.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 31 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 71
Rubro-negros em vantagem

Assim começou a semifinal da Copa do Brasil, cujo epílogo "se dará-se" na quarta-feira da semana que vem.

O Flamengo teve uma noite duplamente ótima. Fora das quatro linhas e dentro da quadra, um eneacampeonato carioca de basquete invicto com 82 x 71 sobre o Macaé na prorrogação. Dentro das quatro linhas, abertura de marcador, aí o Goiás (sem Walter mesmo) empatou e, logo depois, o desempate. Os alviverdes reclamam muito e com razão de um pênalti não marcado na finaleira, camisa puxada do Welinton Júnior. Agora, a batata tá quente demais nas mãos goianas e o Flamengo está bem pertinho da final, ainda mais que nas outras duas semifinais de CB onde fez o primeiro jogo fora de casa também saiu vencedor dele e conquistou presença na decisão.

Já o Atlético Paranaense marcou apenas um gol, mas como não levou nenhum, traz para Porto Alegre um escore altamente vantajoso. Uma fatura que anote na Arena e forçará o Grêmio a marcar três para se classificar e não ter reprise de 1996, quando perdeu a ida pro Palmeiras fora de casa e não conseguiu igualar o marcador aqui no RS. Não foi muito das melhores partidas, falando de uma maneira até gentil demais, mas o Furacão cumpriu à risca o roteiro que queria seguir e o Tricolor sem o trio titular de ataque teve uma noite nada boa, não apenas por perder, mas também por causa da punição de Kléber no STJD, o que lhe tira da partida contra o Bahia pelo Brasileirão.

Herói, vilão e novamente herói

É Antônio Carlos, indubitavelmente o nome mais importante da suadérrima vitória do São Paulo num Morumbi que poderia e deveria ter mais gente do que teve, apesar do horário péssimo e da transmissão direta pela Globo. Não há nada resolvido pois o Atlético Nacional marcou duas vezes em erros da defensiva tricolor, a segunda delas em papagaiada de Antônio Carlos, que felizmente compensou com duas bolas na rede, a da vitória aos 45 minutos do segundo tempo. Escore perigoso, 1 x 0 basta pros colombianos em casa. Mas os são-paulinos saem na frente. E é só por causa do Antônio Carlos que o maior destaque da noite não foi o extraordinário golaço do Jadson.

A rodada de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana termina hoje com duas partidas. A de fundo opõe o paraguaio Libertad e o colombiano Itagüi. Mais cedo, a Ponte Preta tentará o que seria uma vitória para guardar com muito carinho para todo o sempre, se obtida contra o Vélez Sarsfield, tradicionalíssimo argentino e que já venceu a Libertadores da América. Se der para não tomar gol no Lucarelli, quanto melhor. Mas até pelo peso do histórico, tá mais para o Vélez avançar pra semifinal. Espero, sinceramente, que a Macaca contrarie tudo isso.

Libertadores Feminina

A vaca do anfitrião Foz Cataratas tá quase parando no brejo depois do empate por 1 gol com o Formas Íntimas ontem à noite. As paranaenses têm apenas um pontinho, contra 4 das colombianas e 3 do Boca Juniors e do Estudiantes de Guárico, que ganhou a outra partida do Grupo C por 2 x 1. Enquanto isso, hoje à noite bastará um empate para as paulistas do São José contra o equatoriano Rocafuerte para avançar pra semifinal.

Três europeias

Rodada de meio de semana no Campeonato Espanhol e Cristiano Ronaldo trincou no elástico 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 x 1, 2, 3 do Real Madrid sobre o Sevilla. Bale estreou no Santiago Bernabéu e também deixou o seu.

Meio de semana de rodada também no Campeonato Italiano. Kaká marcou um belo gol chutando da entrada da área no ângulo canhoto (verdade que o arqueiro ajudou bastante ao ficar adiantado e deixar descoberto o canto alto onde a bola morreu no fundo das redes), mas seu Milan apenas empatou com a Lazio. Tsc, tsc, tsc...

