.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 26 de outubro de 2013 - ANO 11, EDIÇÃO 66
Encomendem a taça e as faixas

A combinação matemática já desperta mais inveja do que Otaviano Costa por ser casado com Flávia Alessandra: um quinto lugar basta e Sebastian Vettel vencerá a Fórmula 1 de 2013 já neste Grande Prêmio da Índia. Oitavo também bastará, caso Fernando Alonso seja no máximo segundo colocado. E se o espanhol for de terceiro para trás, o alemão nem precisará pontuar. A essas facilidades todas, some-se o treino oficial da manhã de hoje, onde Vettel tirou a enésima pole position na temporada e Alonso acabou apenas em oitavo, três posições atrás do Felipe Massa. Encomendem a taça de campeão e as faixas pois amanhã vai tocar "We Are The Champions".

Briga quente pelo acesso

Nem falemos tanto do Palmeiras precisando apenas empatar com o São Caetano pois já lá atrás se sabia que ele subiria com muita antecipação - aliás, diante de tantos erros que cometo, ao menos um acerto estou prestes a cravar: a subida do Verdão na 32ª rodada, o que eu disse uma que outra vez aqui no site e também algumas vezes que me perguntaram isso nas redes sociais. Na real, na real mesmo, o jogo em si na situação do torneio é mais fundamental para o Azulão, que luta contra o rebaixamento. Mas ele não triunfará.

Pulei dois degraus na escada e preciso pisar antes no primeiro, que é a noite de ontem. O Icasa esquentou a briga pelo acesso ao vencer o Figueirense, que perdeu bastante terreno. São 50 pontos do Verdão do Cariri, que igualou Sport e Paraná, que hoje enfrentam respectivamente ASA em casa e Joinville fora. O JEC precisa ganhar e torcer por derrota rubro-negra... Não, o JEC já se deu mal porque o Leão não perderá em casa pro lanternaço.

O terceiro lugar é do Avaí, que trincou sem traumas ao intermediário Bragantino e foi aos 53 pontos, sete atrás da Chapecoense, que "oxou" com o Atlético Goianiense, que perdeu uma grande chance de se aproximar do ABC para tentar deixar os quatro últimos nas rodadas seguintes. Com 47 pontos, o Ceará é obrigado a derrotar o América "em Natal" (é em Goianinha, antes que algum desavisado não entenda as aspas que coloquei).

O ABC visita o Oeste no interior paulista, onde também acontecerá a sessão noturna entre os mais distantes Guaratinguetá e Boa Esporte. Já América Mineiro x Paysandu ficou apenas para a próxima terça-feira.

Mineiros abrem os trabalhos

A última rodada do Campeonato Brasileiro nos horários habituais (16h e 18h30 Brasília) é aberta hoje pela dupla mineira. O líder Cruzeiro recebe um Criciúma que é obrigado a vencer para tentar ficar a apenas um ponto de Fluminense e/ou Bahia, desde que um destes tropece amanhã - ou até ambos. Já o Atlético visita o Botafogo, que também é obrigado a ganhar se ainda quiser a vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

A sessão da tarde deste domingo tem como destaque muito chamativo o clássico Corinthians x Santos, que será em Araraquara por punição de perda de mando ao Timão, para quem 2013 está perdido depois da saída da Copa do Brasil. O mesmo dá pra dizer para o Internacional, que receberá em Caxias do Sul um São Paulo em franca ascensão. Enquanto isso, a Ponte Preta faz uma disputa "de seis pontos" com o Vasco, a quem igualará se ganhar - só que ambos são dependentes de tropeços do Bahia e/ou do Fluminense. Já a Portuguesa mandará em Fortaleza sua partida contra um Flamengo mal na Série A e muito bem na Copa do Brasil. Tem ainda o já mencionado Bahia, que recebe o Atlético Paranaense, que tentará chegar ao segundo lugar.

Vital pro Furacão se dar bem é fazer sua parte e também o Grêmio tropeçar. Ajudará o Coritiba o próprio rival? É uma das contendas da sessão das 6 e meia. Outra delas tem o Fluminense contra o Vitória. Por fim, o Náutico lanternaço atua em casa contra um Goiás que terá como principal desfalque o machucado Walter.

Reta decisiva na Série C

Três dos quatro acessos para a Série B em 2014 serão resolvidos neste fim de semana, um deles hoje. Não era para ter emoção no interior fluminense, caso o Sampaio Corrêa confirmasse a goleada por 5 x 1 que aplicava em São Luís. Como relaxou e ganhou por 5 x 3, bastarão 2 x 0 pro Macaé subir pra Bêzona. Será que consegue? Direi que não. Chutarei que o Bolívia Querida marcará um gol e não tomará quatro. No máximo três.

