento.

Neste sábado, o Sport recebe o São Caetano, que precisa demais ganhar e torcer por fracasso do ABC contra o América no clássico de Natal. Adicional 1: estas duas partidas no Nordeste realizadas às 16h20 locais (17h20 de Brasília). Adicional 2: o Mecão não perde pro Alvinegro há nove clássicos (seis vencidos e três empatados), mais de um ano e meio de invencibilidade. Amanhã, o Avaí faz o clássico com o Figueirense, que joga por ele e pelos outros tantos que ainda sonham com a Série A. Adicional 3: Série B no domingo sem relação com a televisão e sim por pedido do Leão para ter um dia a mais de preparação por ter atuado na terça-feira passada.

Voltando ao sábado: outro na "secadora" é o Paraná, que precisa fazer sua parte diante do já subido Palmeiras, para o qual a partida valerá pelas 200 atuações a ser completadas por Valdivia desde ainda a primeira passagem. Quem também seca o Avaí é a Chapecoense, que hoje visita o Guaratinguetá. Tudo porque sucesso no Vale do Paraíba somado à derrota azurra na Ressacada deixará o Verdão do Oeste 10 pontos acima da quinta posição (não importa que o Paraná vença o Palmeiras), depois faltando 15 por disputar. O acesso estará muito próximo. Enquanto isso, graças às derrotas de Atlético Goianiense e Paysandu, um pouco menos preocupante fica o jogo entre Oeste e Bragantino, este celebrando as 400 jornadas sob o comando do treinador Marcelo Veiga.

Vamos falar da Série A

Não está muito estimulante o assunto porque a maioria dos times ocasiona isso ao ir tão abaixo do esperado que muitas definições importantes serão consumadas com antecipação além do devido. Mas paciência, né... Muita saudade nem digo de 2009 com aquela rodada final com quatro times brigando pelo título e nem de 2010 com os três duelistas pelo troféu, mas já me servia uma indefinição tipo as de 2004, 2008 e 2011, só na rodada final.

A partir de hoje, as partidas sobem uma hora e iniciam às 17h e às 19h30 no BBB (Big Ben Brasília). Duas serão às 7 e meia deste sábado. Embalado pela reação pós-retorno do Muricy Ramalho e pelo triunfo no sufoco sobre o Atlético Nacional, o São Paulo recebe uma Portuguesa que já esteve melhor em dada altura do torneio, mas que deverá cumprir sem problemas seu objetivo de permanecer na divisão principal pro ano que vem. Enquanto isso, o Vasco de Adilson Baptista vai a Macaé obrigadíssimo a ganhar do Coritiba, que vem daquela vitoriaça de domingo passado. Já às 9 horas, o Náutico confirmará seu rebaixamento não apenas na lógica, mas também na letra fria dos números por visitar o Atlético, ao qual jamais bateu em Belo Horizonte, onde obteve apenas um empate.

O domingo reserva olhares atentos à Vila Belmiro, onde o Cruzeiro desafiará um Santos distante da briga por uma vaga na Libertadores. Também amanhã, o Grêmio recebe o Bahia, o Botafogo visita o Goiás e - novamente em Curitiba e não mais em Joinville - o Atlético Paranaense duela contra o Internacional. Se ganhar os 3 pontos na Baixada Santista e contar com derrotas alvinegra e tricolor, além de tropeço rubro-negro, a Raposa completará 32 rodadas com 15 pontos de distância pros segundos colocados, faltando 18 por disputar. Logo, ficará muito, muito próxima a possibilidade matemática de arrematar o título no dia 10, contra o Grêmio, em Magalhães Pinto. O que pode atrasar isso um pouco é o retrospecto de sete jogos sem derrota do Peixe neste confronto desde 2009.