Já a Copa da Liga Inglesa teve mais uma daquelas histórias ótimas de redenção. Friedel (aquele!), 42 anos, pôs tudo a perder pro Tottenham ao tomar um frangão inexplicável, bizarro, maluco e inacreditável que permitiu que o Hull City empatasse, mas se redimiu nas penalidades máximas ao defender duas cobranças.

Curtinhas

*Vamos ver se entendi o que é que fizeram do Campeonato Paulista para 2014: são quatro grupos, cada um com cinco times, grupos sorteados no início da tarde de ontem, certo? A primeira fase terá 15 rodadas e as partidas terão os clubes de uma chave enfrentando os 15 das outras três - ou seja: a classificação será estranhérrima por ter a ver com os outros grupos, mas não com aquele em si por "não existir" pela falta de confrontos próprios.

*Aí, os dois melhores de cada grupo vão para as quartas-de-final em jogo único, igual à semifinal, com apenas a finalíssima em duas partidas. Já os quatro piores independentemente das chaves serão rebaixados - ou seja: um mesmo grupo pode ter todos os rebaixados dependendo da pontuação. Os "criativos" realmente se "superam"!!!

*Ficaram assim os grupos: o A tem Atlético Sorocaba, Comercial, Linense, Penapolense e São Paulo; o B tem Audax, Botafogo, Corinthians, Ituano e XV de Piracicaba; o C apresenta Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santos e São Bernardo; e o D traz Bragantino, Mogi Mirim, Oeste, Palmeiras e Rio Claro.

*Eu, se sou Eliana e Rodrigo Faro, abriria um sorrisão ao ler tudo isso. A não ser que o nível técnico das partidas seja de muito bom para cima (e não será), as audiências deles crescerão. O povo não aguentará tal "monstro".

*Não será mesmo no Mineirão que o Cruzeiro enfrentará o Grêmio no dia 10, recusado foi pelo STJD o pedido de efeito suspensivo dos mineiros para ali atuarem. Nem adianta o julgamento do recurso no Pleno pois ele ocorrerá apenas no dia 7, a três dias da bola rolar, sendo impossível trocar o estádio da partida, que será em outro lugar.

*Ainda no assunto perda de mando de campo, mas da A pra C: o Sampaio Corrêa definiu o Lindolfo Monteiro, em Teresina, para enfrentar o Vila Nova na volta da semifinal, dia 9, já que suspenso o Castelão de São Luís.

*Mais uma de estádio: aconteceu ontem um leilão do Brinco de Ouro, cujos recursos com a venda ajudariam o Guarani a pagar várias dívidas trabalhistas na casa das 7 milhas de "dilmas". Mas não houve comprador...

*Lembra do Mancini, ex-Atlético Mineiro e que atuou nos italianos Milan, Internazionale e Roma? Ele estava sem clube desde que voltou do empréstimo pro Bahia e vai jogar o Mineiro de 2014 pelo Villa Nova.

*Não é só aqui no Brasil; lá fora também existe o hábito de querer classificação fora do campo usando de algum artifício "descoberto" depois de perder no campo. O Panamá resolveu alegar uma irregularidade de um atleta do México para conseguir a exclusão deste e ele, Panamá, disputar a repescagem de 2014 contra a Nova Zelândia. Francamente, esse pessoal não tem vergonha na cara? Se sabia da irregularidade, não falou antes por quê?

*Treinador desempregado: Sergio Markarián, não mais comandante do Peru, que foi mal nas Eliminatórias.

*Punido por atos racistas de sua torcida contra Yaya Touré, do Manchester City, o CSKA Moscou vai enfrentar o Bayern de Munique no dia 27 com portões fechados. Deveriam reeditar isso aqui no Brasil, não apenas para tais casos de racismo, mas para as badernas violentas das torcidas - e azar se a TV não gostasse de ter que exibir pelejas com estádios sem torcedores. Medidas drásticas são necessárias e retornar com essa faria muito bem.