Amanhã, o Caxias tem uma missão durérrima pra chuchu, onde acho que não triunfará. O Luverdense tem 2 x 1 de vantagem e invencibilidade de 15 partidas no Passo das Emas. Subirá o Verdão do Norte. Já o Vila Nova é o mandante, mas a vantagem é do Treze. Aí eu não faço a mínima ideia do que acontecerá pois, como diria Eliana para Ana Hickmann, tudo é possível. Enquanto isso, também neste domingo começará o duelo entre Betim e Santa Cruz - isto é: caso o Mogi Mirim não consiga à última hora um impeditivo no STJD.

Final de quarta num estádio de primeira

Final de quarta divisão num estádio de primeira divisão. É a decisão da Série D começando neste domingo na Arena do Grêmio, onde o Juventude cumprirá perda de mando de campo diante do Botafogo da Paraíba.

Juvenis mundialistas

O Brasil soube que pegará a Rússia nas oitavas-de-final da Copa do Mundo Sub-17, bola rolando às 2 da tarde desta segunda-feira. O vencedor desta partida enfrentará Itália ou México nas quartas.

Os clássicos do fim de semana

Barcelona x Real Madrid no começo da tarde de hoje, provavelmente já encerrado quando a maioria de vocês ler esta coluna. Schalke 04 x Borussia Dortmund foi agora pela manhã, eu já editava o site e não pude acompanhá-lo. Amanhã, no fim da tarde, Porto x Sporting é outra pedida que sempre vale a pena.

Curtinhas

*O STJD trabalhou bastante ontem ao tirar mais uma perda de mando de campo do Atlético Paranaense por causa de uma pedra atirada em campo na derrota pro Vitória. Somando as duas penas, são três punições.

*Já o São Paulo perdeu quatro mandos de campo pela treta da sua torcida no empate com o Corinthians, mas cumprirá apenas ("apenas"?) três este ano pois, baseado no Estatuto do Torcedor, poderá enfrentar a Portuguesa no Morumbi pois decisão do STJD só pode mudar o local de um jogo se faltarem mais de 10 dias pra realização.

*Desta forma, o Tricolor buscará outro estádio para enfrentar Flamengo, Botafogo e Coritiba.

*São Paulo na quarta-feira tanto na ida em casa quanto na volta em Medellín contra o Atlético Nacional, Ponte Preta na quinta-feira tanto na ida em seu estádio quanto na volta em Buenos Aires contra o Vélez Sarsfield. São os dois próximos meios de semana pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana.

*A fase do Internacional já não é boa e ainda tem mais essa do torcedor do Grêmio em um caiaque que pegou a bola chutada com muita força durante treinamento no CT do Parque Gigante e que parou no Rio Guaíba. O cara não só ficou com a pelota, como ainda exibiu orgulhoso o distintivo do Imortal. Que faaaase!

*Fogo por cerca de uma hora na Arena Pantanal, que será o estádio de Cuiabá na Copa do Mundo e cuja estrutura não foi comprometida, garante a Secretaria da Copa no MT. Mesmo assim, é para se preocupar.

*Justificou a CBF que as convocações antecipadas de Diego Costa, Marquinhos, Daniel Alves, Lucas Leiva e Hulk para os amistosos contra Honduras e Chile são para "obtenção de vistos de entrada em EUA e Canadá". Eles realmente acham que as pessoas não tem miolo no cérebro! Só tonto não saca que é outra maneira de pressionar o atacante do Atlético de Madrid a defender o Brasil. Mas e se ele quiser a Espanha?

*Joseph Blatter dizendo na revista da FIFA que quer menos vagas para América do Sul e Europa na Copa do Mundo e mais para África e Ásia. Quem ver preocupação futebolística nessa opinião vai cair do cavalo, como diria o comentarista de hipismo. É claro que tem politicagem no meio. A FIFA é politicagem 99% do tempo.

*Natação: Fabíola Molina encerrou sua carreira no esporte. Com 38 anos e disputas das Olimpíadas de 2000, 2008 e 2012, ela continuará tocando outros projetos no esporte. O anúncio dela foi feito após ganhar o ouro na prova dos 200 metros costas nos Jogos Abertos do Interior de SP, este ano na sua São José dos Campos.