Também às 5 da tarde, Goiás e Grêmio estão mais preocupados com a Copa do Brasil e talvez não pisem tanto no acelerador contra Botafogo e Bahia, adversários que precisam de sucesso dentro dos seus objetivos (o Fogão pela vaga na fase de grupos da Libertadores e o Tricolor da Boa Terra para não dar sopa pro azar na luta contra o rebaixamento). A partida dos tricolores tem algo curioso: ambos os oponentes não ganham há quatro partidas. O Imortal obteve um efeito suspensivo e contará com Kléber Gladiador. Quer dizer: o STJD não presta mesmo para nada. Cruzeiro, Atlético Paranaense, Grêmio, na C o Sampaio Corrêa... Pra quê decide as coisas se depois não confirma as penas? Ainda às 4 da tarde no horário local, o Vitória recebe o Corinthians. Vai encher o Barradão.

Às 7 e meia, o Fla-Flu não terá Felipe de nenhum lado, nem o goleiro rubro-negro por estar machucado e nem o meio-campista tricolor pelo STJD negar o pedido de efeito suspensivo (milagre, algo do tribunal foi mantido!!! unf). O Flamengo vai poupar meio time titular pra Copa do Brasil e o Fluminense precisa pontuar para não entrar na turma dos rebaixados. Isso acontecerá nem digo em relação ao Vasco devido à diferença de cinco gols no saldo, mas sobretudo se perder o clássico e a Ponte Preta vencer o Criciúma no interior catarinense, pois a Macaca teria pontuação igual e uma vitória a mais. O Tigre também torce por derrota do Fluminense e precisa ganhar para ficar a um ponto dele. Conseguirá? No mesmo horário, o Atlético Paranaense jogará contra o Internacional, o que não chama tanto a atenção pelo Furacão também estar na onda da CB e o Colorado já pensar no ano que vem.

E a Libertadores Feminina?

Acabou que o anfitrião caiu mesmo fora. O Foz Cataratas teve uma campanha desoladora de uma derrota e dois empates, o segundo deles por 1 x 1 com o Estudiantes de Guárico. Num regulamento onde passavam apenas o primeiro colocado de cada grupo e o melhor dos três segundos colocados, é claro que as paranaenses ficaram pelo caminho. Mas o Brasil continua representando pelo São José, que foi brilhante no Grupo B ao fechá-lo com 100% no escore mínimo diante do Rocafuerte. Nesta segunda-feira, as paulistas jogarão a semifinal contra as chilenas do Colo-Colo, sendo Formas Íntimas x Mundo Futuro a outra semi. A finalíssima é na próxima quinta.

Curtinhas

*Fim de semana de exposição em Belo Horizonte do troféu do Mundial de Clubes, que o Galo tentará conquistar em Marrocos no mês que vem. Torcedores podem ver a taça de pertinho no Boulevard Shopping, entrada gratuita. O acesso neste sábado vai até 10 da noite e, no domingo, da 1 da tarde às 8 da noite.

*O São Paulo definiu Itu como local do jogo com o Flamengo, mas tentará um recurso para recolocar o clássico no Morumbi. Do jeito que o STJD tá "mãezona", periga o tricolor paulista se dar bem nessa tentativa.

*Amanhã tem Fórmula 1 nos Emirados Árabes Unidos, agora nem vale mais a pena gastar muitas linhas com um campeonato já decidido por antecipação. Mas e essa do Kimi Raikkonen poder cair fora da Lotus antes do fim da temporada por causa de salários atrasados? Não tá fácil pra ninguém, camarada, nem mesmo num universo como esse, que movimenta rios de dinheiro e onde os caras jamais passarão fome e terão contas em atraso.

*Mark Webber é o pole position, seguido de Sebastian Vettel, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Raikkonen, Nico Hulkenberg, Romain Grosjean e Felipe Massa em oitavo. Fernando Alonso começa em décimo primeiro.