*Basquete: oficializado pela CBB o pedido formal de vaga no Mundial Masculino do ano que vem, na Espanha.

*Judô: prata de Rafaela Silva na categoria até 57 kg ao perder pra romena Corina Caprioriu e bronzes de Tamires Crude na mesma categoria e Milena Mendes até 52 kg foram as primeiras medalhas brasileiras na etapa de Qingdao do Grand Prix, que terá combates realizados até a manhã desta sexta-feira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Queixa do Flávio Ricco: a Jovem Pan, que sempre foi respeita pela alta qualidade do jornalismo e da prestação de serviço, agora só fica no piloto automático nas madrugadas, horário em que só estão na rádio o pessoal da limpeza, o guarda da madrugada e o operador técnico que põe tudo no ar (esse último é um acréscimo meu). Tudo porque o "Jornal da Madrugada" é totalmente gravado e a programação ao vivo só volta às 5 horas, com o "Jornal da Manhã". De mim daqui pra frente: nem a Bandeirantes chegou a tanto, mesmo que o "A Caminho do Sol" não seja mais o mesmo. A programação musical já diminuiu muito e o grosso do horário voltou a ser de reprises de material do dia, mas sempre fica um repórter plantonista ao vivo entrando a cada hora cheia.

*Publica Patrícia Kogut que a oração de um pastor da Igreja Universal exibida às 7 da manhã, quando chega na metade o "Balanço Geral RJ: Manhã", seria provocação dos bispos ao Wagner Montes por não ingressar no PRB - o mesmo motivo pelo qual, disse dias atrás a mesma colunista. O apresentador desmentiu isso e disse que convoca gente de todos os credos para uma oração de três minutos, o que prova que a audiência está boa.

*A partir de hoje, a Bandeirantes exibirá o "Quem Fica em Pé?" às quintas-feiras, às 22h30. Saída forçosa das noites de domingo por causa do Campeonato Brasileiro iniciando às 17h, das necessárias duas horas para o "Terceiro Tempo" e do horário intocável de 21h do "Pânico na Band". Com isso, a grade a partir do "Polícia 24h" (sem trocadilhos, juro) entrará uma hora mais tarde. Como a programação pós-"Show da Fé" é adiantada nos estados com atraso para Brasília, a faixa noturna começa às 22h30 locais em qualquer parte do Brasil.

*Leio na Keila Jimenez que a Globo parou de fazer qualquer divulgação de "Amores Roubados", minissérie que estreará em janeiro, por causa do enrosco que tem feito a alegria dos jornalistas da editoria de "celebridandos", que é Cauã Reymond se separar da Grazi Massafera para ficar com Isis Valverde - ainda mais que a trama terá Cauã como um cara que volta pra cidade natal no sertão e se envolverá com três mulheres comprometidas, uma delas justamente Isis (as outras são Patrícia Pillar e Dira Paes). Muita gente tá com pena da Grazi e com olhar tortérrimo e nada amistoso pro Cauã e pra Isis. Que combinaçãozinha de elementos nada camarada, heinhô?

*Nos tempos atuais, os filmes mais antigos exibidos pela Globo na "Sessão da Tarde" têm sido da segunda metade da década de 80. Mas a programação de cinema para a semana que vem apontará uma obra bem mais antiga na faixa vespertina. Quarta-feira tem o classicaço "A Lagoa Azul", de 1980, com Brooke Shields.

*Quinta-feira dos 50 anos de Rob Schneider, humorista surgido no "Saturday Night Live" e que é visto em filmes como "Esqueceram de Mim 2", "A Família Buscapé", "Gigolô Por Acidente" e a sequência "Gigolô Europeu Por Acidente", "Animal" e "Como Se Fosse a Primeira Vez". Um palermaço daqueles, mas me divirto com ele.