*Tênis: o WTA Championship acabou ontem a fase classificatória. O Grupo Branco teve Na Li 2 x 0 Victoria Azarenka (6/2 e 6/1) e Sara Errani 2 x 0 Jelena Jankovic (duplo 6/4). Já o Grupo Vermelho fechou com Petra Kvitova 2 x 1 Angelique Kerber (6/7 - 3/7, 6/2 e 6/3). A semifinal é disputada neste sábado e apresenta Jelena Jankovic x Serena Williams e Petra Kvitova x Na Li. A decisão está marcado para este domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma da música para abrir de maneira diferente: leio no Lauro Jardim que a empresa Nívea propôs um patrocínio de uma milha de "dilmas" à família de Vinicius de Moraes para shows pelo Brasil em homenagem ao centenário de nascimento do poetinha... mas ela recusou. Depois, propuseram o mesmo projeto à família do Tom Jobim e o "sim" foi imediato. Deve ser algo parecido com o feito pela mesma Nívea no ano passado, quando patrocinaram a turnê da Maria Rita em homenagem aos 30 anos do falecimento da Elis Regina.

*Jornalismo de luto com a morte de Maurício Azêdo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa, que tinha 79 anos e sofreu de insuficiência cardíaca. Ele, que será enterrado hoje no Rio de Janeiro, trabalhou em jornais como Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Diário Carioca, Última Hora e Folha de S. Paulo.

*Também no Rio, um luto diferente: aos 87 anos, de infarto, morreu o funcionário público Jaime Dias Sabino. Ele era muito conhecido na Cidade Maravilhosa por ser o mais famoso "papagaio de pirata" das reportagens e das entradas ao vivo dos noticiários regionais. Quando tinha algum fato correndo ou algum repórter direto desse ou daquele lugar, lá estava ele aparecendo atrás dos noticiaristas. Muitos deles lamentaram a morte.

*O "SBT Notícias" perdeu duração a partir de segunda-feira, quando voltará a acabar às 19h20, igual ao dia da estreia. Mas isso vale apenas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e uma que outra localidade a mais que não tenha noticiário regional às 19h20, horário em que passará "Eu, a Patroa e as Crianças". Na plena maioria do Brasil, não muda nada de nada porque Neila Medeiros já saía do ar neste horário por causa dos jornais locais.

*Isso, sem contar que em Minas Gerais e Bahia o fim é ainda mais cedo, às 18h50, pois as TVs Alterosa e Aratu são as únicas afiliadas liberadas pela matriz para terem grade local ocupando parte do espaço da rede nacional.

*Vem aí o livro do Marcelo Rezende, de memórias da sua carreira no jornalismo esportivo e investigativo. O título da obra, já vendida na loja virtual da livraria Saraiva, não poderia ser outro: "Corta Pra Mim".

*Leio na "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert que um dos jurados do famoso quarteto que saiu agora do SBT, onde fizeram os programas "Ídolos", "Qual é o Seu Talento?" e "Astros", está por chegar à Globo: o barbudo Carlos Miranda, que certa feita surpreendentemente encontrei ao fazer compras no Zaffari da Avenida Ipiranga (eh, eh). Convidaram ele para ser DJ do "Vídeo Show", que a partir do mês que vem terá Zeca Camargo no comando.

*A saideira saudosa: há 20 anos hoje completados, o humor ficava triste com a morte de Tião Macalé, um dos melhores coadjuvantes de "Os Trapalhões", onde eternizou o bordão "Ih! Nojento!". Assista aqui (postagem de trapalhaomussum) um esquete com ele e Mussum enchendo a cara do bar do Didi Mocó. Muito bom.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Jacklene Carrera

Jacklene Carrera, repórter da Rede Record em Belém, que vi pela vez primeira no "Fala Brasil" de hoje. Lindindinha e graciosa pra chuchu.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: conforme registrei na coluna de 29 de setembro, a seção está suspensa por alguns dias até que eu consiga ficar minimamente em dia com as coisas depois de uma semana off-line de muitas coisas a recuperar. Acredito que na próxima semana já poderei liberar a participação dos leitores por aqui novamente, mas fiquem atentos que avisarei disso. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com opiniões pois aqui não serão publicados.

Clipe do Dia I

Eu poderia dizer que ela é a cantora favorita dos publicitários. Eu poderia dizer que ela é a cantora favorita do Milton Neves. (risos) Mas não direi isso pois minha cara de pau para tal trocadilho infame não é tanta assim (ou é?). Completa 50 anos neste sábado Natalie Merchant, vocalista da banda 10.000 Maniacs. A melhor deles que curto mais está aqui, em versão ao vivo: "Because The Night".

Clipe do Dia II

A perda da sexta-feira aqui no Brasil foi do compositor Paulinho Tapajós, que tinha 68 anos e há seis enfrentava um câncer. Vindo de uma família de músicos, ele tem uma extensa obra da qual dois momentos se destacam especialmente: este aqui, que é Beth Carvalho com "Andança", e este aqui, com Roupa Nova e "Sapato Velho".

Arremate

Sábado dos 40 anos de Seth MacFarlane, criador de "Uma Família da Pesada" e voz do urso Ted no cinema.

"24 Horas" volta antes que ele apronte mais alguma empreitada na telona ou na telinha!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.