Prêmio Press 2013

A tradicional premiação dos melhores do jornalismo aqui do Rio Grande do Sul, que é promovida pela Editora Press Advertising, anunciou nesta sexta-feira os finalistas da edição de 2013, cujos vencedores agora serão eleitos por um júri de 30 personalidades grandonas, daquelas inatingíveis, para o anúncio ser feito em festa no dia 26 deste mês, uma vez mais no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Os indicados deste ano são estes e foram definidos através de votação no site da Revista Press, cada categoria tendo três indicações pelo voto profissional (dos próprios jornalistas) e dois pelo voto do público em geral:

Estagiário de Jornalismo - Douglas Demoliner, Kalwyn Corrêa (ambos Rádio Gre-Nal), Eduarda Schifino (SBT), Marina Pagno e Saimon Bianchini (ambos Rádio Bandeirantes)

Repórter de Rádio - César Fabris (Gre-Nal), Cid Martins (Gaúcha), Glauber Fernandes (Bandeirantes), Voltaire Porto (Guaíba) e Zé Renato Oliveira (ABC de Novo Hamburgo)

Repórter de Televisão - Cláudio Andrade (Band), Débora de Oliveira (SBT), João Vicente Ribas (TVE), Manoel Soares e Rosane Marchetti (ambos RBS)

Repórter de Jornal/Revista - Fábio Iasnogrodski, Jeferson Klein (ambos Jornal do Comércio), Fernanda Pugliero, William Lampert (ambos Correio do Povo) e Letícia Barbieri (Metro)

Troféu Fernando Albrecht para Colunista de Jornal/Revista - Adão Oliveira (Jornal do Comércio), Diogo Olivier, Rosane de Oliveira (ambos Zero Hora), Flávio Pereira (O Sul) e Taline Oppitz (Correio do Povo)

Comentarista de Televisão - Cláudio Brito, Maurício Saraiva (ambos RBS e TVCOM), Fabiano Baldasso, João Garcia (ambos Band) e Ricardo Vidarte (SBT)

Troféu Ruy Carlos Ostermann para Comentarista de Rádio - Fabiano Baldasso, João Garcia (ambos Bandeirantes), Fábio Marçal (Guaíba), Farid Germano Filho (Gre-Nal) e Nando Gross (Gaúcha)

Apresentador de Televisão - Carla Fachim, Daniela Ungaretti (ambas RBS), Fabiano Brasil (POA TV), Lúcia Mattos (Band) e Magda Beatriz (Pampa)

Apresentador de Rádio - Antônio Carlos Macedo (Gaúcha), Felipe Vieira, Luiz Carlos Reche (ambos Guaíba), Milton Cardoso (Bandeirantes) e Thiago Suman (Gre-Nal)

Jornalista de Web - Eduardo Pires (Onze Futebol), José Luiz Prévidi (Blog do Prévidi), Paulo Gilvane (Agência Radioweb), Políbio Braga (Políbio Braga Online) e Ricardo Orlandini (RicardoOrlandini.net)

Repórter Fotográfico - Cesar Eduardo Silveira (Brigada Militar), Daniela Xu (O Pioneiro), Gabriela di Bella (Jornal Metro), João Mattos (Jornal do Comércio) e Lucas Uebel (O Sul)

Troféu Milton Ferreti Jung de Locutor/Apresentador de Notícias - André Haar (TV Record), Denise Cruz, Rafael Colling (ambos Rádio Gaúcha), Maria Luiza Benitez (Rádio Guaíba) e Vinícius Carvalho (TVE)

Jornalista Destaque do Interior - Eduardo Torres (Rádio Pelotense), Júlio César Souza (Rádio Caxias), Renato Oliveira, Stephany Sander (ambos Correio do Povo respectivamente em Santa Maria e Vale dos Sinos) e Rodrigo Giacomet (Rádio ABC de Novo Hamburgo)

Programa de Rádio - "ABC Primeira Hora", "Band Repórter", "Bom Dia" (Guaíba), "Conversa de Arquibancada" (Gre-Nal) e "Gaúcha Hoje"

Programa de Televisão - "Brasil Urgente RS" (Band), "Jornal do Almoço", "Teledomingo" (ambos RBS), "Jornal da TVE" e "SBT Rio Grande Manhã"

Jornalista do Ano - Daniel Scola (Rádio Gaúcha), Fabiano Baldasso (TV Band e Rádios Bandeirantes e Ipanema), Milton Cardoso (Rádio Bandeirantes), Roberto Brenol de Andrade (Jornal do Comércio) e Taline Oppitz (Correio do Povo)

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A má nova da sexta-feira foi o falecimento de Renê Reinaldo, que por duas décadas foi repórter de trânsito na Rádio Jovem Pan de São Paulo, da qual havia saído recentemente. Ele, que era catarinense e que nas décadas de 70 e 80 trabalhou na Rádio Bandeirantes, sofreu um acidente vascular cerebral. Pena!