*Dia também de memória: 20 anos sem River Phoenix, ator nascido em 1970, irmão dos também artistas Rain, Joaquin, Liberty e Summer, que terminou sua vida por causa de uma overdose de drogas. Vida breve, mas que deixou marcas em obras como "Conta Comigo", "Indiana Jones e a Última Cruzada" e "Garotos de Programa".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um dos jornalistas mais tradicionais do Rio de Janeiro nas últimas três décadas, Sidney Rezende completa hoje 55 anos. Sul-matogrossense de Campo Grande, a vida toda é carioca profissionalmente falando. Sua carreira teve início em 1985 numa atividade tripla simultânea na Rádio Roquette Pinto, na TVE e na Rede Manchete. Estreou no rádio em 1987, na Jornal do Brasil AM, onde apresentou o "Encontro com a Imprensa", que durou alguns anos. Em 1988, levou ao ar "Baleia Verde", programa pioneiro sobre ecologia na TV brasileira.

Em 1991, Sidney apresentou na Panorama FM o jornalístico "Panorama Brasil" e foi âncora do "Jornal do Rio" na TV Bandeirantes e debatedor do "Sem Censura" na TVE, mas principalmente um dos integrantes da criação da Rádio CBN naquele ano, quando a emissora entrou com jornalismo 24 horas em FM no lugar da Eldorado no Rio de Janeiro e da Excelsior em São Paulo. Ele compôs o primeiro time de apresentadores, que tinha ainda gente como Liliana Rodriguez no Rio e Miguel Dias e José Nello Marques em São Paulo.

Sidney deu uma breve saída do Rio em 1995 para trabalhar na CBN de Brasília, onde implantou o jornalismo vespertino por lá, mas voltou pra Cidade Maravilhosa um ano depois, sempre na emissora jornalística do SGR. Além disso, 1996 também iniciou outra fase importante: integrar o canal fechado Globo News, onde está até hoje. Entre 2001 e 2005, ele foi para a TV Globo e apresentou o "Bom Dia Rio", no qual foi substituído por Ana Luiza Guimarães. Inaugurou em 2006 o Portal SRZD na Internet e teve uma saída tumultuada da CBN em 2008, que não foi bem aceita por ele e ocorreu de uma hora para a outra, sem maiores explicações ou justificativas.

O tópico resgata abaixo alguns momentos profissionais de Sidney Rezende, que na Globo News apresenta os noticiários de hora cheia (além de ser reserva imediato da Maria Beltrão no "Estúdio i") e também está na TV Globo das antenas parabólicas, onde faz todas as noites o "Brasil TV", noticiário transmitido somente nela no horário das 19h10, quando cada emissora da rede está com seu jornal local. Sidney é também pai de Francisco Rezende, que quem vê o "Globo Esporte" (menos SP) conhece do quadro "Chico, o Torcedor".

Aqui está uma entrevista dele com Milton Nascimento para o "Baleia Verde", produzido em 1988 pela Intervídeo.

Assistem aqui (postagem de pautafree) um vídeo engraçado de por volta de 1996 ou 1997: erros e mancadas dos noticiários da Globo News, no ar e fora dele, incluindo Christiane Pelajo, Eduardo Grillo, Maria Beltrão, Márcio Gomes, Renata Vasconcellos e André Trigueiro, além de uma bonitona a 02:30 que não reconheci. Um dos mais destacados é quando Sidney e Christiane Drux tentam por dois "Em Cima da Hora" seguidos apresentar uma reportagem sobre um cão chamado Maradona e apenas no terceiro é que finalmente o material é exibido.

Veem aqui (postagem de mdcabanas) um "Bom Dia Rio" de 2005, incluindo a escalada de manchetes - na qual aparece a repórter Mila Burns, hoje nos EUA e trabalhando na Globo Internacional. O som está de apenas um dos lados e Sidney entrevista a diretora Patrícia Zampiroli e o ator Christiano Penna por ocasião de uma montagem da peça de teatro "Roda Viva", de Chico Buarque.