*Enquanto a vida continua para os aqui permanecidos, vamos em frente que o mundo não pode parar.

*Leio no Anderson Cheni que a Rádio Globo de São Paulo confirmou para dia 12 (daqui a duas terças-feiras) a estreia de "A Hora é Agora", de 6 às 9 da manhã, com apresentação de Rony Magrini e participação da advogada Zulaiê Cobra Ribeiro. Logo, dia 11 será o último do "Show do Antônio Carlos" também para os paulistas. Objetivo claro: aproximar os ouvintes da Globo com a regionalização de seus programas neste horário nobre do rádio.

*Levou um tempão desde que li a menção inicial no blog do Prévidi, mas a Ulbra TV finalmente oficializou aquilo de Mauro Borba ser o novo diretor responsável, substituindo Douglas Moacir Flor. Mauro trabalha na Ulbra há cerca de 20 anos, principalmente na FM 107,1 (ex-Felusp, ex-Pop Rock e atual Mix FM Porto Alegre).

*Leio no NaTelinha mais boas audiências da TV Cidade (Record) em Fortaleza, estas na quarta-feira: o "Cidade Alerta Ceará" marcou 7,5 pontos, contra 27,4 da Verdes Mares (Globo), 3,5 da TV Diário e 2 da Jangadeiro (Band). À noite, "A Bíblia" registrou 17,6, contra 23,6 da Verdes Mares, 2,7 da Diário e 1,8 da Jangadeiro, e na sequência "Pecado Mortal" anotou 12,1, contra 14 da Verdes Mares e 3 da Jangadeiro.

*Leio no Notícias da TV que, para tentar aumentar seu "Ipobre" na capital capixaba, o "Cidade Alerta Espírito Santo" da TV Vitória sorteou anteontem duas bonecas Mili. Além de já não parecer comum a associação de um noticiário (ainda que policial) com sorteio de prêmios, o mais louco disso é que Mili é personagem da novela... "Chiquititas", do SBT, cuja TV Tribuna marca 18 pontos e às vezes chega a ser líder no horário. Já na faixa do "Cidade Alerta ES", ele registra 9 pontos e fica em terceiro, com o "Tribuna Notícias" segundão com 12.

*As afiliadas das redes nacionais em Acre e Amazonas vão ter que se virar do jeito que puderem. Todo o Acre e parte do Amazonas vão atrasar seus relógios em mais uma hora a partir do dia 10 (daqui a dois domingos). Com isso, enquanto vigorar o horário de verão, será de três horas o atraso para Brasília. Leio no NaTelinha um exemplo das reboladas que acontecerão: a TV Gazeta (Record) terá o "Fala Brasil" às 5h40 locais (8h40 de Brasília), o "Hoje em Dia" às 7h (10h), "Balanço Geral SP" de 9h às 10h30 (12h às 13h30), "Programa da Tarde" às 11h30 (14h30), "Cidade Alerta" de 14h20 às 17h40 (17h20 às 20h40), "Jornal da Record" às 17h40 (20h40), "Zapping" da Record News às 18h50 (21h50), "Gazeta em Manchete" na sequência, "Geração Gazeta" às 20h40 (23h40), "Todo Mundo Odeia o Chris" às 21h20 (0h20), "CSI Nova York" às 22h30 (1h30), "Pecado Mortal" às 23h30 (2h30) e linha de shows à 0h30 (3h30). Cara, isso é bizarro demais! E tudo por causa das classificações indicativas...