Escutam aqui uma entrevista dele com Zeca Pagodinho para a Rádio CBN em 2006. Aliás, registre-se: fechou cinco anos na quinta-feira da semana passada a demissão do Sidney da emissora, sobre a qual ele falou à época em artigo no seu portal, que leem aqui. A comoção pelo acontecimento foi muito grande.

Assistem aqui (postagem de simonepedacos) um "Estúdio i" de 2009, onde Sidney estava com os comentaristas Renato Galeno e Lucia Hippolito para receber a convidada do dia, a cantora Simone.

Bela do Dia: Anita Ekberg

Anita Ekberg, atriz que foi um dos grandes sex symbols do cinema na década de 60. É lógico que esta imagem não é atual pois esta loira sueca é agora uma vovó de 82 anos, mas através deste belo registro que remete à inesquecível cena na Fontana di Trevi é que destaco que nesta quinta completa 20 anos o falecimento do autor de "A Doce Vida", onde Anita assim se mostrou tão deslumbrante. São duas décadas sem Federico Fellini, cineasta italiano que nasceu em 1920 e que deixou obras como "A Estrada da Vida", "Noites de Cabíria", "Boccaccio 70'", "Fellini Oito e Meio", "Satyricon de Fellini", "Roma de Fellini", "Amarcord", "Ginger e Fred", "Entrevista", "A Voz da Lua" e este aqui lembrado, rodado em 1960. Anita também atuou em filmes hollywoodianos, como "Artistas e Modelos" e "Ou Vai ou Racha", com Dean Martin e Jerry Lewis, e "Guerra e Paz".

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Fato triste: morreu ontem à noite aos 77 anos, de mal súbito em sua residência em Pelotas, o ilustrador Renato Canini, que nasceu na também gaúcha Paraí. Ele foi o responsável por nacionalizar o personagem Zé Carioca nas revistas em quadrinhos da Editora Abril, nas quais o papagaio tem sempre as companhias de Rosinha, Pedrão, Nestor e cia. O motivo é triste, mas vale como pretexto para resgatar aqui o surgimento do Zé Carioca: foi em 1942, na animação "Alô, Amigos", uma propaganda de política de boa vizinhança feita por Walt Disney. Motivos à parte para tanto, vale curtir o trecho que encerra o filme, onde o Pato Donald conhece Zé ao som de "Aquarela do Brasil", que é cantada por Aloysio Oliveira, do Bando da Lua. O papagaio ainda toca "Tico-Tico no Fubá" depois.

Clipe do Dia II

Quinta-feira de aniversário para o ator Dermot Mulroney, que completa 50 anos e é mais lembrado por ser o alvo do amor de Julia Roberts quando sabe que matrimoniará com Cameron Diaz em "O Casamento do Meu Melhor Amigo". Dance aqui com o tema desta boa comédia romântica: "I Say a Little Prayer", com Diana King.

Antes do Arremate...

...algo importante: estou por relançar aqui no PB um projeto legal, de retomada de algo que já fiz e que quero voltar a fazer, que agregará mais conteúdo ao site e que espero que o ajude de alguma maneira a fazer com que este trabalho que faça me renda alguma renda à altura do que ele vale - e por mais que eu adote a linha modesta por não querer parecer convencido ou mascarado para não ser mal visto, algum valor eu devo ter com isso que faço há 10 anos, algo de bom deve existir no que faço nestes escritos. Só quero esperar passar a sexta-feira e o fim de semana para, dando tudo certo, na semana que vem eu ajustar essa novidade.

Arremate

Kolocar "assossiação" no papéu duranti o sortêo dos groopos do Paulistaum é dóse, Federassão Pauleesta!

"24 Horas" volta antes que eu seja louco novamente de assassinar o português na carona dos outros!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.