*Leio no Notícias da TV que Wagner Montes negou sofrer perseguição política na Record ao ser deslocado pro "Balanço Geral RJ: Manhã" e que prefere crer em estratégia de programação e que a vida é feita de concidências, além de ser profissional e de assumir até o "Fala Que Eu Te Escuto" se assim desejarem (não dá ideia, não dá ideia...). O "Balanço" do Wagner tem girado na casa dos 6 a 7 pontos no Rio entre 6h30 e 7h30, sendo até líder.

*Leio no Flávio Ricco que é dada como certa dentro da Band a saída do Otávio Mesquita, que nela atualmente apresenta o "Claquete" e onde está desde 2001, apenas a direção não tendo comunicado oficialmente a equipe disso. O contrato do Otávio com a emissora vai até março do ano que vem. Entendo... Acho.

*Leio no Lauro Jardim que, para substituir a Igreja Mundial nas madrugadas da Band e em praticamente toda a grade do Canal 21 de São Paulo, a Igreja Universal pagará por ano R$ 140 milhões ao Grupo Bandeirantes, o que corresponde a cerca de 15% do seu faturamento anual. Será que essa grana turbinará as operações na Band?

*Leio no Daniel Castro que a Igreja Mundial, que já tirou o futebol de domingo da programação nacional da RedeTV! ao comprar o horário das 10h15 às 12h45 a partir deste fim de semana, passou desde ontem a transmitir só na emissora do Rio de Janeiro das 8h30 às 9h30, o que resulta na saída do "Morning Show" em termos cariocas, ficando apenas agora o programa de resumo do melhor da semana nas noites dominicais.

*Por falar em RedeTV!: Túlio Maravilha estará hoje no "Mega Senha". Dizem, mas não provam, que Marcelo de Carvalho fará as vezes de goleiro para tomar do eterno artilheiro noventista o (nas suas contas) milésimo gol.

*A saideira do cinema: 100 anos neste sábado do nascimento de um dos grandes atores do cinema na sua época, que foi Burt Lancaster, falecido em 1994. Ele ganhou o Oscar por "Entre Deus e o Pecado", além de aparecer em filmes como "A Um Passo da Eternidade", "Sem Lei e Sem Alma", "A Embriaguez do Sucesso", "O Homem de Alcatraz", "O Leopardo", "Os Profissionais", "Aeroporto", "Atlantic City" e "O Rochedo de Gibraltar".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Bruna Linzmeyer

Bruna Linzmeyer, atriz atualmente vista em "Amor à Vida", da Globo. Outra que arrancou suspiros em "Gabriela".

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

15 anos hoje do falecimento de Jovelina Pérola Negra, grande cantora de samba e pagode, cuja carreira efetiva só iniciou em 1985. Nascida em 1944, ela canta aqui "Luz do Repente" no "Cassino do Chacrinha", em 1988.

Antes do Arremate...

...lembro que falei nos últimos dias que me ocorreu relançar aqui no PB um projeto legal, de retomada de algo que já fiz e que quero voltar a fazer para agregar mais conteúdo ao site e por esperar que ajude de alguma maneira a fazer com que isso que faço me propicie alguma renda à altura do que ele vale - já que, por mais que eu adote a linha modesta por não querer parecer convencido ou mascarado para não ser mal visto, algum valor devo ter com isso que faço há 10 anos, algo de bom deve existir no que faço nestes escritos. Porém, a contragosto digo que não poderei fazê-lo na semana que vem pois não sei em qual dia, se na segunda-feira mesmo ou dia depois (perceberão isso quando passarem um, dois e mais dias sem atualizações da "24 Horas" e do "Papo de Mídia"), mas ficarei aqui em casa sem os serviços de telefone e Internet, consequentemente, sem poder atualizar este PB. Fechemos.

Arremate

Nem acreditei quando o México excluiu o Brasil do Mundial Sub-17. Não acabavam mais aqueles pênaltis!

"24 Horas" volta antes que Alexandre Gallo comande os juvenis brasileiros novamente!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.